Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    386
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1250 Excellent

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

882 profile views
  1. Boa tarde, Choveu por voltas das 13:00 já depois passou saiu sol e agora o dia Dia virou noite aqui em Jacareí
  2. Pelo que conheço de pessoas que moram lá este encanto pelo frio não é o que a maioria quer, eles preferem o verão. Tenho uma amiga que casou com um norte americano e foi morar em Portland, Oregon, ela detestou o clima, imagina ela morou em Caraguatatuba muitos anos, depois morou em São José dos Campos, la é muito frio e úmido na maior parte do ano, neva no inverno, mas nevascas mais problemáticas ocorrem a cada 4 ou 5 anos e é um transtorno, ir a um simples supermercado vira uma aventura com neve. Aí vc fica "preso" em casa por causa do aquecimento nem no quintal tem como ficar, Ela se separou depois e for morar em Fort Lauderdale na Flórida, amou e está lá até hoje, claro que existe a preocupação com furações, ela já teve a casa danificada, mas mesmo assim ela disse que não troca por morar no Norte nem a pau. Tenho outra que tbm saiu daqui,morava em São Paulo e foi morar em NY, ama o verão mesmo tendo aqueles dias infernais, detesta o inverno, ela diz que quem gosta do inverno de NY é turista, especialmente brasileiro que não é acostumado e acha tudo lindo, mas sair para trabalhar com neve é um baita transtorno seja de carro ou a pé depois que a neve para ela fica dura, o chão congela vira um sabão e depois qdo começa a derreter vira uma lama suja.
  3. A nuvem virga precipita? Já vi chover fraquinho algumas vezes e vc olha para o céu e ele está azul ou com alguma nuvem bem mequetrefe que não tem nem cara de nuvem de chuva. Sempre fiquei intrigado com isso.
  4. Ando sem tempo para postar aqui, mas ha alguns dias alguém postou que o Mirante em sp estava ruim de chuvas, mas acho que isto mostra na verdade o quanto estamos com chuvas mal distribuídas, aqui em Jacareí coisa de 70, 80 km de distância tem chovido todos os dias aquele dia da chuva forte em perus choveu forte também por aqui e no dia seguinte choveu mais ainda, só nestas 2 pancadas deve ter ultrapassado os 150mm e todos os dias tem chovido como não poderia ser hoje de novo. Inclusive nuvem suspeita esta de hj, pena que não tenho como fazer timelapse.
  5. Eu acho estranho estas classificações de Zcas que andam dando ultimamente, sempre ouvi dizer que para ser Zcas precisa durar no mínimo 4 dias, tem AB Associada, VCAN no nordeste, e um sistema frontal ou algum cavado a leste. Fora isto pode ser uma zona de convergência de umidade, a "escadinha" que colocam nos mapas é a azul pq não não necessariamente seria uma Zcas. (Escadinha verde clássica) Tem um artigo no link abaixo ele é bem técnico, mas dá para entender os conceitos de como se forma este sistema. http://master.iag.usp.br/pr/ensino/sinotica/aula14/
  6. Por fim a chuva veio, meio que em uma rabeira, na sorte, se formaram algumas instabilidades no interior de SP e atingiram o vale do Paraíba. Achei que não choveria mais por aqui, mas vê se que a cidade de sp ficou de fora.
  7. Eu acho particularmente o Estado de SP um dos que mais tem variabilidade no inverno. Enquanto o norte tem estação seca acompanhando o clima do CO, o litoral tem chuva distribuída ao longo do ano, a parte mais a leste aonde ficam os vales e a capital tem um meio termo disso, chove menos no inverno, mas não dá para comparar ao interior. Principalmente se estiver falando da faixa norte/nordeste. No oeste mais próximo do PR ainda é mais comum conseguir chegar alguma coisa no inverno. Uma vez em Agosto, saí de Peruíbe com chuva, passei por toda a baixada até a imigrantes e toda chuvosa e foi mais ou menos o que vc descreveu no planalto foi rareando até secar o chão, em sp alguns pontos com garoa, fazia aquele frio básico de 15 graus, mas o destino final era o interior (Pirassununga) ao entrar na rodovia dos Bandeirantes tudo nublado ao passar a serra do Japi em Jundiaí o sol apareceu ainda entre algumas nuvens e elas foram diminuindo mais ou menos até Campinas, dali em diante o céu ficou azulzinho sem uma nuvem para contar história e chegando no destino final aquele clima seco, me lembro que ja fazia mais de 40 dias que não chovia no norte de SP, a única coisa que dava para perceber de FF era uma brisinha mais fresca que soprava de sudeste, mas claro, bem mais quente que SP. Se for ver toda a mudança da chuva e do frio para o sol pleno e até algum calorzinho aconteceu em uma distância de cerca de 150 km. É muito maluco isso. Para não ficar mto off aquelas instabilidades que estavam a lesta da gde sp e vale do Paraíba foram para norte se alinhando meio que em uma LI, sobre o sul de MG. Mas o que chama a atenção agora é o que está na divisa do PR
  8. Vale do Paraíba , tá começando mais cedo hj. Conversando com um amigo meu que mora em São Bernardo do Campo, lá tá bem escuro tbm.
  9. E pensar que antigamente isso só acontecia em Outubro em alguns anos e olhe lá, agora, nem começou o segundo mês do ano e já temos esta marca.
  10. O loco, um desenho desse da friagem no AC, RO , achei a alta de retaguarda meio fraca para isso, vi no Gfs e mal passa de 1015hpa. Deve ser devaneio dos modelos começando mais cedo este ano.
  11. Mais um dia, Céu em Jacareí, vale do Paraíba Sp A área de chuva é bem significativa.
  12. Estas áreas de chuva no vale do Paraíba são estas aqui vistas de Jacareí. Parece que vai pegar aqui, apesar deste bloqueio pelo menos aqui para o vale do Paraíba e a capital que é por onde ando tem chovido, temporais típicos, intensos aonde caem, mas tem gente que só vê e ouve, mas é uma situação diferente de 2014 por exemplo aonde a chuva foi totalmente suprimida.
  13. Queria ter este otimismo kkkk. Digamos que alguns mecanismos precisam funcionar tbm AAO, jato polar, pq ano passado tinha tudo pra ser um bom inverno e só não escapou de ser um desastre total por conta daquela MP nos 48 do segundo tempo em Agosto
  14. Vc está falando do VCAN no nordeste? em 2014/2015 tivemos uma configuração de bloqueio como nunca vista antes alta em níveis medios junto a Asas empilhada sobre o sudeste e com VCAN no nordeste e este VCAN ajudou a ficar tudo travado era chuva só no norte do Brasil e no Uruguai, o resto do país ficou sem nuvens e em um verdadeiro forno.
  15. É a carta dos níveis altos do Cptec a AB esta fora da posição habitual, está centrada sobre MS. Aliás várias coisas fora da casinha. ZCIT tá mais ao Norte que deveria tanto que está chovendo bem acima da normal climatologica em Roraima. Provavelmente Bogotá na Colômbia deve estar assim tbm, falo isso pq já morei lá e Janeiro é o mês da seca deles por causa da ZCIT estar justamente mais ao sul. Tem bloqueio em 500hpa e na superfície a Asas tá pairando mais para cá do que deveria e está influenciando parte do nordeste/sudeste isto tbm explica estas saídas dos modelos colocando a chuva mais bloqueada sobre o sul de MG e SP. Não há indicativos por enquanto de Zcas, nem Zcou apesar de 2 ff's que irão avançar esta semana. Tô bem receoso com este resto de verão mesmo pq até a primeira metade de Janeiro ainda é mais favorável a Zcas, depois se aproxima Fevereiro e a posição média da Asas muda, normalmente para mais perto da Am do Sul. Então to achando isto meio adiantado, 2014 foi assim termodinamica atuando meia boca , aí foi se aproximando fevereiro e de repente um céu de Agosto começou a dominar (se não fosse pelas temperaturas lembraria) Se ficar na termodinamica atuando me darei por satisfeito, apesar que isto ainda é ruim para a recuperação hídrica para o inverno. Para mim está claro que está faltando eventos de chuva mais generalizados.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.