Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LuluBros

Members
  • Content count

    1476
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by LuluBros

  1. Tá apontando pra sua própria máquina, Gerson. E, até onde sabemos, não fomos autorizados a hackeá-la para acessar o arquivo.
  2. Me dá as coordenadas desse Rio Sapé, parece um baixadão interessante.
  3. Me chamou a atenção a inércia térmica do lago Baikal.
  4. Cerca de 1,5 grau no JJA e 1 grau no JF. Mas acho que abril, maio, setembro aqueceram uns 2 graus mesmo. Setembro tá com 16,5 na última década. Ou seja, tá com a média que era a de abril entre 1880-1920.
  5. LuluBros

    O Tempo Antigamente

    Tem uma PWS em General Carneiro que registra mínimas bem menores que Cuiabá com ar seco.
  6. Tem o "sertão carioca", uma comunidade agrícola centenária a oeste do cume da Pedra Branca, com casas ali na cota 600 a 700. Os moradores de lá também devem experimentar um clima que nada tem a ver com o do asfalto.
  7. No MT e MS o retorno das chuvas está um pouco adiantado, de fato.
  8. Das cidades maiores da Bahia, VDC é a única habitável! Tem uma série de outras cidades habitáveis, mas todas pequenas.
  9. A climatologia de Cuiabrasa é de quase ausência de chuva no MJJAS. Só em outubro deve começar a molhar por lá. Isso, se não atrasar.
  10. Isso aí tá com cara de pós frontal no PR, SP, MS, sul de MT e sul de GO.
  11. A grama de Taubatexas, no caso, é meio verde. Tem seus prós e contras em comparação com o centrão expandido de Sampa. Mas a grama de Marsilac, essa sim, é bem verdinha...
  12. Lamentável ver Sampa com 16/18 e Taubatexas com 30, de fato. Mas em várias atuações de ASAS no JJ é comum o Vale do Paraíba ter mínima de sub10 enquanto o centrão de Sampa fica nos 15,X. Então, tem os dois lados da moeda. O ASAS tá ferrando o Vale por esses dias. Mas mtas vezes ele beneficia o Vale e traz madrugadas até mornas pra nossa selva de pedra.
  13. 700 metros de altitude anulados com sucesso! Tá fazendo cosplay de Cuaiabrasa, essa sim numa planície. RM de Goiânia tb tá esse Vale das Sombras?
  14. Diferença bem curiosa entre JDF e Sampa, que não são tão distantes. Aqui, a primeira quinzena foi nitidamente invernal e a segunda foi nitidamente mais prmaveril.
  15. Não acho que tenha relação. A primeira frente fria de julho foi bem chuvosa aqui em SP. Depois, veio o porrete polar. Mineiros chegou a ter mínima até menor que a minha, que moro no Centro Expandido de Sampa. Porém, a máxima lá chegou logo aos 28, a despeito de lá ter seus 800m de altitude. Acredito que o principal é a característica do aro polar pós-frontal. Por vezes, até Cuiabá tem máximas baixíssimas para a região. Mas geralmente isso ocorre no pós-frontal de FFs que mal chegam a SP. O interessante seria tentar entender por qual motivo o ar opolar "democrático" deixa o CO com máximas altas, enquanto o ar polar bloqueado para o leste, ao adentrar o MS e MT, cria condições boas para máximas baixas.
  16. O Erropeu, eu avacalho com ele sempre que posso. Mas é o que existe de mais confiável atualmente. GFS já foi bom, mas decaiu legal.
  17. LuluBros

    Normais Climatológicas Longas

    Independente de qqer mudança no local da estação, considero demais esses 0,9 de aquecimeno do período mais antigo pro mais recente! S2 ❤️
  18. Enquanto a Europa mal terminou de arder profundamente, a chave começa a virar no planalto da Sibéria oriental.
  19. É que a Erratempo disse que não haveria outra bomba polar neste inverno.
  20. Setembro de 2002 e 2006 que o digam... E, pelo menos em Curita, setembro de 2005 teve média muito parecida com a de julho.
  21. A baleia jubarte de julho 2004 foi top! Frio constante por 1 semana desde o PR (pelo menos!) até a BA. Sobre o pulso frio atual: aqui na RMSP não perde para o de julho de 2017, mas pro de junho de 2016. Hoje consegui ter interna sob20 depois de 5 dias. E tive 3 dias de mínima sub10, algo raro no Centrão Expandido.
  22. Não são nuvens médias. São estratocúmulos, nuvens marítimas mas com base mais alta que os estratos clássicos.
  23. Isso tem sido a regra no pós 2000, de fato. Mas ainda assim temos exceções. Julho de 2013 teve um porrete polar no seu final. E isso não impediu que, mesmo assim, agosto de 2013 fosse mais fresco que o normal em SP. Junho de 2016, mesma coisa. E, mesmo assim, julho e agosto foram termicamente normais em SP.
  24. Confesso que não me animei pra ir ao Ibira porque a mínima do Mirantão foi pífia. Mas ainda bem que o nosso colega Artur caçou esses registros no Villa Lobos e na Praça Panamericana!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.