Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    367
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1050 Excellent

About jrmartinisp

  • Birthday 07/27/1980

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

818 profile views
  1. Pois é, eu até comentei sobre isto no tópico do monitoramento climático, ao que tudo indica mesmo com pacífico resfriado da a entender que vamos ter um padrão de bloqueios, outra coisa, a zcit pode ficar mais a norte do que deveria e prejudicar o início da estação chuvosa no Norte do nordeste. Voltando os olhares mais para sp, poderia arriscar a dizer que vai se desenhando um novo Dezembro de 2018.
  2. Estava lendo algumas análises de alguns institutos e me parece isso mesmo, não há muito consenso, mas vou falar da Climatempo, que lançou aí uma prévia de como será este próximo verão em uma conversa entre a Josélia e Patrícia Madeira e apesar de muitos aqui criticarem este tipo de previsão eu vou fazer alguns comentários que acho importantes. Apesar de um forte resfriamento no pacífico o atlântico nao ajuda, o dipolo do atlântico deste ano não favorecerá o posicionamento correto da zcit colocando ela mais ao Norte do que o normal, isto significa que pode faltar chuva na parte norte do nordeste. Além disto a configuracao do atlantico esperada, favorece a Asas mais perto do Brasil e isto vai dificultar a formação de zcas. Eu concordo com esta idéia visto que naquelas bizarrices recentes de 2014, 2015, que tivemos estas asas fora da casinha no verão o pacífico equatorial não foi o culpado. Eles não cravam que este verão será chuvoso em MG. Uma coisa que me chama a atenção é que estão passando a avaliar outras questoes além do clássico pacífico equatorial, vejo como um avanço isto. A quem se interessar.
  3. Curiosidade, este mês de novembro de 2009 teve um forte bloqueio, olhando estas imagens da para perceber a falta de nuvens sobre o país não me lembro de outro novembro assim, é raro bloqueios neste mês, apesar de nao ter aqui os acumulados deste novembro de 2009, mas me lembro que foi um segundo semestre bem diferente especialmente para sp, pq choveu bastante acima da média no trimestre JAS me lembro de vários ccms nesta primavera e salvo me engano 1 destes sistemas beliscou a cidade de SP no dia 08/09 trazendo o recorde de maior chuva em 1 dia para este mês https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2009/09/621011-sao-paulo-registra-maior-indice-de-chuva-em-um-dia-de-setembro-desde-1943.shtml
  4. Desculpem, Não consegui postar mais cedo, mas é para confirmar como que choveu bastante pela cidade de SP hj, principalmente no centro, até aí mtos vão achar ok, comum, mas esta chuva teve uma coisa diferente, não escutei um trovão. Algo bem peculiar para uma chuva intensa assim. VID_20201111_164759614.mp4
  5. Bom dia Teve granizo agora pouco sobre Jacareí YouCut_20201105_082805019.mp4
  6. Aquele papo de evento histórico no fim de agosto que bombou na mídia na onda de frio, mas o que aconteceu neste mês para mim, foi muito mais histórico pelo calor que fez. Isso sem contar uma baixa subtropical que apesar de curta duração e pouca influencia no Brasil, nunca havia se formado 1 nesta época.
  7. Não é por nada não, mas quem for meteorologista vai ter bastante trabalho esta semana. Vão ter 2 baixas fechadas uma no RS outra no ES com características subtropicais em algum momento (vejam no outro tópico) Além de uma FF relativamente forte e com características continentais que deve avançar pelo país.
  8. Talvez explique porque a região Metropolitana de sp é uma campeã de raios, a cidade de São Caetano vive saindo nestes rankings http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/09/1921434-tocantins-e-estado-campeao-em-raios-em-sp-sao-caetano-lidera-ranking.shtml
  9. Fico me perguntando pq não acontece no trimestre JJA? Capaz de estarmos com viés positivo até lá tamanho azar 😔
  10. Sim, mas é curioso, pois é um comportamento muito típico de Janeiro. Outubro ainda é muito dependente de eventos sinóticos passando por sp, tanto que a média é bem mais alta nos meses de verão por causa disso. Veja que bastou 2 pancadas para já correr o risco de bater a média do mês.
  11. Um sistema frontal, olhei agora pouco e continua essa projeção, mas tem quase 10 dias para acontecer haverá ajustes, o Gfs meio que concorda com isso mas o acumulado mais agressivo fica mais longe da costa. Em compensação põe mais água do centro para o norte de MG e sul da BA, pessoal tá meio quieto, mas é uma bela MP com alta de 1030 passando na região do prata. Feriado pode ter dia frio típico de inverno. Cenário compatível com la nina que traz eventos de frio tardio.
  12. Eu tbm reparei este movimento nas instabilidades aqui em sp, isso é incomum para Outubro, este tipo de instabilidade é mais comum a partir da segunda quinzena de Dezembro até março. Sendo que Janeiro e Fevereiro é quando se observa mais. E Olhando as imagens de satélite de hj parece que estamos quase com um cenário consolidado do alto verão.
  13. Previsões do tempo confusas para a cidade de SP nos próximos dias Inpe aponta chuva amanhã e no próximo Domingo. Foreca da chuva para quinta e depois só no dia 20, Google (wheather.com) não indica chuva nenhum dia. Climatempo por outro lado indica chuva a partir de amanhã todos os dias com um maior acumulado na sexta-feira.
  14. En el Rj, es posible adentrar en el mar todo el ano, pero creo ser por la temperatura del aire que por el agua, hace calor mismo em los meses del invierno, teniendo en cuenta la temperatura del agua me resulta mas facil adentrar en las aguas de la costa de Sp do el de Rj en cualquier epoca del ano, tanto que la ciudad de Cabo Frio que se encuentra a unos 150 km de Rio de Janeiro no tiene este nombre por nada. Punta por outro lado está mucho mas al Sur, creo que el efecto latitude hace que Punta rara vez tenga temperaturas lo suficientemente altas para pasar un día de playa con comodidad durante los meses dele inverno.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.