Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Fernando Roberti

Members
  • Posts

    207
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Fernando Roberti

  1. Bom dia pessoal! Mais frio que o previsto por aqui ontem e hoje. Ontem mal passou dos 15°C aqui em casa e maximou 15.8°C no INMET, com 7,2mm de chuva acumulados ontem. Essa chuva também se adiantou na madrugada de sábado, a previsão era só mais perto do almoço. Hoje aqui em casa estou com 10.5°C agora, na automática do INMET, 11.2°C agora às 6h. Sol ontem nem apareceu, hoje o céu continua chapadão.
  2. Mínima do ano aqui em casa hoje: 6.5ºC, coincidentemente a mesma mínima na automática do INMET. Apesar disso, essa MP foi bem xumbrega por aqui, choveu 0,4mm apenas e a temperatura tem subido muito rápido, tanto ontem na advecção (passou dos 20ºC) e agora já está 15ºC. Fui por volta das 7h a uma baixada aqui perto de casa que represa muito frio, e acredito que ficou no limite para alguma geada, devia estar entre 4 e 6 ºC, ao encostar os "cristaizinhos" já derretiam.
  3. Hoje mínimas um tico mais altas, aqui em casa 8.4ºC e na automática do INMET, 5.4ºC. Não teve neblina. Compartilhando opinião pessoal, achei essa MP sensacional aqui em São Carlos pelos seguintes fatores: 1) Época do ano com menor insolação e dias mais curtos; 2) Chuva expressiva, porém distribuída por 2 dias; 3) Chegou calma, sem tempo tempestuoso; 4) Neblina por 2 dias seguidos, no primeiro durando muitas horas pela manhã; 5) Advecção lenta, prolongando o tempo de frio e sustentando as máximas baixas por muitos dias seguidos; 6) Boas mínimas, ontem flagrei geadinha leve nas baixadas mais longe do centro; 7) E desde que chegou, praticamente sem ventos, nem durante a chuva nem antes nem depois que secou. 👏👏👏
  4. Mínima do ano registrada hoje aqui em casa: 7.4ºC; na automática do INMET deu 4.6ºC. Pelo segundo dia consecutivo, lá pelas 5h e tanto baixou neblinão forte, o que acredito que impediu maior resfriamento aqui em casa. Agora já tenho 10.8ºC, subindo rápido, sol entre nuvens e quase sem vento.
  5. Primeira sub10 do ano em casa: 9.6ºC, que foi entre 8h30 e 10h. Aqui não é muito comum neblina, mas desde ontem à noite estava diminuindo a visibilidade após a chuva parar. Hoje a partir das 7h ela intensificou, desceu intensa mesmo no centro da cidade, e foi até manhã avançada, segurando a temperatura. Tive máxima de 16.5ºC em casa, teve sol boa parte da tarde, entre poucas nuvens. Agora queda acelerada, 11.8ºC no momento. Foreca de véspera aumentou previsão de frio no fim de semana:
  6. Hoje aqui em casa tive máxima pela tarde de 16ºC cravados. Chuva hoje foi ininterrupta, deu uma diminuída há muito pouco. No INMET, acumulou 56mm. Provavelmente estamos ainda no limiar do frio mais intenso do oeste, no momento está 14.5ºC e não deve baixar dos 12ºC nessa madruga. Uma curiosidade, ainda não tive sub10 aqui em casa esse ano, a mínima foi de 10.4ºC na MP próxima à Páscoa.
  7. Sigo acompanhando essa MP aqui em São Carlos. Hoje tive máxima em casa de 15.8ºC (bem mais baixo que nas previsões), com mínima na madrugada de 13.6ªC. Já acumulou mais de 36mm no INMET, também beeem acima das previsões, e choveu praticamente o dia todo. Para contextualizar minha medição, na super MP de maio de 2022, aqui em casa variou de 4.3ºC a 10.7ºC.
  8. Máxima de 21ºC no INMET hoje, em casa não registrei. Agora sigo com 12.8ºC (12.9ºC no INMET das 19h) e a ventania segue insana. Dia quase 100% do tempo ensolarado. Destaque (negativo) do dia foi de fato o vento, comentário geral das pessoas, e realmente incomodou pelo barulho e sujeirada. Pior dia do ano pra varrer a calçada, kkk.
  9. Por aqui virada seca muuuito ventosa, ontem começou a ventar no fim da tarde, e a temperatura foi caindo. Tenho 14.4ºC em casa com ventania intensa, INMET registrou rajada máxima de 47,9km/h.
  10. Ah, também vou falar dos meus recordes de temperatura, rs. Num mochilão em janeiro de 2012, peguei -13ºC (mínima) em Amsterdam, os canais que cortam a cidade estavam completamente congelados, os barcos grudados e inutilizados nas margens, pessoal patinava, andava de bicicleta e até jogava bola em cima do gelo, e pra mim meninão foi muito doido vivenciar isso. Lembro que na tarde desses -13ºC, eu como um bom brasileiro e turista peidado, tava encapotado com as roupas que tinha, mas não era suficiente, logo tomei meia dúzia daquelas garrafinhas de destilado de freeshop, afff, kkkkk. Depois resolvi descer no gelo, com a maior panca de turista imprudente, e um guarda disse categoricamente que se eu descesse, iria morrer, rs. Ainda agradeço por ele ter errado na previsão! Ahh, e acredito que em 4 dias lá tomei só 1 banho de gato num hostel, a água não esquentava nem a pau. De máxima, em 2010, não lembro o mês, peguei por volta de 40ºC na cidade do RJ ou Niterói, não me recordo ao certo, mas o termômetro (impreciso) de rua marcava 42ºC. Como maior lembrança, apenas suor e sensação de desfalecimento, kkkkk. Perdão pelo off 🤪.
  11. Prezados, em casa tive mínima de 6.9ºC e no INMET 8.2ºC. A noite começou sem nuvens, mas por volta das 22h começou a nublar de sul. O que de fato marcou essa MP foi a intensidade dos ventos, ventou a noite/madrugada inteira absurdamente, e ainda continua agora pela manhã, a ST estava congelante, quase ninguém na rua, rs. Agora tenho 12.0ºC e nebulosidade alta, mas o sol já aparece bastante.
  12. Agora 7.8°C com ventos muito fortes, sensação térmica mais baixa do ano com certeza. No INMET 9.0°C e registrou rajada máxima de 50km/h.
  13. À tarde a temperatura máxima foi de 16.7°C em casa, com sol direto; no momento acabo de subdezar, tenho 9.9°C, com ventos intensos, está deselegante ficar parado na varanda.
  14. Impressionante! Por aqui no INMET bateu 15.2ºC a máxima, mas na última atualização já caiu para 14.4ºC. Em casa verei mais tarde só. Estava previsto um dia mais nublado, mas o sol lascou nas últimas horas.
  15. Por enquanto mínima de 14.3ºC em casa e 14.5ºC no INMET; houve relatos de chuva, parece que entre 30 e 40 pingos pela cidade..... kkk. Mas a tarde tem tudo pra ser geladinha pelos padrões de São Carlos, entre 12ºC e 14ºC, show!
  16. Por aqui amanheceu diferente de ontem, a frente fria não avançou e não trouxe chuva, pelo contrário, a UR que atingiu quase 70% na tarde de ontem, caiu para 50 e poucos durante a noite e manhã de hoje. As previsões continuam não indicando avanço do frio forte pra cá, em média indicando variação de 10ºC -18ºC sexta e sábado. Para hoje, tão prevendo máxima de 29ºC-31ºC, a acompanhar.
  17. Previsões davam hoje máximas de 30/31ºC, em casa não passou dos 24ºC. Ontem ventou moderadamente o dia todo, mas seco e com pouca nebulosidade; hoje o céu tá fechadão, o sol mal apareceu, até caiu meia dúzia de gotas (que só deu pra ver no capacete andando de moto, rs). Pra sexta e sábado diminuiu bem a previsão de chuva e de frio sub 10 em São Carlos, aqui aparenta ter um relevo que desvia MPs continentais pra oeste e marítimas pra leste, kkkkkk.
  18. Só pra incentivar a empolgação da rapeize, no vídeo de hoje do Coutinho (que deixou claro de forma profissional e não sensacionalista, como sempre, que é previsão com os dados de hoje) do Cone Sul ele disse que para São Joaquim a MP da semana que vem pode ser a mais forte em 24 anos. Uhulll. Só espero que Joaquim seja amigo do Carlos e divida o bolo. 🤭
  19. As máximas ontem e hoje foram respectivamente 16.4ºC e 19.6ºC em casa. No momento céu abertaço, sem vento e estou com 13.6ºC em casa e 14.3ºC no INMET (19h).
  20. Agora 12h e aqui em casa ainda tenho 13.6ºC, mesmo com o sol já predominando há algumas horas, sinal que ainda tá entrando ar frio legal.
  21. Mínima de 6.7ºC em casa e 8ºC cravados no INMET. Ontem à noite os ventos diminuíram bem, por agora ainda aparecem umas rajadas mais fortes, mas permanece bem calmo. Sigo com 8.9ºC, UR em 81% e o sol até apareceu mais cedo, porém nublou totalmente há pouco. Sensação de frio forte, bem invernal, ainda mais com o enorme hiato sem MPs do mês passado. Até ontem de noite as nuvens estavam vindo de NO/O, hoje no amanhecer notei que estão vindo de S.
  22. 12h30 e ainda tenho 13.4ºC aqui em casa, com tempo predominantemente aberto nas últimas horas, e continuando a maior ventania.
  23. Por aqui estava sub 12 até 10h20, advecção bem consistente, mesmo com o sol já dando as caras. No momento, 12.2ºC e ventos fortes, sensação de frio tá bem intensa.
  24. Prezados, 27mm acumulados ontem, mínima por enquanto de 10.7ºC em casa (e 11.2ºC no INMET), céu escuro e completamente nublado, com cara de chuva a qualquer hora, ventos fortes e 95% de UR. Sensacional! Pra mim já valeu essa MP, o que vier de sub 10 até sexta vai ser só bônus!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.