Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Content count

    991
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    15

CloudCb last won the day on July 16 2019

CloudCb had the most liked content!

Community Reputation

4084 Excellent

2 Followers

About CloudCb

  • Birthday 11/09/1997

Location

  • Location
    Pombal, PB

Recent Profile Visitors

1334 profile views
  1. CloudCb

    Recordes e médias pluviométricas da sua cidade

    E é que tinha La Nina atuando. Ô loco.
  2. Mais um dia de instabilidades no setor nordeste da Região Nordeste. No momento ouço trovoadas ao sul e tenho esperança de que chova hoje aqui. A chuva de ontem acumulou 17 mm no meu pluviômetro em 20 minutos de duração.
  3. Fim de tarde com chuva forte, trovões e alguns ventos em Pombal.
  4. Como foi o abril de 2014? Na segunda quinzena daquele mês saíram umas zcou. Elas provocaram chuva aí?
  5. A previsão das chuvas para os dias 11 a 19 mudou, agora o GFS mostra um episódio até semelhante ao que ocorreu entre os dias 21 e 26 do mês passado. É uma tendência interessante. No dia de ontem ocorreram algumas pancadas de chuvas no sertão da PB. Pombal teve chuva em dois momentos: às 14:30 e às 21:20, mas com curta duração. Meu pluviômetro registrou 12,6 mm. Dados da AESA da chuva de ontem. Imagem de satélite das 16h de ontem.
  6. CloudCb

    Qual mês em sua cidade tem essa cara?

    Pombal, PB Mês mais frio em sua cidade - JUNHO (JULHO) São os meses mais amenos, num geral, por conta tanto por ser inverno quanto pelas chuvas ocasionais que podem ocorrer por influência de distúrbios de leste, o que pode deixar alguns dias com máximas de 26/27. Mês mais quente em sua cidade - OUTUBRO (NOVEMBRO) Mês com mais temporais severos - MARÇO (FEVEREIRO, JANEIRO) Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - SETEMBRO Mês extremamente chato, não chove, sempre faz calor e sempre é Sol, céu com nuvens cumulus no fim da tarde e com ventos fracos constantes durante o dia e moderados à noite. Mês mais dinâmico - MAIO (JUNHO, ABRIL) Ora está um dia com Sol entre nuvens durante o dia e temporais de verão com muitos raios no fim da tarde e durante a noite, ora o dia todo nublado, ameno e ventoso com chuvas esporádicas características de inverno. Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - ABRIL A média de abril ultrapassa os 180 mm aqui, mas a última vez que choveu "acima da média" foi em 2011 (entre aspas porque foi 6% acima apenas) e em 2018 ficou na media, o resto tudo abaixo. Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - MARÇO De 2013 até este ano, apenas 2018 teve chuva abaixo da média, o resto sempre ficou acima. Aqui eu considero a ocorrência de algo, como chuvas. Porque se for no geral, os meses mais fiéis à média são agosto a novembro mesmo, já que mal chove. Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - MARÇO, FEVEREIRO e ABRIL São os meses mais chuvosos do ano, e os mais tempestuosos (apesar de janeiro ser também, mas com menor quantidade que os outros 3). Tá aí, @Eclipse. Kkkk.
  7. Já tem uns 2/3 dias que o GFS projeta bons volumes de chuva para meados do mês em áreas do centro do Nordeste. Ainda tem muitos dias até lá, a previsão pode (ou vai) mudar.
  8. Mais cedo se formaram alguns Cbs no sertão, entre a PB e o RN. Essas chuvas passaram muito perto de mim, mas tive apenas chuviscos e alguns muitos trovões, além da ventania da frente de rajada (🙄) que passou. A imagem de satélite mais recente mostra alguns núcleos no mar. Segundo GFS tem chance de chuva amanhã, provavelmente por conta dessas instabilidades.
  9. Mês de abril, aqui na região, é o 2° mês mais chuvoso do ano, tem média de 186,8 mm. A década que passou não foi boa para esse mês, o último que apresentou um desvio positivo significativo em Pombal foi o de 2010. Na expectativa deste abril de 2020 atingir os 200 mm depois de 9 anos. No dia de ontem as instabilidades renderam chuvas com maior volume no extremo oeste da PB.
  10. Fim de tarde com instabilidade na região. No início da tarde Pombal teve uma pancada de chuva moderada que durou pouco tempo (<10 min) mas com muito vento, quase leva as telhas daqui. No momento tem uns núcleos a leste se aproximando.
  11. Na noite de ontem ainda ocorreram algumas pancadas de chuva no Vale do Piancó e na fronteira da PB com o CE. Satélite das 21h de ontem. ☝️ Os volumes acumulados da chuva não foram tão elevados aqui na PB: 24 mm em Cachoeira dos Índios 20 mm em Diamante 16 mm em Tavares 15 mm em Curral Velho No CE houve o registro de 47,4 mm em Farias Brito, 47 mm em Barro e 46 mm em Aurora (todas no Cariri). Dados da AESA (PB} e da FUNCEME (CE).
  12. Eu odeio essas chuvas. Sinceramente. A pessoa vê o céu escuro, fica na expectativa, e quando chega é isso daí. Aff. Melhor nem ter vindo.
  13. Trazendo os dados da PB e do PE do evento de ontem. Na PB No PE Há também o dado de Arcoverde, mas eu já falei noutro post. Os dados são da AESA e EMPAER (PB); e da APAC (PE). Em algum momento eu posto os dados mensais no resumo quando o mês acabar (quando, exatamente, eu não sei kkkk).
  14. Arcoverde registrou muita chuva de ontem pra hoje. Com esse volume, a convencional do INMET local acumula 507,2 mm neste março. O antigo março mais chuvoso da estação pertencia a 1981: 304,6 mm. E o antigo mês mais chuvoso pertencia a 1988: Julho, com 344,9 mm.
  15. A chuva de ontem, somada às chuvas que já vem ocorrendo no centro-oeste do Alagoas e no centro do Pernambuco, volta a provocar problemas. Os links das notícias: 1. https://g1.globo.com/google/amp/al/alagoas/noticia/2020/03/30/rio-ipanema-transborda-invade-casas-e-derruba-postes-em-santana-do-ipanema-al.ghtml 2. https://www.cadaminuto.com.br/noticia/356763/2020/03/30/nivel-do-rio-ipanema-volta-a-subir-e-cidades-do-sertao-sao-atingidas-com-a-forca-da-agua Os órgãos oficiais ainda não atualizaram (APAC e AESA. A SEMARH só atualiza a cada 10 dias seus dados diários).
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.