Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

OhTheJohnny

Members
  • Posts

    54
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by OhTheJohnny

  1. Para o nordeste brasileiro, essa fase positiva está associada a períodos chuvosos igualmente positivos. Sobre o Atlântico Norte os ventos alísios se intensificam, o que provocam um deslocamento a sul da ZCIT. Mas é apenas uma variável acessória a condições mais importantes, como temperatura dos oceanos.
  2. Interessante essa áerea de conveccao no meio do oceano, em uma zona de tempo calmo, na altura da costa do Nordeste. https://www.windy.com/-Satellite-satellite?satellite,-10.515,-22.456,7 Modelos mostram uma fraca circulacao de ventos e rajadas de 50 km/h, localmente. Como esse sistema poderia ser classificado? Um simples complexo convectivo?
  3. A metereologia nao precisa ser acessivel apenas a quem se interessa por ela como é hoje. Isso ajuda a mobilizar outros segmentos da sociedade.
  4. Bom dia, Feito! 😉 Segundo o Tiago, céu carregado a norte e variação de nebulosidade a oeste.
  5. Tópico interessante de acompanhar. De acordo com a classificação climática de Koppen, o meu clima seria do tipo Cwb, muito parecido com o tipo climático da capital do Butão (Timbu).
  6. Nuvem funil (?) registrada ontem na base de uma célula de chuva c/ granizo em Baraúna (PB), ontem 12/01.
  7. Tarde de muita chuva no interior do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Esse GIF mostra uma interessante atividade rotativa (com granizo), semelhante aos ''donut holes'' tornádicos dos EUA, a leste da cidade de Jucurutu/RN.
  8. Ontem choveu 105 mm por aqui, uma das maiores chuvas dos últimos 5 anos. O acumulado mensal já está em 203 mm, 3x mais do que a média. Hoje o dia amanheceu nublado. Já está assim há dias No momento chove fraco e a temperatura deve estar baixa para os padrões locais. A estação do INMET não está funcionando mas em Patos-PB está fazendo 26ºC, mesmo sem chuva.
  9. Chovendo bastante aqui em Caicó/RN. Até ontem tinha chovido 98 mm no mês, agora já está próximo de 200 mm. Em torno de 80 mm caíram em apenas uma hora. No momento chove de moderado a forte, mas com algumas pausas. O açude do Recreio que fica na zona urbana da cidade estava com volume baixíssimo e mesmo assim transbordou.
  10. Tempo chuvoso em parte do litoral leste do Nordeste hoje. Chuva típica dos meses de inverno em pleno verão, porém está chovendo com trovões, o que não é comum no litoral do NE. Recife/PE 21ºC No momento as instabilidades começam a avançar também pelo interior. Parece que a noite de Natal vai ser de chuva.
  11. Há alguma chance de ocorrer uma situação semelhante a janeiro/fevereiro de 2004? Somente assim os reservatórios do Nordeste não entrariam em colapso total. Em 2004 o Atlântico Norte também estava mais quente do que o Sul e a previsão de consenso para J/F/M indicava chuva de normal a abaixo da média para a região. No final, acabou chovendo mais de 1000mm em várias regiões do NE em somente 2 meses e repôs completamente o déficit dos reservatórios que também se encontravam na mesma situação de agora. Hoje tempo sem chuva por aqui, como era previsto. Deve voltar a chover a partir de amanhã. A última vez que choveu foi ontem. Chuva moderada c/ alguns trovões no final da tarde.
  12. Ontem choveu bastante aqui pelas redondezas. Em Caicó só chuva fraca e muitas descargas elétricas, o que ocasionou queda de energia e de internet. Na cidade de Santana do Seridó, 40km a sudeste daqui, houve queda de granizo, destelhamentos e queda de muros. Choveu entre 70 e 100 mm segundo pluviômetros particulares. O reservatório da cidade aumentou em 2m a lâmina d'água. Rio que estava completamente seco Hoje muita nebulosidade e tempo abafado, mas sem sinal de chuva forte por enquanto.
  13. Novamente uma tarde chuvosa aqui pela região. Já chove desde as 16:30 em alguns municípios como Parelhas, Florânia e jucurutu.. Às 17h o céu estava assim: Agora quase às 19h o radar ainda mostra chuva moderada a fraca nos arredores da cidade. No Vale do Açu a chuva parece se intensificar.
  14. Temporal sobre o Vale do Açu/RN, visto daqui de Caicó (50 km de distância). Foto: minha Foto: Wylk
  15. Após meses de seca, tarde propícia a chuva no interior do Rio Grande do Norte. Os núcleos começaram a se formar há meia hora e já é possível ver pontos com rain rate de 50mm/h. Por aqui céu claro ainda.
  16. Parece que a chuva voltará ao norte do NE nos próximos dias. Caso a previsão se confirme, a chuva virá em boa hora. O reservatório da cidade está c/ apenas 1,2% da capacidade.
  17. Neste fórum eu coloquei outros lugares do Sul onde ocorreram estragos semelhantes à atividade tornádica. http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-brasil-2015.8099/page-9#post-514093 Acredito que outros tornados foram registrados antes do de Cafeilândia nos últimos dias.
  18. Olhando nesses sites sobre profissões, vejo sempre falar de baixa concorrência, facilidade de encontrar emprego e de salários razoavelmente altos. Já os comentários são sempre horríveis no sentido de salários e empregabilidade... Há algum meteorologista, estudante de ou que conheça algum neste fórum para responder-me como está de fato o mercado de trabalho para esse profissional? Como são os salários, a concorrência por vaga e etc.. Aguardo atenciosamente :clapping:
  19. Segundo o INMET, fez 8.9ºC hoje em Vitória da Conquista, BA. Até aqui pelo RN as temperaturas estão mais baixas, ontem fez 16ºC em Florânia, que fica a apenas 300m de altitude. A cidade vizinha, Tenente Laurentino Cruz, fica a uma altitude de 730m, porém não tem estação.
  20. Há chance de neve em algum ponto do Brasil nas próximas horas? Tem um cara no tópico do clima do Skyscrapercity BR dizendo que pode nevar essa noite, que a temperatura em altitude estará até menor do que em agosto de 2013, etc :rtfm:
  21. Amigos, estava vendo umas fotos que tenho aqui no PC e gostaria de tirar uma dúvida sobre um fato ocorrido no ano de 2014 aqui em Caicó/RN. O que poderia ser essa nuvem indo em direção ao solo? No momento que a tirei não tinha prestado muito atenção, pois estava ventando muito e havia muitos raios, fiquei com medo, só fui na janela tirei a foto e retornei pro quarto rapidamente. Somente depois foi que eu notei a nuvem estranha. No momento da chegada dessa tempestade a estação do INMET da cidade registrou rajada de vento de 70km/h, com queda de temperatura de 34ºC pra 19ºC, a UR saiu de 30% pra 95% e também houve ocorrência de granizo em alguns bairros. Além disso, tenho uma imagem de radar do momento exato que eu tirei a foto. (A área marcada em vermelho mostra a direção da foto)
  22. Amigos, estava vendo umas fotos que tenho aqui no PC e gostaria de tirar uma dúvida sobre um fato ocorrido no ano de 2014 aqui em Caicó. O que poderia ser essa nuvem indo em direção ao solo? No momento que a tirei não tinha prestado muito atenção, pois estava ventando muito e havia muitos raios, fiquei com medo, só fui na janela tirei a foto e retornei pro quarto rapidamente. Somente depois foi que eu notei a nuvem estranha. No momento da chegada dessa tempestade a estação do INMET da cidade registrou rajada de vento de 70km/h, com queda de temperatura de 34ºC pra 19ºC, a UR saiu de 30% pra 95% e também houve ocorrência de granizo em alguns bairros. Além disso, tenho uma imagem de radar do momento exato que eu tirei a foto. (A área marcada em vermelho mostra a direção da foto)
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.