Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    255
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

338 Excellent

About jrmartinisp

  • Birthday 07/27/1980

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Bate com a previsão estendida de alguns institutos que dão primavera com chuva abaixo da média no centro do país. O ruim deste mapa é que se acertar vai prejudicar muito o norte de MG e sul da Bahia pois é em Novembro e Dezembro que as primeiras Zcas de formam e geralmente é mais a norte. De Janeiro em diante a posição média da Asas muda e o canal de umidade migra mais para o Sul ficando mais difícil recuperar o déficit. Seria mais uma vez o padraozinho de bloqueios desta década atuando?
  2. Já houve um estudo da USP, acho que já comentaram aqui também que no caso da capital paulista ela ficou mais chuvosa, porém a quantidade de dias com chuva diminuiu. Ou seja a cidade ficou mais tempestuosa. Isto se deve ao fato de que no verão, a ilha de calor e a proximidade com o mar provoca muita atividade convectiva, tanto que mesmo quando altas pressões predominan, SP vai tendo suas chuvas de fim de tarde, no podre Janeiro de 2014 a cidade passou dos 100mm assim. A chuva só foi suprimida em fins de Janeiro e início de Fevereiro, quando a situação ficou extrema, que foi a alta de níveis médios passando de 5900 junto com a Asas praticamente "sentada" em cima da gente. Acredito que muito destas Ffs que deixam apenas o tempo nublado na cidade, talvez no passado sem tanta urbanização e com a Mata Atlântica mais preservada era possível a chuva se espalhar mais. Hoje ela fica confinada mais ao Sul da cidade, acredito que com o tempo a estação do INMET do SESC vá mostrar melhor este padrão.
  3. É o blog do Carlos Alberto , ele é de Ribeirão Preto, ele participava do interativo da Climatempo na década passada junto com alguns que inclusive estão aqui. Mas ele sumiu, eu gostava deste trabalho que ele fazia no blog. Meu forte nunca foi frio, sou mais da turma que curte eventos de tempo severo, nesta época o espaço aqui era muito para amantes do frio e acessava como visitante. Mas aí o interativo deles ficou ruim e eu como mais alguns passamos a interagir mais por aqui.
  4. Eu diria que fevereiro também é outro mês que ficou comprometido nesta década.
  5. Eu brinco dizendo que 2014 foi uma versão Nutella de 1963, pq se um dia se repetir o padrão de precipitação deste ano nos dias de hoje, seria terrível. Minha mãe me falava que as igrejas faziam procissões pelas ruas para pedir chuva. http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/08/1963-ano-extremamente-seco-de-norte-sul.html http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/09/reportagem-19-de-outubro-de-1963-rio.html
  6. Eles fizeram um vídeo com o prognóstico para o resto do país tbm, pelo visto será uma primavera de bloqueios , já que boa parte do sudeste e centro oeste tem prognóstico de chuva abaixo do normal. O CPTEC INPE deve lançar suas análises esta semana, vamos ver se bate. Na minha opinião eu ja acho complicado já ter uma visão de Novembro e Dezembro, ano passado a primavera foi bem tranquila e amena, porém em Dezembro a situação mudou dando início aquele calor incomum no sudeste, mesmo para o verão que depois entrou Janeiro adentro.
  7. 2016 tinha tudo para Abril entrar na lista, mas Outubro acabou levando o recorde anual. Acho que mesmo Abril na última década se caracterizando como uma continuidade do verão, dificilmente vai conseguir a proeza.
  8. Q sonho máximas de 33 ao ano, hoje qqer calorzinho mais forte no ano já encosta nos 34 fácil.
  9. Eu acho que SP vai ter um pico de calor, atingirá recorde para Setembro, mas para ameaçar o recorde absoluto como os modelos prevêem 2 condições precisam ser perfeitas. A mínima já tem que começar alta e não pode ter nebulosidade. Não me parece que a mínima estará muito alta e como virá um tombo na sequência, se trata de uma FF e que estaremos sob pré frontal, geralmente um dia antes a nebulosidade alta e média aumenta bastante e isto segura as máximas.
  10. Nem deu para sentir direito estes 18°C os ambientes internos estão tão quentes que um termômetro que tenho dentro de casa ainda marca 27°C a água que sai da torneira ainda está morna e pelo visto nem vai dar tempo para esfriar muito já que amanhã volta a esquentar e Domingo já estaremos chegando e talvez até passando de 30° de novo.
  11. Seria isso o deslocamento do vortice?
  12. Tá chovendo forte em Santo Amaro agora, se continuar assim a média do mês será batida logo
  13. Posso estar falando besteira, mas Eu acredito que mesmo que com oceanos mais frios, vórtice deslocado, AAO em baixa, precisa ter uma FF bem estruturada com cliclone que "puxe" o ar frio senão ele fica sobre o Sul da AM do sul, os oceanos mais frios evitam um aquecimento maior pelo litoral, mas o centro do país "frita" esta época do ano pré início da época chuvosa, basta um bloqueio, ventos oriundos de onde está o calor, falta de nuvens e pronto.
  14. Setembro é um dos piores meses para se prever tempo, as condições mudam muito rápido e eles não acompanham.
  15. As chuvas que caem em BH e isso vale para boa parte do país também, são na maioria das vezes nuvens de alto desenvolvimento vertical com topos frios, geralmente com raios trovoadas a água costuma ser fria. No litoral do nordeste geralmente as nuvens são baixas e quentes. É raro trovoadas. Passei férias em Jericoacoara na época chuvosa do litoral do Ceará. Em vários passeios peguei chuva, era um chove e para várias vezes ao dia e estranhava que mesmo chovendo ninguém saia da água do mar, tbm não sentia frio. Aqui no litoral de SP isso é muito perigoso, todo verão tem algum incidente com raios no mar, muitas vezes fatal.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.