Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

DaviOlrb

Members
  • Content count

    177
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

DaviOlrb last won the day on November 15 2018

DaviOlrb had the most liked content!

Community Reputation

227 Excellent

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Desculpem o off-topic. Como eu já comentei aqui, a costa leste do Nordeste recebe um pouco de ar polar derivado dos ventos em SE/L constantes nessa época do ano. Dá pra ter uma noção pelas temperaturas em 850 hpa, percebe-se o ar frio chegando quase a Linha do Equador no meio do Atlântico e jogando a brisa na costa leste nordestina: Se comparmos com outras regiões do globo, por exemplo, litoral da Colômbia, o litoral do Nordeste é bem mais ameno.
  2. As temperaturas de Darwin são mais condizentes com alguma atuação fraca de ar polar. As de Díli não, é ar seco mesmo, tanto que o padrão de ventos não é nem de sul/sudeste. Vocês têm uma visão meio equivocada do litoral nordestino, temperaturas abaixo de 20ºC ocorrem todos os anos em Salvador, assim como Recife, Maceió e Aracaju que já são cidades abaixo do paralelo 8ºS. Problema é que o inverno é o período chuvoso na região, o que dificulta mínimas boas. Mas se fosse seco, essas variações de 17/30 também seriam comuns.
  3. Máximas bem altas. Tenho minhas dúvidas se isso é influência de ar polar ou só mínimas em função do tempo seco mesmo. Se o inverno fosse seco no litoral nordestino teríamos temperaturas parecidas.
  4. A Austrália começou Junho com temperaturas acima da média. Mas o padrão por lá vai mudar a partir da próxima semana, com temperaturas abaixo da média, principalmente no Sul. Sydney Brisbane Melbourne Canberra
  5. 13 de Junho de 2014, em plena Copa do Mundo, Natal terminou o mês com quase 800 mm. Jogo México x Camarões às 13:00, Arena das Dunas com 22ºC e um temporal. Aliás, inverno 2014 foi tão pífio que eu lembro que foi um dos jogos da Copa de menor temperatura 😂
  6. Sul do Maranhão não é atingido por MP nenhuma, essas mínimas baixas não são nada mais que o famoso combo noites de céu limpo + vento nulo, tanto que de dia é o período mais quente do ano podendo ter umas variações absurdas tipo 14/38. E sobre o litoral nordestino, há uma importante diferença entre a costa norte e a costa leste, sendo a costa leste bem mais amena. O colega comentou sobre Fortaleza raramente ter máximas abaixo de 30ºC enquanto é algo bem mais comum na faixa entre Natal e Salvador, principalmente no inverno quando sopra vento de Sul e Sudeste constantes trazendo algum resto de ar polar. Julho de 2017 em Natal:
  7. Vitória da Conquista (BA) variou de 15º a 19ºC hoje.
  8. Quanto mais ao norte, mais impressionante. Herberton, Queensland. Latitude 17ºS a 900 m
  9. Aí vai depender da latitude. Sul do Brasil x Austrália = sul do brasil ganha em anos "normais" Sudeste BR x Austrália = AUS ganha e com folga Só um exemplo, Rio de Janeiro vs Rockhampton praticamente mesma latitude.
  10. Aparentemente uma tromba d'água avançou sobre a orla da cidade de Talcahuano, Chile. Ao menos 1 morto confirmado até agora.
  11. Temperaturas de até -11ºC no centro-leste da Austrália. Alguns recordes para o mês de Maio foram batidos. Southern Queensland towns record coldest May morning Stanthorpe (28ºS a 800 m): -6,9ºC Toowoomba (27ºS a 600 m): -4,4ºC Mais ao sul, muita neve nos "alpes australianos", estações de ski já abriram e é a temporada mais precoce dos últimos anos.
  12. Brisbane e Floripa quase dois mundos diferentes na mesma latitude:
  13. João Pessoa registra 18~19ºC todos os anos, geralmente a mínima anual fica por aí. Sobre a MP citada, creio que foi essa (não tenho imagem maior):
  14. Comparando Lusaka, capital da Zâmbia, com Brasília. As duas cidades se encontram na latitude 15ºS a cerca de 1100 metros de altitude.
  15. DaviOlrb

    Terremotos

    Sismos de baixa intensidade ocorrem frequentemente nessa região do país, não tem motivo pra mídia ficar alardeando. Aqui um blog mantido pela UFRN que registra esses fenômenos: http://sismosne.blogspot.com/ O sismo em questão foi de 3.3 na escala, epicentro próximo a Quixeramobim, CE.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.