Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tstorm

Advisors
  • Content count

    448
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    10

Everything posted by Tstorm

  1. Os modelos seguem indicando bons volumes de chuva para a região NE nos próximos dias. Europeu 10 dias: GFS 15 dias: Aqui em Queimada Nova choveu fraco às 5:30 da manhã de ontem. Agora o acumulado mensal está em 138 mm. A previsão para essa semana é de chuvas fracas e isoladas pela madrugada/manhã em todos os dias pelo europeu. Enquanto o GFS não indica nada de chuva.
  2. Impressionante a quantidade de chuva em Paulistana - PI nesses últimos dias. Até o momento janeiro está com 210,9 mm na convencional, sendo 196,2 mm nos últimos 4 dias. Entretanto, os observadores desde o ano passado não tão mais trabalhando no domingo no Piauí 🤦. E no último domingo choveram 10,6 mm na automática (a automática registra um pouco menos). Ou seja, o acumulado real mensal é de uns 221,5 mm. Aqui em Queimada Nova a chuva parece ter se afastado um pouco nesses últimos 2 dias, muito calor mas sem sinal de chuva. Ontem inclusive amanheceu com forte nevoeiro. Acumulado mensal está em 134 mm.
  3. A manhã de hoje foi extremamente chuvosa em toda a região sudeste piauense. Fortes núcleos desenvolveram de madrugada no oeste de PE e permaneceram ativos e ainda mais fortes durante toda manhã no sudeste do PI. nt Imagens de satélite de 3:30 até 12:30. Em Queimada Nova o acumulado foram de 60 mm, chuva mais forte em 3 anos. Fazendo janeiro chegar a 134 mm em apenas 8 dias, já superando a média que é de uns 122 mm. A estação automática do INMET de Paulistana (estação mais próxima de Queimada Nova) registrou 74,2 mm. Mas a parte mais absurda da chuva ocorreu no município de Jacobina do Piauí onde foram registrados incríveis 224 mm segundo site local. Leiam a notícia, tem vídeos e mais informações interessantes: http://cidadesnanet.com/news/municipios/jacobina-do-piaui/chuva-com-mais-de-200-milimetros-alaga-ruas-e-faz-barragem-transbordar-em-jacobina-do-piaui-videos/ Supondo que a média de Jacobina em janeiro seja de 122 mm (média de Paulistana) só hoje choveu 84% a mais do que a média do mês. Mas a chuva extrema não ficou registra somente a Jacobina do Piauí, em Lagoa do Barro do Piauí (cidade a 20 km de QN) teria chovido 150 mm, também segundo pluviômetros de moradores. Infelizmente, não teremos dados oficiais de nenhuma dessas cidades, já que pouquíssimos municípios do Piauí tem pluviômetros oficiais. Basicamente somos dependentes das estações do INMET, já que quase nenhum pluviômetro do Cemaden funciona no interior do estado e não temos nenhum órgão estadual que faça esse tipo de registro. A previsão de chuva continua muito boa para as próximas semanas. Será que teremos um novo janeiro de 2016??
  4. A madrugada de hoje foi de chuva intensa na minha área do sertão Nordestino. Em Paulistana - PI, cidade mais próxima com estação, o acumulado foi de 67 mm na convencional do INMET. A chuva foi forte também na desértica Petrolina que teve 43,8 mm de chuva, maior acumulado diário desde fevereiro de 2017. Locais pouco mais distante daqui também tiveram acumulados altos, destaque para Exu - PE com 92 mm e Caracol - PI com 54,4 mm. Aqui em Queimada Nova o acumulado foi de 10 mm, mas em áreas do interior do município a chuva foi bem mais forte. O acumulado mensal está em 74 mm, contra uma média na faixa dos 122 mm. Este está sendo o melhor início de estação chuvosa desde a estação chuvosa 2014-2015.
  5. Finalmente choveu de verdade em Queimada Nova nesta manhã. O acumulado na cidade foram de 48 mm, mas em áreas do interior do município a chuva foi mais forte ainda. Aqui no sítio onde eu praticamente moro atualmente o acumulado em um "pluviômetro" que eu improvisei foram 62 mm. Mas em outros locais a chuva deve ter sido mais forte. Em um trecho da rodovia estadual que corta o município a água passou por cima. De qualquer forma, essa foi a chuva mais volumosa desde março de 2017 em Queimada Nova. Janeiro agora está com 62 mm. Há previsão de chuva (fraca) em todos os próximos 7 dias.
  6. Janeiro é o mês climaticamente mais aleatório do ano. Não sabe ficar dentro da média. Aqui em Queimada Nova, nos 7 anos que comecei meus registros (2013-2019) a média foi de 114,0 mm com 5 dias de chuva (>1 mm). Mas na realidade nunca choveu nem perto dessa média, ou tem um bom canal de umidade e chove muito, ou tem bloqueio e não chove nada, o que é o mais comum. Acumulados de janeiro em Queimada Nova: 2013: 216 mm 2014: 0 mm 2015: 7 mm 2016: 515 mm 2017: 0 mm 2018: 56 mm 2019: 4 mm Na estação de Paulistana - PI, a mais perto daqui, a média (1981-2010) é de 129,3 mm com 9 dias de chuva.
  7. Me chamou muita atenção a imagem de satélite deste início de manhã: Sul do estado e norte da BA com núcleos enormes, os maiores do Brasil. Com isso, Canto do Buriti - PI chegou a 105,8 mm nessa manhã na automática do INMET, mas ainda chove por lá. Destaque também para os 53,2 mm na convencional de Caracol - PI. Aqui em Queimada Nova, a chuva mais forte caiu ontem a noite e continuou como chuviscos a noite toda, o acumulado total foi de 14 mm, primeira chuva do ano.
  8. Feliz ano novo!!! 2019 terminou como o segundo ano mais seco da década em Queimada Nova. Ontem à tarde choveu fraco na cidade (ainda não sei o volume) mas não será suficiente pra alcançar evitar isso. O acumulado até então estava em 432 mm. Cacto rabo-de-raposa com chuva ao fundo ontem à tarde. As previsões de chuva nesse VCAN ainda não se tornaram realidade por aqui, mas seguimos na esperança que 2020 e essa nova década possa trazer mais chuva para o Nordeste. -------------------------------------- Dia aqui tá bem nublado e coberto por cirrus então deve atrapalhar a visualização de núcleos mais distantes, mas espero que o mais importante que é a chuva venha. @Carlos Campos
  9. Parece que a estação chuvosa finalmente vai começar de verdade no sertão nordestino. As chuvas devem começar a partir de amanhã. No início da semana o responsável pela chuva aparentemente será um VCAN, já no final de semana a chegada de um canal de umidade deve provocar mais chuva. Por enquanto o acumulado da estação chuvosa está em 125 mm (pouco abaixo da média do trimestre OND), mas só choveu em 3 dias até agora, sendo 1 dia em cada mês. Muitos chamam esse período de pré-estação já que as médias desses meses são bem menores que o do trimestre JFM.
  10. O dia de ontem foi muito chuvoso em Queimada Nova. A primeira chuva do dia ocorreu na madrugada. Foram 7 mm. No fim da tarde um núcleo mais forte atingiu a cidade. Pancada de chuva no fim de tarde de ontem em Queimada Nova. A noite mais dois núcleos atingiram a cidade. Chegando a 46 mm entre a tarde e a noite de ontem. Com os 53 mm, ontem foi o dia mais chuvoso desde o dia 1º de abril de 2017. Não que tenha sido um dia extraordinário. Mas sim, uma mostra de como esses 2 últimos anos tem sido secos. Aliás, este deve ser o segundo ano mais seco da década em Queimada Nova. Nos próximos 15 dias praticamente não há previsão de chuva por aqui.
  11. Boa noite! Mais um dia muito quente aqui em Petrolina. Hoje a mínima foi de altíssimos 27,7ºC, já a máxima chegou a 39,3ºC. Essa é a maior máxima para dezembro desde 1997. E só não subiu mais por que a partir de meio-dia houve um aumento na nebulosidade. Agora a temperatura está na faixa dos 34ºC.
  12. Como já foi mostrado pelo @CloudCb, a madrugada de hoje foi extremamente chuvosa no sertão de Pernambuco. Abaixo estão os maiores acumulados de chuva hoje no sertão de PE, segundo dados da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima): 159,0 mm em Floresta (Nazaré da Mata) - (Cemaden) 155,0 mm em Ipubi 112,0 mm em Trindade 103,0 mm em Terra Nova 93,0 mm em Parnamirim 92,2 mm em Ouricuri (INMET) 89,4 mm em Flores 88,0 mm em Granito 87,0 mm em Triunfo 85,0 mm em Mirandiba 84,0 mm em Cabrobó 84,0 mm em Serrita 70,0 mm em Betânia 66,0 mm em Bodocó 60,0 mm em Ibimirim 56,6 mm em Araripina 53,0 mm em Custódia 52,0 mm em Carnaubeira da Penha 49,1 mm em Sertânia 39,0 mm em Itacuruba 35,5 mm em Floresta 35,3 mm em Solidão 34,0 mm em São José do Egito 32,0 mm em Serra Talhada 30,0 mm Santa Cruz da Baixa Verde Imagem de satélite das 5 horas da manhã de hoje Realmente, eu não lembro o que aconteceu em novembro de 2018. Deve ter sido, VCAN, ondas de leste ou algo do tipo. Já que não teve nenhuma frente fria ou canal de umidade. Até por isso, novembro de 2018 só teve 6 mm em Queimada Nova.
  13. Sim, é comum em toda essa área Em Queimada Nova, eu considero novembro o primeiro mês da estação chuvosa (ou pré-estação chuvosa, como alguns preferem). Em novembro de 2014, por exemplo, choveu 172 mm por lá.
  14. E realmente foi por um bom motivo. Durante a madrugada e manhã de hoje, grandes áreas de chuva se desenvolveram sobre o sertão nordestino, especialmente no sertão do PI, oeste de PE e e norte da BA. Em Queimada Nova o acumulado foi de 46 mm, única chuva do mês até então, mas que já faz desse o novembro menos seco desde 2014. Menos seco, afinal, ainda não foi suficiente para ultrapassar a média. Radar de Petrolina durante a madrugada de hoje. Alguns acumulados de hoje: 78,1 mm em Jacobina - BA 56,0 mm em Ibipitanga - BA 56,0 mm em Monte Santo - BA 34,6 mm em Ipubi - PE 33,0 mm em Juazeiro - BA 25,2 mm em Wall Ferraz - PI 22,5 mm em Parnamirim - PE 22,3 mm em Rajada (distrito de Petrolina - PE) 15,6 mm em Paulistana - PI Infelizmente, a rede de monitoramento dessas áreas é bastante precária. Por isso, não foi possível fazer um lista tão grande de acumulados. Tem cidade na BA, por exemplo, que tem mais de 60 mil hab e não tem nenhum monitoramento oficial. A previsão de chuva forte nessas áreas segue até amanhã.
  15. Boa noite! Dia de calor absurdo aqui em Petrolina e em várias outras cidades do NE. Hoje a temperatura chegou a incríveis 40,1ºC, maior temperatura que Petrolina já alcançou. O recorde anterior era de 1º de dezembro de 81, na qual foi registrado a temperatura de 39,8ºC. Mas o calor não ficou restrito a cidade de Petrolina, abaixo estão as cidades que registraram mais de 39ºC no NE hoje: 41,6 em Pão de Açúcar - AL 41,1 em Floresta - PE 40,7 em Queimadas - BA 40,5 em Piranhas - AL 40,3 em Jacobina - BA 40,2 em Ribeiro do Amparo - BA 40,2 em Picos - PI 40,1 em Petrolina - PE 39,8 em Caicó - RN 39,8 em Nossa Senhora da Glória - SE 39,7 em Palmeira dos Índios - AL 39,7 em Jeremoabo - BA 39,7 em Ibotirama - BA 39,7 em Macajuba - BA 39,6 em Salgueiro - PE 39,5 em Floriano - PI 39,5 em Curaçá - BA 39,4 em Itaberaba - BA 39,4 em Sento Sé - BA 39,4 em Barras - BA 39,3 em Euclides da Cunha - BA 39,3 em Cabrobó - PE 39,3 em Carira - SE 39,2 em Sobral - CE 39,2 em Jaguaribe - CE 39,1 em Oeiras - PI 39,0 em Serrinha - BA 39,0 em Piripiri - PI 39,0 em Patos - PB 39,0 em Poço Verde - SE 39,0 em Ouricuri - PE Felizmente o calor é por um bom motivo, amanhã e terça há previsão de chuva em parte do sertão nordestino.
  16. Não, infelizmente não choveu, nem nessa instabilidade de ontem cedo, nem nas de ontem e de noite. Na verdade, durante a noite de ontem choveu em praticamente todo o município, mas na cidade ficou apenas em chuviscos. Pelo que foi observado nas imagens de radar, estimo que na maior parte do município choveu entre 5 e 22 mm. Foto que tirei da chuva na tarde de ontem na zona rural de Queimada Nova:
  17. Sertão repleto de núcleos! Na maioria dessas áreas do radar, o dia de hoje foi o primeiro com chuva nos últimos 5 ou 6 meses. E lembrando também que outubro é um mês de média baixa no sertão, nesse locais onde está chovendo certamente já ultrapassou a média. Em Queimada Nova, por exemplo, a média é de uns 18 mm, e só hoje foram 26 mm.
  18. Chove de todo o tipo rsrs. Temporal, com vento, chuva de ZCAS (sem trovão). Só não granizo. E outra caracteriza é que os núcleos de chuva geralmente tendem a ser mais lentos que no Sul e Sudeste. Isso acaba provocando chuvas mais volumosas e também deixa mais difícil mais de uma chuva no dia. De 2013 a 2017, por exemplo, teve pelo menos um dia no ano com chuva de 100 mm (e teve ano até com mais de 1 dia). Mas nesses últimos dois anos a chuvas mais fortes não passaram de 45 mm. Outra característica é a irregularidade. Como na minha área do NE os principais responsáveis pelas chuvas são os canais de umidade, os bloqueios complicam tudo. Desde 2013 pelo um mês da estação chuvosa não chove de forma alguma. Nos últimos anos isso tem acontecido muito em janeiro. Muitas vezes, passa quase 2 meses sem nenhuma precipitação no meio da estação chuvosa (aconteceu em 2013, 2014, 2015, 2017). Em 2016 isso não aconteceu por que a estação chuvosa só durou 45 dias.
  19. Um forte núcleo se formou a leste de Queimada Nova durante a tarde de hoje. A chuva forte atingiu a zona rural, onde algumas localidades certamente tiveram acumulados acima de 40 mm. Entretanto o núcleo perdeu bastante força ao chegar na cidade, com o acumulado sendo apenas de 2 mm no meu pluviômetro. Mesmo assim belas imagens foram registradas. Infelizmente eu estou em Petrolina, por isso não deu pra fazer nenhum registro. Imagem retirada do stories do Instagram: @gleicems45 Esse vídeo é um compilado de vídeos retirados do stories do Instagram: Compilado de vídeos do Instagram - Queimada Nova 22.10.2019.mp4 Créditos: @paularoberta_97 @danielf.amorim @kaka__s21
  20. O município não tem estação meteorológica nem qualquer tipo registro pluviométrico oficial. Desde que eu comecei meus registros, em 2013, até o ano passado a média tem sido de 611,5 mm. Aliás, este está sendo disparado o ano mais seco que registro. Na estação meteorológica mais próxima, Paulistana - PI (cidade à 58 km em linha reta), a média é de 579,3 mm.
  21. E hoje ela finalmente veio pra Queimada Nova, e foi um bom acumulado: 24 mm durante o início da manhã. Essa foi a primeira chuva desde o dia 17 de maio, haviam sido 158 dias sem chuva. Com isso, chegamos aos 331 mm no ano.
  22. Choveu fraco em alguns pontos da cidade mas não no meu pluviômetro kkkkkkk E é que o município não tem nem 10 mil hab
  23. No aguardo da primeira chuva da estação chuvosa! 🙏 Desde domingo tem se formado alguns núcleos, mas até agora nenhum atingiu a cidade de Queimada Nova. Mas pra amanhã a previsão tá bem melhor!
  24. O dia de hoje foi extremamente quente na minha região. Em Paulistana - PI (estação mais próxima de Queimada Nova) a temperatura chegou a 39,7ºC. Essa foi a maior máxima já registrada em um mês de setembro na cidade. Além disso, foi a temperatura mais alta registrada desde 29/10/2016. Aqui em Petrolina a máxima na automática foi de 37,9ºC, 1 décimo abaixo do recorde histórico para o mês na convencional. Abaixo segue as máximas acima de 39 registrada na região durante a tarde de hoje. Destaque para os 41,6ºC de Oeiras - PI.
  25. Interessante, em Queimada Nova o horário mais comum pra chuva é justamente no fim da madrugada e nas primeiras horas da manhã. Já fiz até uma pesquisa na estação mais próxima do INMET (Paulistana - PI) para comprovar isso. Esse gráfico representa a média de precipitação anual por horário entre 2007 e 2017. Só pra deixar claro, no gráfico o "16" representa chuva entre 16:00 e 16:59, por exemplo. Essa é uma condição bastante peculiar do sul do Piauí, é bastante comum dias em que se forma uma grande quantidade de núcleos nas primeiras horas da manhã enquanto no restante do dia não se forma mais nada.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.