Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Luizhr

Members
  • Content count

    24
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Luizhr

  1. Queria saber como estão os Campos do Quiriri e o Pico do Paraná. :russian: De madrugada estava chovendo moderadamente nessas regiões e com temperatura provavelmente negativa, já que Curitiba registrava 1ºC.
  2. Tira foto. Não consegui tirar fotos, estava escuro e as pedrinhas eram pequenas. Tempo secando por aqui, acho que se fechou a janela de neve na RMC. :sad:
  3. Chuva congelada aqui na região sul de Curitiba - Alto Boqueirão. São pedrinhas de gelo caindo no telhado e fazendo barulho.
  4. Tendência de entrada de ar polar sendo suportada rodada após rodada pelo GFS a longo prazo pra começo de Agosto. Ainda muito longe mas já faz rodadas que o GFS vem mostrando algo pro fim do grade,corroborando com as anomalias mostradas pelo CFS.
  5. É impressão minha ou o Sul do PR vai ter uma surpresa de novo quanto à acumulação de neve?
  6. Relatos de chuva congelada em Cascavel - PR :clapping: :clapping: :clapping: Isso estava previsto?
  7. O Foreca dá várias horas de precipitação com temperatura abaixo de 5ºC em Curitiba, mas sem neve :cray:
  8. 12Z melhorou bastante a MP, pelo menos pro RS, Ainda sim, muito bloqueada. :sad:
  9. Sei que é muito longe e muito presunçoso, mas FORECA dá previsão de neve pra Curitiba pro dia 17. :clapping: :clapping: :clapping:
  10. Tenho uma dúvida: A altitude do relevo da região Sudeste funciona como uma barreira para as massas polares continentais? Porque na maioria das ondas de frio fortes/históricas onde o núcleo da alta polar está sob o continente, há uma dificuldade das massas de ar frio em chegar no Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais, enquanto que elas avançam rapidamente até o sul da Amazônia. NAO e so isso nao!!! Lembre que as MPs continentais ficam no norte da Argentina...portanto DISTANTES do Espirito Santo e Minas Gerais. Compare as MPs fortes dos EUA que gelam o nordeste e deixam o oeste do pais quente...nao tem montanha la nas planícies, mas a distancia do ar polar ameniza a queda. As MPs fortes de Oklahoma chegam diretamente do norte....mas não esfria de forma adequada quando vem da regiao dos grandes lagos. O Acre, em linha reta, esta mais perto do Norte da Argentina que BH.E um atalho. Se montanha atrapalhasse uma MP forte não teria frio em Juiz de Fora....o único motivo e a distancia...chega tudo mais fraco. Nao concordo com o colega acima que a ASAS atrapalha tb...uma MP forte quebra bloqueio, mas se o centro do ar frio esta a mais de 2.000km de distancia não ha ar frio que sobreviva a jornada. ---- Em algumas situações ha sim bloqueio...mas vamos supor que não ha bloqueio (mesmo assim não são as montanhas que causam bloqueio) BH costuma ter maxima de 18c/19c bem menos frio que os 15c de Cuiabá por exemplo.Isso acontece por causa da distancia. :good2: SP tem máximas baixas pq tem a umidade do oceano e o RIO tb. Só uma correção: Existem sim montanhas que impedem um resfriamento maior do Oeste americano. Na verdade, uma cordilheira, as Montanhas Rochosas. São elas que determinam o "caminho" de uma MP, empurrando-a mais pro Leste. Essa cordilheira exclui o Leste Americano/Canandense da dinâmica climática do resto da América do Norte. É ela que ameniza os verões e invernos do Oeste americano, principalmente do Oregon pra cima. É por isso que, por exemplo, Vancouver, no Canadá, mesmo estando à 8º de latitude mais ao norte que Chicago, é bem mais amena no inverno, e mais fresca no verão. A mínima média de Janeiro em Vancouver é maior que a máxima média de Chicago, para se ter uma ideia.
  11. 00z do GFS simplesmente horrível. Como pode um modelo que no mesmo dia indica neve ampla retirar tudo?
  12. http://www.simepar.br/site/fragmentos/raios/simepar_12.png?1409688806136 Descargas Atmosféricas, pelo Simepar. Vai ser um show de luzes :clapping: :clapping:
  13. 20.4ºC em Curitiba pelo Simepar. Tempo encoberto, nuvens carregadas, postes de luz acessos e ventania aqui na zona sul de Curitiba :girlwitch:
  14. 8.0ºC em Curitiba pelo Simepar, ganhando de gigantes como Lapa(9.3ºC) e Guarapuava(10.2ºC) e só perdendo para Palmas (7.0ºC) Provavelmente, a queda não deverá ser tão grande assim, devendo estacionar nos 2,xºC.
  15. Por aqui em Curitiba, 25.3ºC, ventando, e dá pra ver algumas nuvens grandes e bonitas próximas. Céu quase todo tomado por nuvens. Pré-frontais são o máximo :hang1:
  16. Estação de Curitiba no baz.jeancharlier.com apontando 2% de U.R.A e P.O a -28.7ºC, com uma temperatura de 23.1ºC Enquanto isso, Simepar com 21.6ºC, e 38% de U.R.A Tem alguma coisa errada :russian:
  17. O que acontece com o Marcão se gear no Massena? :shok: Queda no Marcão estava boa, negativou, aí positivou e agora está descendo de novo. :hysteric:
  18. 9.9c neste momento em Curitiba pelo simepar Sub-10 alcançada :girlwitch: Estranho, a Estação do Campo Comprido, no baz.jeancharlier.com apresenta valores sempre maiores que outras estações/institutos. Agora, está com 10.6ºC, mas isso não é novo, já vi maiores diferenças do que 0.5ºC. As vezes chega á 1ºC. Seria má localização?
  19. É decepcionante o efeito oceânico no sul da Austrália. As temperaturas raramente atingem o ponto de congelamento nas regiões situadas à <100 km da costa. O fato é q todas as MP's q chegam lá são marítimas. Mesma situação ocorre no Chile, onde uma extensa faixa situada entre 30/40°S ñ registra mínimas abaixo de zero grau, mesmo qdo as Altas superam os 1035/1040 hPa. No extremo sul da África, idem: Na Cidade do Cabo e em boa parte do litoral sul, o clima apresenta pouca variação térmica durante o inverno e vc poderia viver lá por anos sem ver uma geada decente no kintal da tua cs, mesmo tendo passado frio o semestre invernal inteiro. No geral esse clima temperado oceânico só é interessante pra kem curte máximas baixas ou q detesta calor. O gráfico abaixo mostra as temperaturas máximas diárias em Melbourne nos últimos 3 meses. Veja q desde o final de maio ñ há registro de nenhum valor >20°C. [a mínima chegou ontem à -1°, mas parece um registro histórico... normalmente os menores valores invernais se situam na cs dos 2°C] Ainda sobre o clima oceânico, dá pra destacar Tristão da Cunha. A menor temperatura registrada foi em Agosto(4.6ºC), e agosto tem uma média mínima de 10ºC. Míseros 6ºC de anomalia de negativa. :shok: Seria como a mínima absoluta de São Joaquim ser de -0.3
  20. Massa de ar polar apontada pro dia 14/08 parece "ser das boas". :hang1: O quadro apontado só seria melhor se, sincronizado com um ciclone. Belo desenho sinótico, mas, ainda longe (324 horas), e então, sujeito a mudanças bruscas. Torcemos pra que seja para melhor.
  21. Parece que não só o GFS, mas o Global também indica uma bomba no fim de sua grade, com uma Alta com 1044hPa invadindo o extremo sul do litoral chileno. :clapping: A data chave parece ser dia 25/07, porém, ainda longe. Vamos esperar chegar um pouco mais perto pra ver se mais modelos apontam
  22. Não esfriou por falta de frio e avanço de Mp's e o círculo vicioso começou. Caio, sou novato aqui no fórum, raramente posto, na maior parte do tempo leio (principalmente o tópico do ENSO e o de Monitoramento), então, não sei se estou falando alguma bobagem. Mas, pelos dados da NOAA, a Anomalia das águas superficiais do atlântico norte também estavam mais aquecidas que o de costume. Seria isso mais uma prova do Padrão EUA ou....? Anomalia SST 02/01/14 Anomalia SST 03/07/14
  23. Essa tendência indica pelo global tá muito bonita e generosa Mostra frio constante e forte até o fim da sua grade :heart: No momento, 10.7ºC graus aqui em Curitiba pelo Simepar. Tempo estrelado aqui na região sul da cidade, provavelmente bateremos a mínima do ano :hang1:
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.