Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

matheussg

Members
  • Posts

    194
  • Joined

  • Last visited

About matheussg

  • Birthday 04/10/1992

Location

  • Location
    São Paulo

matheussg's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Dedicated Rare
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

0

Reputation

  1. Sensacional. Dá pra ver elas caminhando no oceano e depois se dissipando.
  2. Gostei dessa nova plataforma do BAZ, ficou muito boa! Parabéns! Enquanto isso, não há nada de interessante aqui em São Paulo neste mês até agora. Mas temos expectativas de ZCAS bem aqui em cima a partir de amanhã e grandes volumes de chuva para os próximos dias, que espero que seja importante para os reservatórios.
  3. Parabéns pela tabela! Aqui na capital, dada a máxima sub-20 com céu azul de ontem e as condições perfeitas para a queda na temperatura na última noite (vento continental bem fraco e céu limpo), eu esperava uma mínima mais baixa, em torno de 7ºC no Mirante de Santana. Mas pelo menos baixamos de 10ºC. Pior que 2015 este ano não vai ser (a não ser que tenhamos um julho ou agosto com médias absurdas, igual ou pior que julho de 1977 ou agosto de 2002). Mas espero que tenhamos uma MP em julho ou agosto que faça baixar dos 8ºC. De 2008 pra cá não tivemos nenhuma sequência de 2 anos consecutivos com mínima absoluta abaixo de 8ºC. Chegou a hora de acabar de vez com essa sequência incômoda. Começando pelos 3,5ºC do ano passado.
  4. Esse relato me preocupa demais.... O vento já tinha virado pra sul na base aérea de Santos, mas isso já era previsto pelo ECMWF, enquanto na capital seguiria de NW. Mas ver que o vento marítimo conseguiu subir a serra me dá pânico. Aqui na zona norte, céu azul perfeito e uma leve brisa de NW.
  5. Pela previsão do GFS, a notícia é boa. Não teremos aumento de nebulosidade na próxima noite e madrugada. Os ventos devem continuar a soprar do continente nesse período. Portanto, chance baixíssima de termos MM. Hoje há de ser bem diferente do último dia 2 e do dia 17/07/2016.
  6. Como estão as projeções de vento e nuvens para São Paulo na próxima noite? Estou com bastante medo de que entre brisa marítima e encubra. Agora, estou vendo algumas nuvenzinhas agora que eu não esperava. Aliás, meu medo é que está bem parecido com o último dia 2, que também tinha céu azul com pequenas nuvens neste horário e depois teve infiltração e MM. Espero que o Mirante de Santana baixe de 8ºC e o MÍNIMO que eu espero é que baixe de 10ºC.
  7. Sensacional! Estou confiante de que será uma bela onda de frio e do jeito que eu mais gosto: seca e com forte advecção continental (WNW). O sábado deverá ser aquele dia gelado de céu beeeeeeem azul e horizonte limpíssimo.
  8. Ontem eu vi aqui! Já deve ser a sexta vez que vejo desde 2014. Já halo solar, apenas uma vez, em março 2015 Acho que todas as vezes, em pré frontais :good2: ---------------- Hoje predomínio de nuvens e máxima mais baixa que o previsto, 25,3°C Esse mês: Curioso, porque, como a luz do sol é mais intensa que a luz solar refletida pela lua, o halo solar se torna muito mais visível e notável que o halo lunar. Halo solar eu já vi algumas vezes, geralmente em situações de pré-frontal Tem 3 exemplos em que me recordo exatamente a data: 29/08/2008, todo o período da tarde (pré-frontal) 09/02/2009, por volta do meio-dia (havia uma frente fria bloqueada na região Sul) 21/02/2014, final da manhã (havia áreas de instabilidade na região Sul) Também vi halo solar também um dia por volta de 2005 (eu nunca tinha visto antes) e vi relatos em um dia do 2º semestre do ano passado em que não lembro a data.
  9. Vi halo lunar uma única vez na vida. Foi na véspera da entrada da MP do final de julho de 1990. Fui lá fora olhar agora. Não vi o halo mas o motivo me surpreendeu: estamos com nevoeiro aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte. Velhas recordações: há quanto tempo eu não via neblina ainda à noite aqui em Sampa... E pensar que isso já foi bem comum até as décadas de 1970/1980... :cray: Atualmente ficou restrita ao ABCDM e áreas mais próximas da serra do Mar. Olhei agora e o halo já desapareceu. Infelizmente durou pouco e só viu quem olhou para a lua no momento certo E de fato, tem uma névoa úmida bem superficial, devido à combinação da umidade deixada pela chuva que caiu entre ontem e hoje + perda radiativa de calor noturna devido à abertura do céu ao anoitecer + ar estável. Isso se tornou bem mais raro nos últimos anos devido à urbanização, que reduziu bastante a umidade do solo e a evaporação e a consequente condensação com o resfriamento noturno.
  10. Pessoal que estiver na zona norte de São Paulo, estou vendo um ligeiro halo lunar neste momento. Eu nunca tinha visto halo lunar antes.
  11. Que maravilha a média de outubro no Mirante de Santana! É verdade que a anomalia negativa vai reduzir com o calor do próximo fim de semana, mas acredito que desta vez temos tudo pra fechar abaixo da média.
  12. Tomara mesmo que outubro feche bem abaixo da média, estilo 1999. Estamos merecendo um outubro frio depois de 2012, 2014 e 2015.
  13. Foi a passagem de uma frente fria bastante ativa (não sei se teve influência de alguma baixa) depois de alguns dias bem quentes para agosto, chegando a quase 32ºC. Aí, choveu bastante entre a noite do dia 27 e a manhã do dia 28 e depois tivemos um dia nublado com chuva fina e máxima em torno de 18ºC.
  14. Meu clima perfeito: Janeiro 22/34 Fevereiro 20/32 Março 16/27 Abril 9/18 Maio 1/12 Junho -6/4 Julho -10/0 Agosto -8/2 Setembro -1/10 Outubro 7/16 Novembro 14/25 Dezembro 18/30 Acredito que o mais próximo disso é encontrado no meio oeste/planícies dos EUA ou em algum lugar de baixa altitude no norte/nordeste da China (claro, com as estações invertidas pelo fato de estar no hemisfério norte).
  15. Não sei por que esses de mapas de previsão do CFS sempre indica anomalias positivas no Sudeste, mesmo quando é esperado o contrário. Lembro que o mapa para junho estava muito parecido com esse de agosto. Da mesma forma, todas as previsões do CFS sempre mostram anomalias negativas entre o Paraguai e o Pantanal.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.