Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Brenorj

Members
  • Posts

    25
  • Joined

  • Last visited

About Brenorj

  • Birthday 03/03/1992

Location

  • Location
    Flores da Cunha

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Brenorj's Achievements

Contributor

Contributor (5/14)

  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Dedicated Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

346

Reputation

  1. Na região de Caxias tbm. Comparando a imagem do satélite com a previsão, o canal de nuvens parece um pouco maior que o previsto. De repente com a umidade pode chover (ou nevar) mais tarde pra esses lados tbm, não sei se tem a ver.
  2. Bom dia! Tempo nublado e muito frio dentro do AP aqui em Veranópolis nessa manhã. A neve caindo ontem: Neve.mp4
  3. Nevou legal aqui em Veranópolis agora há pouco com o vento bem forte! Veio misturado com chuva mas valeu rs YouCut_20210728_191401538.mp4
  4. Teve uns floquinhos aqui em Veranópolis já um pouco derretidos, durou uns dois minutos.
  5. Essa previsão de neve pra Caxias e me mudei pra Veranópolis esse final de semana 😅 Torcendo pro GFS acertar e nevar bem aqui tbm. Tá bem frio agora (por volta de 4°C) com um sol forte que ajuda a aquecer.
  6. Até meia noite, ela vinha mais baixa que o Campo Belo. Depois ficou zoado, variando bastante e o vento nem parecia tão forte. Foi por pouco
  7. Na verdade, essas parecem ser só plantas epífitas. Dá até pra reconhecer que tem alguns cactos Rhipsalis. Elas cobrem o tronco, mas só usam a árvore como suporte, como as orquídeas e as bromélias. Não causam nenhum prejuízo pro desenvolvimento. As ervas de passarinho começam como uma "moita" com galhos longos, que fica mais visível se a árvore perde as folhas. Elas se enraízam no tronco e a tendência com o tempo é de cobrir toda a copa da árvore inicial e até das árvores vizinhas que os galhos alcançarem. Os galhos delas enraizam ao tocar nos galhos da árvore, e elas conseguem rebrotar a partir das raízes. Além de consumir a seiva, elas matam por não deixar a árvore se desenvolver. As epífitas aproveitam a sombra e não competem com a árvore pelo sol. Tem umas espécies de Ficus que iniciam a vida como parasitas e matam por envolver a árvore inteira. Já vi uma araucária adulta, já bem sofrida, com um Ficus fazendo isso. Deu bastante nervoso de ver, era uma área de mata no sul de Minas.
  8. Tenho um palpite no assunto. Porto Alegre e Jacksonville, na Flórida, estão na mesma latitude e ao nível do mar. Lá a vegetação é caducifólia, sendo a média da temperatura no inverno bem próxima. Comparando o mês mais frio: 19C/10C em POA e 18C/5C em Jacksonville. Vi que os episódios de frio não são longos por lá, e as temperaturas nesses eventos geralmente ficam próximas das que fazem aqui em Caxias do Sul. Então só isso não explicaria a diferença na vegetação. Acho que têm dois fatores que podem explicar a diferença: um (talvez o principal) seria a influencia da vegetação ao redor; e outro os eventos de frio intenso. A grande área de florestas temperadas nos Estados Unidos deve ter influenciado a colonização por espécies caducifólias na área subtropical mais quente. Já aqui no Brasil é o contrário, tem uma área enorme de florestas tropicais, onde a maioria das árvores só perdem as folhas por estresse hídrico e muitas espécies já são adaptadas às temperaturas amenas das montanhas. O frio no sul acaba não sendo forte e consistente o suficiente pra ser uma vantagem pra maior parte das plantas perderem as folhas no inverno. A mínima record em Jacksonville é -14C, isso ao nível do mar, o que é bem fora da nossa realidade climática. Esses eventos extremos devem contribuir para que as espécies tropicais do sul da Flórida não tenham conseguido competir com as caducifólias do norte.
  9. Tem bastante nuvens de fumaça no céu de Caxias hoje. Ainda não tinha visto o dia avermelhado aqui. A luz entrando em casa parece do final do pôr do sol. Faz 21°C.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.