Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Eduardo KNeto

Members
  • Content count

    235
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Eduardo KNeto

  1. Boa tarde, por aqui tive duas mínimas sub-10 (9,5 e 9,8) em local coberto nos últimos dias, as máximas tem ficado em torno de 27ºC, tudo que mais quero agora é volta da normalidade climática no sudeste, como seria bom uma primavera e verão com chuvas dentro da média, sem aqueles bloqueios que insistem em aparecer em outubro e janeiro, a tão sonhada volta da ZCAS.
  2. Pra mim 2018 foi melhor que 2017 no sudoeste de MG, as marítimas do ano passado não pegaram tão forte aqui, mas nesse ano tivemos 3 MP's secas continentais, a de Maio foi a melhor, Junho foi ruim, passou em branco, mas teve máximas comportadas, uma MP boa em julho, ficou 1 semana inteira com mínimas sub-10, agosto também teve uma boa MP seca e chuvas acima da média. No geral classifico como muito bom. Clima primaveril já dando as caras aqui, pitangueira cheia de flores. Médias de Agosto até dia 26: máxima 22,2°C, mínima: 12,5°C.
  3. Nem sinal do ar polar na região de Poços de Caldas, parece que ficou bloqueado no interior de SP, aqui tive mínima de 15,1ºC e agora já esta chegando nos 24ºC, aumentou bem as média de Agosto nesses últimos dias. GFS 12z indica uma nova frente fria para o dia 03/09, antes disso (01/09) a temperatura em 850hpa passaria dos 22ºC aqui.
  4. Frio não chegou no norte do sul de MG, hoje a máxima ficou em 23,9°C sem chuva, ontem foram 3mm com máxima de 19,0°C, Agosto deve fechar com 74mm aqui, valor superior a Março(64mm) e Abril(68mm), tendência de aquecimento para o fim do mês. Na pré frontal registrei 27,4° na sexta, maior máxima do inverno, valor que deve ser batido facilmente nas próximas semanas. Agora começa o famoso "bro-bro" época mais quente no interior do país.
  5. Chovendo forte aqui agora com bastante raios, melhor Agosto da década no sul/sudoeste de MG.
  6. Agosto irreconhecível aqui também, médias estão em 21,05°C na máxima e 12,5°C na mínima, compensada em 14,75°C com 55mm acumulados, se Setembro repetisse 2009 já estaria satisfeito, pitangueira aqui em casa já está cheia de flores, no ano passado ela floresceu no começo de Outubro, ipês mal floriram ainda. Maior máxima do mês foi hoje com 25,2°C.
  7. Aqui na cidade vizinha a Poços (22km a nordeste), 980m semi-baixada está 3,5°C com 95% de umidade no termohigometro que coloquei ao ar livre em cima de um telhado protegido do vento, ontem estava 1,8C° as 5 da manhã. Bem frio para Agosto.
  8. Aqui também achei incrível o granizo que caiu por volta de 7 da manhã, olhei para oeste e tinha uma enorme nuvem cinza-escuro vindo com tudo, a chuva foi rápida e o granizo foi pequeno, apenas 8mm acumulados em 10 minutos +/-, agora é torcer para previsão do europeu 12z se confirmar, para Poços de Caldas a previsão é de 24mm na quinta-feira, seguido de intenso resfriamento para um mês como Agosto, que nos últimos anos sempre chamei de "Desgosto".
  9. 7hrs da manhã estava caindo granizo pequeno aqui, linha de instabilidade chegou muito rápido, chuva foi forte porém não durou nem 10min, ainda não tive como ver acumulados, acredito que ficaram próximo de 10mm, no interior de SP tem mais chuvas em desenvolvimento.
  10. Os acumulados aqui entre ontem e hoje de madrugada ficaram em torno 40mm, no mês já são 45mm, muito acima da média. No momento céu parcialmente nublado e temperatura em torno de 19°C, na expectativa para mais chuvas entre segunda e terça.
  11. Bastante chuva aqui também, máxima ficou em 15,1°C, acumulados já passaram de 20mm, no momento chove fraco com 14,4°C.
  12. Aqui não caiu nenhuma gota, chuva ficou bloqueada na região de São João da Boa Vista-SP, encontrou o paredão de montanhas e não conseguiu avançar, com isso perdemos o frio vampiro, mínima ficou em 14,4ºC, maior do mês, no momento faz 21,5ºC com céu parcialmente nublado e sol na maior parte do tempo.
  13. Aqui também, ipês já estão começando a florir, inclinação solar visivelmente já diminuiu com relação a Junho, já da pra sentir ares de Agosto, que nos últimos anos quase sempre foram marcados por temperaturas acima da média e nada de chuva. Não dá pra esperar que tenha inverno rigoroso nas latitudes 20/21/22, mas esse ano ficou acima da média e faltou muita chuva no outono. Já havia dito meses atrás: não quero nem ver como pode ser o "Outubrão" aqui em MG, se ocorrer um bloqueio desses lá não seria nenhuma novidade, vide o padrão a partir de 2012.
  14. Por aqui está bem seco também, tivemos um verão ruim, acumulado anual está em 442mm, a partir de Abril choveu 106mm, Maio e Junho somados ficou em apenas 33,7mm. Poços de Caldas está com acumulado anual em torno de 800mm quase o dobro daqui, cidade distante 22km em linha reta, relevo fez toda diferença no verão.
  15. Mínimas hoje ficaram em 5,4ºC em local coberto e 2,7ºC ao ar livre, dentro de casa baixou para 14ºC com tudo fechado, no momento esta 19ºC la fora, 3º dia seguido sem chegar aos 20ºC, impressionante essas projeções do GFS, na rodada 00Z poderia ter máxima sub-10 aqui no dia 21.
  16. Meia noite aqui e já igualei a minima do dia com 8,0ºC em local coberto, no termômetro que coloquei em cima do telhado esta marcando 4,1ºC, estou achando que o frio vai ser mais forte que o de Maio, ainda tem mais uma 6 horas para temperatura cair ainda mais.
  17. Mínima hoje de 8°C e máxima de 18,5°C com sol o dia todo, agora está bem frio, 11,8°C no termômetro coberto e 8,1°C ao ar livre, amanhã cedo promete, frio deve ficar semelhante ao de Maio.
  18. Que bom que chegou por aí, aqui o acumulado ficou em 5mm. Onde vc consegue essas imagens de satélite da noite e do dia?
  19. Máxima hoje ficou em 15,7ºC, frente fria chegou bem no inicio da manhã, segurou a máxima, tivemos chuvas moderadas/fracas que até agora acumularam entre 3 e 4mm, no momento nublado com temperaturas em torno de 14,7ºC, menor máxima em anos. Longitude fez diferença boa aqui, triste em ver a dificuldade do frio chegar na região de BH, é mais fácil chegar no Acre que lá.
  20. Estou achando esses últimos dias bem melhores que o miolo de Junho, minimas na casa dos 10ºC/11ºC e máximas entre 22ºC/23ºC, se ficasse assim o inverno inteiro estaria satisfeito, previsão do foreca esta ficando boa pra cá, as máximas são superestimadas, nunca que vai fazer 29ºC amanhã por exemplo, hoje previu 27ºC mas ficou em 23,5ºC com sol o dia todo:
  21. Bem vindo Julho, espero que esse mês seja diferente, que chegue ao menos uma MP no Sudeste, semelhante a do fim de Maio. CFS já não prevê mais aquele mês abaixo da média no Sudeste, agora a previsão é de temperaturas levemente acima de média no Centro-sul, as maiores anomalias aconteceriam nesta próxima semana.
  22. Mínima de 12ºC é luxo nesse Junho ruim em parte do Sudeste, hoje a variação foi de 15,8ºC a 23,7ºC, não tenho tido mais ânimo de acompanhar os modelos/previsões do tempo. Pra mim esse é o pior Junho da década, seguido de 2014 e 2015. Médias mensais aqui: Máxima: 21,9ºC, Mínimas: 14,0ºC, Chuva: 13mm, o problema é justamente as mínimas, estão bastante elevadas, muitos dias nublados, gosto tanto do sol nesta época do ano, ver os raios solares inclinados, mas as nuvens não deixam, seguram as máximas, mas as mínimas disparam.
  23. Também estou farto dessa dinâmica, o pior para mim esta sendo a falta de sol e a umidade, nesse mês tive apenas uns 4/5 dias de tempo aberto, a maioria até então está sendo nublado/parcialmente nublado, em alguns tive que usar ventilador e ficar com a janela aberta, chuveiro esta no modo verão, fico pensando se em Junho está assim, o que será de nós no trimestre ASO que nos últimos anos vem sendo péssimo para o Sudeste, marcado por queimadas, seca e onda de calor, melhor aproveitar esse tempo ameno até Julho, porque em Agosto começa a nossa saga de calor até Março de 2019. Nessa década tivemos apenas 2 Junho(s) bons que eu me lembre, 2011 e 2016 o resto tudo mediano a ruim, Julho só o de 2012 se salva, Agosto somente o de 2011 e 2013, isso para minha região que não foi muito afetada pela grande MP de 2013 nem pelas marítimas do ano passado. CFS está otimista de mais, quero ver se vai acertar essas previsões para o próximo mês.
  24. Pelo GFS 12z é bloqueio até o fim da grade, as temperaturas ficam um pouco normais no meio desse período, Sul ainda teria uma MP no dia 23, depois o calor até desceria para lá. Só o CFS está otimista. Hoje a minima foi horrorosa aqui, 17,4ºC, choveu na madrugada, máxima esta em torno de 20ºC (nublado), era meia noite e estava 19,8ºC, tive que usar ventilador e ficar com a janela aberta praticamente no auge do inverno, pode parecer ameno se comparado a outros lugares, mas a minha região tem altitudes médias de 1000/1100m, temp. deve estar de 4ºC a 6ºC acima da média. Bloqueião horroroso para o sudeste, sorte que estamos em Junho, se pega um desse em Janeiro...
  25. Máxima hoje ficou em 25,8ºC após minima de 14,8ºC, grande contraste entre Sul/Centro-Oeste e o interior do Sudeste, lugares com pouca altitude tendo máximas bem baixas, algo praticamente impossível de acontecer aqui, mesmo tendo 1000m de altitude, parece inicio de primavera, sudoeste de MG está em uma região neutra, não tem muita continentalidade nem esta próxima ao oceano, o que nos salva é a altitude. No interior de SP: Ribeirão Preto agora(18:40) faz 25ºC, Campinas esta com 17ºC.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.