Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

André Shimutz1515095408

Members
  • Posts

    4120
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by André Shimutz1515095408

  1. Lages, 12h10 Nublado, com aberturas de sol, vento moderado, rajadas de 35 km/h. 17ºC. agradável. Eduardo, 36ºC aí... É pacabá!!!
  2. Grande Sguario...te respondo...Curitiba fechou com 18,2 de média compensada em sua convencional em setembro. Isso deu um desvio de +2,9 em sua normal acompanhando a capital paulista que sua média compensada no mês em sua estação convencional do Inmet ficou em 21,2 resultando um desvio em sua normal climatológica 1961/1990 de (+3,4 ) e com base na normal 1981/2010 de (+2,8 ). Abraço Precisamos do resumo geral completo de Lages... :good: O prefeito me pediu :sarcastic:
  3. Na verdade são recordes de 61-90 para cá que estava no arquivo do INMET, mas como há vários recordes desatualizados, fui ao BDMEP conferir alguns e sem querer já encontrei outros que são do pós-2000. Já postei já que muitos podem ser quebrados de hoje até quinta. Espero que consiga entender. Captei. Mas acredito que os recordes da 61/90 sejam acima do pós-2000. Mas isso já é uma baita contribuição.. Valeu
  4. Raro, Evandro. Mais raro que Ctba, que tem mais dias de mínima acima de 20 que lages. Quanto às normais após 61/90, não houve mudança. A estação é a mesma desde 1925, no mesmo local e com pouco alteração urbana.
  5. Aqui noto que as tardes são mais ensolaradas que Ctba, aparentando um tempo mais "quente". O ruim é o vento nordestão, que traz muita nebulosidade do Vale do Itajai. MM é comum aqui, mas limpa no meio da madrugada. Eu durmo quase todos os dias do ano com cobertor. A/C ou ventilador, como disse o Evandro, não é adequado (salvo nos dormitórios voltados para o Oeste - sol poente). Mínimas acima de 20 são raríssimas, ou acho que nunca vi. Agora o inverno... Uma cidade com mais de 160mil habitantes, com médias de 07 a 17 em dois meses por ano, é muito baixa para o Brasil.
  6. Dados interessantíssimos, mas não entendi o período fora da normal.
  7. Atentem ao tema do tópico. Se restringe a congregar informação sobre volume e forma de medição. Acho que podemos debater isso, com harmonia, respeitando as opiniões de todos.
  8. Bela igreja, local muito bonito, alto e bem arborizado. Transmite muita paz.
  9. Tem dedo seu nessa invalidação... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:
  10. ótimo, Luiz. Voltando ao tema. Estou pendendo mais para o equívoco do que pela ocorrência. Penso seriamente em comunicar o pessoal da RBS e fazer uma reportagem, afinal, a verdade NÃO pode nem deve doer.
  11. O usuário do BAZ vai aprender a respeitar as idéias e opiniões, nem que seja a FORÇA!
  12. Francamente, de fato. Estação liderando que esteja dentro de cidade, ao lado de casas e ruas, não são comuns nos tabelões que postamos. Soledade não me surpreendeu, pois eu imaginava, mas infelizmente não tínhamos dados antes. Agora, os fatos estão aí. O 1º parapeito do minuano/pampeiro, a quase 30 latitude sul, a Serra do Botucaraí, mostra para o que veio.
  13. Pois olhe, de fato, aos poucos começa a fazer sentido o "equívoco" de Caçador. Na natureza não há regras matemáticas, mas ela não é capaz de fazer do quadrado redondo. Convolando e analisando estações próximas, valores mensais, particularidades locais.. De fato, não parece fazer sentido os -14. No entanto, a mera declaração de alguém não é prova cabal ou irrefutável tampouco sua desconstituição ou relativização signifique desmerecimento. Afinal, o anotador à época era um gurizão, adolescente, não era servidor público do Estado de Santa Catarina, não tem presunção de veracidade. Assim, diante dos fatos, os indícios de que os -14 são equivocados são fortes, embora a carência de dados horários e diários prejudique na verdade real daquele fatídico e emblemático dia 11.06.1952. Agora, cabe a cada um, no íntimo de sua consciência, entender pela validade ou não daquele dado recorde anotado.
  14. Talvez não seja nem de propósito, mas é que eventual "relaxo" ou despreocupação com meteorologia no passado era algo comum e normal
  15. meteorologia é uma ciência exata, mas comparar dados meteorológicos de cidades diferentes não é o correto. Vários dias Lages tem min MENORES que SJ, desafiando a regra matemática dos tantos graus por tantos metros de altitude.
  16. Exato, a conclusão e opinião, aceitando ou recusando a tese, é altamente individual e respeitada. :good:
  17. Sim, Mafili, estão certas. A metodologia que é dupla. Afinal, para efeitos de tabela e normal, qual prevalece?
  18. Lages: Mín pela conv: 6.2 (das 9h de ontem até as 9h de hoje) Mín pela aut: 9,0 ( às 23h de ontem) E agora, José?
  19. Na verdade, penso que NENHUMA construção deveria existir dentro de parque ecológico ou ambiental.
  20. Mantenho o que defendo, que é mesma tese afirmada pelo David. Assim, questão de opinião e defesa do ponto de vista. Seguimos sadiamente no debate.
  21. Já olhou AERO de POA ? Nazar, o frio era raso para nós aqui da Serra. Estava nublado com o frio raso, começando a adentrar. Mas a medida que ele toma “corpo”, em camadas maiores, o céu ia limpar, como limpo está. Caso estivesse nublado com o ar frio não raso por aqui, daí sim. Lá em POA, ele estava em todas as camadas, mas com céu limpando e nuvens sem desenvolvimento. Igualmente aqui, à medida que o ar polar adentrara, a secura e ausência de nuvens vão se fazendo presente. Vejamos agora em Lages, sol, céu quase 100% limpo, vento SW gelado e 10ºC. A partir de agora queda livre, o sol está se pronto pra se pôr, e facilmente chegaremos a 0ºC amanhã cedo...
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.