Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    302
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

519 Excellent

About jrmartinisp

  • Birthday 07/27/1980

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Fábio, Em 2005 o escoamento foi mais rápido porque a chuva parou a tarde, além do mais estávamos em Maio, que já é um mês fora da estação chuvosa, diferente de agora que já vinha chovendo há vários dias, e naturalmente a cidade já esta saturada com a chuva que vem caindo , neste evento de agora também a chuva se prolongou de forma fraca até a manhã de hoje. E transbordamentos eram bem mais frequentes antigamente, depois da canalização do rio Tietê no começo dos anos 2000 se não me engano, só transborda em casos extremos. No caso do rio Pinheiros há controle para jogar a água em excesso na Billings, porém isto tbm não deve ter dado conta.
  2. Eu não tive muito tempo para ficar acompanhando o inverno do HN este ano, mas uma pessoa que eu conheço que mora na Alemanha me disse que foi bem fraco, tbm li uma notícia semana passada que na França a temperatura chegou aos 25°. Na Espanha e em Portugal tbm vi comentários de que o inverno estava sendo fraco
  3. Apesar do tópico ser monitoramento da AAO, a AO que ocorre no Hemisfério Norte, bateu recorde.
  4. Estatisticamente, Dessas 8 marcas, 5 foram no pós 2000, 3 no pós 2010. 2 delas ocorreram fora da estação chuvosa. Agora temos 1 já em 2020, curioso para ver como se comportará até 2030 . Se Continuar nesta balada não vai demorar muito para o recorde de 1988 ser superado.
  5. Percebe-se que a zona sul foi um pouco mais poupada
  6. Situação do momento em Sp é caótica e continua chovendo, há expectativa de diminuição nas próximas horas, as 2 últimas fotos é da região do CEAGESP.
  7. Fevereiro é o último mês aonde ainda ocorrem formações de Zcas com alguma facilidade, (eventos em março já são um tanto raros )porém tendem a se formar mais ao sul, bem que poderia ser um fevereiro tipo 1995 aqui em SP. Bem chuvoso e ameno.
  8. É o caso dos 600mm em sp em março de 2006, qdo na verdade acho os janeiros de 2010 e 2011 os verdadeiros meses chuvosos.
  9. Como já disseram tem variáveis que influenciam na temperatura da água. Quando morei no interior de SP, morava em uma casa e a caixa da água era exposta, a maioria dos dias na primavera e verão o chuveiro tinha que ficar no frio pq a temperatura da água já ficava agradável, eu tinha um termômetro de piscina e ficava medindo, a água ficava em torno dos 30°. Mas se chovesse muitos dias seguidos (Zcas por exemplo) ficava desconfortável, quando a água caia para menos de 26° eu já ligava e eletricidade. Aqui na cidade de SP já é outra pegada, moro em prédio, a água é armazenada no subsolo e depois direcionada para um reservatório no alto, mas é coberto. É bem mais fria, Só coloco o chuveiro no frio quando faz dias seguidos de sol com temperatura passando dos 34° Este ano ainda não tomei banho frio, em compensação ano passado por exemplo, foram vários dias.
  10. Me lembrei de maio de 2005 em Sp, naquela ocasião eu nem consegui ir trabalhar, eu não sei a estrutura de BH para suportar tanta água, mas se um evento desses algum dia acontecer por aqui imagino aquela situação que aconteceu no ABC e em alguns bairros ano passado, mas pela grande SP inteira.
  11. Esta imagem é para guardar uma Zcas alinhada a uma tempestade subtropical não se vê toda hora.
  12. Curitiba segue o mesmo padrão de SP, as médias maiores são em Fevereiro. Outubro na verdade é o campeão das máximas anuais na cidade de SP.
  13. Neste tópico tem um histórico dos eventos que já tivemos inclusive com suas trajetórias.
  14. Esta questão da Amazônia é uma questão ainda para ser melhor estudada, todos sabem que nosso regime de chuvas é abundante por conta dela, mas ninguém se arrisca a dizer se já estamos sofrendo as consequências. Seria o tal do ponto sem volta, acho que quem divulgar algum estudo sério sobre isso vai precisar ter bastante culhão. Eu particularmente percebo que as características das chuvas no verão estão mudando, estão ficando mais raros eventos de Zcas, mesmo sob condições mais favoráveis para que o evento ocorra. Parece que as chuvas estão se concentrando em eventos. Foi um tanto característico isto nesta última década e as pessoas não percebem muito porque no final do mes a média não fica ruim então esta tudo bem. Tem um podcast da Climatempo com o meteorologista César Soares. Há um trecho que ele fala sobre como seria o comportamento das chuvas se a Amazônia deixasse de existir.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.