Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tstorm

Advisors
  • Content count

    572
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    10

Tstorm last won the day on October 23 2019

Tstorm had the most liked content!

Community Reputation

2373 Excellent

4 Followers

About Tstorm

  • Birthday 12/24/2000

Location

  • Location
    Queimada Nova - PI, Petrolina - PE

Recent Profile Visitors

1292 profile views
  1. LISTA DE MÍNIMAS ABSOLUTAS - INVERNO (JJA) DE 2020 NA REGIÃO NORDESTE 1. RANKING GERAL (TOP 20) 2. POR ESTADO 2.1. ALAGOAS 2.2. BAHIA 2.3. CEARÁ 2.4. MARANHÃO 2.5. PARAÍBA 2.6. PERNAMBUCO 2.7. PIAUÍ 2.8. RIO GRANDE DO NORTE 2.9. SERGIPE 3. MÉDIA DAS MÍNIMAS ABSOLUTAS POR ESTADO 4. CONSIDERAÇÕES - Foram consultadas todas as estações da rede do INMET, do Wundeground e do WeatherLink. Também foram consultadas possíveis estações de universidades públicas, no entanto só foram encontradas as da Univasf; - Caso o município possua automática do INMET, só foram consideradas outros tipos de estações caso estivessem em um raio superior a 10 km da automática do INMET; - Estações com asterisco (*) na lista possuem falhas de dados. Devido ao grande trabalho que seria, as estações do WeatherLink não foram consultadas quanto a essas falhas, a não ser que fossem muito evidentes; - Estações em negrito na lista são as que registram a menor temperatura de cada estado; - Estações com dados duvidosos não constam na lista; - Embora PWS e WeatherLink sejam praticamente o mesmo tipo de estação (particular), elas estão como tipos diferentes na lista para separar a fonte dos dados; - Arquivo com os dados completos: MÍNIMAS NORDESTE 2020.xlsx
  2. Ontem tivemos a tarde mais quente do ano por aqui com máxima de 36,1ºC na automática de Paulistana - PI. A marca anterior era de 35,6ºC em 22 de agosto. Esse 35,6ºC é a menor máxima absoluta para o período de janeiro a agosto desde 1995 (quando os dados deixaram de ter grandes falhas na estação). Hoje fez novamente muito calor por aqui com a temperatura chegando aos 36,0ºC em Paulistana. Ou seja já são 2 dias seguidos superando a temperatura de 22/08, o que deve continuar a acontecer em praticamente todos os próximos dias conforme mostra o gráfico de previsão pra lá: Apesar de todo esse calor, felizmente a fumaça ainda não apareceu no céu daqui. Como mostra essa foto tirada ontem aqui em Queimada Nova: Foto: Camila Alves
  3. Início de setembro com anomalias negativas de temperatura bem significativas por aqui, que colocaria este na lista dos setembros mais frios já registrados. Mas é de se esperar que as temperaturas aumentem no decorrer do mês como é normal em setembro. Tal como ocorreu em agosto, na qual tivemos um início de mês gélido, mas no final terminou quase dentro da média. Mas setembro promete ser um pouquinho diferente, como não há previsão de nenhuma frente fria forte pra o restante do mês então não teremos pré-frontal. Ou seja, a expectativas é de que as temperaturas terminem abaixo da média em setembro, mas nada demais. Setembro deve ser o 9º mês de 2020 com temperaturas abaixo da média aqui. Os dados são da automática do INMET de Paulistana, as anomalias são do período 2007-2020:
  4. Depois de uma primeira quinzena perfeita. A segunda metade do mês promete ser bem quente, já com padrões de setembro por aqui. Hoje a máxima chegou a 34,8ºC na automática de Paulistana - PI, estação de referência pra cá. Essa foi a maior temperatura registrada na estação desde o dia 27 de fevereiro, na qual foi registrado a máxima de 35,5ºC, que por sinal foi a maior temperatura registrada em 2020 até agora... Esta semana, no entanto, a expectativa é que essa marca seja superada em pelo menos 1 dias. A previsão é de diversos dias com temperaturas entre 33ºC e 35ºC na minha área. A primeira quinzena de agosto foi de temperaturas bem abaixo da média. Esses são os dados de Paulistana até ontem: As anomalias foram de -1,2º/-1,5º. Se terminasse assim seria o agosto mais frio desde 1981 e o mês com menor média de mínimas desde julho de 1997. Pena que só deve ficar no "se"...
  5. Os últimos dias estão sendo bem frios na minha região. Ontem em Queimada Nova a máxima foi de 28,6ºC, depois de uma mínima 18,9ºC e um início de manhã com garoas. Em Paulistana - PI (estação mais próxima), a máxima ontem foi de 29,2ºC . Foi a menor máxima registrada num mês de agosto desde a instalação da estação automática em 09/2007. O recorde anterior era de 29,3ºC em 24/08/2012. A máxima baixa de ontem foi fruto da infiltração marítima e da muita nebulosidade. Conforme mostra as imagens de satélite das 18 UTC de ontem: Apesar da marca batida, agosto segue com uma marca incômoda: é o mês com a mais alta menor máxima mensal em Paulistana, mesmo sendo o terceiro mês mais frio do ano. Até setembro que é muito mais quente e igualmente seco e ensolarado já conseguiu ter uma máxima menor. Seminormal de Paulistana - PI (resumida para o que importa para este post). Até o momento agosto de 2020 está assim em Paulistana: Média de mínimas: 20,2ºC (-1,3º) Média de máximas: 30,1ºC (-2,8º) Média 24h (até ontem): 24,6ºC (-2,4º) Se terminasse desse jeito, o que obviamente não vai acontecer, este seria o mês mais frio desde a instalação da automática e provavelmente de todos os tempos.
  6. Caiu um dilúvio agora a pouco aqui em Queimada Nova. WhatsApp Video 2020-08-04 at 08.15.31.mp4 Foram 1 mm. Mas como a média de agosto é de uns 0,2 mm, isso equivale a dizer que só hoje choveu 500% da média do mês. Mas o que mais me chamou a atenção foi a intensidade da chuva, a maioria das pouquíssimas "chuvas" de inverno necessitam de pelo menos uma hora de duração pra acumular alguma coisa, mal dá pra chamar de chuva. Essa não, foi bem rápida, durou de 5 a 10 minutos, foi uma chuva de verdade. Foi a chuva de inverno com maior rain-rate que já registrei. Também foi a primeira vez em 8 anos que eu registro, que chove em agosto.
  7. Agosto é o mês da secura, do vento e do sol por aqui. É o mês mais seco do ano com média de somente 0,2 mm. É também o mês em que mais venta no ano com média de 5,0 m/s (18 km/h). E o segundo mês mais ensolarado do ano com média 302,3 horas de sol, perdendo apenas pra setembro. Os dados são da estação de Paulistana - PI, que uso como referência pra cá. De modo geral, o mês inicia-se mais fresco, permanecendo com características de inverno. Mas da metade do mês pra frente o normal é que os dias fiquem bem mais mornos. Em relação a 2020 a tendência é de que agosto seja de temperaturas abaixo da média por aqui. Até o momento todos os meses do ano foram de temperatura abaixo da média na minha área.
  8. Junho e julho de 2020 em Paulistana - PI Junho: Média de máximas: 31,1ºC (-1,1)* Média de mínimas: 21,2ºC (-0,8)* Média 24h: 25,4ºC (-1,3)* Marcas importantes: Foi o junho mais frio (média 24h) desde a instalação da automática (set/2007). Considerando a média ponderada calculada por meio da automática (que deu 25,4ºC), esse foi o junho mais frio desde 2006. Também foi a primeira vez desde 2006 que junho foi o mês mais frio do ano. Só um milagre faria este agosto ser mais frio que junho. O mês mais frio do ano quase sempre é julho. Julho: Média de máximas: 31,7ºC (0,0)* Média de mínimas: 20,4ºC (-0,8)* Média 24h: 25,6ºC (-0,5)* Marcas importantes: Foi a menor média mínima registrada no mês desde 2008, por 0,03ºC não igualou a média de mínimas daquele julho. Considerando os dados da convencional (no período em que não havia automática) esse foi o segundo julho com menor média de mínimas do século. A mínima de 18,4°C no dia 26 foi a menor mínima registrada em julho na automática, repetindo marca que ocorreu em julho de 2011 e de 2017. *Média da automática entre 2008 e 2019.
  9. Esse valor de Afrânio é um erro da APAC. Afrânio é a terceira cidade mais próxima daqui, e nesses dias não havia nuvens no céu capazes de provocar um valor desses tão perto daqui. As imagens de satélite e radar também mostram o mesmo. Se esse valor estivesse correto, só essa chuva tornaria este o julho mais chuvoso de toda a série histórica de lá. A média de julho em Afrânio é de 1,4 mm.
  10. Dia histórico hoje em Queimada Nova! A mínima chegou a 15,3ºC. Essa foi disparada a menor temperatura que já registrei aqui. A menor mínima anterior havia sido de 17,1ºC no dia 2 deste mês. O que leva a imaginar que essa foi a menor temperatura ocorrida em Queimada Nova em muito tempo. Meus registros são de 2016, 2017, 2018 e 2020*. Mínimas como essa são raras devido aqui ventar muito, fazendo com que sejam raras as mínimas de subsidência. E longe demais do mar pra ter mínimas boas com MPs marítimas. A mínima de hoje foi com subsidência, mas havia uma brisa leve fazendo a sensação de frio aumentar mais ainda. A baixa temperatura em 850 hpa (aproximadamente 13ºC) e o ar relativamente seco também contribuíram com a mínima de hoje. Durante a tarde a máxima chegou a 30,6ºC. Na estação mais próxima, Paulistana - PI (que fica num topo), a mínima hoje foi de 19,6ºC, mesmo assim foi a menor para julho desde 2017. *Em 2020 as temperaturas estão sendo registradas com o sensor interno do termômetro.
  11. Não, mas existem algumas formas alternativas de consegui essas informações. Geralmente eu uso esse link e olho os gráficos apenas dos meses que me interessa trocando apenas o ano. Como, naquele caso eu estava procurando a menor mínima, olhei apenas os meses de inverno em todos os anos desde que a estação foi instalada. Uma alternativa que baseia-se no mesmo princípio é através desse link: http://somarmeteorologia.com.br/security/defesa_civil/mapas.php?cid=Paulistana-PI&mes=07&ano=2020 No link: Depois de "cid=" Você coloca o nome da cidade e o estado. Não use acentos. Depois de "mes=" Você coloca o mês (óbvio né?) em números Depois de "ano=" Você coloca o ano Porém tem um detalhe muito importante, quando não tem dados eles usam interpolação, então é sempre bom conferir no INMET. E se estação for muito recente os dados que aparecerão ali serão de interpolação. A vantagem é que já aparece os valores absolutos de cada mês. Se for uma convencional é melhor usar as normais do próprio INMET. Porém não lembro em que ano foi atualizado os extremos (provavelmente 2016 ou 2017). Acessando por aqui: https://portal.inmet.gov.br/normais
  12. Faltou essas daqui: TO Paranã 13,4ºC CE Tianguá 14,7ºC Com isso temos registros sub 15ºC em todas as regiões do país. Detalhe pra localização de Tianguá: Aberta em: 14/03/2018 Latitude: -3.732164º Longitude: -41.011886º Altitude: 756 metros Essa foi a terceira menor mínima da curta trajetória de vida da estação, a menor foi de 14,2ºC em 9 de setembro de 2018.
  13. O dia de hoje foi bem atípico pra julho em Queimada Nova. Garoou pela madrugada e pela manhã, e chuviscou rápido diversas vezes por toda a manhã. O acumulado total foi de 1 mm, a última vez que havia chovido em julho faz 6 anos. Devido a essas garoas e a grande nebulosidade, a máxima foi de apenas 27,3°C, também bastante expressiva pra julho.
  14. Impressionante essa 0z do GFS. É a melhor previsão de frio que já vi algum modelo dando pra cá. Durante o dia 05/08 a temperatura em 850 hPa ficaria abaixo de 10ºC em Queimada Nova, chegando inclusive a 9,2ºC conforme o meteograma: Deixo também a previsão do GFS para o local habitável mais alto do município (700 m): 01/08: 18,6 / 28,1 02/08: 19,0 / 23,8 03/08: 15,7 / 26,1 04/08: 15,4 / 26,3 05/08: 14,4 / 26,1 Seria uma onda de frio histórica, pena que muito dificilmente irá acontecer...
  15. Os últimos dias tem sido de muito vento na região de Queimada Nova. Em Paulistana - PI, estação mais próxima, as rajadas chegaram a 61,2 km/h sábado e a 51,8 km/h ontem (na medição das 15 UTC o vento sustentando chegou a 30 km/h). Dados de sábado em Paulistana. Dados de domingo em Paulistana. Aqui sempre venta bastante mas a ventania desses últimos dias tem sido um pouco acima da média. Para termos de comparação essas foram as médias diárias de rajadas e os extremos de rajadas em julho em Paulistana nos últimos anos: Julho: Médias de rajadas - Rajada extrema 2017: 50,6 km/h - 63,3 km/h 2018: 45,9 km/h - 57,2 km/h 2019: 45,3 km/h - 56,5 km/h 2020: 43,9 km/h - 61,2 km/h (até dia 19) Ou seja, apesar de julho de 2020 está sendo o que menos venta dos últimos 4 anos. A rajada de sábado foi a mais forte para julho desde 2017. Devido a todo esse vento, desde quinta-feira as obras de montagem de torres eólicas de um complexo eólico aqui em Queimada Nova estão paradas justamente pelo excesso de vento. Em relação as temperaturas, julho de 2020 está sendo um pouco abaixo da média por aqui. A tendência é que as médias diminuam mais ainda, já que os próximos 10 dias do mês prometem ser bastante agradáveis.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.