Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

DaviOlrb

Members
  • Content count

    249
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

DaviOlrb last won the day on November 15 2018

DaviOlrb had the most liked content!

Community Reputation

724 Excellent

Location

  • Location
    Rio Grande do Norte/Ceará

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Todo o centro oeste potiguar com muita chuva nesse início de noite, chuva torrencial em Mossoró, trovoadas e vento.
  2. 48 mm ontem a tarde em Mossoró (estação da UFERSA), há anos não tínhamos uma chuva dessas em Maio. E hoje segue instável, começo de tarde teve chuva forte e 10 mm.
  3. ❤️ que bela Onda de Leste, parece até um ciclone.
  4. Péssimo dia pro radar de Natal ficar fora do ar . Mossoró já teve chuva torrencial no fim da manhã, 20 mm em apenas 15 minutos. No momento trovões distantes e deve ter mais chuva. Maio chegou aos 100 mm!
  5. Tarde foi de pancadas de chuva em Mossoró, com rajadas de vento e trovoadas. 17 mm no Cemaden. Foi repeteco de ontem, que também choveu bem a tarde e acumulou 9 mm. Maio até "surpreendendo", um mês que prometia ser seco mas tem chances de passar dos 100 mm.
  6. O clima do verão aqui a noite depende muito da região e da altitude, se for casa ou apartamento. Apartamento em qualquer região da capital, acima do 8/10º andar acho dispensável ar condicionado, já se for casa ou apartamento baixo tem algumas noites bem abafadas mesmo, principalmente em áreas de baixada e ao redor de morros. Natal tem a vantagem de boa parte da cidade ser em cima de dunas altas, com alguns bairros chegando aos 100 metros. Candelária especificamente tem altitudes entre 40 e 70 metros, porém dependendo da quadra é influenciada diretamente pelo Parque das Dunas. O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil e um dos maiores do mundo e "divide" as zonas Central, Oeste e parte da zona Sul do mar. É até comum dizer por aqui que Natal é uma cidade que vira as costas pro mar, até porque não é difícil passar semanas, até meses sem ver ele por causa do parque. Infelizmente o Parque das Dunas, que chega a altitudes de 120 metros, acaba impedindo também que a brisa do mar chegue com força em alguns bairros em determinadas épocas do ano. Aqui o Parque das Dunas em primeiro plano e a cidade ao fundo:
  7. Isso é algo que a galera do centro-sul não imagina mas a população percebe muito a diferença do verão pro inverno no leste do Nordeste. Natal em Dezembro/Janeiro é mínima de 25/26ºC todo dia e máximas de 30/31ºC, pouca chuva e pouco vento, muito desagradável. Já em Julho/Agosto mínimas entre 20/22ºC e máximas entre 26/28ºC, com muito vento e é um vento frio, nem se compara ao vento morno do verão.
  8. Mossoró com tempo fechado e chuvoso desde ontem, bem agradável mas infelizmente só chuva fraca, por vezes moderada, como hoje pela manhã. Acumulado de 12 mm. Já em Natal a coisa tá feia, 103 mm desde a meia noite por lá e segue chovendo. Natal ao meio dia, com névoa, chuva constante e 22/23ºC:
  9. DaviOlrb

    Vegetação, Botânica e Jardinagem

    As carnaúbas são umas das árvores símbolos aqui da região de Mossoró e são muito comuns em todo Noroeste Potiguar se estendendo até a região do Vale do Açu. Tem aos montes na cidade, inclusive serve de paisagismo em praças e avenidas. [ Particulamente acho ela linda, bem mais bonita que as palmeiras.
  10. Mossoró voltou a ter chuva forte hoje a tarde, depois de 5 dias de céu limpo. 17 mm no Cemaden, com isso a média do mês está em 40 mm. GFS segue relativamente bom pro litoral do RN e pro Ceará, mas secou bastante o interior do RN e PB. Quanto mais ao Norte, melhor.
  11. DaviOlrb

    Terremotos

    A maioria dos terremotos nessa zona são bem superficiais, raramente ultrapassando 10 km de profundidade. Uma vez li que o comprimento de onda de um tremor tem a ver com a sua profundidade, quanto mais fundo mais longe dará pra senti-lo. Então imagino que seja muito raro um desses terremotos serem sentidos no Nordeste, ao menos que seja de uma magnitude muito alta, acima de 8 graus, bem improvável.
  12. DaviOlrb

    Terremotos

    Será que algum terremoto na Dorsal Meso-Atlântica já foi sentido no Nordeste? Olhando esses registros, o maior tremor nos últimos 100 anos foi de 7.1 de magnitude em 14 de Março de 1994, a 1000 km de Fernando de Noronha e 1300 km do RN. Em 18 de Julho de 1951, ocorreu outro sismo de 6.9 graus a 700 km de Noronha e 1100 km do RN. Acredito que tenha sido sentido ao menos em Noronha.
  13. Frente frias chegam todos os anos em Alagoas, mas geralmente só trazem chuva e nenhum ar polar. Diria que o limite do ar polar gerado por MP's no litoral nordestino é a região de Salvador mesmo. Porém, na MP de Julho de 2017 esfriou toda costa leste nordestina. É muito raro mas pode acontecer. Aliás, que saudades de Julho de 2017, Recife, JP e Natal com rajadas de 50 a 70 km/h por dias seguidos, além de muita chuva e tardes com 22º/23ºC mas sensação de bem menos. Que venha outra baleia polar dessas esse ano. É pedir muito uns 1050hpa na costa do Sudeste? 😅
  14. Aqui apesar de ser semiárido é muito perto do litoral e a umidade sempre tá alta, por isso que mesmo nessas situações ainda se formam alguns núcleos na região. Sobre Maio, geralmente quando a segunda quinzena é chuvosa, o mês de Junho também chove bem, então vejo até como um bom sinal.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.