Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Darley

Members
  • Content count

    1359
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by Darley

  1. Mais indícios da convencional do Mirante ter sido reativada: tem até mesmo os dados da insolação de ontem (02), o da temperatura do bulbo seco de ambos os dias 00UTC, o da umidade relativa de ambos os dias 00UTC e o de ontem(02) 12UTC, e também das máximas na convencional e automática do Mirante nos dois primeiros dias do mês estarem praticamente idênticas(diferença de décimos apenas, o que é normal). Entretanto, os dados de chuva deste mês ainda contabilizo o da automática (teve chuva nos dois primeiros dias do mês no Mirante no fechamento 12UTC)
  2. Parece que a convencional do Mirante voltou a funcionar. Fui ver os acumulados de chuva das capitais e já desconfiava de São Paulo aparecer os números da convencional. Vi que a mínima na convencional foi 21,9°C mas na automática foi 19,7°C. Vamos ver se é verdade isso.
  3. Uma curiosidade é que segundo o site M Herrera as primeiras quebras de recorde histórico de temperatura máxima no mundo em 2021 aconteceram em algumas localidades da Argentina. Nossos vizinhos abrindo a temporada de recordes absolutos.
  4. Aqui em São Paulo o Mirante termina o mês bem diferente dos últimos dois anos. Depois de fevereiro de 2019 e 2020 terem sido muito chuvosos (com direito a quebra de recorde histórico em 2020), o mês de fevereiro de 2021 termina com apenas 180,6mm. Chuva no Mirante terminou abaixo do normal neste primeiro bimestre.
  5. Capitais que superaram a média de chuva de fevereiro: - Florianópolis - Belo Horizonte - Vitória - Goiânia - Brasília - Rio Branco - Manaus - Macapá - Belém - Palmas - São Luís - Teresina - João Pessoa
  6. A capital "premiada" com a maior chuva hoje foi João Pessoa. A chuva acumulada neste mês mais do que triplicou a média em João Pessoa. E só observei agora que Florianópolis também bateu a média de chuva de fevereiro esses dias. E hoje foi a vez de Manaus terminar o mês com chuva acima do normal (obs: está faltando os dados dos 8 primeiros dias da convencional).
  7. E mais três capitais entraram na lista das que terminarão o mês com chuva acima da média: João Pessoa, Macapá e Teresina. João Pessoa merece destaque porque a chuva acumulada neste mês praticamente triplicou a média de fevereiro. Belém superou os 600mm neste mês e o acumulado supera o de fevereiro do ano passado. Em Brasília o acumulado no mês é o maior para qualquer mês desde janeiro de 2013.
  8. Fim da onda de "calor" em partes da Europa. 6 recordes nacionais para fevereiro foram quebrados: - Liechtenstein (21,9°C) - Croácia (26,4°C) - Eslovenia (25,3°C) - Polônia (22,1°C) - Eslovaquia (20,8°C - recorde histórico para o inverno) - Suécia (17°C - recorde histórico para o inverno) Em janeiro foram quebrados 5 recordes nacionais para o respectivo mês: - Turquia (31,6°C) - Rússia (24°C) - Malta (25,8°C) - Espanha (29,8°C) - Georgia (25,3°C)
  9. Neste mês de fevereiro caíram 3 recordes nacionais de temperatura máxima para o mês: Croácia, Eslovenia e Liechtenstein. Alguém sabe qual é o recorde europeu de máxima para fevereiro? (inclui toda a Turquia, Chipre, Azerbaijão, Georgia, Armenia, e as porções europeias de Rússia e Cazaquistão)
  10. No Mirante: - Última máxima sub-20: 01/11/2020 - Última mínima sub-17: 26/12/2020 Não vejo previsão de temperaturas mais amenas para os próximos dias. Março deve começar mais quente do que o normal
  11. Tinha esquecido de falar, mais uma capital entra na lista das que superaram a média de chuva de fevereiro. A bola da vez é São Luís. Por enquanto, a situação das capitais com média de chuva de fevereiro superada está assim: - Belo Horizonte - Vitória - Goiânia - Brasília - Rio Branco - Belém - Palmas - São Luís
  12. E ontem Moscou teve o dia mais frio do ano até agora: -24,5°C. A partir de amanhã às temperaturas sobem e já teremos máximas positivas.
  13. Mais uma capital ultrapassou a média de chuva de fevereiro: Belém. Belo Horizonte e Brasília o acumulado deste mês estourou literalmente a boca do pluviômetro. BH está se aproximando dos 400mm e Brasília superou os 400mm. Fevereiro de 2021 está sendo um dos meses de fevereiro mais chuvosos que se tem registro em Brasília.
  14. No tópico da Ásia/Oceania/África foi falado que Pequim bateu 25,6°C, o recorde de fevereiro foi quebrado de forma extrema(por lá é raro passar dos 20°C mas esse episódio foi insano). Pois bem, hoje Brasília foi mais fria que Pequim em temperatura máxima (25,3°C). Olha o efeito da altitude de Brasília influenciando na temperatura...
  15. Meu deus, o recorde de Pequim foi simplesmente estraçalhado de uma forma impressionante. Isso é calor extremo até para La Paz(onde nunca faz calor devido a altitude)
  16. Rio Branco é mais uma capital a ultrapassar a média de chuva de fevereiro. Já havia superado a média de janeiro e agora bate a de fevereiro também.
  17. Qual era o recorde anterior dessas localidades?
  18. Atualização da previsão para Moscou: entre segunda e terça podemos ter o dia mais frio do ano(tanto na mínima quanto na menor máxima) porém haverá a chance de máxima positiva no próximo final de semana. Por enquanto um excelente inverno na capital russa, depois do desastre do ano passado. Sobre a chuva, Moscou já superou a média de precipitação de fevereiro. Aliás, está com chuva acima da média neste primeiro bimestre, já que janeiro também teve a média de chuva superada.
  19. Palmas ultrapassa a média de chuva de fevereiro. Em Vitória a chuva acumulada neste mês estourou literalmente a boca do pluviômetro e Brasília está perto de dobrar a média de chuva do mês.
  20. Algumas estações do CGE já superaram 50mm nessa chuva. O Mirante ainda não registrou nenhuma chuva acima de 50mm neste ano até o momento.
  21. Alguém sabe qual foi o fevereiro mais chuvoso que se tem registro em Brasília?
  22. Goiânia também ultrapassou a média de chuva de fevereiro. Houve uma atualização dos dados de chuva (acumulado foi 45mm). Capitais que ultrapassaram a média de chuva de fevereiro: - Belo Horizonte - Vitória - Brasília - João Pessoa - Goiânia
  23. Com a chuva ocorrida entre ontem e hoje João Pessoa ultrapassou a média de chuva de fevereiro. Além de João Pessoa, também superaram a média: Belo Horizonte, Vitória e Brasília.
  24. Imagina uma massa dessas atingir em cheio a capital da Etiópia. Temperatura seria baixíssima para sua latitude (tem o fator altitude que é fundamental para que não faça tanto calor por lá)
  25. Goiânia quebrou o recorde histórico de chuva em 24h para o mês de fevereiro. Convencional acumulou 104mm(automática foi ainda maior, 131,4mm; sendo que o maior acumulado em 1 hora foi de 67,4mm). Recorde anterior era 102,4mm em 23/02/1978
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.