Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Darley

Members
  • Content count

    330
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

131 Excellent

About Darley

  • Birthday 11/01/1994

Location

  • Location
    São Paulo (Jardim Corisco/Fontális/Vila Zilda) *Parte da cidade de São Paulo ao norte do Trópico de Capricórnio*

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Lembrando que Astana se encontra na latitude de Londres. O inverno de Londres é bem diferente do que o de Astana. O recorde histórico de temperatura mínima em uma capital de um país é em Astana (-51°C, ainda nos tempos em que a cidade se chamava Aqmola). Quem estiver em Londres e ir para Astana nos próximos dias vai sentir uma enorme diferença de temperatura, pois Astana é um freezer no inverno e Londres é bem ameno e dificilmente faz temperatura abaixo de -5°C.
  2. Sobre as chuvas, este ano(de 01/01 até ontem) o Mirante em comparação com o ano passado ainda não atingiu os 1141,1mm acumulados no primeiro semestre de 2017 (que com exceção de fevereiro e março os demais meses foram de muita chuva). PS: a marca de 1100,2mm em 2017 foi atingida ainda no começo de junho!!!
  3. No mínimo no final de março/início de abril que a temperatura volta a ser positiva nessa cidade. Até lá, temperaturas sempre negativas. É uma cidade que pode ter temperatura negativa em qualquer época do ano, inclusive no verão. Enquanto isso, compare a previsão de temperaturas em Londres com algumas cidades da Sibéria e Cazaquistão situadas na mesma latitude de Londres(51°N) nos próximos 10 dias(Ulan-Ude, Astana, Oral, Rubtsovsk, Kyzyl, Gorno-Altaysk).
  4. Uma correção: Xangai se encontra na latitude de Pelotas e Bagé(a latitude de Xangai é 31°13'N, enquanto a de Pelotas é 31°46'S e Bagé é 31°19'S; Porto Alegre é 30°02'S). Uma curiosidade é que Xangai(assim como toda a região do sul da China) é bastante nublada, tem insolação média anual(1981-2010) menor que em Moscou(Xangai tem 1775 horas sol, enquanto em Moscou nesse mesmo período de 1981 a 2010 deve ter próximo ou mais de 1800 horas). O Norte da China, especialmente na região da Manchúria, ao norte do paralelo 50, é mais ensolarado que o sul chinês.
  5. Sobre as imagens da chuva em Cananeia e Sete Barras: fiquei impressionado, parece um furacão(é nítido que tinha características de furacão nessa chuva).
  6. E olha que em apenas dois dias o Mirante já acumula praticamente a METADE da média do mês(e o mês mal acabou de começar, sinal que pode passar de 300mm). Já choveu 107,2mm, superior inclusive a todo o acumulado registrado em novembro passado. Se as previsões se confirmarem(chover até 30mm), podemos chegar próximo do acumulado registrado em dezembro de 2017(151,3mm) até a segunda feira da próxima semana. Ainda não alcançamos os 108,7mm do terceiro decêndio de março(início de outono que foi de muita chuva) deste ano, mas muito provavelmente podemos passar dessa marca.
  7. O Mirante acumula mais uma chuva volumosa e na última hora acumulou 27,2mm. Impressionante, esse sistema que provocou toda essa chuva quebrou literalmente o "bloqueio" que impedia que as áreas de chuva forte avançassem sobre a Zona Norte. Dezembro mal começou e já vai acumular praticamente metade da média normal da chuva de dezembro no Mirante. Grandes chances de dezembro terminar com chuva acima da média normal para o mês(e fazendo o CFS errar feio nas previsões de anomalias) Alguém tem a previsão para São Paulo nos próximos 10 dias?
  8. MIRANTE ACUMULOU 76,6mm NESSA CHUVA. É A MAIOR CHUVA DO ANO DE 2018 NO MIRANTE. SUPEROU OS 73,1MM DE 27/02. É A TERCEIRA VEZ QUE O MIRANTE ACUMULA 50MM, E PASSA A CONTABILIZAR A PRIMEIRA VEZ EM 2018 QUE O MIRANTE ACUMULA MAIS DE 75MM. Com isso a maior chuva do ano de 2018 no Mirante ocorreu em dezembro(já que é o último mês do ano e não dá mais para reverter a situação). O que falta agora é qual vai ser o mês mais chuvoso do ano de 2018. Se será janeiro ou dezembro. É tradição no Mirante a maior chuva em 24h do ano ocorrer em um mês que chove acumulado de mais de 200mm e que fique acima da média normal do mês.
  9. Sistemas de baixa pressão são potenciais para provocar tornados, em qualquer lugar(especialmente nas proximidades da fronteira com o Paraguai). Não deu outra. Esse suposto tornado foi causado por baixa pressão. Foi essa mesma baixa pressão que provocou essa chuvarada em São Paulo. Nos Estados Unidos, qualquer sistema de baixa pressão já chama tornado na hora.
  10. Só faltam apenas 31 dias para encerrar o ano. Chegou o mês derradeiro do ano. Relembrando que em 2017 o Mirante acumulou 151,3mm. E em 2016 foram 165mm. Vamos ver como vai se comportar a chuva de dezembro. Quem diria, podemos ter até mesmo a maior chuva do ano no Mirante ocorrer em dezembro (ou até mesmo o mês mais chuvoso ser dezembro, caso chova mais de 244mm este mês). Fazendo um balanço de 2018, o mês mais chuvoso foi janeiro (244,5mm) e o menos chuvoso foi maio(apenas 10,8mm, grande diferença em relação ao de 2017 quando foram acumulados mais de 150mm). PS: em 2017, dezembro foi um pouco menos chuvoso que maio. A última vez que o mês mais chuvoso do ano no Mirante foi em dezembro, foi em 2012.
  11. MUITO PROVAVELMENTE, o Mirante terá pela terceira vez este ano chuva superior a 50mm. Já choveu mais de 40mm até agora. Em 2018 o Mirante só teve chuva superior a 50mm duas vezes: 27/02(73,1mm) e 21/03(50,1mm).
  12. Uma coisa impressionante é que praticamente todas as estações do CGE acumularam mais de 30mm desde que começou a chuva. A exceção é algumas da Zona Sul. Sendo que o maior acumulado é em São Mateus(e lembre-se que São Mateus em abril do ano passado teve a maior chuva desde sua abertura). Fazia muito tempo que São Paulo não tinha uma chuva como essa de agora. E um detalhe: com essa chuva, é a terceira vez seguida que a cidade de São Paulo tem chuva no último dia do mês depois das 12UTC(foi assim nas viradas de setembro para outubro, de outubro para novembro e agora, de novembro para dezembro. Também aconteceu de julho para agosto e de janeiro para fevereiro).
  13. Instabilidade severa está exatamente em cima da Grande São Paulo.
  14. Interlagos mais quente que o Mirante hoje. Qual foi a maior temperatura desde que a estação abriu em março?
  15. Pipocou instabilidade no estado de São Paulo (no Sul do estado a instabilidade mencionada) Pau quebrando na Zona Leste de São Paulo:
×