Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Pesquisa no Fórum:

Renan

Moderators
  • Content count

    22399
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    190

Renan last won the day on September 22

Renan had the most liked content!

Community Reputation

42731 Excellent

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Boa noite ! Neste fim de semana estou em uma pequena cidade próxima de Conselheiro Lafaiete, chamada Santana dos Montes. A cidade fica a algumas dezenas de Km ao sul dos grandes maciços de minério de ferro da região de Congonhas, Ouro Branco e Ouro Preto, e à leste da serra da Mantiqueira em Barbacena. O clima e relevo são bem semelhantes aos de JF. A cidade fica numa grande baixada a uns 750/800 metros. Conversei com um senhor que disse que ocorreram duas geadas esse ano. Não duvido mesmo ! Existem várias montanhas ao redor com altitudes variando entre 1000m e 1200m em média, devem causar um belo efeito baixada no inverno. @Enio Rezende, conhece essa região onde estou ?
  2. Pedimos paciência em relação ao assunto dos anexos. Brevemente o normal estará reestabelecido. Eu também iria postar uma imagem aqui da previsão climática do CFS para o trimestre O-N-D, mas em resumo ele mostra o seguinte cenário: - Chuvas acima da média em SC, PR, oeste da região Centro-oeste e região Nordeste; demais área com chuvas irregulares ou na média. Chuvas abaixo da média no centro de MG, Goiás, boa parte do MT e do Amazonas. - Temperaturas abaixo da média no trimestre de forma quase geral no Brasil. Desvios negativos mais significativos no Sul, leste do SE e interior do Nordeste. Essa é a média da previsão climática do CFS nos últimos 7 dias de rodadas. A previsão climática do Coutinho também indica um cenário bem parecido.
  3. A mínima de hoje acabou não sendo menor que ontem, para minha surpresa. Achei que o efeito baixada pudesse ser mais pronunciado, o que não ocorreu. Mesmo assim, boa mínima de 10,3°C e a máxima por enquanto é de 24,3°C, apesar do sol o dia todo. Muito agradáveis esses primeiros dias de primavera, porém haverá calor entre o final do mês e início de Outubro.
  4. E em Dezembro de 2018 também foi assim. Tivemos uma MP bem forte para o padrão do mês na primeira quinzena, mas logo após sua passagem houve a formação de um bloqueio terrível, em pleno auge da insolação. Aqui eu fiquei quase 10 dias sem chuva, céu claro e temperaturas frequentemente acima dos 34/35 graus.
  5. Good morning ! A primeira sub-10 deste mês em Juiz de Fora veio nas três principais estações da cidade, e foram semelhantes entre si. No INMET foi a menor para o mês desde 2013, apesar da mínima ter sido um tanto ordinária, situando-se na média da mínima absoluta para Setembro pela normal 91-2020. No INMET: 09,6°C Em casa: 09,7°C (menor desde 2018) No Alphaville: 09,7°C Nos topos da cidade, o dia mais frio foi hoje e a mínima absoluta será essa mesmo. Na minha estação, acredito que o amanhecer de Sexta será mais frio que o de hoje. E com isso, consolidamos Setembro-2021 com a qualificação de "menos pior" do que 2020, vamos aguardar fechar os 30 dias para sabermos em que posição de calor ele vai ficar.
  6. Extremos maravilhosos por aqui. A massa polar trouxe um contraste impressionante entre ontem e hoje. Variação na estação Bandeirantes-Davis: Mínima ocorrendo agora (13,8°C) / Máxima de 20,3°C. Céu claro e com ventos fracos nesse momento. Se parar o vento, a temperatura desaba na baixada.
  7. Essa é a temperatura em 850hpa prevista para o auge dessa MP aqui na região, por volta de 8h de amanhã. Nada mal, heim ? 7C em 850hpa é significativo. Sob essas condições o INMET poderá baixar dos 10C, o que seria a primeira sub-10 em Setembro desde 2014. Na torcida…. 🤞
  8. Realmente esfriou bastante na RMSP. Essas foram as mínimas na grande RM:
  9. Finalmente uma temperatura digna neste caloroso Setembro. No INMET a temperatura chegou aos 13,2°C nesta noite, uma grande diferença se comparado com a minha mínima de 16,4°C na baixada. Diferença típica de advecção por aqui. Espero uma máxima sub-20 no INMET e por volta dos 21/22 graus no meu bairro. Isso é, uma diferença de +- 15°C na temperatura máxima entre ontem e hoje. Está sendo a maior queda em 24h do ano.
  10. Advecção do ar frio + gradiente de pressão por causa do ciclone extratropical estão trazendo fortes rajadas de vento essa noite em Juiz de Fora. No INMET uma rajada na medição das 19h acusou 71,6Km/h ! Mesmo na minha estação houve uma rajada de 29Km/h, e olha que ela fica numa baixada pouco ventilada. Temperatura caindo rápido, temos 19,3C.
  11. consegue me passar esse vídeo pelo zap ? Quero salvar ele e postar na minha página, dou os devidos créditos. Meu número é (32)999627111
  12. Foi mais quente que eu imaginava no topo, já na baixada se comportou conforme o meu previsto. E hoje só não foi ainda mais quente por causa das nuvens que se formaram cedo. Não fosse por isso, quem sabe eu conseguia alcançar uns 37 graus, haja vista o valor extremo que ocorreu em Resende. Temos uma grande CB a Nordeste da cidade, está ventando bastante aqui na minha estação e a temperatura caiu para 29,1°C. Chove bem fraco, o que aliás é notável de se observar (chuva com 29 graus).
  13. OK.......AGORA EU FIQUEI REALMENTE EM CHOQUE. Interior do estado do RJ em uma tarde histórica de calor.
  14. Temos confirmada a máxima do ano, fechamos com o valor de 35,9°C. Agora o céu está se enchendo de nuvens de grande desenvolvimento vertical, com trovoadas imprevistas. Várias descargas detectadas:
  15. Simplesmente SENSACIONAL isso. Estou no aguardo da minha virada espetacular também. Agora temos um valor significativo de 35,8°C !
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.