Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Content count

    333
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

716 Excellent

About jrmartinisp

  • Birthday 07/27/1980

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. É verdd, mas no caso do vídeo da Climatempo para eles terem dado esta notícia, significa que fizeram previsão climática apostando neste resfriamento mais acentuado do pacífico se refletindo neste mês. 2013 foi assim, até o meio de Julho o inverno era uma coisa e depois o padrão mudou. Veremos, geralmente padrões de aquecimento assim são seguidos por bombas, acho que são boas as chances este ano ou até então eram, depois de 2014 e 2015 tbm não duvido de mais nada.
  2. Resumo de um dia de Junho???? Dia começou fresco pela noite de céu aberto, mas esquentou rápido, se não fosse o sol inclinado hoje era dia de chegar e passar fácil dos 30, no meio da tarde alguns cúmulos no céu e agora pouco eles cresceram a ponto de provocar pancadas de chuva em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté. chove tbm em São Pedro do turvo segundo radares da Unesp e em áreas do sul paulista.
  3. Eu acho que o Gfs é bom para pegar tendências, mas ele sempre exagera nos sistemas, é comum aquelas projeções maravilhosas de frio e chuva que não acaba mais, aí chega perto da data o Ecmwf pega e indica algo mais pé no chão, que é o que geralmente acontece, porém este ano, olhando o cfs e mais estes 2 modelos é muita variação, tá difícil, talvez seja a falta de aviões no céu? ou sinal 5G? Não sei deixo com quem conhece mais. Mudando de assunto choveu bem esta noite, na previsão de ontem a chuva era mais para a tarde, mas agora o sol já aparece, não tá com cara de que vai chover mais por sp. A Li de chuva avançou bem, radares mostravam chuva na mantiqueira pela manhã. Tô achando que este sistema avançou mais rápido e mais intenso (no quesito chuvas) que o previsto.
  4. Eu concordo contigo, eu torço pelo frio por ser algo que acontece poucas vezes no ano, pode ser meio louco, mas eu em si não curto muito, sou mais amante de tempo severo, pra mim hoje é um dia feliz, poder dormir com barulho de chuva e trovoadas ainda mais fora de época é um belo presente, frio é bom qdo vc está passeando em algum lugar de serra, mas no dia a dia não, pelo simples motivo de que nossas casas não são preparadas. Esta última onda de frio, foi extensa e deu tempo dos ambientes internos resfriarem e aí tudo fica difícil, sair da cama, tomar banho, meus pés ficam gelados e eu gosto de andar descalço dentro de casa, ai tenho que por meias e por consequência um calçado senão ficam encardidas. Na onda de frio de Julho de 2013, foi lindo, mas graças a Deus eu estava de férias e pude ficar em casa naquele dia super gelado e sem sol. Já estive em lugares frios e até morei por um tempo neles, mas é diferente o frio está na rua. Imagina alguma onda de frio para trazer temperaturas abaixo de zero por vários dias por aqui, seria terrível.
  5. Uma observação importante que na década passada vários Junhos em Sp foram chuvosos muito com trovoadas e acumulados altos. Situação de momento
  6. E pelo silêncio aqui aquela onda de frio de Junho deve ter sumido das previsões, ou seja, vai demorar um pouco para o Mirante baixar dos 10° Sobre o Mirante nesta onda de frio só tenho a dizer.
  7. Acredito que problemas irão ocorrer se de Outubro deste ano a Março do ano que vem chover pouco.
  8. Morei lá quase 2 anos entre 2007 e 2008. Em termos de temperatura sem grandes variações, mínimas sempre abaixo dos 10° , máxima encostando nos 19, 20°. Nos meses mais secos do ano por la acontece algumas sub 5. Já teve casos de temperatura negativa segundo me disseram, mas nunca soube de neve. Qto as chuvas a zcit passa 2x por ano lá, entre Abril e Maio e depois entre Outubro e Novembro. Estes meses tem chuvas acima dos 100mm. Todos os outros chove menos de 100mm na média. Janeiro e Julho seriam os meses mais secos, pq é qdo a zcit fica mais afastada possível da Colômbia, mas na prática nenhum mês chega a ficar seco pra valer. A média é até relativamente bem distribuída no ano e tem a questão que a chuva pode sofrer influência com a questão dos fenômenos enso e o dipolo do Atlântico. Estive lá em meses que acumularam quase 300mm. Já a questão do granizo é real, nunca vi nada igual em frequência, as vezes vc está na rua e sabe quando passa alguma nuvem mais pesada que as vezes caem aqueles pingos bem grossos de chuva? Lá é comum cair pequenas pedras, já até vi isso em Sp, mas é raro, porém as granizadas no geral não causam grandes problemas, porém vi umas 2 que me impressionaram. Uma delas foi o caos total, fiquei preso no trabalho, tem vários vídeos deste dia.
  9. Sim, eu achava aquilo muito valido, uma forma de tentar fazer a meteorologia chegar mais ao público, explicando em termos mais técnicos. No começo chegou a ter 5 edições diárias e se tivesse tempo severo por exemplo faziam extras, chegaram a ter 3 meteorologistas só para isto a Josélia o César Soares e a Maria Clara Machado, aos poucos foram reduzindo as edições, qdo isso aconteceu eu já comecei a desconfiar que ia acabar, mas eu acho que acabou porque os boletins eram muito longos e tinham baixa visualização.
  10. Bom, sorte ou experiência, qdo fizeram a live em 28/04 até comentei aqui que se não estavam subestimando está MP, mas pelo visto bateu o previsto com o que está acontecendo. MP ampla, mas não histórica, um frio relativamente "normal" para Maio, no dia 28/04 os modelos ainda estavam apontando algo forte e pelo visto se ajustaram no fim de semana, o que minguou mais foi a chuva prevista mesmo, agora vamos ver essa tal MP do fim de Maio.
  11. A Climatempo fez uma live agora a tarde com as Meteorologistas Patricia Madeira e Josélia Pegorim, vou reproduzir alguns pontos que achei interessante, se vcs quiserem depois olhem la no canal deles do youtube. -Comentaram que houve erro na previsão do tempo para SP, a expectativa era de um Abril mais chuvoso o que não ocorreu, a chuva ficou mais a norte, mas no sul a expectativa de pouca chuva se confirmou. -Haverá 2 grandes frentes frias em Maio, a do dia 6-8 de maio e outra no final do mes. -Nesta frente fria de Agora, o frio será democratico e amplo, levará friagem a Região norte, mas longe de algo histórico, sera frio comum, geadas na mantiqueira só em regiões de baixada e fracas e mesmo no sul nada histórico, frio comum de Maio. Em SP, mirante de santana as minimas devem ficar entre 10, 11 Graus. Essa MP se aquece rapido, tanto que ha expectativa das temperaturas fecharem acima da média neste mes no geral. - Esta frente fria deve provocar bons volumes de chuva, mas apenas na sua passagem, o limite da chuva no sudeste pelo interior do Continente deverá ser BH, talvez chegue algo em Brasilia, pelo litoral avança até Sul da Bahia, talvez conseguindo chegar até a região do reconcavo. -Com relação as chuvas no geral: Choverá no sul nos eventos das passagens das frentes frias, faço um comentário aqui que, logo, eu entendo que haverá um alivio, mas não haverá nada de instabilidade represada que poderia resolver probema de seca. Alias do que eu ouvi é que não haverá melhora tão cedo, com o pacifico esfriando vai ficar dificil alguma recuperação este ano, chovera nas passagens das Frentes Frias. - Deve haver atraso no retorno das chuvas na primavera. - Expectativa de chuvas no leste do nordeste mais significativas só para Junho, outras regiões devem diminuir, mas normal pelo fato de estar caminhando para o fim da estação chuvosa. -Com relação ao frio do inverno: Achei que a Patricia Madeira foi bem conservadora, por ela continua a neutralidade do pacifico, o inverno deste ano será melhor que o do ano passado sim, mas nada demais, apesar do Atlantico mais Frio, ha uma região mais quente que o normal no sul do pacifico que enfraquecerá os anticiclones polares. - A Bomba polar se vier será no final de Junho. Só um comentário meu, achei que ela subestimou esta Mp de agora, pelo menos no que está nos modelos, ou ela fez isto pela experiência de que os modelos estão exagerando e que vai se ajustar para algo mais comum ainda.
  12. jrmartinisp

    Mapa Mundial da Poluição.

    Efeitos de uma quarentena. https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/ceu-coronavirus/
  13. Pode ser, a baixa já está bem próxima e até sexta-feira se intensifica bem em alto mar, provavelmente irá sentir bem mais estas rajadas de vento. No desenho os riscos que vc fez em vermelho parecem ser mais da Alta da Bolívia.
  14. Gente, mas perai, estes mapas dão a visão simples de mata atlântica, do tipo que a gente aprende na escola, mas deve ter várias sub classificações não? Qdo falam em Mata atlântica eu penso na serra do mar aqui em sp, que é uma mata bem fechada, densa. Pelo interior tem mistura com araucária ou Cerrado assim como no nordeste é misturado com a caatinga e eles chamam isto de Agreste. Para não fugir muito do monitoramento choveu bem na região do vale do Paraíba agora a noite. Mas toda a instabilidade que havia por aqui, enfraqueceu
  15. Esta ultima atualização deles que justificaram ficar mais amigavel para dispositivos móveis kgou. Ficou pesado, cada ação que vc faz carrega um monte de propaganda e vc clica sem querer em várias (que vai ver é está a intenção mesmo) e é uma pena pq eu gosto da colorização que eles usam para imagens de satélite. Então como ultimamente só vejo isto eu já deixo salvo o link direto, pelo menos facilita. climatempo.com.br/satelite Qto ao o app deles, achei limitado. Recentemente eles lançaram um outro app que se chama pédagua que mostra aonde está chovendo com base no radar e as pessoas podem reportar aonde estão os alagamentos na cidade de SP, ocorrência de raios, a proposta é interessante, mas criar um app só para isto fica algo subutilizado. Imagina vc no trânsito já com um app de trânsito, aí vc vê um alagamento, tem que sair para entrar no app deles. Na minha opinião eles deviam ter feito algum tipo de parceria com apps de trânsito já utilizado por muitos tipo o Waze e colocar estas funções lá. Céu cheio de nuvens em SP e já tem chuva pelo interior.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.