Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

n4rd3s

Members
  • Posts

    221
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by n4rd3s

  1. A Base Aérea de Santos (Litoral de SP) registrou uma mínima bizarra de 30ºC! Agora, às 10h, já está em 35ºC. Como já foi comentado, a capital também está fervendo. O Mirante teve mínima de 24,1ºC e agora já registra 31,7ºC. Pra se ter uma noção, no dia 03/12 (dia que a aut. do Mirante bateu 35,0ºC) a temperatura estava em 30,6ºC nesse horário. E hoje provavelmente não vamos ter nem a brisa marítima para nos salvar. Tem previsão de chuva mais pra tarde, mas por enquanto o céu ainda está quase totalmente limpo por aqui.
  2. São Paulo, 13h: Mirante (Inmet): 35,5ºC Sesc Interlagos (Inmet): 36,6ºC É bem provável que o Mirante chege a pelo menos 36,xºC. Já estamos caminhando para 3 dias seguidos que a temperatura nas duas principais estações da cidade superam a previsão do Euro entre 1ºC a 2ºC. O Euro prevê 4 dias de temperaturas entre 37ºC e 38ºC essa semana. Preparados para o hellcorde absoluto? 💀💀💀
  3. É pertinho até! Eu estava planejando pedalar até as proximidades de Mongaguá pela ciclovia beira-mar, mas a chuva frustou meus planos hahah Já sabia que era comum que essas frentes frias trouxessem bastante chuva para o litoral, e que muitas vezes quando garoa na capital, está caindo uma chuva torrencial por essas bandas. Mas ontem vi isso presencialmente. Saí da Baixada a tarde com chuva e 16ºC, subi a serra com mais chuva ainda e neblina que não dava para enchergar 2 metros na frente, e cheguei na zona sul da capital com 13ºC, céu bem fechado e garoa leve.
  4. Boa noite, pessoal! Passei esses últimos dias em Praia Grande (litoral de SP), e por isso perdi a máxima de 13ºC na capital. Mas em compensação acho que nunca presenciei uma mudança de tempo tão extrema na vida, principalmente levando em conta a sensação térmica. Dia 24/08, quando cheguei, a pré-frontal estava bombando. Temperatura máxima ficou em 37,9ºC no INMET - Bertioga, com sol ardido e vento de secador de cabelo. Aliás, esse é um termo que eu achava que era apenas modo de dizer, mas descobri que o vento adiabático descendo a serra do mar em uma tarde bem quente dá exatamente essa sensação hahaha E esse mesmo vento adiabático fez a temperatura subir para acima dos 30ºC ainda durante a madrugada. Esse é um dos fenômenos que mais me fascina na meteorologia. Já no dia 27/08, com a MP bem estabelecida, passei a tarde toda entre 15,7ºC e 16,8ºC. O vento noroeste quente virou vento sul frio e constante. Choveu quase o dia inteiro. Quando deu uma pausa, saí para dar uma volta na praia. Só encontrei meia dúzia de malucos (iguais a mim) e essa simpática gaivota baziana aproveitando o frio:
  5. A pior parte é que a estação parou de reportar bem no momento em que bateu 10,0ºC Parece até que fizeram isso de sacanagem heheh Já o Mirantão não parou de reportar, mas decepcionou mesmo assim. Bateu na trave com 10,1ºC, como já foi comentado. Essa MP tinha potencial para ser a mais forte do ano, mas perdeu até para a de Novembro do ano passado. E a vaquinha para construirmos o muro de 5km de altura entre SP e o litoral, sai quando?
  6. Opa, fico feliz com isso! Tive que caminhar com a bicicleta no meio do mato pra conseguir esse ângulo, que bom que valeu a pena hahhah --- A temperatura só subiu desde a última vez que eu postei, devido a nebulosidade trazida pelos ventos marítimos. A boa notícia é que ela está se dissipando no momento, e a temperatura voltou a cair um pouco. Torcer para que continue, mas mantendo as expectativas baixas.
  7. Essas tardes frias e ensolaradas de inverno são as mais bonitas na minha opinião. Hoje fui dar uma volta no Ibirapuera no final da tarde e aproveitei pra tirar algumas fotos. Quando cheguei estava uns 14,XºC no CGE Vila Mariana, e no pôr do sol estava uns 12,XºC. Agora está 10,6ºC. Deu para avistar alguns desavisados desagasalhados tremendo de frio com o vento gelado do fim da tarde. Nessa época do ano não dá pra arriscar sair de casa sem casaco hahaha
  8. A estação INMET - Bertioga acabou de bater 33,2ºC!!! É simplesmente a máxima absoluta desse mês sendo registrada às 3h da manhã E isso porque a mínima do dia até agora foi 19,0ºC à meia noite! Imagine o choque de quem levantou no meio da madrugada e decidiu abrir a janela pra entrar um ar fresco
  9. Interessantíssimo acompanhar esse fenômeno! A gelada Marsilac, bairro mais frio de SP, que às 22h tava medindo 12,6ºC, acabou de bater incríveis 21,8ºC! Surreal para uma madrugada de Julho. O termômetro que fica na minha janela está marcando 22,5ºC e UR de 39% nesse exato momento!
  10. E começou a chover em SP! Hoje até que não esquentou tanto para um dia de pré-frontal, a máxima bateu 25,9ºC no Mirante. O mais bizarro é que mesmo com a chuva, ainda faz 21,xº em plena 21h. Lembra até verão.
  11. Também tenho saudade das tardes frias, mas tô gostando das máximas comportadas dos últimos dias. Hoje foi a primeira vez em 13 dias que o Mirante bateu 25ºC. Não teve nenhuma máxima interessante, mas tô adorando a ausência de calor. E esse recorde vai ser quebrado até o final do mês, ao que tudo indica.
  12. A última rodada do euro mantém uma bela mínima para amanhã de manhã. Vou manter as expectativas baixas com o Mirante, mas acho que as regiões menos urbanizadas da RMSP vão ter registros bem interessantes. Hoje o que mais chamou atenção foi a secura, que está presente quase no Centro-Sul inteiro, como já comentaram. O Mirante bateu 23% de UR na leitura das 13h. E variou de 12,0ºC a 23,5ºC na automática. Bem próximo do registrado aqui no bairro. Hoje foi sol forte e céu bem azul o dia inteiro.
  13. Dia bem agradável hoje em SP, com bastante variação de nebulosidade, mas parcialmente nublado na maior parte do tempo. No CGE daqui da Vila Mariana variou de 13,9ºC a 20,1ºC. Nada demais para essa época de ano, mas um gelo comparado aos primeiros 9 dias desse mês. Agora a temperatura tá em queda livre, já fazem 15,8ºC. No Mirante a mínima foi de ridículos 15,0ºC. Mas talvez tenha mínima invertida, na atualização das 17h já estava 16,4ºC. Fim de tarde por aqui com nuvens baixas vindas do litoral:
  14. Acho que essa teoria é a mais plausível. A influência marítima normalmente causa um atraso na máxima média de cada estação, chamado de seasonal lag. Então regiões mais continentais tendem a ser mais diretamente influenciadas pela inclinação solar do que regiões litorâneas, que tem bastante influencia da temperatura do mar. Dá pra ver isso bem claramente ao comparar Florianópolis com Santiago del Estero, duas cidades mais ou menos na mesma latitude, mas uma é litorânea e a outra é extremamente continental. No caso de Florianópolis, Novembro tem uma máxima média mais baixa que Abril. Mas já em Santiago del Estero, até Setembro é mais quente que Abril. E Dezembro é mais quente que Fevereiro.
  15. Madrugada bem quente em SP. A mínima no Mirante ficou em 21,4ºC. Se o tempo não virar até o fim do dia meteorológico, será a mínima mais alta desde 26 de Março. E a primeira mínima sob-20 desde Abril. Outra coisa que chama atenção é a última rodada do Euro para os próximos dias. Uma bela sequência de mínimas bem baixas para essa época do ano:
  16. Bem impressionante. No tópico de Médias Climatológicas 1991-2020 diz que a menor máxima para Novembro no Mirante foi 14,3ºC (provavelmente em 1999). Bateria o recorde com uma boa margem!
  17. Nova rodada do Euro diminuiu bastante o frio noturno pra SP, mas está dando uma sequência impressionante de tardes frias/agradáveis em pleno Setembro. Os últimos dois dias foram de máximas sub-20, mesmo com alguns institutos prevendo 23/24ºC para ontem. E parece que o calor vai flopar hoje de novo. Ás 11h o Mirante marcava 19,0ºC, e pelo menos aqui na zona centro-sul o céu está bem fechado.
  18. Ia comentar isso agora. Na atualização das 20h caiu mais 1ºC e agora tem 14,5ºC! Será que chega com essa força até Salvador?
  19. Atualização das 19h do Mirante já bateu a mínima de hoje de manhã, mas agora com 35% de UR e -1,8ºC de ponto de orvalho.
  20. Euro melhorou mais ainda para SP nessa última rodada. Será que rola sub-10 em pleno meio de Abril nas principais estações? 👀
  21. Interessante que, diferente desse Fevereiro, o de 1984 foi um dos mais quentes no Mirante, acho que só perde para 2014. O que normalmente traz essas condições de tempo quente e seco para cá no verão? Em 2014 tinha uma anomalia positiva forte em quase todo o Atlântico sul, mas em 1984 era uma anomalia positiva leve indo de Pernambuco até o RS.
  22. Rodolfo, você teria dados de qual foi o Janeiro mais seco no Mirante? Me surgiu essa dúvida agora
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.