Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

klinsmannrdesouza

Members
  • Posts

    1181
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

klinsmannrdesouza last won the day on April 27 2019

klinsmannrdesouza had the most liked content!

About klinsmannrdesouza

  • Birthday 11/20/1998

Location

  • Location
    Rua Dulcinopolis, 186 bairro Jardim Aeroporto

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

klinsmannrdesouza's Achievements

Collaborator

Collaborator (7/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

3.7k

Reputation

  1. 2017 foi ruim no RS e SC, bom no Sudeste e Nordeste e normal/ levemente abaixo da média no Centro-oeste e norte. Foram quatro eventos importantes de frio naquela temporada: o primeiro, na última semana de abril, continental, o segundo, na primeira semana de junho, também continental, o terceiro, no começo de julho, oceânico e o último, meados de julho, continental.
  2. 2020 não foi de todo ruim no Brasil; o que faltou foram ondas de frio fortes e amplas em junho e julho, pelo menos uma em cada um destes meses. Abril e maio foram dentro/levemente abaixo da média, agosto teve aquela mP continental na metade do mês, os primeiros meses do ano foram chuvosos na maior parte do país.
  3. 2010 é um forte análogo pra este ano, pela mudança de el nino para la nina de manei acelerada, só muda o fato de que o pacífico equatorial está mais aquecido que na época.
  4. Boa tarde, bazianos. Aqui em Campo Grande estamos com céu encoberto e chuva moderada, com leve abafamento. Por estas bandas, tenho notado que as noites estão mais frescas que o normal pra época, isto desde o final de dezembro.
  5. Foi em maio, ali por volta da segunda semana. Depois daquela mP do final de abril, a atmosfera passou para uma dinâmica normal pra época, sem influência do el nino.
  6. Acabei de olhar no windy, pelo GFS os próximos dez dias serão de muito frio na América do Norte. O maior destaque fica para depois do dia 13, com a projeção de uma alta pressão com mais de 1055 hPa atravessando o Canadá e os EUA!
  7. Então é a SOI que está amenizando os efeitos do el nino no Norte e Nordeste? Até o começo deste mês, grande parte da América do Sul estava quente e seca, depois houve uma considerável mudança na circulação dos ventos. Agora estão ocorrendo chuvas pontuais e extremas em pontos no centro-norte do Brasil, a exemplo de Natal r Palmas.
  8. 2016 foi abaixo da média no Sul e parte do Sudeste, a cidade de São Paulo teve a menor mínima no mirante de Santana em muitos anos, 3,X graus. Nas outras regiões o destaque foi a amplitude do frio, as principais mPs daquele ano; final de abril, começo de junho e meados de julho afetaram as 5 regiões do nosso país. Pros apreciadores do frio, foi um ano bom.
  9. Posso estar falando besteira; mas a transição el nino-la nina é muitas vezes mais veloz do que la nina-el nino. Neste ano e em 2015 a atmosfera começou a responder ao el nino a partir de julho, em 2016 a partir do final de abril a circulação dos ventos deixou de ser no padrão de el nino, embora oficialmente o menino tenha acabado no fim de maio.
  10. Remake de 1998? O super el nino daquele ano enfraqueceu muito depois de fevereiro, tanto que em maio o pacífico atingiu a neutralidade.
  11. MS, sul de GO, SP e sul de MG tem um clima tropical com razoável variação de temperatura. Em mPs continentais, essas regiões registram mínimas quase ou menos que 5C, bem como máximas menores que 20 com sol, e a estação seca não é tão extrema quanto Palmas, Cuiabá, Brasília por exemplo. Chuva em agosto em Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e até Belo Horizonte é mais comum do que em Goiânia, Brasília, Palmas e Cuiabá, que são 100% tropicais. Da pra dizer que o clima tropical típico, 100%, vai de 11 a 18S. Abaixo de 18S até 23S, as características tropicais gradativamente se misturam as características subtropicais; até chegar em 23S, onde começa a haver maior distanciamento climático dos trópicos e a natural passagem para uma outra faixa térmica.
  12. o ar polar seco chega, pelo litoral, até São Paulo, pelo interior, vai do sul de MG e Triângulo Mineiro até o Acre. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia ficam sob ar polar úmido. Vitória e Brasília ficaram no limite do sistema.
  13. 2001, 2002 e 2003 foram anos ruins pro frio no core do inverno (maio, junho e julho). 2003 só se salvou a primavera, que foi mais úmida que o normal e as chuvas começaram mais cedo, semelhante a 2018. Sobre essa seca de neve no Sul, foi estranho 2004 não ter tido uma precipitação nival significativa, dado que as mPs daquele ano eram continentais e com bom aporte de frio e umidade.
  14. El Nino não impede totalmente de acontecer frio intenso, no mínimo as massas polares ficam menos frequentes e de menor duração. 1997, 2009, 2019 tiveram bons eventos de frio mesmo sob El Nino.
  15. O que deu raiva de 2022 foi justamente a falta de frio intenso em junho e julho, veio em abril e maio, só depois em novembro. La Nina a todo vapor, SOI positiva, tudo favorável e julho um dos mais quentes do século, sem um mP digna do mês.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.