Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

PabloMartins

Members
  • Posts

    588
  • Joined

  • Last visited

About PabloMartins

  • Birthday 06/17/1997

Location

  • Location
    Canoas, RS

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

PabloMartins's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

3k

Reputation

  1. Vamos lá, estou inspirado e agora voltei a ter computador, pelo celular é complicado.... O Invest 90E segue cada vez melhor. As imagens de satélite (weathernerds.org) mostram já o futuro "Roslyn" se organizando mais e mais, nas próprias imagens já vemos o centro da circulação em baixos níveis se tornando praticamente fechado e apesar do NHC (Centro Nacional de Furacões, sigla em inglês), ter aumentado a probabilidade para 100% de chance de se formar, eles seguraram a classificação para o próximo aviso público que sai por volta das 23h30 horário de Brasilia, mas como eles usam o horário de Greenwich, a TD 19E (pelas contas que eu fiz eles vão chamá-la de dezenove, apesar de duas terem se formado no Atlântico e ter migrado pra bacia, vulgo Bonnie e Julia) vai se formar oficialmente no dia 20 de Outubro, que irá completar os 7 anos do imbatível Furacão Patricia. A bacia do Pacífico Nordeste tem um longo histórico de poderosos furacões nesta área durante a 3-4 semana de Outubro, de tempestades que se formam na costa mexicana e rumam em direção oeste-noroeste e depois curvam para o norte-nordeste atingindo o México, é um padrão clássico da atmosfera que já anuncia a aproximação do fim da temporada de furacões, que termina dia 30 de Novembro, já que o padrão da circulação da atmosfera muda em altos níveis nessa época dando lugar aos ciclones extratropicais que se formam no Meio Oeste Americano dando passagem pras massas de ar mais frias e que quando chegam ao Golfo do México, além de causar esfriamento das águas, provocam o famoso fenômeno local conhecido como "Tehuantepecer" (não vou entrar à fundo sobre o fenômeno). Alguns furacões memoráveis em Outubro na região: Tico, 19 de Outubro 1983 140 mph Roslyn, 18 de Outubro 1986 145 mph Kenna, 24 de Outubro de 2002, 165 mph Rick, 18 de Outubro de 2009, 180 mph Patricia, 23 de Outubro de 2015, 215 mph Willa, 22 de Outubro de 2018, 160 mph A atmosfera em altos níveis estará muito favorável (segue imagem abaixo do TropicalTidbits.com), com um lindo anticiclone posicionado sobre Roslyn, o que trará belas imagens de satélite com a saída de fluxo saindo para todas as direções auxiliando em sua provável rápida intensificação. Condições oceânicas também não são o problema.... O potencial máximo de intensidade na área é extremo, como sempre nessa época do ano: (esse em mbar/hPa) (imagens abaixo: CIMSS, TropicalTidbits) Em ventos: (em nós) E haverá bastante suporte de umidade:
  2. ATCF do JTWC coloca Noru com ventos de 130 nós, há 24h atrás tinha ventos de 45 nós, portanto, se intensificou 85 nós em 24h, impressionante.
  3. nunca tinha visto uma imagem de satélite parecida como essa, olha essa linha de tempestades tão a norte
  4. inclusive o vento deu uma acalmada né, ta mais tranquilo, esperava muito mais pelo alarde dos modelos
  5. Lembrando que estamos lidando com dois ciclones distintos, o que neste momento está no litoral sul do RS é fraco mas chama atenção, o de amanhã-quarta que representa perigo está logo à leste-sudeste se aprofundando no momento:
  6. Meu deus esse ciclone no 18z do GFS projetando mais de 400mm no litoral norte com ventania. Pra Canoas projeta mais de 200 mm em 48h...senti uma vibe 03/05/2008 inundações pelo ciclone da época que detém o recorde de chuva em 24h em Porto Alegre...e adivinha, a previsão é pro dia 03/05/2022
  7. canoas já deve ter passado de 100mm, o dilúvio foi grande às 17h e dps deu temporal de novo...segue chovendo agora
  8. Comentei no twitter com um meteorologista renomado (@ryanmaue) sobre um ciclone interessante que se formou no pacifico sudeste hoje...ele confirmou, é subtropical mesmo....Eu to desde semana passada de olho nos modelos que já antecipavam a formação...ontem era apenas um "ULL" (upper level low) ou um VCAN como conhecemos aqui no Brasil...durante a madrugada conseguiu trabalhar e descer em baixos níveis e pimba...se tornou ciclone subtropical hoje:
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.