Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

-FAAN-

Members
  • Content count

    10
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

194 Excellent

About -FAAN-

  • Birthday 09/23/1998

Location

  • Location
    Altamira, Pará

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Essa onda de frio e tempestade serão históricas para Madrid
  2. As chuvas de terça e quarta totalizaram um acúmulo de 94 mm aqui em Altamira (Pará). Infelizmente, a estação automática da cidade está fora do ar restando apenas a convencional. A terça-feira foi excepcionalmente fria para os padrões locais com o dia inteiro na faixa de 21-23 graus com chuva e vento moderado, um dos dias com mais sensação de frio que tenho memória por aqui. Segundo o INMET, a mínima na terça foi de 20,2ºC e na quarta foi de 18,8ºC, a menor temperatura do ano. É também a 16ª sub-20 e 1ª sub-19 do ano. Além disso, é a menor temperatura que lembro de já ter visto nos registros aqui na cidade. O padrão da estação seca já parece ter mudado (o que costuma ocorrer só em dezembro). Para os próximos dias o Modelo Europeu sugere continuidade das chuvas na região:
  3. Chove torrencialmente com trovoadas aqui em Altamira no Pará desde as 2h30 da manhã. Um alívio depois de tanto tempo de estiagem e considerando que o Rio Xingu está no menor nível em 50 anos. A região está sob alerta laranja do INMET por acúmulo de chuva. Já foram 54 mm desde a madrugada de acordo com a estação convencional da cidade. Temperatura por volta de 22-23 graus na cidade às 11:28 com pontos de alagamento.
  4. Pessoal, compartilho essas fotos que vi em um grupo que estou no Facebook. Não lembro de tê-las visto por aqui e não sei se o autor do post é membro do BAZ. Todas as fotos pertencem ao autor do post João Paulo Machado no grupo do Facebook "Mochileiros". Link do post: https://www.facebook.com/groups/mochileiroscom/?post_id=10157161807477260 Pico Araçatuba João Paulo Machado João Paulo Machado João Paulo Machado João Paulo Machado João Paulo Machado
  5. Frio não haha mas o contraste é bem perceptível. As manhãs da estação seca apesar de mais amenas costumam ter umidade muito elevada, pouco ou nenhum vento e ainda sou bem calorento, então é só mais agradável mesmo. Normalmente os únicos dias que dão uma certa sensação de frio aqui são os dias mais chuvosos da estação úmida, quando a máxima é mais baixa, o sol fica escondido e fica mais ventilado.
  6. A chuva ameniza muito, então esfriou sim. Agora já parou de chover mas continua nublado com 27°C. Mas por efeito da friagem, infelizmente não. Até onde tenho conhecimento nunca nenhum massa de origem polar/subtropical chegou por aqui. A sede de Altamira está a 3°S, logo no centro do estado, bem longe das áreas do Pará que de vez em quando são afetadas pelas friagens. Agora o município é gigante e vai até a divisa com o Mato Grosso (9°S), então um distrito chamado Castelos dos Sonhos (quase 1000km daqui por via rodoviária) é ocasionalmente afetado pela friagem pelo que tenho observado nos últimos anos. Nada significativo mas chega a ter máximas levemente mais baixas mesmo com sol e manhãs mais frias ao menos a julgar pelas projeções dos modelos, já que o distrito, infelizmente, não tem estação meteorológica. A mínima anual geralmente fica em torno de 18°C ou 19°C e costuma ocorrer entre julho e outubro quando praticamente não chove. A média pluviométrica daqui é de cerca de 2000 mm/ano mas 90% cai entre dezembro e maio, período com mínimas altas (sempre acima dos 20°C) mas máximas muito mais amenas, normalmente entre 25°C e 32°C, chegando a até 23-24°C nos dias mais “frios” por causa da nebulosidade. A outra metade do ano costuma ser bem seca com umidade ocasionalmente ficando abaixo dos 30%, máximas de até 38°C e manhãs mais frias com 18°C ou 19°C. O clima daqui é extremamente monótono 😫
  7. hahaha Altamira é enorme, é até difícil de imaginar a imensidão do território do município. Apesar disso quase todos os 150 mil habitantes do município vivem na sede que fica no extremo norte do território municipal. Boa parte do município é coberto por mata virgem, tem muitas terras indígenas, reservas extrativistas e parques nacionais.
  8. Chuva significativa em Altamira (Pará) nos últimos 2 dias depois de quase 2 meses sem nenhuma chuva >5 mm. Um contraste enorme depois de tanto tempo com sol, tempo seco e termômetros na casa dos 35-37°C diariamente.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.