Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    200
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

215 Excellent

About jrmartinisp

  • Birthday 07/27/1980

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Há sim, olha a sessão de comentários do que é publicado por estas empresas e aí dá para ter uma noção. Eu, que nem sou da área, meu conhecimento é puramente porque gosto desta ciência, já sofri algumas vezes algum tipo de julgamento porque pessoas me perguntam por exemplo se vai chover ou esfriar, antigamente respondia, sim ou não, aí o cidadão não vê a chuva, ou não faz o frio que ele estava esperando e diz que este pessoal da previsão só erra, mas ele não sabe que no bairro vizinho ao dele caiu 20, 30mm ou que o frio previsto era muito fraco. Atualmente se alguém me pergunta estas coisas eu já mudo de assunto e se houver alguma insistência, respondo que estive muito ocupado e que não tive tempo para analisar as últimas saídas dos modelos de previsão e que por isto não sou capaz de opinar.
  2. A melhor previsão climática na minha opinião é a do CPTEC INPE que eles fazem mensalmente. Desde março que eles vem informando este padrão de temperatura acima da média com eventos de frio pontuais e pelo visto estão acertando.
  3. SP, estava estranha neste fds, alguns cbs se formaram, não se parecendo em nada com o que é comum nesta época do ano, estava parecendo até que estava querendo voltar aquele padrão do início de Maio aonde chegou a chover alguns dias por atividade convectiva.
  4. Quem sabe. Considerando que a Janela para se fazer um bom frio vai da segunda quinzena de Abril a primeira quinzena de Setembro. Da um total de 10 períodos. Ao final de junho já estariamos na metade. Esta na hora de virar este jogo e fazer um "segundo tempo" de inverno mais digno, senão será um fracasso.
  5. Nossa, olha a mancha na América do sul, mas me surpreendeu Austrália e África mais quentes tbm.
  6. Está faltando chuva na costa leste do nordeste, vamos ver se os "Dols" mudam isto, Aracaju e Salvador estão melhores por conta da FF que conseguiu avançar.
  7. Eu também acho que o Mirante não é tão representativo pelo tamanho da cidade. Mas a questão é que é do INMET. A estação do SESC é muito nova, vai precisar de muitos anos coletando dados e quando você precisa fazer comparações precisa ser do Mirante devido a quantidade de anos que a estação está ali. E é nela que os institutos de meteorologia se baseiam. E o limite dos 10° é realmente um tabu o que se falou de 2015 por causa desta marca não atingida, não está escrito, então que faça pelo menos um 9,9.
  8. É curioso isso aqui em SP, aqui no trabalho as pessoas acharam que fez mais frio nesta Mp do que na anterior apesar de o recorde ser a da anterior. Isto mostra como que máximas baixas impactam muito. Em 2016 naquele evento que teve geada no Ibirapuera foi um dia frio, mas seco e ensolarado, os mais colorentos até arriscaram a tirar os casacos durante a tarde. Já na MP de julho de 2013 foi bem diferente, fiquei sabendo de gente que faltou do trabalho. E realmente a sensação de frio era muito grande.
  9. Em relação ao Mirante sim, já se a comparação for com o Sesc Interlagos a semelhança no quesito chuvas será bem maior. É que vai precisar de 30 anos de dados para fazer a comparação.
  10. O Ceptec INPE tem Um gráfico que mostra em suas reuniões mensais, quantas FFs avançaram em um determinado mês, se veio pelo continente, pelo oceano ou um meio termo das 2 e até que estado ela avançou, se está dentro da media, pois existe uma quantidade média de FFs por mês no país. Apesar de não classificarem a força de suas Mp's. Eu particularmente acho complicado medir a intensidade pq já tivemos altas muito intensas que trouxerem um frio meia boca por falta de um mecanismo de baixa que direcionasse sua trajetória. Nas FFs de 1994 as Mp's continentais foram intensas, mas algo que sempre aparece na maioria dos anos sobre a América do sul. O que determinou seu sucesso foi o deslocamento perfeito colocando o centro da alta bem ao norte que de costume
  11. Realmente o que aconteceu este mês está longe do potencial de frio que este mês conseguia proporcionar. Maio é frio em Sp, ainda que seja um tanto difícil ser um mês de extremos. Sobre a chuva, foi mal distribuída, apesar de abaixo da média no Mirante choveu bem em muitos lugares. A zona Sul foi mais beneficiada, mas um destaque que ocorreu é que nunca vi episódios de chuva puramente convectiva (por conta do calor e alta umidade) acontecendo neste mês, geralmente isso acaba em fins de março e início de Abril.
  12. Na região de Sto Amaro. Choveu forte com raios e rajadas de vento, durou uns 15 min. No radar de São Roque há vários núcleos pequenos, mas com alta refletividade por perto e muita instabilidade no norte do PR região de Curitiba, sul do estado de SP. Acho que vale um alerta
  13. Aqui na ZS muitas trovoadas está estourando instabilidades desde o PR
  14. Vamos ver se será mais um Junho chuvoso.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.