Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    153
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by jrmartinisp

  1. Na última reunião climática do CPTEC INPE, todos os modelos indicam temperaturas acima ou na média no país, o Cfs era o único que estava com a mancha azul sobre a região do Chaco inclusive até mais acentuada do que agora, mas no geral nada de prognóstico de frio e apesar de não se falar sobre a Argentina os que mostram a América do sul, não vi nada abaixo por lá tbm, curioso para ver como será isso.
  2. Para o norte/ nordeste me parece ok, o dipolo está puxando a zcit mais para o sul, mas de resto, sei não, diria que está com cara de bloqueio entre PR e SP, ja de temperatura não faz muito sentido, esta mancha azul parece estar relacionado a área de chuva acima do normal e não de ar frio, na Argentina se o norte fica quente o sul deveria estar mais frio e esta quente tudo. A partir de Abril temos que voltar a monitorar a AAO. Sinceramente, não espero nada este ano, está década está tão bizarra que postaram aqui que o análogo deste inverno será 2015, então não duvido nada acontecer de ser mais um inverno ruim. Se pelo menos chover com alguma regularidade, já fico feliz porque sofro com ar empoeirado.
  3. Pau quebrando em parte do norte / nordeste do país, alguns núcleos chegaram na coloração amarela que é a extrema.
  4. Ano passado houve muitos dias sob condições de pós frontal. Este ano apesar de Dez e Jan serem extremados o verão como um todo está mais dentro do que seria esperado ( pelo menos para a cidade de SP), ou seja, quase todo dia com chuvas, umas mais isoladas outras mais intensas e abrangentes e claro, calor.
  5. Para vocês terem idéia do caos que está chuva de SP causou, Várias pessoas que moram em bairros como Ipiranga, vila Prudente e ABC não conseguiram vir trabalhar hoje.
  6. Aqui já se fala em 7 https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/03/11/forte-chuva-isola-areas-na-grande-sao-paulo-e-causa-alagamentos.ghtml
  7. Eu particularmente fiquei bem surpreso com a força desta instabilidade que despejou mais de 100mm na região do ABC. Eu estava no vale do Paraíba a tarde e olhei nos radares e vi que estava chovendo muito no norte de SP, ainda pensei, não choverá, é comum quando há chuva pelo inferior do continente o leste ficar de fora. As previsões indicavam chuva mais intensa para o litoral sul do Estado, no boletim técnico do CPTEC INPE estava previsto o avanço de um cavado no Atlântico aumentando a possibilidade de chuva pelo litoral. Vi um pequeno ponto na serra do mar e pensei que era chuva de efeito orográfico. Não vi mais nada e um tempo depois começou a garoar, pensei que era infiltração, de repente engrossou e vi relâmpagos. Foi aí que eu vi o quanto àquilo se desenvolveu. Durante o trajeto da volta para SP choveu o caminho todo, alguns trechos com chuva forte.
  8. Eu me lembro dessa massa de ar polar de Agosto, fui fazer uma entrevista na região da Paulista e estava um verdadeiro gelo. Teve episódio de frio tardio neste ano, foi em novembro deste ano que fez os 12 graus não?
  9. Chama muito a atenção que em 1999 o calor foi no finalzinho do mês. Eu me lembro deste calor e ele acabou com uma FF que trouxe um friozinho. Mas não lembro se virou antes de Abril ou os primeiros dias do mês seguinte ainda tiveram calor.
  10. Tá brincando que a analogia é 2015, estou vendo que daqui a pouco a mínima do ano no Mirante em SP sera 12 graus 🙄
  11. Faz sentido então modelos estarem dando chuva no nordeste em março
  12. É importante frisar que: Inclinação solar faz diferença nas temperaturas? Faz, Mas não se esqueçam de uma coisa, o recorde absoluto de temperatura em SP ocorreu em Outubro de 2014 e Outubro e Fevereiro tem quase a mesma incidência solar. Em Setembro mês predominante de inverno, é até comum SP ter altas temperaturas com áreas do interior encostando nos 39/40° e capital com seus 33/34° e isto já aconteceu no primeiro decênio do mês. Eu acho que o que passamos a ter nos últimos dias no centro sul do país, foi verão sendo verão. Estamos nos acostumando com certas bizarrices desta última década. Mas lá nos anos 80/90 era comum Dezembro e Janeiro serem tranquilos com temperaturas por causa do excesso de nebulosidade e chuvas, e o fim do verão ir secando já que um mecanismo muito importante como Alta da Bolívia começa a se deslocar para leste e se desconfigurar tornando mais difícil estabelecer canais de umidade, talvez isto seja a transição, até que chega Abril e geralmente uma MP da o start para o período seco. Para mim a inclinação solar só fica mais fraca a ponto de não fazer estragos em temperaturas entre Maio e a primeira quinzena de Agosto.
  13. Sei o quanto de transtornos que isso gera, mas acho um belo espetáculo, choveu forte aonde moro, mas não assim. Uma vez comentei que gostaria de ver a força de um furacão de perto, me chamaram de louco.
  14. Talvez seja interessante comparar também com o IAG. Janeiro choveu mais no Mirante porque em situações de bloqueio aonde a chuva é puramente convectiva o Mirante se da melhor. No caso de fevereiro com FF's, cavados e afins passando por aqui a zona Sul se dá melhor por estar mais próxima do litoral, basta ver os acumulados que já tiveram no litoral. No inverno em geral esta estação sempre tenderá a acumular mais que o Mirante.
  15. É o maravilhoso mundo do fim da grade. Ainda vamos ver muito isso ao longo dos próximos meses. 😄
  16. Pra mim é abrupta, entendo que começa quando vem a primeira MP mais forte e põe fim de uma vez na termodinâmica atmosférica, é quando a partir daí chuvas só com grandes sistemas meteorológicos. Geralmente mais para a segunda quinzena de Abril, antecipar para mim foi como em 2010 (ou 2009 não lembro ao certo) quando logo no começo do mês veio uma bela MP que mudou a dinâmica atmosférica.
  17. Se isto se confirmar provavelmente teremos a década mais chuvosa nos meses mais secos para a época em SP. Desde 2009. Foram vários anos com desvios altos nos meses de Maio Junho( este inclusive o mais evidente), Julho, Agosto.
  18. VCAN, Mas o curioso é que diferente do nordeste não estava apenas nos níveis altos . Análise do boletim técnico do CPTEC/INPE: nível 250hpa Observa-se a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a Região Nordeste do Brasil, que favorece a nebulosidade presente em boa parte da Região. Sobre a Região Sul do Brasil nota-se outro VCAN, estendendo um cavado até o MT. Na interface entre estes sistemas, nota-se a difluência do escoamento, que gera divergência de massa neste nível e combinada com a termodinâmica, favorece a nebulosidade observada na imagem de satélite, que se intensifica principalmente a partir da tarde, devido ao aquecimento diurno. Sobre o continente, entre 20°S e 40°S, nota-se a presença do Jato Subtropical (JST), ao qual contorna o VCAN sobre o Sul do Brasil. 500 hpa Na análise da carta sinótica de 500 hPa da 00 UTC do dia 17/02, observa-se o aprofundamento do escoamento em altos níveis, refletindo no Vórtice Ciclônico sobre o Sul do Brasil.
  19. A região da Serra do mar é De fazer inveja para regiões mais chuvosas do país lá no Amapá.
  20. Eu acho muito complicado, acho que a parte mais dificil da meteorologia é este tipo de tomada de decisão, se não avisa e acontece, caem matando em cima porque poderia ter avisado e evitado o pior, se avisa e não acontece nada, vem o descrédito. Me lembro de 2 situações do passado aqui em SP, que deram o que falar, 1 foi o carnaval de 2004, até a quinta ou sexta-feira a previsão era sol calor e chuva de fim de tarde, mas a previsão mudou em cima da hora e choveu quase que sem parar os 4 dias. Um outro muito famoso foi o dia 08/09/2009, a previsão indicava sol com possibilidade de chuva a tarde e nem eram grandes acumulados, veio uma chuva que começou no final da madrugada e foi manhã adentro que foi um caos na cidade, choveu cerca 80mm em poucas horas, eu mesmo não consegui ir trabalhar neste dia, foi uma falha e tanto, passado alguns dias deram alerta e previsão de chuva com altos acumulados mais ou menos como era previsto para ocorrer entre ontem e hoje, mas deu que foi um dia nublado e não caiu uma gota.
  21. Não tô conseguindo acessar o radar da Unesp, mas o pau tá quebrando no norte do estado e sul de MG
  22. Esta matéria de um blog chileno da um panorama de como foi caótico este Janeiro na América do sul. http://blog.meteochile.gob.cl/2019/02/08/un-activo-verano-en-el-cono-sur/
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.