Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

DaviOlrb

Members
  • Content count

    217
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

DaviOlrb last won the day on November 15 2018

DaviOlrb had the most liked content!

Community Reputation

401 Excellent

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Aliás, foram quebrados alguns recordes de chuva nos Emirados Árabes. Próximo a Al Ain, uma das principais cidades do interior do país, caíram impressionantes 184,4 mm. É o maior acumulado da história do país, quebrando antigo recorde de 144 mm em 1996. https://www.khaleejtimes.com/news/weather/non-stop-rainfall-in-uae-breaks-24-year-record
  2. O grosso da chuva passou nos Emirados Árabes, agora a previsão é de queda nas temperaturas e possibilidade de neve nos pontos altos do país. UAE weather: The worst of the rain may have passed, but will we now see snow in the mountains? Dubai: Strong winds and heavy rain that brought with it thunder, lightning and hail across the UAE on Thursday and Friday will ease slightly by Saturday night, but Sunday brings with it scattered showers and a significant drop in temperature that could result in freezing rain and snow over the mountains, according to the National Centre of Meteorology (NCM). https://gulfnews.com/uae/weather/uae-weather-the-worst-of-the-rain-may-have-passed-but-will-we-now-see-snow-in-the-mountains-1.68927849
  3. Tratar a natureza com naturalidade é "bizarro". Parafraseando o colega da página anterior, Zeus deve tá se revirando no túmulo mesmo.
  4. INMET atualizou grau de alerta para laranja em partes do CE, RN e PI.
  5. Essas médias estão desatualizadas. O interessante é que a cada ano que passa chove mais em Dubai. Isso se deve tanto pela urbanização da cidade como em boa parte pela "chuva artificial" criada pelo governo dos EAU, que semeia nuvens de chuva aumentando seu poder de precipitação. Inclusive, por causa dessas chuvas induzidas, nos últimos anos têm acontecido tempestades em meses de verão, que tem média histórica de 0 mm. A chuva anual de alguns dos últimos anos em Dubai passou de 150 mm, algo impensável há algumas décadas.
  6. O golfo pérsico, apesar da fornalha que é no verão, tem um inverno bem ameno. Aliás, a previsão do Europeu é de bastante chuva pra Dubai nos próximos dias com máximas baixas: E pro Kuwait, que costuma passar dos 50ºC no verão, a semana será fria:
  7. DaviOlrb

    Terremotos

    Último importante tsunami com epicentro em Porto Rico foi o de 1918, que chegou a afetar o Brasil.
  8. Neste momento, quase 2 da tarde no leste da Austrália, vários recordes históricos de calor sendo quebrados. Sydney na brasa (literalmente) com temperaturas entre 45 e 47 graus na região metropolitana. Canberra acabou de bater 42,9ºC, maior temperatura de todos os tempos e segue subindo.
  9. Muita neve desde ontem nos arredores de Los Angeles, com alguns registros nos bairros mais altos da cidade. Diversas rodovias que ligam ao interior da Califórnia e Las Vegas fechadas e carros presos na nevasca. Palmdale e Lancaster, na Grande LA Tudo isso a uma hora ou menos de praias famosas como Santa Mônica e Venice Beach.
  10. DaviOlrb

    Recordes e médias pluviométricas da sua cidade

    Não sei de onde é essa metragem de 645 metros mas tenho família na região e na verdade a zona urbana da cidade se encontra toda acima dos 700 metros, chegando aos 750 metros na zona rural. Ao lado tem a cidade de Portalegre, com seus 650 metros em média. É uma região belíssima com mirantes, cachoeiras e cavernas e que aos poucos vem sendo fisgada pelo turismo. Tem um termômetro na praça central de Martins que chega a marcar 13/14ºC nas noites mais frias. Mas a melhor época na minha opinião é o auge do período chuvoso em Abril/Maio, quando as vezes ocorrem máximas sub-20 e a névoa cobre a cidade o dia todo.
  11. Natal sem neve em quase toda a Europa, incluindo Moscou que está com temperaturas positivas.
  12. Permitam-me um adendo. É verdade que em Natal ocorrem pouquíssimas trovoadas, porém acho complicado decretá-la como capital com menos raios por ano já que essa característica é comum a quase toda a costa leste nordestina. Um exercício 😁: temos quatro sistemas principais que causam chuvas no Nordeste: 1º caso: ZCIT 2º caso: frente frias 3º caso: VCAN's 4º caso: ? A ZCIT atua até a latitude 5ºS. As frente frias atuam na maioria das vezes até a latitude 11/12ºS. Os VCANS ocorrem em qualquer região, mas raramente suas bordas atingem o litoral com força. Os bons em geografia respondam, quais as capitais que não fazem parte da maioria desses requisitos? Acertou quem respondeu Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju! E então, não chove nessas capitais quase nunca? Deserto do leste nordestino? É aí que entra nosso 4º sistema principal de chuvas no Nordeste: as Ondas de Leste! Vejam bem, a maior parte das precipitações anuais entre Natal e Aracaju são produzidas pelas chamadas Ondas de Leste, que são nuvens baixas criadas por cavados vindos da costa africana e que são alimentadas pelos ventos alísios constantes da região. Ondas de Leste produzem nuvens que na maioria das vezes têm pouco ou quase nenhum desenvolvimento vertical, geralmente são nuvens muito baixas mas com muita umidade e um poder de precipitação gigantesco. Essas nuvens quando batem na costa nordestina, ao encontrarem qualquer obstáculo precipitam, e não raros são acumulados de 100 a 200 mm em questão de horas (Recife é considerada a Veneza brasileira não por outros motivos 😁). Vejam aqui um exemplo de imagens de satélite, mostrando a atuação de uma forte OL (um oferecimento Climatempo): Como podem ver, aos bons olhos de uma tela de um computador, essas nuvenzinhas nada ameaçadoras não parecem oferecer risco algum, e significam no máxima uma chuvinha fraca, certo? Errado! Essas nuvens baixas bonitinhas ficam lá, praticamente estacionadas e jorrando chuva forte em cima do litoral, causando cenas como essas: Agora, voltando ao tema raios, creio que Natal acabe tendo mais incidências que João Pessoa ou Recife, já que por sua posição mais perto do Equador ela é mais atingida pela ZCIT. Ainda sim, são bem poucos e quase nunca atingem o solo.
  13. Sinceramente essa reclamação toda (já virou spam) é coisa de adolescente (ou seria idoso?) que não tem nada pra fazer. Tem coisas muito mais importantes na vida pra se importar do que frio ou calor. Na correria do dia a dia, trabalho, família, relacionamentos e amigos, em muitos dias eu simplesmente ignoro qual temperatura está fazendo. Por quê me importaria com os minutos do dia que passei calor andando na rua? Eu posso reclamar sim, na hora, mas ficar amargurando isso na internet? São 24 horas ao todo, é só um detalhe na vida de um adulto.
  14. Bastante frio para finais de Outubro.
  15. Temporal com características de microexplosão causou estragos ontem em Jaguaribe, sertão do Ceará.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.