Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tstorm

Advisors
  • Content count

    503
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    10

Tstorm last won the day on October 23 2019

Tstorm had the most liked content!

Community Reputation

1459 Excellent

1 Follower

About Tstorm

  • Birthday 12/24/2000

Location

  • Location
    Queimada Nova - PI, Petrolina - PE

Recent Profile Visitors

1026 profile views
  1. A menor temperatura registrada em Águas Vermelhas foi de 3,8ºC em 10 de julho de 2019. Além de já ter registrado 4,0ºC em duas ocasiões: 14/08/2017 e 24/07/2012. Fora isso há diversos registros de temperaturas na casa dos 4 graus. E realmente o padrão de lá é um frio "vampiro".
  2. Belas imagens da chuva que se formou em Queimada Nova no início da tarde de hoje. O curioso é que essa chuva foi provocada pelas ondas de leste, sistema que não costuma provocar muita chuva por aqui. Mas que já é o terceiro dia seguido que chove (fraco) por causa delas aqui. Aliás, hoje foi um dia muito estranho por aqui, teve chuva uma 6 vezes no dia geralmente "spray" (que são comuns aqui em junho, julho... meses que não chovem). Mas às 13h começou a chover de verdade. E depois tivemos até trovões. Na cidade ficou só na chuva "spray".
  3. A BARRAGEM DE SOBRADINHO SUPEROU ONTEM OS 70% DE SUA CAPACIDADE!!!! FATO HISTÓRICO E INIMAGINÁVEL DEPOIS DE TANTOS ANOS DE SECA! A POUCO MAIS DE 4 ANOS ATRÁS O RESERVATÓRIO CHEGOU A APENAS 1% DE SUA CAPACIDADE.
  4. Apesar de não haver previsão de chuva, caiu uma chuva fraca em Queimada Nova na última madrugada (pra variar hehe). Foram 4 mm. O núcleo pouco antes de chegar por aqui. Imagem das 01:30 (horário local). Em Rajada, distrito de Petrolina que fica mais perto daqui (Queimada Nova) do que de Petrolina em linha reta, o acumulado nessa chuva ainda conseguiu chegar a 22,5 mm. Aqui o volume não foi muito expressivo, mas essa chuva com certeza foi muito bem vinda, por diversos motivos: Ajuda nos cultivos (milho, feijão...) e nas pastagens. Toda chuva é bem vinda, ainda mais por que o "inverno" está preste a terminar. Fez chegarmos a exatos 600 mm no ano, acima do que é esperado para o ano todo. A gente tinha superado a média com as chuvas do último dia 26. Faz desse isolado o segundo mês com mais dias de chuva que eu registrei, foram 11 dias, apesar do acumulado está sendo tão alto (157,0 mm). O primeiro foi janeiro de 2016 com 15 dias com chuva. Meus registros iniciaram em 2013.
  5. Fim de tarde bonito com arco íris e virga em Queimada Nova.
  6. Sim, realmente o horário em que mais chove aqui é de madrugada, mas não sei exatamente por que isso ocorre. Um dos fatores já foi explicado pelo @DaviOlrb, mas não é o único (realmente nessa época do ano é mais isso mesmo), mas mesmo quando não está chovendo no leste do Nordeste a chuva continua caindo mais pela madrugada e o início da manhã por aqui. É bem comum os núcleos se formarem aqui mesmo. Mas é importante ressaltar que esse ano está meio atípico mesmo, tanto que praticamente não houve nenhuma chuva no fim da tarde/início da noite, e até as chuvas das primeiras horas da manhã que são bem comuns foram poucas (como vai ser possível observar nos gráficos). Outro fator que possa ser responsável por isso talvez seja por ser o horário em que a umidade está maior, especialmente no fim da madrugada/inicio da manhã. Esse gráfico representa a média de precipitação anual por horário entre 2007 e 2017 em Paulistana - PI (cidade próxima). Só pra deixar claro, no gráfico o "15" representa chuva entre 15:00 e 15:59, por exemplo. Já este daqui é o mesmo gráfico, só que na versão desta estação chuvosa. Dá pra perceber que em relação aos outros anos, houve um grande aumento nas chuvas nas primeiras horas da madrugada e um diminuição drástica das chuva nos horário que é mais comum (entre 4h e 7h.). Já entre o fim da tarde o início da noite a chuvas diminuíram muito também. Paulistana nesta estação chuvosa teve mais chuva que aqui a tarde. Se esse gráfico fosse daqui a parte da tarde do gráfico seria igual a da noite. Quanto a impressão eu não sei se é tão ruim assim, claro que a gente não vai ver tanta chuva e por isso vai ter a sensação que é mais seco, mas dormir com o som da chuva é muito bom hehehe. E eu mesmo quase sempre acordo com as chuvas, então se eu achar necessário eu fico acordado. Só pra lembrar a maioria da população por aqui é rural, então a maioria das casas não tem forro (até mesmo na cidade não é toda casa que tem) então não é difícil acordar. E além disso a população já sabe que isso é o normal por aqui, então não se importa muito.
  7. Daqui a pouco eu respondo os questionamentos de vocês @LeoP e @Carlos Campos sobre as chuvas de madrugada e a noite por aqui. E por falar nelas... Núcleos muito fortes desenvolveram-se na última noite/madrugada por aqui. Dessa vez as chuvas mais fortes ficaram concentradas na região oeste de PE. Radar de Petrolina - 00h30m (hora local) - 26/03/2020 No sertão de Pernambuco o maior acumulado foi de 136,8 mm no distrito de Jutaí, município de Lagoa Grande, um dos mais secos de todo o estado. Outros volumes grandes foram registrados em: 134,0 mm em Terra Nova 95,0 mm em Dormentes (sede) 93,7 mm em Petrolina (zona rural - local não especificado) 82,5 mm em Dormentes (Lagoas) 74,0 mm em São José do Belmonte (Bom Nome) 72,0 mm em Araripina 72,0 mm em Tupetarama 71,9 mm em Santa Filomena 70,0 mm em Serrita 69,0 mm em Manari 65,0 mm em Ibimirim 62,0 mm em São José do Belmonte (sede) No agreste também choveu muito. Foram 105,7 mm em Caruaru. 104,0 mm em São João e 95,0 mm em Lajedo. Aqui em Queimada Nova - PI foram 24 mm que fizeram o mês chegar a 153 mm, superando a média.
  8. Ótima colocação Wallace! É isso mesmo, é MUITO difícil um mês ser acima da média em todo o semiárido nordestino. Até por que diferentes sistemas que são responsáveis pela chuva na região. Os canais de umidade, por exemplo, provocam muita chuva na metade sul da região, no entanto eles fazem com que a ZCIT "afaste-se", o que provoca falta chuva na área mais ao norte da região, a não ser que seja um canal que "suba" muito como o caso deste. Já a ZCIT só provoca chuva na metade norte da região, ou seja, um mês em que só a ZCIT atue vai ser abaixo da média na parte sul da região. Este março foi um mês muito mais dinâmico e atípico, onde a ZCIT e os canais de umidade alternaram sua atuação. O resultado foi as chuvas bem distribuídas pela região. Além disso, fatores como orografia, chuvas irregulares, bloqueios atmosféricos... dificultam ainda mais que um mês seja acima da média em toda a região. O mês de março de 2016 como já falado anteriormente por mim e @CloudCb é um ótimo exemplo, na qual em algumas áreas do sertão o acumulado foi superior a 500 mm enquanto em outras foi um dos marços mais secos da história. Voltando a falar sobre a chuva de hoje, durante o fim da tarde um bom núcleo se formou ao oeste de Queimada Nova. Na cidade o acumulado foi apenas de 5 mm, mas choveu forte em áreas bem próximas.
  9. Choveu muito também no Piauí nesta noite. Em Paulistana, estação mais próxima daqui, o acumulado foi de 43,8 mm. Com isso, chegou a 148,9 mm no mês cuja média* é de 138,9 mm. Em Janeiro o acumulado foi de 261,9 mm (média* de 121,5 mm) e em fevereiro foi de 188,0 mm (média* de 110,2 mm). No ano o acumulado é de 598,8 mm (também acima da média). Com isso, essa foi a primeira vez que os 3 meses mais chuvosos do ano (JFM) foram acima média desde o ano de 2004 na cidade. E apenas a 9ª vez na história que isso ocorre em 96 anos de dados. Imagens do radar de Petrolina à meia noite. Em Queimada Nova também choveu nesta madrugada, mas foi uma chuva restrita a zona urbana e a áreas próximas com acumulado de 18 mm. Levando o mês de março ao acumulado de 124 mm, perto de igualar o feito de Paulistana. *Essa é a média mais recente (1992-2019), para contabilizar a quantidade de JFM acima da média simultaneamente usei a média de todos os 96 anos. Mais informações nesse post.
  10. Durante a madrugada de hoje e a noite de ontem grandes núcleos se desenvolveram em todo o setor norte do Nordeste. Imagem de satélite das 01:00 (hora local). Em decorrência disso, grandes acumulados foram registrados em todo o setor norte da Região, principalmente no sertão, como já mostrado no CE pelo @Pedro Victor P. e na PB como o @CloudCb irá postar. No Pernambuco grandes volumes também foram registrados, desde a parte oeste do agreste até o sertão do estado. Os maiores acumulados segundo APAC, IPA, CEMADEN e INMET foram: 143,5 mm em Pedra 143,0 mm em Triunfo 130,0 mm em Venturosa 128,0 mm em Afogados do Ingazeira 116,0 mm em Carnaíba 105,0 mm em Cedro 95,0 mm em Serrita 78,7 mm em Arcoverde 77,7 mm em Caetés 70,0 mm em Iguaraci 65,0 mm em São José do Belmonte 64,6 mm em Sertânia 62,5 mm em Pesqueira 56,0 mm em Bom Conselho 52,0 mm em Terra Nova Afogados da Ingazeira está fazendo jus ao nome (não resisti ao trocadilho ), já são 486,0 mm em março na cidade, segundo maior acumulado neste mês no sertão do PE.
  11. Foi no recôncavo baiano, o usuário @RafaelBHZ já havia feito um postagem sobre. Deixo aqui outro vídeo do evento: _______________________________________ Que bizarro, março de 2016 foi um dos maiores desastres meteorológicos da história recente de Queimada Nova. Foram apenas 3 mm no mês que deveria ser o mais chuvoso do ano. Se esse acumulado também tivesse sido registrado em Paulistana - PI (pluviômetro mais próximo que possui dados longos) - lá ainda choveu 40,8 mm - esse teria sido o março mais seco desde 1925.
  12. Queimada Nova voltou a ter uma chuva boa de novo hoje, e como sempre foi de madrugada (aqui chove mais de madrugada mesmo, mas esse ano está exagerando). Foram 25 mm o que eleva o acumulado do mês para 106 mm, cuja a média é de uns 140 mm. Radar de Petrolina às 4:10 (hora local). Curioso é o vento de oeste para leste hoje, o que não é comum no final na estação chuvosa. Isso é mais comum em canais de umidade que ocorrem em dezembro, janeiro...
  13. Fortes núcleos desenvolveram-se sobre minha área na tarde de hoje. Imagem de satélites das 17:00 (hora local). Leste de Queimada Nova às 16:25. Oeste de Queimada Nova às 16:52. Em Queimada Nova o acumulado foi de 7 mm no finalzinho da tarde. Hoje que é o dia de São José que segundo a cultura nordestina se chover no dia de hoje o inverno (estação chuvosa) foi/será bom. Coincidência ou não, desde 2013, quando iniciei meus registros, essa é a primeira vez que chove no dia 19 de março. Em 2018 até choveu, mas foram só 2 mm. De qualquer forma, nesta estação chuvosa o acumulado chegou a 656 mm, o que já faz deste o segundo melhor inverno que registro em termos de acumulado, perdendo apenas para o de 2014-15. Mas se os próximos 30 dias forem dentro da média já supera aquela estação chuvosa.
  14. Baita acumulado, essa estação fica relativamente próxima daqui (Queimada Nova), a uns 110 km em linha reta. Nunca imaginei que tivesse chovido tão forte naqueles núcleos de ontem de manhã, até por que na rede da APAC não tinha encontrado nada demais. Interessante que ao contrário da maioria do Nordeste, março que tem a maior média do ano ainda não mostrou suas caras por aqui. O acumulado está em 70 mm sendo que a média é de uns 140 mm. Precisa chover muito nos próximos dias para superar a média; Para comparação fiz esse mapa com o acumulado das estações próximas daqui no mês:
  15. O dia de ontem foi de muita chuva no PE e no PI. No Piauí o maior acumulado foi em Angical do Piauí que registrou 136,6 mm (considerando o horário local). O segundo maior acumulado foi na convencional de Picos que registrou 106,2 mm. No Pernambuco os maiores acumulados ficaram concentrados no setor central e leste do estado. Os 10 maiores acumulados de acordo com a APAC foram: 159,9 mm em Sirinhaém | ZM 111,7 mm em Sertânia | ST 90,0 mm em Ingazeira | ST 90,0 mm em Tabira | ST 87,0 mm em Quixaba | ST 86,2 mm em Jaboatão dos Guararapes | RM 86,0 mm em Carnaíba | ST 82,0 mm em Triunfo | ST 81,0 mm em Custódia | ST 81,0 mm em Ibirajuba | AG Detalhe importante: Quixaba teve 104 mm no boletim de hoje, foi o maior acumulado do estado. Ou seja, foram 191 mm em 2 dias na cidade. RM = Região Metropolitana do Recife | ZM = Zona da Mata | AG = Agreste | ST = Sertão
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.