Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Content count

    21026
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    141

Renan last won the day on November 1

Renan had the most liked content!

Community Reputation

22685 Excellent

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Meu amigo, mesmo em anos de La niña nosso verão infelizmente tem vários dias quentes e/ou quase insuportáveis, então melhor se preparar, faz parte. Felizmente a questão mais importante de todas, que é o regime de precipitação, este ano está absolutamente normal por aqui, mas em MG como um todo vejo que está bastante irregular. Dezembro pode ser decisivo para todos nós, oremos.
  2. Pensem num dia quente....agora lembrem que esse dia quente vai ocorrer sob praticamente o máximo de perpendicularidade dos raios solares sobre a superfície. Vai ser brabo...
  3. Nani, está sendo um Novembro de chuva acima da média por aqui, mas mesmo assim com grandes diferenças entre os microclimas. Contraste significativo entre os setores leste (menos chuva) e oeste (mais chuva). Na minha estação registrei "apenas" 252mm até hoje. Na última atualização do Euro ficou assim: Temperaturas acima da média entre os dias 01 e 04 de Dezembro, seguido de uma frente fria a partir do dia 5. Essa rodada diminuiu a extensão do calor.
  4. Mais um bloqueio nojento e asqueroso chegando. A acurácia do Euro será de praticamente 100% neste evento, pois ele é realmente muito bom para prever calorão pra nós. Mais uma vez sem chance de recordes pra cá, mas será um período prolongado de calor constante. No entanto, poderá ser um calor com trovoadas fortes e isoladas se formando pela região, inclusive com chance de granizo bem isolado. Dá pra perceber que, mais uma vez, o epicentro do evento será justamente no estado de SP. QUE ANO TERRÍVEL PARA OS PAULISTAS ATÉ MESMO NO QUESITO CLIMÁTICO.
  5. Depois de mais um Novembro ameno por aqui, Dezembro deve começar com calor e tempestades de verão. Isso é a cara do verão climático de fato, que ganha cada vez mais suas características. As temperaturas estarão acima da média no início de Dezembro, mas de maneira geral o mês deve se comportar bem.
  6. Reta final de mais um #NOVEMBELO por aqui, e essas são as médias na estação do INMET: Média máxima: 24,7C (+00,1) Média mínima: 15,8C (-00,4) Média compensada: 19,0C (-00,8) Chuva acumulada: 325mm (+120,3mm) Mais um mês de Novembro chuvoso...nesta década, boa parte dos "Novembros" foram chuvosos.
  7. Mínimas sempre tropicais em POA ao longo dessa semana (Próximo ou acima dos 20C). Começou o verão climático. Quando chegar Janeiro, já estaremos cansados do calor e, quando estiver em Março, será aquele suplício em aguardar os primeiros refrescos que geralmente começam em meados daquele mês e Abril. Mas friozão mesmo, agora, provavelmente só em Maio (6 meses de espera).
  8. Vai ser um belo de um bloqueio logo no início da nossa estação chuvosa. Por aqui as temperaturas máximas devem ser bem mais suaves (variando entre 30C - 32C), mas a chuva também será zero durante pelo menos uns 7 a 10 dias. Ou seja, UMA LÁSTIMA !
  9. Não chove muito no Sertão em termos de médias, mas a região possui alguns eventos extremos de chuva que são interessantíssimos. Coisa mais rara que tem aqui é chover > 100mm em apenas 24h, vi poucas vezes acontecer na minha vida.
  10. Realmente, muito impressionante e graças a essas estações estamos vendo todos esses microclimas que a cidade é capaz de ter. Show de bola. Calor chegou. 28,3°C, sol entre nuvens.
  11. Na verdade, pelo que estou vendo, Porto Alegre corre sérios riscos de entrar lindamente no verão climático a partir da semana que vem. Calor constante de Quarta em diante, apesar das variações normais. Mínimas também altas. Enfim, não há nada que se possa fazer. Por aqui, espera-se uma drástica diminuição da precipitação na semana que vem. De fato, poderemos ficar uns bons dias sem chuva, com temperaturas um pouco elevadas (mas sem onda de calor).
  12. Samuel, está uma diferença bem grande entre minha estação (222,6mm) e a sua. Mais de 100mm de diferença com poucos Km's entre uma estação e outra, apesar das diferenças de altitude e de morfologia do relevo.....não sei, talvez mereça uma análise comparativa entre todas as estações da cidade. Seria bom verificar o acumulado no INMET, mas eu não consigo ver agora.
  13. Chuva bastante forte caindo sobre boa parte de Juiz de Fora nesse momento, com chance de causar estragos. Desde às 22h de ontem (Quarta) já são 36,8mm na minha estação e nesse momento estamos com o maior rain rate desde que o evento começou (133mm/h).
  14. Renan

    Tempo Severo - Brasil/América do Sul - 2020

    Uma tempestade severa, com provável granizo graúdo , acabou de passar por Lima Duarte, a 50Km Sudoeste de Juiz de Fora: Se eu conseguir alguma imagem de lá, vou postar pra vocês.
  15. Muito gigante a área de instabilidades que vai desde Ribeirão Preto até Santos, uma LI de raro tamanho, com chuva forte, raios e alguns pontos de tempo severo. Por aqui, nada por enquanto, mas eu não descarto de aparecerem tempestades fortes na região no decorrer dessa noite / madrugada e amanhã, pois a frente fria está intensa, e a MP por trás é forte para a época. Vai gerar um bom contraste. Temperatura máxima hoje atingiu os 28,4C lá em casa e a mínima foi elevada, sob-20. Mas deve baixar disso nas próximas horas e então a mínima deve ser invertida.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.