Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Advisors
  • Content count

    17889
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    47

Renan last won the day on April 16

Renan had the most liked content!

Community Reputation

2675 Excellent

6 Followers

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Acho que, pelo menos pra cá, as temperaturas poderiam diminuir mais um pouco para se caracterizar outono pleno, Caco. Um dia típico de outono em JF seria: 13C / 25C. Hoje variou de 15C a 29,3C. Hoje foi mais parecido com aqueles dias de final de Agosto e Setembro sob pré frontal.
  2. PATÉTICO DESEMPENHO do Ecmwf para este evento. GFS e CFS (principalmente este último), tiveram um desempenho muito melhor que ele.
  3. Então, o que percebo é que, só mesmo quando chega a primeira massa polar mais forte , é que as temperaturas definitivamente entram num novo padrão e dinâmica. Enquanto isso não acontece, ficam resquícios de verão. Este mês de Abril-19, está com mais cara de verão, não à toa uma boa parte do país está com anomalias positivas de temperatura. O CFS está acertando a previsão.
  4. E lá vamos nós de novo, Europeu. Agora o senhor coloca para o finalzinho do mês uma nova MP chegando forte ao Brasil, graças a um poderoso ciclone extratropical no oceano. A partir do dia 28/04 essa tendência, que é corroborada com o EPS também. Vou fingir que acredito. Esse modelo anda muito instável.
  5. Caco, esse período inverno-primavera realmente é marcante na nossa região, mas depende das chuvas atrasarem ou não, de forma que às vezes esse período nem existe ou é inexpressivo como foi ano passado. E eu também acredito na transição primavera-verão, que costuma ser entre Novembro e a primeira quinzena de Dezembro, quando chegam as últimas MPs da temporada, que costumam trazer mais temperaturas máximas baixas do que mínimas boas, devido à umidade que já é bem elevada nesta época.
  6. Bom dia ! Mínima de 15,0C na minha estação em Juiz de Fora, sendo assim é a menor do ano até agora. Vamos continuar registrando um pouco de frio de manhã até Segunda-feira. Depois, voltar a esquentar. Não há mais qualquer sinal de frio semana que vem.
  7. Bom...é....os modelos tentam ser otimistas a longo e médio prazo, mas a dinâmica terrível de 2019 não deixa a gente sonhar muito tempo. Assim, na semana que vem, fica estabelecido entre os modelos que realmente não virá nada demais. Fica para alguma outra oportunidade o primeiro frio forte do ano e em grande escala no Brasil...
  8. O ar seco já chegou a Bom Jardim de Minas, cidade mais próxima de JF que fica totalmente inserida na Mantiqueira. A mínima provisória foi de 14,1ºC -a menor do mês até aqui-, mas à noite deve alcançar essa marca. No momento muito sol e 25,6ºC com 42% UR. A estação fica a 1100m de altitude.
  9. Traga um pouco de sua plenitude outonal para o calor juizforano, no momento muito sol e poucas nuvens e 28,2ºC. Tá quentinho...poderia estar mais fresco. Mas a umidade está caindo.
  10. Boas mínimas nas regiões afastadas do centro urbano, graças ao ar seco de origem polar. Hoje ele já está presente aqui também, e eu aguardo mínimas próximas ou levemente abaixo de 15 graus na minha estação nos próximos dias. A amplitude térmica será alta, pois vai fazer calor À tarde.
  11. Correto, a MP do dia 23/04 já não mais terá aquela trajetória favorável para o Brasil, trazendo apenas uma discreta queda de temperatura no oeste da região Sul e MS, e beneficiando mais o leste do Sudeste e da região Sul, porém sem marcas expressivas. A MP até começa continental, porém encontra bloqueio e então perde força rapidamente e seu núcleo é desviado para o alto-mar ainda na Argentina. Não será nada especial, mas sim bastante medíocre. Teremos que aguardar o final de Abril ou início de Maio (novas datas-chave que surgem nos modelos, mas vai saber....)
  12. Não, não. O evento da semana que vem está mantido. Refiro-me a esse ciclone de agora. A posição dele é perfeita, só faltou ar frio intenso neste momento.
  13. O interessante desse ciclone extratropical é que ele tem até uma boa área de convecções explodindo em seu centro. Vejam que legal, o tempo deve estar bacana lá:
  14. Uma clássica situação que traria frio extremo e neve nas serras sulinas. Pena que faltou o ator principal para a cena, chamado "Anticiclone polar intenso".
  15. Neste mês de Abril, a principal característica vem sendo uma ambiguidade entre a média das máximas e a média das mínimas. As máximas estão dentro do padrão para o mês, já as mínimas estão muito acima da média, desvio de +02,5C segundo o INMET. O principal motivo para isso tem sido devido ao mês estar mais chuvoso e úmido que o normal, além disso as massas polares ainda estão chegando muito fracas, na verdade a sensação de frio por enquanto é nenhuma. Vamos ver como será semana que vem, que promete a primeira MP do ano onde conseguirei me agasalhar.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.