Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    320
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

601 Excellent

About jrmartinisp

  • Birthday 07/27/1980

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Gente, mas perai, estes mapas dão a visão simples de mata atlântica, do tipo que a gente aprende na escola, mas deve ter várias sub classificações não? Qdo falam em Mata atlântica eu penso na serra do mar aqui em sp, que é uma mata bem fechada, densa. Pelo interior tem mistura com araucária ou Cerrado assim como no nordeste é misturado com a caatinga e eles chamam isto de Agreste. Para não fugir muito do monitoramento choveu bem na região do vale do Paraíba agora a noite. Mas toda a instabilidade que havia por aqui, enfraqueceu
  2. Esta ultima atualização deles que justificaram ficar mais amigavel para dispositivos móveis kgou. Ficou pesado, cada ação que vc faz carrega um monte de propaganda e vc clica sem querer em várias (que vai ver é está a intenção mesmo) e é uma pena pq eu gosto da colorização que eles usam para imagens de satélite. Então como ultimamente só vejo isto eu já deixo salvo o link direto, pelo menos facilita. climatempo.com.br/satelite Qto ao o app deles, achei limitado. Recentemente eles lançaram um outro app que se chama pédagua que mostra aonde está chovendo com base no radar e as pessoas podem reportar aonde estão os alagamentos na cidade de SP, ocorrência de raios, a proposta é interessante, mas criar um app só para isto fica algo subutilizado. Imagina vc no trânsito já com um app de trânsito, aí vc vê um alagamento, tem que sair para entrar no app deles. Na minha opinião eles deviam ter feito algum tipo de parceria com apps de trânsito já utilizado por muitos tipo o Waze e colocar estas funções lá. Céu cheio de nuvens em SP e já tem chuva pelo interior.
  3. Aldo, realmente é muito difícil encontrar algo sobre isto embasado, mas não acho que é porque ninguém estuda, mas por ser um tema muito politizado acredito que ninguém quer arriscar carreira. Nos verões bizarros de 2014 e 2015 houve matérias que saíram na imprensa culpando desmatamento como provável causa, porque uns tempos antes fizeram uma matéria falando dos rios voadores e muita gente associou. Mas ninguém apresentou nada sobre o assunto, tipo, de onde tiraram esta ideia? Até então os institutos colocaram a uma provável culpa nos oceanos. Semana passada, mais especificamente no jornal nacional do dia 20/03 o assunto dos rios voadores meio que voltou a tona na previsão do tempo neste dia, explicaram como que as chuvas no sudeste são reguladas. Aliás nunca pensei em ver isto na TV para eu que fui acostumado a ver previsão do tempo de 15 segundos a la anos 90 que foi de Sandra Annenberg a Rosana Jatobá dizendo se ia chover ou não e a temperatura, ver expressões mais técnicas me surpreende. Para finalizar, eu acho que já até comentei em algum lugar daqui, ano passado a Climatempo fez um podcast com o meteorologista Cesar Soares, a partir do tempo 19:00 ele fala um pouco sobre a questão chuvas x amazônia.
  4. 2009 foi ótimo, eu particularmente adoro invernos chuvosos e não me importei com a troca da ausência de frio pela chuva em SP, inverno chuvoso está relacionado com el nino, mas é do tipo ame ou odeie pq vai depender de onde se posiciona a linha de bloqueio, geralmente ela fica sobre o RS e SC, mais raramente sobre PR e SP. A questão é que se vc fica na dianteira do bloqueio é o pior cenário possível, o mundo acabando em água não muito longe de vc e vc em uma eterna pre frontal quente e seca.
  5. Geralmente quando vem a primeira Mp continental mais forte, da uma secada legal na atmosfera e a chuva não volta mais com facilidade pelo centro do país iniciando assim a estação seca. Tanto que, ano passado devido a falta disso Maio começou quente e úmido e com atividade convectiva, algo que até então nunca tinha visto passar da primeira quinzena de Abril.
  6. Eu diria que está parecida com a de 2010. Que até aonde me lembre foi a última vez que o frio começou mais cedo.
  7. Há alguns dias atrás, alguém postou este mapa com a tendência de chuvas para Março, pelo visto esta acertando, mas, tenho algumas dúvidas sobre o que está acontecendo no sul, Sei que o regime de chuvas na região sul, ( na verdade na região do Prata) não varia muito ao longo do ano como no sudeste e centro oeste do país que concentra a chuva no verão, mas possui secas ou enchentes de acordo com os fenômenos enso. Porém as secas no RS podem acontecer em qualquer época do ano? bastando as condições oceano atmosféricas favorecerem? E esta seca já é considerada pior que a de 2005?
  8. Vai começar a época do maravilhoso mundo do fim da grade
  9. jrmartinisp

    Mapa Mundial da Poluição.

    Tinha postado alguns dias atrás no tópico do monitoramento da ENSO o link abaixo, mas acabei retirando e postando aqui porque acredito que tem mais a ver. https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/03/02/imagens-mostram-reducao-drastica-da-poluicao-na-china-2167 Só deixo no ar o que isto poderia influenciar localmente (talvez elevação nas temperaturas visto que a poluição bloqueia os raios solares?) E mundialmente, porque com o coronavirus se espalhando sobre os outros continentes haverá um pé no freio na atividade industrial (não sabemos em que escala) e uma consequente redução de emissões de diversos gases na atmosfera de alguma maneira.
  10. Choveu bem no vale do Paraíba com está chuva, inclusive com granizo na região de Jacareí. VID_20200308_173537742.mp4
  11. Olha, até os anos 90 a primeira grande FF do ano era na segunda quinzena de Abril mesmo. Soaria até esquisito esta matéria porque falaria o óbvio e inclusive a depender de alguns anos começava até antes, e olha que estou me referindo a SP, até então chegar Maio sem algum frio como andou acontecendo em alguns anos recentes era bem improvável. Mas... A julgar como estão os oceanos e a facilidade de deslocamento de de FF talvez aconteça o que aconteceu em 2010 quando já no primeiro decênio já tivemos uma FF forte
  12. Farei um adendo sobre 2014 e 2015, no caso sobre 2014. O que aconteceu neste verão foi algo totalmente fora do comum, a Alta estava posicionada praticamente em cima de SP/RJ não dando chance nem para atividade convectiva se formar. Vieram muitos porquês, a Asas fora de posição e atlantico quente foram apenas consequência de ausência de altas polares migratórias (frentes frias). Há algum tempo achei a matéria abaixo meio que culpando o que aconteceu por aqui por uma situação no oceano índico. https://www.tempo.com/noticias/ciencia/como-o-oceano-indico-influencia-o-clima-no-brasil.html
  13. Atualizando: Realmente choveu bastante, a reportagem fala em 102mm, não sei de que estação eles tiveram a informação, de qqer forma fez estragos, a chuva continua e apertou agora durante a tarde no vale do Paraíba e não deve parar tão cedo. Tem muita instabilidade pelo interior Chama atenção tbm a projeção de frio, é uma senhora Mp diria que típica para um mês de Maio? No Atlântico ela atingirá valores de 1028 No fim de semana isto é alto para a época do ano não? https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2020/02/26/chuva-deixa-pelo-menos-63-imoveis-interditados-em-jacarei.ghtml
  14. Sou de sp, mas sempre venho para esta região, esta chuva de 2003 foi uma Zcas se não me engano. A chuva de ontem causou alguns estragos na cidade e em São José dos Campos, durante a noite enfraqueceu mas continuou até quase o amanhecer e agora pela manhã tá um chove e para.
  15. Não sei se tem os dados pluviometricos da região do vale do Paraíba estou em Jacareí e chove forte há horas, certeza que é chuva para passar dos 100mm.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.