Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Eduardo KNeto

Members
  • Posts

    269
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Eduardo KNeto

  1. Em 08/09/2022 em 11:06, Victor Naia disse:

     

    Cenário muito complicado para áreas enormes do café arábica em MG e SP, com destaque para o Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e áreas baixas (800-850m) do sul de Minas e Centro Oeste mineiro.

     

    O déficit hídrico é assustador em alguns lugares. 

     

    Realmente está bem complicada a situação, estou perto de Poços de Caldas e o que se vê é a vegetação extremamente seca, sem chuva significativa desde 16/05, se somado os acumulados de 17/05 até hoje mal passa de 10mm, dizem que la nina traz seca para região sul, mas parece que traz para o sul/sudoeste de MG, três anos iguais, com ausência quase completa de chuva relevante do outono até o início da primavera, sendo o pior em 2020 que só foi encerrar a estiagem pra valer em novembro, tenho um pé de café na horta e começou a florada a poucas semanas, depois daquelas chuvas fracas no começo de Agosto, perdeu tudo, as flores secaram rapidamente.

     

    E as previsões estão horríveis, a chuva prevista para esse setembro sumiu do mapa, eu estava empolgado em acompanhar os modelos e ver as tendências de chuvas boas, primeiro no 07/09, depois seria em 12/09, agora sumiu de vez, região nordeste de SP ainda se safou, teve bons acumulados nos últimos dias, aqui, poucos Km/s a leste passamos zerados literalmente, o calor e as queimadas vão ser destaque de agora em diante.

     

     

    Screenshot_20220909-011417_Samsung Internet.jpg

    • Like 6
    • Sad 5
  2. Em 05/09/2022 em 18:28, Renan disse:

    Dia fantástico hoje em Juiz de Fora, com máximas mais baixas que o previsto devido à maior cobertura de nuvens. Para os padrões de Setembro, sem dúvidas um dia bastante frio.


    E todas as estações tiveram máximas sub-20. Eis os dados:

     

    Bandeirantes: 13,3C / 19,5C

    Alphaville: 10,9C / 17,1C

    INMET: 10,7C / 17,2C

     

    Ibitipoca: 10,1C / 18,1C (máxima mais alta devido a mais picos de insolação).

    Aqui é o oposto, dias e mais dias com máximas em torno dos 26°C como foi hoje, modelos estavam prevendo boas chuvas pra cá, agora nas últimas rodadas foi pro ralo, ficou tudo para a região a Sul, eu só queria uns 20mm em um dia pra molhar a terra, tenho uma hortinha que está precisando muito, a mexerica começou a florada mas não está se desenvolvendo e as pitangueiras ficaram só nos galhos, já vamos pra 4 meses sem uma chuva boa, aqui virou parte do Brasil do central agora, exceto pelo calor, em termos de chuva está tão ruim quanto em regiões de GO e DF.

    • Like 6
    • Sad 8
  3. Por aqui ficamos no quase, a MP da semana passada foi e será muito superior que esta na região sudoeste de MG, pena não ter se formado um ciclone para impulsionar o frio até aqui, até agora pouco estava nublado, o sol saiu e a temperatura subiu, no momento 21°C e subindo. Ontem registrei a maior máxima em meses 27.8°C, nessa MP atual provavelmente não teremos 1mm sequer, nenhuma máxima sub-20 e nenhuma mínima sub-10, muitas diferenças entre oeste e leste, a longitude tem feito mais diferença que a latitude, enquanto o MS e oeste de SP está com excelentes acumulados com uma boa trégua na seca, aqui a leste segue tudo seco e propício a queimadas, última chuva boa mesmo com bons acumulados foi em 16/05, espero que setembro seja diferente, já está na hora desse mês não ser tórrido.

    • Like 9
  4. Em 18/08/2022 em 13:07, marcio valverde disse:

    A tarde inicia com chuva e 16,4°C, enquanto a região de Ribeirão arde sob 33°C. Acho que demos muita sorte dessa vez.

    Triste ver que essa MP vai ser fraca na região nordeste de SP e sudoeste de MG, por aqui ao lado de Poços talvez nem máxima sub-20 eu registre, sendo que até uns 5 dias atrás chegou a projetar máxima de 13°C, chuva só nos sonhos, fecharei o mês com 8mm e seguiremos na estiagem, nenhuma chuva forte consegue chegar nesses lados de MG, bem diferente do centro-oeste paulista e MS, que já estão com acumulados excelentes, último agosto com chuva acima de 10mm em pelo menos 1 dia foi em 2019.

     

    Agora 25°C com sol.

    • Like 2
    • Sad 6
  5. Em 10/08/2022 em 15:35, Renan disse:

    Começou a advecção do ar polar lá na minha estação em Ibitipoca, agora com 14,0C e ventos de oeste / noroeste, obedecendo ao giro do ciclone. Essa entrada de frio era iminente, pois as cidades do sul de Minas próximas de lá já estavam com temperaturas até mais baixas que isso. Agora é ladeira abaixo. Hoje de noite estarei lá para conferir isso.

     

    Por aqui, ainda muito vento mas sem frio, a entrada polar deve ocorrer em breve também.

    Pelos lados de Poços de Caldas a chuva começou no fim da noite de ontem e cessou no fim da manhã, foi apenas chuva fraca mas contínua, deve ter acumulado uns 5mm, por volta do meio dia a temperatura estava em 12.5°C, durante a tarde o sol abriu com muito vento e registrei a máxima de 15.7°C, agora faz 12.8°C com céu limpo e rajadas de vento, lembra aquela MP de Maio.

     

    Como eu estava com saudades de uma mudança no tempo assim, depois de junho e julho sem graça, isso aumenta cada vez mais o meu ódio desses bloqueios, a região sul tem sorte de não ser tão afetada, Curitiba por exemplo, apenas 4 graus a mais de latitude que aqui e já tem uma dinâmica muito boa, enquanto aqui já é mais parecido com o Brasil central, salvo um ou outro mês bom como foi julho de 2021.

     

    Esperamos quase 3 meses para ter um frio decente e alguma chuva com acumulação, mal vejo a hora do la nina acabar, parece que com ele MG fica com clima mais parado, sem dinamismo, com quase ausência de chuva do fim do outono ao início da primavera e poucas FF conseguindo chegar ao estado.

    • Like 14
    • Thanks 2
  6. Em 29/07/2022 em 19:36, Renan disse:

    ESTOU EM ÊXTASE!!! FINALMENTE UMA MUDANÇA DE TEMPO EM JUIZ DE FORA, após incontáveis dias e várias semanas sem qualquer fato interessante na atmosfera. 
     

    O dia ainda começou com o típico frio seco que fez parte daqui durante todo o mês. Porém, no fim da manhã as rajadas de vento começaram, e ganharam força à tarde ! Rajadas de quase 50KM/h no Alphaville e 30Km/h no bairro Bandeirantes. A temperatura atingiu os maiores valores desde o início do inverno. Por um TRIZ não cheguei a 30 graus, a máxima ficou em 29,9 graus , kkkkkk. 
     

    Então chegou a frente fria….e trouxe uma mistura de vento, chuva fraca, nuvens pesadas e MUITA FUMAÇA E POEIRA. Lembrou aqueles eventos do ano passado no interior de SP:

     

     

    IMG_3915.MOV 3.45 MB · 0 downloads  

     

    Aqui também, primeira mudança em pouco mais de 1 mês, muito vento, depois passou uma banda de nuvens que até estavam um pouco escuras, caiu um pingo aqui e outro ali sem acumulação, passou rápido e o sol já abriu depois, agora está cheirando queimado com temperatura em torno de 17°C, um dos dias mais poluídos do ano até agora, essa ventania levantou muita poeira. Semana que vem promete ser bem quente, pode chegar aos 32°C pelo gfs. Estou com medo dessa bolha de ar quente do Brasil central, em Agosto já está forte assim com Setembro e Outubro chegando, já fico bem apreensivo.

    • Like 9
    • Thanks 2
  7. Em 24/07/2022 em 18:23, Victor Naia disse:

    Valeu, Carlos.

     

    É isso: noites frias a geladas seguidas de tardes amenas a quentinhas, padrão do inverno no Sul de MG. São Lourenço por estar mais ao leste, próximo do mar e na Mantiqueira, beneficia mais das FF oceânicas e tem alguns registros de tardes bem frias. 

     

    O centro/miolo do Sul de MG, o quadrado entre Alfenas, Boa Esperança, Machado, Pouso Alegre e Varginha come mosca nessas situações, e também nas continentais que pegam mais em cheio a parte oeste da região, ali em Passos, São S. Do Paraíso etc.

     

    O Sul de MG tem um padrão, mas é uma região grande. Tem muito microclima e as baixadas em menores altitudes (800-950m), são mal monitoradas.

     

    Depois olhe os dados de Lambari, surpreendente. É o frio de baixadona típico da região que algumas PWS hoje conseguem pegar. E uma amplitude térmica enorme.

    Aqui no oeste do sul de MG, divisa com SP, diria que fica num meio termo, as FF continentais por vezes não conseguem avançar com força pelo paredão de serras a oeste, exemplo de julho 2013, não foi forte aqui, tanto que mal lembro das temperaturas que fizeram e não registrei nada, interior de SP se dá muito bem, as vezes o limite do bloqueio fica bem aqui, outro exemplo foram as chuvas de junho passado que não conseguiram atingir a região. Já as FF marítima pegam mais forte o leste da região.

    Por aqui nos últimos dias as temperaturas caíram, voltou aquele padrão de mínimas na casa dos 10°C e máximas de 24°C, sigo sem passar dos 26°C desde meados de Maio. Finalmente as previsões começaram a mudar, torcer pra essas projeções dos modelos pro começo de Agosto se confirmar.

    • Like 11
  8. Em 24/07/2022 em 18:17, Victor Naia disse:

    Pois é, meu caro Luide.

     

    Esta semana será de atenção acompanhando a evolução do quadro/previsão.

     

    Ainda sobre 2011, eu recordo perfeitamente que na EPTV (afilhada da Globo no Sul de MG), foi relatado que o aeroporto de Poços de Caldas registrou -3,5°C neste evento, no dia 05 ou 06 de Agosto. O Aero de Poços fica em uma área plana na parte sul da cidade na casa dos 1.250m. Não acredito que seja um topão pela marca muito expressiva. 

     

    Eu nunca consegui confirmar este dado. Caso alguém tenha alguma informação, seria ótimo.

     

    Em Varginha, foi a última vez que tinha visto geada na área urbana. Apenas em 07/07/2019 a vi novamente perto do centro da cidade; talvez em Junho de 2016 tenha ocorrido - mas não estava por lá. 

     

     

    Boa parte da área urbana de Poços é de baixada e semi-baixada em torno dos 1250m, o centro fica em uma delas, mas tem bastante edificações, quando vou lá percebo que é um pouco mais quente que áreas mais afastadas, também tem muita poluição e circulação de veículos.

    A serra do selado ocupa toda face norte da cidade, e parte das faces noroeste e nordeste, com topos de até 1600m, nesta onda de frio de Agosto 2011 eu estava lá a noite, e passei muito frio, lembro muito bem de sair da minha cidade por volta de 8 da noite com o termômetro já marcando em torno de 6°C.

    O aeroporto de lá fica em área de baixada mesmo, é uma área aberta, ali despenca a temperatura, o mesmo vale para o parque municipal e a entrada da cidade vindo de leste, no posto da PRF, tem um gramado grande em frente com um heliporto, ali já vi geada várias vezes.

    • Like 10
    • Thanks 1
    • Sad 1
  9. Em 22/07/2022 em 13:43, Eclipse disse:

    Sul de MG com forte geada na próxima semana. Agasalhem os ETs visitantes por favor.

    Quase 30°C e quase 25°C em 850hpa no dia 29 próximo a Poços de Caldas. Geada só nos sonhos ou saindo do "semi árido" sudoeste mineiro, que pode chegar aos 90 dias sem chuva maior que 1mm/dia no meio de Agosto. Um dos invernos mais pífios dos últimos anos para MG, e o terceiro seguido com ausência quase completa de chuva.

    Screenshot_20220722-145006_Samsung Internet.jpg

    • Like 7
    • Sad 3
  10. Em 11/07/2022 em 17:11, Renan disse:


    Espero de todo meu coração que você esteja certo. Seria uma pena se a MP mais forte do ano ficasse com aquela lá no outono. 

    Seria mesmo, e não só a mais forte do ano como a única MP relevante no sudeste em 2022, depois dela tivemos apenas uma fraca nos dias 13 e 14/06 que registrou 6°C nesses dois dias, e essa marítima por último que foi boa pra região de JF e normal aqui na região de Poços, nem baixou de 8°C no meu termômetro, e não tivemos máximas sub-20.

    Por enquanto não dá pra reclamar nem elogiar esse julho por aqui, as máximas tem ficado abaixo dos 24°C, na maioria dos dias entre 21°C e 22°C e as mínimas entre 9°C e 11°C, o que mantém a sensação de frio, dentro de casa ainda não tive sob-20 nesse mês.

    Estou muito decepcionado com as chuvas, nem as médias irrisórias da época vamos atingir, se junho fechou com 2mm, julho fechará zerado, chegando a 60 dias sem chuva maior que 1mm/dia em 17/07.

     

    Torço por agosto, faz tempo que esse mês não tem um frio realmente intenso em MG, me recordo de 04/08/2011 que fez muito frio, eu estava na PUC em Poços na noite desse dia a 1300m de altitude, havia fina camada de geada nos carros pouco antes da meia noite, também me lembro de uma forte no dia 28/08/2013, nessa eu também estava lá, e fez bastante frio, desde então nos Agostos dos anos seguintes não me recordo de frio intenso no mês, abaixo uma imagem do antigo modo clima do Google maps do dia 28/08/13 as 5hrs da manhã. Agora lembrei daquela "super MP" de agosto de 2020, ela foi fraca pra cá, não baixou dos 9.9°C e a menor máxima foi de 17°C, nem chuva boa ela trouxe, só chuviscos.

    asd~2.png

    • Like 9
  11. Em 06/07/2022 em 20:33, Daniel Lisboa disse:

    Obrigado por postar estes mapas e me fazer desistir de vez deste inverno

    Por esses mapas esse frio fica só pra região sul, nós do sudeste e centro-oeste vamos ficar só na vontade, e da pra incluir até o norte do PR nessa lista. Por aqui está agradável, muito graças a altitude e tempo seco, ontem e hoje amanheceu na faixa dos 9C°, as tardes tem ficado entre 22C° e 23C°. A seca também esta muito presente, os carros passam nas estradas rurais e levantam uma nuvem de poeira, vegetação só esperando uma faísca pra começar os incêndios, já os níveis das represas estão bons, dia 17 completamos 60 dias sem chuva significativa na região de Poços de Caldas.

    • Like 11
    • Thanks 1
  12. Em 03/07/2022 em 16:50, Renan disse:


    Eu te entendo , Sandro…há exatos 1 ano atrás , meus extremos de temperatura foram 06,1C / 23,1C. Hoje essa variação foi de 09,4C / 26,4C. Ou seja, mínima abaixo da média e máxima acima. 
     

    Bom, infelizmente não teremos muito a falar do tempo nesta primeira quinzena, mas eu realmente não me importo com isso caso venha a “recompensa” logo depois. 

    É como o Coutinho disse, uma hora pisa na brasa e outra no gelo, só que no sudeste passa bem mais tempo pisando na brasa e o sul mais tempo no gelo, aqui nessa situação de bloqueio só se salva regiões com altitude, a nordeste de Poços de Caldas estou a 970m de altitude, se tiraresse uns 300m poderia chegar a 30°C nos próximos dias, sorte que ainda tenho isso.

     

    A previsão é semelhante a de JF, muito constante, dias iguais, 23/24 nas máximas e 10/11 nas mínimas, já Mococa que está a 645m e 65km a oeste daqui tem previsão de vários dias com 28 de máxima e de 13 até 15 de mínimas. O lado "bom" é como foi comentado aqui, "ainda bem" que é julho, pq se fosse em janeiro ou fevereiro, Deus nos livre, só lembrar de 2014 e 2015 me dá arrepios.

     

    • Like 15
    • Thanks 1
  13. Em 27/06/2022 em 11:37, Renan disse:

    O pesadelo da estiagem em Juiz de Fora neste ano. Precisamos falar sobre a gravidade que serão os incêndios, caso as chuvas não voltem mais cedo.

     

    O fato é o seguinte: Desde o final de Fevereiro até hoje (4 meses), o acumulado TOTAL é de incríveis 125,8mm ! Isso mesmo, esse é o total acumulado na minha estação em 4 meses, sendo que o auge da estiagem teoricamente ocorre entre Julho e Setembro.

     

    A paisagem já está desoladora, tudo seco, há muito combustível para intensas queimadas.

     

    Se é normal o regime tropical ter a estiagem ? Sim, é normal. Mas não com a intensidade que vem sendo observada em 2022. Pois o período chuvoso acabou muito precocemente e este está sendo o grande problema. Acredito que não só na zona da mata, mas em boa parte de Minas.

    Correto, aqui na região de Poços de Caldas estamos na mesma, apesar de ter tido um pouco mais de chuva que aí em fevereiro e março, ontem estive pela zona rural e realmente está tudo bem seco, bastaria uma pituca de cigarro para iniciar incêndios na vegetação, a última chuva boa foi em 16/05, com 15mm, grande parte do estado do SP deu sorte e teve boas chuvas nesse mês, junho passou praticamente zerado aqui, só com míseros chuviscos. Acho que esse ano boa parte de MG ficará como o Brasil central em termos de chuva, sempre me lembro de ver no jornal "Brasília está a mais de 100 dias sem chuva", parece que esse ano isso podo ocorrer no nosso estado, pelo menos o estouro que foram as chuvas em outubro, dezembro e janeiro deixaram a represa cheia, ontem passei por ela e o nível ainda está bom, mas já dá pra ver as margens aumentando. Sobre o frio, depois de um julho 2021 dos sonhos, esse parece que vai ser dos pesadelos, será que estamos entrando no que será lembrado como o "pífio julho de 2022"?

    • Like 9
    • Sad 7
  14. Cenário clássico de Asas e MP marítima na região de Poços de Caldas nós próximos dias, não é o melhor dos mundos mas se ficar assim também não tem do que reclamar. Junho vai terminando aqui com míseros 2mm, bem diferente do interior de SP e até mesmo de algumas áreas do sul de GO e MT que tiveram bons volumes para a época. Aqui a vegetação já está bem amarelada e seca, última chuva significativa ocorreu em 16/05 e a próxima só Deus sabe. Na região de Poços estamos no meio termo da zona de transição para chuvas no outono/inverno, salvo raras exceções, como junho 2012, final de maio e início de junho 2016. Mínima do mês ficou em 6.5°C no dia 14 da semana passada.

    Screenshot_20220622-145845_Samsung Internet.jpg

    • Like 14
    • Sad 1
  15. Na região sudoeste de MG, perto de Poços de Caldas, esse junho está com cara de início de Agosto, pessoal daqui anda comentando isso e eu confirmo, chegou a 25°C em alguns dias e mínimas na casa dos 12°C.

    Venho acompanhando essas chuvas no interior de SP nas últimas semanas, e fico impressionado ao ver que aqui só tem chuviscos, o acumulado do mês deve estar em torno de 1mm. Enquanto tem chovido bem no estado de SP, aqui ficamos chupando o dedo, a vegetação já está bem amarelada, a última chuva boa foi em 16/05. Espero que consiga pelo menos uma sub-10 na MP da próxima semana, ao que tudo indica, maio será mais frio que junho em MG.

    • Like 5
    • Thanks 1
    • Sad 6
  16. Boa noite gelada e ventosa a todos, a nordeste de Poços de Caldas, tive máxima de 15°C com sol, poucas nuvens e muito vento, temperatura ficou na casa dos 14.6 boa parte da tarde, a mínima no quintal com telhado cobrindo o termômetro foi de 7.6°C, confesso que esperava mais, uns 5 de mínima e 13 de máxima, ano passado nas mp's de julho registrei 2.9°C por duas vezes nesse mesmo termômetro e local coberto, se eu colocá-lo em cima do telhado ao ar livre geralmente registro entre 3 e 4 graus a menos a noite. O diferencial dessa vez está sendo o forte vento, agora faz 10°C, nublado e com rajadas fortes. Para amanhã a mínima não deve surpreender devido a nebulosidade. Vamos ver qual será a mínima de sexta, a mais fria segundo o modelo europeu.

     

    • Like 14
  17. Ontem no fim da madrugada acompanhei pelo radar ipmet o avanço de uma linha de chuvas fortes pelo noroeste de SP, Mococa (65km em linha reta daqui) por volta das 4 da manhã o núcleo de chuva no radar aparecia na cor rosa, hoje vi as notícias dos estragos por lá, caiu granizo em vários pontos da região em plena madrugada e derrubou algumas árvores. Por aqui esse núcleo chegou um pouco mais fraco as 5 da manhã, com chuva forte e trovoadas sem granizo, acumulando 16mm. A última saída do europeu projeta máxima de 13°C na quarta, o amanhacer mais frio agora seria na sexta com 3°C.

    • Like 12
  18. Em 14/05/2022 em 22:00, Bruno D disse:

    Linha de 0°C em 850°hpa indo além de Lavras-MG pelo GFS 18z, não me lembro de ver nada neste nível, sendo projetado tão próximo ao evento: 

     

     

     

     

    Screenshot_20220514-215403~2.png

    Boa noite a todos, realmente nunca vi previsão da linha de 0°C em 850hpa chegando no sul de MG tão próximo do evento, dessa vez acho que pode surpreender tanto em máximas como em mínimas, pela 18z teríamos máximas em torno dos 12°C na quarta e 10°C na quinta algo que nunca presenciei nesses 11 anos que acompanho o clima, tem potencial pra bater a minha mínima do ano passado que foi de 2.9°C no quintal embaixo do telhado, e talvez até dos dias mais frios que me lembro, 28/06/11 e 04/08/11.

    Os cafezais da região vão ser atingidos de novo, pelo que vi teria muito vento na madrugada do dia 18 com a linha de 0°C entrando na região. O europeu tem oscilado um pouco nas previsões pra cá, o dia mais frio seria quarta com máxima de 14°C com sol e mínima de 5°C sendo que já chegou a projetar mínimas de 2°C com máxima de 13°C.

    Fico pensando na serra do selado em Poços de Caldas, o topo está a aproximadamente 1600m, a sensação térmica que vai fazer lá com o vento e advecção do ar frio, e na cidade também que fica na média de 1200m logo abaixo dessa serra que está a norte, tem lugares ali que devido a vegetação e relevo mal tem sol nessa época do ano, já fui na fonte dos amores várias vezes no inverno e sempre tem vento frio de montanha, mesmo sem MP's.

    Aqui na cidade vizinha estou a 970m, uns 15m acima de uma baixada, espero que tenha pelo menos uma máxima em torno ou abaixo dos 14°C com sol, algo raríssimo no sudoeste de MG, nas mínimas espero que bata a do ano passado.

    • Like 13
    • Thanks 2
  19. Boa noite a todos, a nordeste de Poços de Caldas MG seguimos na seca, a minha cidade é mais uma das que parecem ter um domo de vidro, as chuvas fortes desviam e com gosto da área urbana, ontem passou a menos de 10km de distância, choveu fraco a noite acumulando 5mm, setembro conseguiu a façanha de ser pior que o do ano passado, com apenas 17mm contra 23mm, em uma unica pancada na noite do sábado a 3 semanas atrás, fico impressionado por ver que regiões bem mais a norte como BH já terem tido bons acumulados, igual ao ocorrido em 2020.

     

    Ano passado só foi chover pra valer aqui em 9 de novembro, e várias vezes a chuva passando ao lado da cidade, fato que aumentou e muito a partir de 2012, cada vez mais presencio o desvio das chuvas, vamos ver como vai se comportar esse outubro, que para superar o de 2020 seria fácil, basta chover mais de 20mm no total.

    • Like 9
  20. Saudades de um setembro como o de 2009 por aqui, naquele mês tivemos grandes temporais na região de Poços, me lembro do dia 08/09, cheguei da escola e vi nos jornais grandes temporais no estado SP, por volta das 16hrs começou a escurecer e aparecer nuvens bem carregadas chegando de oeste, choveu bem forte nesse dia, tenho vários registros de chuva nesse 09/2009, dia 8, 9, 20, 23 e 28, hoje em dia é rarissimo uma linha de instabilidade como essa conseguir chegar aqui. Agosto fechou com 6mm, chuvas fracas no domingo e segunda.

     

    A previsão segue desanimadora pra cá pelo tempo.com, do dia 5 até o dia 13 máximas acima dos 30C, com uma sequencia de 33C e 34C a partir do dia 7.

     

    Abaixo uma foto do dia 08/09/2009:

     

    kdk_1343.jpg

    • Like 15
  21. Boa tarde pessoal, região de Poços de Caldas segue muito seca mas não tão quente, na minha cidade a nordeste de Poços ainda não choveu nesse mês, aquele evento de chuva do meio do mês passou perto mas só caiu uns miseros pingos, nem molhou o asfalto, máximas tem ficado entre 26C e 28C já a vários dias, e as previsões de chuva para começo de setembro sumiram dos modelos. 

     

    Ano passado foi um show de horrores aqui, passamos o trimestre ASO sem nenhuma chuva volumosa, os acumulados foram 3mm, 23mm e 20mm respectivamente, sempre com chuvas fracas de menos de 10mm, a estiagem favoreceu uma infestação de pernilongos, eu chegava a matar mais de 40 por dia dentro de casa, só melhorou depois da primeira chuva boa que foi em 09/11 com 22mm, pelo visto isso vai se repetir nesse ano se as previsões se confirmarem devido ao la nina.

     

    • Like 14
  22. Por aqui o frio da semana passada foi um pouco mais intenso na mínima, hoje amanheceu com 2.9C contra 2.7C, confesso que esperava um valor menor, pois a temperatura na noite e começo da madrugada estava cerca de 1C a 2C menor que do dia 20 no mesmo horário, ontem a máxima foi de 15.7C com sol, agora 13:35 esta 16.7C sol com nuvens altas, dentro de casa esta 14C muito desconfortável, a sensação de frio desta mp esta maior devido as máximas menores e a chuva do dia anterior que surpreendeu. Lembrando que nas baixadas deve ter geado parecido com a semana passada, meu termômetro fica na parede entre o chão e o telhado de brasilit no quintal.

    • Like 8
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.