Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    344
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

819 Excellent

About jrmartinisp

  • Birthday 07/27/1980

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Nem tudo está perdido (ainda) apesar da FF já ter passado por Sp. Nas previsões a janela para para uma boa chuva vai até terça feira pois haverá um cavado segundo boletim técnico do Inpe. Depois disso pode se dar por encerrado o resto do mês. O tempo volta a secar e esquenta rápido. No final da semana que vem teríamos temperaturas passando dos 30, Climatempo mesmo chuta o balde e põe 34 no domingo e 36 na segunda feira dia 28.
  2. Eu já acho que o padrão de chuvas anda mudado tbm, ano passado tivemos pancadas de chuva por conta de calor na primeira quinzena de maio. Eu nunca tinha visto isto passar até então do início de Abril. Acho que inverno anda com mais episódios de chuva. Na última década foram vários Junhos chuvosos. Mas tivemos chuva acima do normal entre Maio e Agosto em várias ocasiões. Já no verão o padrão de zcas me parece mais difícil de acontecer. É que é difícil pegar este tipo de mudança de padrão. Na média a qtde mensal várias vezes bate, mas teria que fazer uma análise em quantos dias e quanto choveu. Quem é das antigas lembra qtas vezes aquela história de ficar 1 semana chovendo quase que sem parar em Janeiro ja estragou as férias de muita gente tanto que este ano até fiquei surpreso com este excesso de chuva em minas e sp no verão
  3. Eu fucei em todos os modelos que consigo, me parece que havera um ciclone no prata nos primeiros dias de setembro que poderia estar sincronizado com uma forte alta na retaguarda, este tipo de situação já provocou neve nas terras altas do sul, mas até aí nenhum modelo mostra nada, ( eu pelo menos não vi), até mesmo a chuva não avança direito, haverá bloqueio isso sim. Mas sei lá... em Junho eles previram que ia nevar em Agosto e acertaram vai saber.
  4. Eu acho que ele quis dizer uma alta em 500 e não uma baixa já que os valores vão chegar nos clássicos 5900. Isto significa muito calor e tempo seco com Ffs bloqueadas lá no Uruguai ou RS beliscando SC. Mas tem que ver em superfície se tiver alguma crista da Asas atuando, fica mais difícil romper o bloqueio. No verão, se não tiver alta empilhada essa é uma condição que dá condições para a termodinâmica atuar provocando as chuvas isoladas pq a atmosfera tem uma certa umidade e com a insolação forte acontece, mas antes da segunda quinzena de Outubro qdo acontece isso geralmente ficamos só na secura msm.
  5. Tenho acompanhado isto e está difícil prever, muita oscilação nos modelos a gente fica no limite dos grandes acumulados do PR, é um tira e põe toda hora, mas a Climatempo tinha publicado uma matéria no site deles que a expectativa desta semana ia ser acumular entre 60 e 80mm, acho factível, a média é baixa em Agosto, só 36mm, para o mês mais seco do ano ver granizo, ouvir trovões, ver chuva volumosa em vários bairros, tá de ótimo tamanho. Agosto tem muito bloqueio, é difícil chover, geralmente o que cai na cidade é chuva fraca de um ou 2 dias de alguma FF que já passou pelo sul e deixou toda a chuva por la, sobrando por aqui os restos das instabilidades e a infiltração. Mais ou menos como foi agora em Julho.
  6. Se isto se confirmar, começo a acreditar que o período de chuvas pode começar a se antecipar como foi em 2018. Primavera acho uma estação meio 8 ou 80. Qdo acontece de ser quente é um inferno na terra, mas tbm há várias que ficam emendando ffs seguidas não dando espaço para aquecimento e geralmente isto acontece com o pacífico mais frio.
  7. Com o evento se aproximando o que dizem os institutos: Até o dia 20 segundo a metsul. Climatempo não lançou nenhum vídeo ainda, mas postaram sobre a mudança que vai ocorrer sobre São Paulo https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/08/12/frente-fria-chega-a-sao-paulo-e-quebra-bloqueio-do-ar-seco-5169 Somar ainda não postou nada. No boletim técnico do Inpe ja mencionam que está FF avança sobre SP e atinge RJ sul de Minas. Parece que a grande dificuldade está em qual modelo confiar? GFS pelo visto avança mais o sistema? Apesar do alerta da metsul Não estou vendo notícia destacando intensidade do frio e possibilidade de neve e isto é curioso pq Vejo várias postagens aqui dizendo que será uma MP bem intensa. Eu falo isso pq Naquela MP de Maio a uma altura dessa já tinham vários vídeos rolando na internet pra falar da chuva e frio dela.
  8. Vídeo da previsão de chuva para os próximos 10 dias da metsul, já pegou a mudança, mas vejam que a chuva não se espalha por todo o estado de Sp nem atinge minas o limite fica no oeste, sul, até gde sp, sobrando alguma coisa para o vale do Paraíba. Pelo menos o PR está dentro de uma área com bom acumulado e a metade sul do MS.
  9. Olhando estás projeções de chuva e frio, um tanto agressivas, tá parecendo um pouco aquela MP de julho do ano passado. O Gfs pegou ela no fim da grade e foi mantendo depois o Ecmwf foi concordando tbm. Foi um bom evento, trouxe o recorde de chuva em Julho para SP, quem sabe esta não traz o de Agosto. Mas a questão é ir com calma, sem ilusões, falo por quem está aqui em Sp, pq no começo, aquela de julho do ano passado tbm era bem intensa colocando Sp por ex na faixa dos 0 depois uns 5 dias antes deu uma boa reduzida e caiu mais na real , de qqer forma foi o evento do ano passado. E está de agora poderá ser o de 2020. Eu só começarei a acreditar no potencial desta MP nas rodadas a partir de quarta/quinta desta semana e se ambos os principais modelos concordarem. Ja reparei que do mundo do fim da grade para a real tem esta sequência: começa com MP histórica, com frio amplo e generalizado, neve, chuva. Depois vai tirando o frio histórico, deixando a neve cada vez mais restrita, depois tira a possibilidade de neve, reduz as chuvas e no fim vira uma daquelas MPs que a FF passa com alguma chuva no RS, SC, aí chega no PR o norte já fica a ver navios, chega em SP, chove no vale do Ribeira, no litoral, na capital chove na zona sul as outras areas e vale do Paraíba com alguma sorte tem alguma chuvinha de 5 a 10mm. O resto do estado fica com o vento e poeira que sobra. Faz uma mínima de 12, 13 graus no Mirante... Fim
  10. Finalmente uma possível boa notícia, neste inverno, pegaria lugares que estão precisando muito de chuva que é o PR e SP já que frio de verdade não teve, que pelo menos tenha alguma chuva.
  11. É verdd, mas no caso do vídeo da Climatempo para eles terem dado esta notícia, significa que fizeram previsão climática apostando neste resfriamento mais acentuado do pacífico se refletindo neste mês. 2013 foi assim, até o meio de Julho o inverno era uma coisa e depois o padrão mudou. Veremos, geralmente padrões de aquecimento assim são seguidos por bombas, acho que são boas as chances este ano ou até então eram, depois de 2014 e 2015 tbm não duvido de mais nada.
  12. Resumo de um dia de Junho???? Dia começou fresco pela noite de céu aberto, mas esquentou rápido, se não fosse o sol inclinado hoje era dia de chegar e passar fácil dos 30, no meio da tarde alguns cúmulos no céu e agora pouco eles cresceram a ponto de provocar pancadas de chuva em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté. chove tbm em São Pedro do turvo segundo radares da Unesp e em áreas do sul paulista.
  13. Eu acho que o Gfs é bom para pegar tendências, mas ele sempre exagera nos sistemas, é comum aquelas projeções maravilhosas de frio e chuva que não acaba mais, aí chega perto da data o Ecmwf pega e indica algo mais pé no chão, que é o que geralmente acontece, porém este ano, olhando o cfs e mais estes 2 modelos é muita variação, tá difícil, talvez seja a falta de aviões no céu? ou sinal 5G? Não sei deixo com quem conhece mais. Mudando de assunto choveu bem esta noite, na previsão de ontem a chuva era mais para a tarde, mas agora o sol já aparece, não tá com cara de que vai chover mais por sp. A Li de chuva avançou bem, radares mostravam chuva na mantiqueira pela manhã. Tô achando que este sistema avançou mais rápido e mais intenso (no quesito chuvas) que o previsto.
  14. Eu concordo contigo, eu torço pelo frio por ser algo que acontece poucas vezes no ano, pode ser meio louco, mas eu em si não curto muito, sou mais amante de tempo severo, pra mim hoje é um dia feliz, poder dormir com barulho de chuva e trovoadas ainda mais fora de época é um belo presente, frio é bom qdo vc está passeando em algum lugar de serra, mas no dia a dia não, pelo simples motivo de que nossas casas não são preparadas. Esta última onda de frio, foi extensa e deu tempo dos ambientes internos resfriarem e aí tudo fica difícil, sair da cama, tomar banho, meus pés ficam gelados e eu gosto de andar descalço dentro de casa, ai tenho que por meias e por consequência um calçado senão ficam encardidas. Na onda de frio de Julho de 2013, foi lindo, mas graças a Deus eu estava de férias e pude ficar em casa naquele dia super gelado e sem sol. Já estive em lugares frios e até morei por um tempo neles, mas é diferente o frio está na rua. Imagina alguma onda de frio para trazer temperaturas abaixo de zero por vários dias por aqui, seria terrível.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.