Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LucasFVenturini

Members
  • Content count

    320
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

LucasFVenturini last won the day on July 28

LucasFVenturini had the most liked content!

Community Reputation

862 Excellent

Location

  • Location
    São Sebastião do Paraíso/MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. LucasFVenturini

    O Tempo Antigamente

    Sim, Marinhonani. Em muitos relatos desse evento de 1918 foram realizados com termômetros desabrigados. Aquele -9°C de Muzambinho em 1918 com certeza se encaixaria nisso também. Eu já vi algumas noticias antigas do mesmo tipo que eles diferenciavam as temperaturas desabrigadas ou abrigadas, mas provavelmente não foi o caso desses citados. Um exemplo bem explícito dessa diferença entre abrigado ou não foi uma noticia que achei sobre a onda de frio de 1985. Nesse jornal relataram uma temperatura de -8°C nessa onda de frio de 1985 na cidade de Jacuí, que fica entre aqui e a cidade de Passos. Quando na verdade aqui na estação do INMET foi relatado a mínima de -4,8°C. Então, eu acredito q esse -8°C tenha sido em um lugar desabrigado pois seria uma diferença muito absurda em alguns km's apenas. A noticia q citei acima foi relatada no Jornal do Brasil:
  2. LucasFVenturini

    O Tempo Antigamente

    Vou acrescentar outros relatos que encontrei sobre a onda de frio de junho de 1918 nos jornais da época: Sul de Minas: Santa Catarina:
  3. LucasFVenturini

    O Tempo Antigamente

    Eu achei esse relato de neve na Serra da Mantiqueira na cidade de Pouso Alto em agosto de 1879:
  4. LucasFVenturini

    O Tempo Antigamente

    Sim, Marinhonani. A caixa de água daqui da antiga estação da Mogiana também é bem grande. Não é pouca coisa congelar provavelmente tanta água e atrasar os comboios. Veja que em São José do Rio Pardo que é um município com uns 300m mais baixa que Muzambinho foram relatados -4°C no dia 26. Tenho a impressão q essa onda de frio de 1918 foi a mesma intensa para partes do Sudeste no século 20. Para os bazianos seria incrível acompanhar uma onda de frio desse nivel ver a saídas dos modelos dia após dia, mas para os agricultores seria uma catástrofe de grandes proporções. Outra coisa interessante ali é que nesses boletins citaram bastante a onda de frio de junho de 1870. Foi tão forte também que mesmo após 48 anos as pessoas lembraram dela para comparar com essa de 1918.
  5. LucasFVenturini

    O Tempo Antigamente

    Achei no Hemerotoreca Digital sobre a onda de frio de junho de 1918 em São Paulo e interior: Um dos trens da Mogiana em Muzambinho, MG não pôde abastecer de água pq a caixa de água tinha congelado. Caralho!!! -2°C em RIBEIRÃO PRETO!!
  6. LucasFVenturini

    O Tempo Antigamente

    Só para complementar seu post, o relato da neve em Ouro Preto na revista de engenharia do Rio de Janeiro: Geadas fortes em junho de 1870 entre Barbacena e Ouro Preto e a referência da neve em Ouro Preto do outro lado: Link: http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=709743&pagfis=1765&url=http://memoria.bn.br/docreader# Creio que seja mesma revista q você tirou essas informações pois ali também consta a informação de Barbacena. A informação da neve em 1843 em Ouro Preto veio de Tschudi, um explorador, naturalista suíço e mais tarde embaixador da Suíça no Brasil. Sabendo disso e sabendo que a Suíça é um lugar q a neve é frequente, eu sinceramente duvido que o Tschudi tenha confundido neve com outro evento semelhante. A não ser que não tenha sido ele, Tschudi, q presenciou esse evento, pois na Wikipedia diz q ele ficou uns anos nos Andes no Peru e depois no ano de 1843 foi para Áustria e só mais tarde retornando para América do Sul. Mas pela data, sinceramente, mesmo que houvesse uma dezena de fontes afirmando a neve em Ouro Preto ainda sim teríamos muita duvida sobre a veracidade da informação. Eu já vi muita gente duvidar da quantidade de neve q já caiu em alguns eventos em VACARIA no RS, imagina então cair alguns flocos de neve em Ouro Preto. Bom, mas ainda sim é história e é muito legal ler sobre o clima dessa época. Sem duvida era bem mais frio que hoje.
  7. Renan, como foi a MP de agosto do ano passado aí em JF no INMET e sua estação? Digo isso pq aqui foi a MP mais forte do ano passado.
  8. Então é uma impressão falsa que eu tenho. Admito quando estou errado e creio q agora estou redondamente errado.
  9. Em emoção não tem comparação.. Urupema leva fácil. Eu diria que Pinheiro Machado é Londres e Urupema é Moscow brasileiros em emoção.
  10. CALDAS, MG - Julho de 2019 Média em relação a 1981-2010. Média máxima: 22,9°C (+0,1) Média: 13,5°C Média mínima: 4,0°C (-2,4) Máxima absoluta: 26,8°C 14/07 Mínima absoluta: -2,6°C 07/07 Maior mínima: 14,8°C 05/07 Menor máxima: 16,6°C 06/07
  11. Em alguns lugares a chuva decepcionou bastante, ontem a chuva foi bem decepcionante também aqui com apenas 5mm. Porém hoje de manhã choveu bastante praticamente a manhã inteira com a temperatura entre 11°C/12°C.Com essa chuva de hoje são 33mm acumulados. Quase o dobro da média de precipitação de agosto por aqui.
  12. Hoje aqui variou 11,4/17,6°C com 28mm de chuva no início da manhã. Agora céu com algumas nuvens e 15,8°C.
  13. Chuva bem ativa ainda na região de Ribeirão Preto, Mococa e Franca:
  14. Ontem também não choveu quase nada. E tava previsto chover bastante. Hoje que não tava previsto chover de manhã, choveu bastante com temperatura bem baixa. Se são ruins as vezes pra prever temperatura são bem piores para precipitação.
  15. Aqui mínima de 11,4°C com chuva. Segundo as previsões o sol vai voltar a aparecer de tarde Agora com 11,7°C e chuva moderada.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.