Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Brenorj

Members
  • Content count

    13
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

152 Excellent

About Brenorj

  • Birthday 03/03/1992

Location

  • Location
    Caxias do Sul

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Brenorj

    Vegetação, Botânica e Jardinagem

    Na verdade, essas parecem ser só plantas epífitas. Dá até pra reconhecer que tem alguns cactos Rhipsalis. Elas cobrem o tronco, mas só usam a árvore como suporte, como as orquídeas e as bromélias. Não causam nenhum prejuízo pro desenvolvimento. As ervas de passarinho começam como uma "moita" com galhos longos, que fica mais visível se a árvore perde as folhas. Elas se enraízam no tronco e a tendência com o tempo é de cobrir toda a copa da árvore inicial e até das árvores vizinhas que os galhos alcançarem. Os galhos delas enraizam ao tocar nos galhos da árvore, e elas conseguem rebrotar a partir das raízes. Além de consumir a seiva, elas matam por não deixar a árvore se desenvolver. As epífitas aproveitam a sombra e não competem com a árvore pelo sol. Tem umas espécies de Ficus que iniciam a vida como parasitas e matam por envolver a árvore inteira. Já vi uma araucária adulta, já bem sofrida, com um Ficus fazendo isso. Deu bastante nervoso de ver, era uma área de mata no sul de Minas.
  2. Tenho um palpite no assunto. Porto Alegre e Jacksonville, na Flórida, estão na mesma latitude e ao nível do mar. Lá a vegetação é caducifólia, sendo a média da temperatura no inverno bem próxima. Comparando o mês mais frio: 19C/10C em POA e 18C/5C em Jacksonville. Vi que os episódios de frio não são longos por lá, e as temperaturas nesses eventos geralmente ficam próximas das que fazem aqui em Caxias do Sul. Então só isso não explicaria a diferença na vegetação. Acho que têm dois fatores que podem explicar a diferença: um (talvez o principal) seria a influencia da vegetação ao redor; e outro os eventos de frio intenso. A grande área de florestas temperadas nos Estados Unidos deve ter influenciado a colonização por espécies caducifólias na área subtropical mais quente. Já aqui no Brasil é o contrário, tem uma área enorme de florestas tropicais, onde a maioria das árvores só perdem as folhas por estresse hídrico e muitas espécies já são adaptadas às temperaturas amenas das montanhas. O frio no sul acaba não sendo forte e consistente o suficiente pra ser uma vantagem pra maior parte das plantas perderem as folhas no inverno. A mínima record em Jacksonville é -14C, isso ao nível do mar, o que é bem fora da nossa realidade climática. Esses eventos extremos devem contribuir para que as espécies tropicais do sul da Flórida não tenham conseguido competir com as caducifólias do norte.
  3. Tem bastante nuvens de fumaça no céu de Caxias hoje. Ainda não tinha visto o dia avermelhado aqui. A luz entrando em casa parece do final do pôr do sol. Faz 21°C.
  4. É normal sim. Parece uma amendoeira de praia, elas perdem as folhas no final do inverno. No RJ é geralmente em agosto, e em setembro/outubro já voltam as folhas. É só pra fazer uma graça rs. Aqui em Caxias esfriou bem. Temperatura por volta dos 6°C essa noite.
  5. As nuvens passaram longe daqui, só deu pra ver um arco-íris
  6. Aqui abriu um pouco mesmo, mas chegou outra nuvem bem escura agora. Ainda há esperanças rs
  7. O chuvisco foi bem fraquinho e rápido. Tive a impressão de ver uns gelinhos voando junto com as microgotas de chuva, mas não durou um minuto e parou tudo. Agora céu mais claro e 2.4°C
  8. Começou a cair uma chuva bem fininha! Nem dava pra ver com a janela fechada, mas já deu pra molhar os telhados e a rua. Agora 1.7°C no aeroclube.
  9. Sim, o céu está escuro. Mas sem precipitação ainda aqui onde moro
  10. Temperatura caindo aqui em Caxias, já faz 2,5 no aeroclube. Torcendo para ver pelo menos alguns floquinhos rs.
  11. Sim! Vim no início desse ano, já torcendo pra ver alguma neve esse inverno rs. Devo voltar ao sudeste ano que vem.
  12. Praticamente o sul inteiro 'azul' no Wunderground. Aqui em Caxias a geada foi boa. Ontem à noite já dava pra ver ela se formando.
  13. Teve geada em alguns pontos aqui em Caxias do Sul.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.