Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tstorm

Advisors
  • Content count

    316
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Tstorm last won the day on February 21

Tstorm had the most liked content!

Community Reputation

81 Excellent

About Tstorm

  • Birthday 12/24/2000

Recent Profile Visitors

101 profile views
  1. Renan, acredito que isso esteja ocorrendo por que o início da estação chuvosa ocorre em momentos diferentes dependo da área do Nordeste. No CE, RN, PB e norte do PI a estação chuvosa tem início apenas em janeiro. Já aqui, no sul do PI e em todo o sertão da BA e do PE ela começa entre outubro e dezembro (depende do local). Nós do sul da região, tivemos uma primavera e um janeiro muito seco com poucos corredores de umidade (sistema responsável pela maior parte das chuvas por aqui). Só agora em fevereiro que tivemos uma ZCAS boa. No norte da região essa secura na primavera foi insignificante pois é normal para a época lá. Janeiro, de modo geral, também foi de chuva abaixo da média no norte da região mas menos que no sul, teve até local com anomalia positiva. Em fevereiro a ZCIT atuou bem por lá, muitos locais já ultrapassaram bastante a média histórica, além da já citada Parnamirim - RN com 503 mm, destaque também para Granja - CE está com 495 mm mensais. Vamos aguardar até abril (quando termina o "inverno" aqui no sul da região) e maio (quando termina a estação chuvosa no norte da região) para ver se este "inverno" vai ser lembrado como seco ou chuvoso.
  2. Choveu novamente em alguns pontos do município do início da manhã de hoje. Aqui na cidade fiquei apenas com chuviscos. Há previsão de chuva até sábado aqui, especialmente entre o fim da madrugada e começo da manhã. Ainda precisamos de muita chuva. Apesar de fevereiro está com chuvas dentro da média, este está sendo o pior "inverno" desde 2012 em Queimada Nova, já que novembro, dezembro e janeiro terminaram com chuva bem abaixo da média. EDIT: A APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) divulgou, agora, que choveu 75 mm em Santa Filomena hoje, cidade na divisa com o PI. Essa chuva foi causada pelo mesmo conjunto de núcleos que passou por aqui.
  3. Depois de 10 dias secos em Queimada Nova, com a chuva restrita ao norte da região, voltou a chover por voltas das 6h de hoje em Queimada Nova. Foram 6 mm no meu pluviômetro. Está sendo um fevereiro normal por aqui, o acumulado mensal chegou aos 111 mm (a média é de uns 108 mm). A mínimas estão dentro do normal e as máximas abaixo. Há previsão de pancadas de chuva em todos os dias desta semana. Por isso, espero chegar pelo menos aos 130 mm no final do mês.
  4. Atualmente o centro-sul do Nordeste está numa situação semelhante com a que o Daniel85 disse em seu último post. Abaixo a comparação na previsão de chuva para os próximos 10 dias entre o ECMWF e o GFS, respectivamente. Em Queimada Nova, por exemplo, o GFS indica 171 mm para os próximos 10 dias, enquanto o europeu só 25 mm. Acredito que o europeu tenha mais chance de acerta essa disputa, infelizmente.
  5. O dia de hoje foi novamente seco em Queimada Nova. Havia previsão de pancadas isoladas, mas as poucas cbs que se formaram hoje ficaram apenas no horizonte distante. Para amanhã, entre a madrugada e a manhã, o modelo europeu segue apostando em volumes altos. Já nos restantes dias da semana não deve chover, segundo o ECMWF. O GFS, por sua vez, prevê chuva em todos os dias da semana. Aposto no europeu, o GFS costuma subestimar o poder do bloqueio atmosférico aqui.
  6. Voltou a chover em Queimada Nova durante a madrugada de sábado, foram 12 mm na cidade. Com isso, chegamos aos 105 mm mensais, praticamente a média para fevereiro que é de cerca de 108 mm. Na estação do Inmet de Paulistana, cidade a 59 km em linha reta daqui, choveram 52,4 mm por conta do mesmo núcleo. Ontem não choveu, foi o primeiro dia sem precipitação no mês. Hoje também não deve chover. Amanhã há previsão de chuvas isoladas. Quarta pode ter chuva forte, especialmente de madrugada e de manhã. Para o restante da semana os modelos estão com bastante divergência.
  7. Grandes núcleos se formaram no oeste do PE durante a madrugada e avançaram para o sudeste do PI e noroeste da BA, como mostra a imagem do edsr97. Esse conjunto de núcleos me atingiu durante a madrugada, causando 30 mm em Queimada Nova. Foi a chuva mais volumosa em pouca mais de 10 meses. Com isso chegamos ao 93 mm mensais. Choveu muito também em outros locais do sertão do PI, do PE e da BA. Alguns acumulados nas últimas 24h: 76,4 mm em Pilão Arcado - BA 63,2 mm em Sobradinho - BA 44,8 mm em Caracol - PI 41,4 mm em Petrolina - PE
  8. Deu uma chuvinha rápida por volta das 12h50m em Queimada Nova. O acumulado foi de 5 mm. As condições de pancadas de chuva persistem até sábado. Fevereiro agora está com 62 mm. Cerca de 57% da média para o mês. Há pouco formou um belo temporal ao meu norte, mas não acredito que ele chegue até aqui.
  9. O dia de hoje começou bem chuvoso em alguma áreas da BA, do PE e do PI. Imagem de satélite das 10 UTC: Alguns acumulados nas últimas 24h: 189,4 mm em Serrolândia - BA (Cemaden) 150,9 mm em Ibupi - PE (Cemaden) 104,6 mm em Jacobina - BA (Aut-INMET) 100,6 mm em Castelo do Piauí - PI (Aut-INMET) Aqui em Queimada Nova há muitas nuvens médias agora, não choveu hoje.
  10. Havia dito anteriormente que estavam se formando muitos núcleos de chuva fraca por aqui. Um desses núcleos me atingiu no finalzinho da tarde, a diferença entre os outros é que esse foi mais generalizado e de chuva moderada em alguns pontos. Aqui na cidade de Queimada Nova foram 6 mm. Fevereiro chegou aos 57 mm com essa chuva.
  11. Ontem e hoje tem sido dias com uma enorme dificuldade de formar cbs por aqui. Muitos núcleos estão se formando mas quase todos estão se dissipando antes de virarem cbs, o que tem deixado o céu encoberto por nuvens médias. As chuvas que tem se formado estão sendo fracas, rápidas e isoladas, como mostra a imagem do radar. Entre hoje à noite e amanhã há previsão de chuva volumosa na região de Queimada Nova. Espero que elas não decepcionem.
  12. O dia de ontem foi novamente bem chuvoso em Queimada Nova. A chuva mais forte começou por volta das 9 horas da manhã, permanecendo com chuviscos até o início da noite. No total foram 23 mm. Durante a tarde meu termômetro não ultrapassou os 24,6°C. Tarde mais fria desde a ZCAS de janeiro de 2016. Fevereiro agora está com 51 mm por aqui. Cerca de 47% do esperado para o mês. As condições para chuva permanecem, no mínimo, até sábado.
  13. Tinha me esquecido desse detalhe. No canto superior direito do site, clique no sinal da engrenagem que aparecerão as opções de escolha das unidades de medida e também do fuso horário. Se você estiver no celular, clique nos três "risquinhos", também no canto superior direito. Logo em seguida, clique em "settings".
  14. O dia de hoje foi bastante chuvoso em Queimada Nova. A primeira chuva do dia ocorreu no inicio da madrugada, acumulando 8 mm. Após às 7h começou a chover novamente, dessa vez mais forte e generalizado. Foram 20 mm de chuva na cidade. Para demostrar como este "inverno" (a estação das chuvas do sertão) demorou para começar, observem quando foi o primeiro dia com acumulado superior a 20 mm nas últimas estações chuvosas em Queimada Nova: 2013/14: 24 de novembro 2014/15: 18 de novembro 2015/16: 6 de janeiro 2016/17: 8 de outubro 2017/18: 3 de fevereiro Esta ZCAS pode provocar chuva, no minimo, até quinta por aqui.
  15. O meteograma do GFS eu acesso por esse site: https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=-8.58&lon=-41.41&lang=pt&type=graph&units=m No link, você substitui o valor "-8.58" por sua latitude e o "-41.41" por sua longitude. Caso você queira o mesmo meteograma em forma de tabela, troque "graph" por "txt". Eventualmente, quase sempre na verdade, o gráfico e a tabela aparecem bugados. Para tentar resolver esse problema troque o último número das coordenadas por um valor próximo, mas nem sempre funciona. Já o europeu eu acesso pelo weather.us: https://weather.us/forecast/ensemble Após entrar no link, digite o nome da sua cidade no campo "Search for location" e aperte enter.
×