Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Eduardo KNeto

Members
  • Content count

    238
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

97 Excellent

About Eduardo KNeto

  • Birthday 06/14/1993

Location

  • Location
    Poços de Caldas-MG/Botelhos-MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Na região a nordeste de Poços de Caldas a situação está muito feia, nesse Outubro estamos com apenas 11mm acumulados, com ultima chuva >2mm no dia 09/10, está pior que alguns meses de Agosto dos anos anteriores, acompanho o clima desde 2011, e essa é a seca mais longa que vivencio, desde 9 de junho o acumulado somado é de apenas 37mm, 0 em julho, 3 em agosto, 23 em setembro e 11 em outubro, e pelo andar da carruagem vai continuar ruim, pelas previsões a região centro norte de MG pra cima será muito beneficiada. Aqui segue tudo seco, a vegetação começou a esverdear no final de setembro, agora já esta murchando, la niña devia deixar pelo menos um pouquinho de chuva para a minha região, todo dia vejo no radar chuvas no interior de SP, triângulo, centro e leste de MG, mas parece que a "zica" é aqui. Até Poços de Caldas famosa pela chuva farta está com estiagem, lá já estão utilizando o volume morto das represas, dessa vez o problema não só em minha cidade, mas em toda região.
  2. Semana que vem vai ferver, nunca vi isso, quase 34ºC em 850hpa aqui no sudoeste de MG, vai bater quase 37ºC. A chuvinha da madrugada deu uma segurada nas máximas hoje, que ficaram em torno de 32ºC, dia 10 provavelmente vai bater o recorde de calor aqui dos últimos 5 anos, pelo menos o alívio deve vir a partir de 11/10. Repetecos de outubro de 2012 e 2014 cada vez mais frequentes, só espero não ver os de janeiro 14 e 15 tão cedo, aquilo sim foi calor, devido ao sol a pino e umidade mais alta, nos 3 anos que anoto o clima, acho que a maior temperatura que presenciei aqui foi 35ºC em fevereiro 2019. Alguns relatos bizarros desse 2020 pra vcs: em junho no dia 07 choveu uns ~50mm, depois disso as pitangueiras aqui floresceram, algo que normalmente ocorre em fins de agosto, nesse ano aconteceu com quase 3 meses de antecedência, também vi floradas de ipê no começo de julho, em fevereiro choveu mais de 100mm em um único dia, mais de 110 dias sem chuva >3mm, no intervalo de 8 de junho a 21 de setembro, choveu em apenas 1 dia (3mm), muitos extremos em um único ano. E o frio? foi só aquele de 27 de maio, junho bem acima da média, pra falar a verdade, os junhos a partir de 2017 tem decepcionado bastante por aqui, agosto vem sendo mais frio que junho, bizarro para latitude 21º, que em agosto o sol já "subiu" bastante no céu.
  3. Olá pessoal, espero que todos estejam bem!! Estou de volta após alguns poucos anos, me frustrei tanto com o clima que parei de acompanhar, estava me estressando muito, apesar disso ainda anoto diariamente e manualmente as máximas, mínimas e precipitação aqui ondo resido em Botelhos-MG (~1000m) ~22km em linha reta à nordeste de Poços de Caldas, falhei em apenas um único dia desde Agosto de 2017, coincidentemente o clima havia melhorado quando parei de acompanhar modelos e notícias a respeito, mas em 2020 piorou de vez, a cidade segue com o velho e conhecido "azar" das chuvas passaram ao lado, e pouquíssima chuva desde meados de Março, cheguei a passar de 8 de junho até 20 ou 21 de Setembro com apenas 3mm que choveu por volta de 20 de agosto (frio aqui foi ruim, nem baixou de 10ºC nessa MP), infelizmente conto para vocês que perdi todas as planilhas com os dados climáticos de 3 anos, minha conta Google foi roubada ontem, com ela se foi os dados climáticos e meu trabalho com canal no youtube, não vou me alongar nesse assunto, já contatei o suporte do youtube e vou aguardar retorno semana que vem, ontem 03/10, a temperatura aqui variou de 20,4ºC a 33,8ºC, maior máxima do ano foi 34,0ºC semana passada, veja só, curiosamente enquanto escrevo essa publicação começou a chover aqui, enfim, vou voltar comentar sobre o clima na minha cidade e região sudoeste de MG. Estava com saudades, vi que a maioria do pessoal ainda está aqui, o conterrâneo mineiro Renan de Juiz de Fora, Daniel85, entre outros, me lembro da maioria. Abraços a todos bazianos!!
  4. Boa tarde, por aqui tive duas mínimas sub-10 (9,5 e 9,8) em local coberto nos últimos dias, as máximas tem ficado em torno de 27ºC, tudo que mais quero agora é volta da normalidade climática no sudeste, como seria bom uma primavera e verão com chuvas dentro da média, sem aqueles bloqueios que insistem em aparecer em outubro e janeiro, a tão sonhada volta da ZCAS.
  5. Pra mim 2018 foi melhor que 2017 no sudoeste de MG, as marítimas do ano passado não pegaram tão forte aqui, mas nesse ano tivemos 3 MP's secas continentais, a de Maio foi a melhor, Junho foi ruim, passou em branco, mas teve máximas comportadas, uma MP boa em julho, ficou 1 semana inteira com mínimas sub-10, agosto também teve uma boa MP seca e chuvas acima da média. No geral classifico como muito bom. Clima primaveril já dando as caras aqui, pitangueira cheia de flores. Médias de Agosto até dia 26: máxima 22,2°C, mínima: 12,5°C.
  6. Nem sinal do ar polar na região de Poços de Caldas, parece que ficou bloqueado no interior de SP, aqui tive mínima de 15,1ºC e agora já esta chegando nos 24ºC, aumentou bem as média de Agosto nesses últimos dias. GFS 12z indica uma nova frente fria para o dia 03/09, antes disso (01/09) a temperatura em 850hpa passaria dos 22ºC aqui.
  7. Frio não chegou no norte do sul de MG, hoje a máxima ficou em 23,9°C sem chuva, ontem foram 3mm com máxima de 19,0°C, Agosto deve fechar com 74mm aqui, valor superior a Março(64mm) e Abril(68mm), tendência de aquecimento para o fim do mês. Na pré frontal registrei 27,4° na sexta, maior máxima do inverno, valor que deve ser batido facilmente nas próximas semanas. Agora começa o famoso "bro-bro" época mais quente no interior do país.
  8. Chovendo forte aqui agora com bastante raios, melhor Agosto da década no sul/sudoeste de MG.
  9. Agosto irreconhecível aqui também, médias estão em 21,05°C na máxima e 12,5°C na mínima, compensada em 14,75°C com 55mm acumulados, se Setembro repetisse 2009 já estaria satisfeito, pitangueira aqui em casa já está cheia de flores, no ano passado ela floresceu no começo de Outubro, ipês mal floriram ainda. Maior máxima do mês foi hoje com 25,2°C.
  10. Aqui na cidade vizinha a Poços (22km a nordeste), 980m semi-baixada está 3,5°C com 95% de umidade no termohigometro que coloquei ao ar livre em cima de um telhado protegido do vento, ontem estava 1,8C° as 5 da manhã. Bem frio para Agosto.
  11. Aqui também achei incrível o granizo que caiu por volta de 7 da manhã, olhei para oeste e tinha uma enorme nuvem cinza-escuro vindo com tudo, a chuva foi rápida e o granizo foi pequeno, apenas 8mm acumulados em 10 minutos +/-, agora é torcer para previsão do europeu 12z se confirmar, para Poços de Caldas a previsão é de 24mm na quinta-feira, seguido de intenso resfriamento para um mês como Agosto, que nos últimos anos sempre chamei de "Desgosto".
  12. 7hrs da manhã estava caindo granizo pequeno aqui, linha de instabilidade chegou muito rápido, chuva foi forte porém não durou nem 10min, ainda não tive como ver acumulados, acredito que ficaram próximo de 10mm, no interior de SP tem mais chuvas em desenvolvimento.
  13. Os acumulados aqui entre ontem e hoje de madrugada ficaram em torno 40mm, no mês já são 45mm, muito acima da média. No momento céu parcialmente nublado e temperatura em torno de 19°C, na expectativa para mais chuvas entre segunda e terça.
  14. Bastante chuva aqui também, máxima ficou em 15,1°C, acumulados já passaram de 20mm, no momento chove fraco com 14,4°C.
  15. Aqui não caiu nenhuma gota, chuva ficou bloqueada na região de São João da Boa Vista-SP, encontrou o paredão de montanhas e não conseguiu avançar, com isso perdemos o frio vampiro, mínima ficou em 14,4ºC, maior do mês, no momento faz 21,5ºC com céu parcialmente nublado e sol na maior parte do tempo.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.