Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Content count

    1489
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    18

CloudCb last won the day on November 21

CloudCb had the most liked content!

Community Reputation

8953 Excellent

7 Followers

About CloudCb

  • Birthday 11/09/1997

Location

  • Location
    Pombal, Paraíba

Recent Profile Visitors

1758 profile views
  1. Link pra quem for assinante (eu não sou): https://metsul.com/fenomeno-la-nina-perto-do-seu-pico-de-intensidade/
  2. Dezembro tem média de 27,2 mm no período 1991/2019 em Pombal. Com sorte esse valor será atingido até o dia 5 levando em conta as últimas previsões do GFS, mas como essas chuvas possuem caráter bem isolado, não vou contar muito com isso... Abaixo prints da previsão do GFS para o fim da tarde de quinta, dia 3. Essa daqui 👆 mostra um VCAN na região. Hoje e amanhã podem ser semelhantes a ontem, ou seja: quente durante a tarde e quase sem nuvens, e nublado a encoberto durante a noite com alguma pancada bem isolada (ontem ainda tive alguns pingos por volta das 22h).
  3. Você tem o mapa, Renan? Poderia postar aqui, por favor?
  4. Último dia deste Novembro totalmente fora da casinha termina nublado no sertão da PB. Pombal tem muitas nuvens, intercaladas com raios lunares e algum vento, lembra uma noite de inverno em pleno fim de primavera. Não sei se pode sair alguma coisa mas pela qualidade das nuvens acho difícil.
  5. Pombal teve uma chuvinha ainda agora. Está bem carregado lá fora, céu cheio de nuvens. Está bem abafado e não tem nenhum vento. Quem vê assim pensa que a estação chuvosa já começou, com 2 meses antes. O ponto vermelho (provavelmente tá muito pequeno) é onde estou. 👆 No dia de ontem as áreas de chuva que estavam em cima da serra no Pajeú pernambucano morreram ao descer para a PB, por isso que não tive nada além de um ou outro pingo esporádico, mas o céu ficou encoberto a noite toda.
  6. Começo de noite com formação de núcleos de chuva entre o sudoeste do Cariri (PB) e o Vale do Pajeú (PE). Em Pombal temos rápido aumento de nuvens.
  7. De madrugada uma infiltração provocou pancadas de chuva no leste nordestino. Volumes de chuva de estações do CEMADEN no litoral do PE. 👆 No momento há instabilidades no Brejo e Agreste da PB. A expectativa é de algumas pancadas no interior mais tarde.
  8. Impressionante. A La Nina está com tudo no Norte. Link: https://metsul.com/sob-falta-de-luz-macapa-tem-alagamentos-e-ate-tromba-dagua/
  9. Nesse período é assim mesmo, como não é período de chuvas os extremos se acentuam mais localmente. Nesses casos assim nessa região quem tiver a sorte (ou o azar, né...) pode acabar tendo chuva bem extrema, já que eles (os núcleos) podem ficar até horas sem sair do lugar. Daí o porquê de um local ter quase 300 mm e o outro logo ali pertinho não ter quase nada.
  10. Fim de tarde com muita nebulosidade na PB. O responsável é um VCAN que dias atrás estava no mar e agora está com centro justamente na nossa região. 👇 Apesar disso não há chuva em nenhum local (a exceção de um ou outro núcleo bem isolado no entorno de Arcoverde, no PE). Abaixo fotos que tirei dessas nuvens há uns minutos.
  11. Entre o fim da noite de ontem e a manhã de hoje choveu muito em vários pontos do sertão da Paraíba. Satélite das 2h30. 👆 Por volta das 2h da madrugada eu acordei com fortes trovoadas aqui em Pombal, e com chuva forte. Apesar disso a chuva forte não durou tanto tempo, na maior parte do tempo foi fraca e durou até às 5h. Por volta das 8h voltou a ocorrer novas pancadas de chuva com curta duração. Ao todo foram 14,4 mm. Na região o maior registro ocorreu em Tavares, com exatos 100 mm. 👇 Este evento fez com que cidades batessem a marca dos 200 mm mensais. 👇 Alguns recordes de novembro mais chuvoso foram quebrados, como por exemplo em: - Teixeira, com seu antigo recorde de 135 mm de 1953; - Catingueira, com seus 139,8 mm de 1954. Abaixo animação do radar mostrando a instabilidade responsável pela chuva intensa. GIF-201121_081654.mp4
  12. GFS agora projetando outro evento de chuvas entre o AL e o CE no começo de dezembro. Chuva acumulada entre 29/11 e 07/12. 👆 Ao longo dos dias veremos se a tendência se mantém.
  13. Eu creio (ou seja, achismos... Alguém com mais conhecimento pode te dizer melhor) que ela tá influenciando nessas chuvas sim, nem que seja muito pouco. Esse novembro já é histórico pelo fato da quantidade de chuva que tem caído, se torna histórico também pela frequência de dias com instabilidade (seja ela isolada ou não). Quase todo dia tem nuvem com topo (mesmo que acabe não saindo nada no dia), comportamento de verão já... Então sim, notei diferenças, grandes até. Madrugada de hoje mesmo já teve temporais aqui no sertão da PB, até cheia em rios e riachos teve, isso em pleno novembro! Kkkk. Pra tu ver. Bons exemplos são esses valores de Sanharó e São João. 👇 Apaguei a 1ª coluna para não confundir. A 2ª coluna (onde tem 293,6) é o volume deste mês, a 3ª coluna é a média mensal e a última coluna é o desvio em %.
  14. Paguei com a língua. Kkkkk. Ainda bem. Vez em quando ocorrem relâmpagos. Patos vai em 31 mm numa estação do CEMADEN.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.