Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Advisors
  • Content count

    16879
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    22

Renan last won the day on June 18

Renan had the most liked content!

Community Reputation

1011 Excellent

6 Followers

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. E como se não bastasse isso: Você, ECMWF, matou minha MP marítima que viria no dia 25 ! Devolva ela !
  2. Boa, Allef. Sinceramente vejo mais chances do fenômeno acontecer no RS desta vez. Aliás, bem mais chances, devido aos fatos mencionados por mim no post anterior.
  3. Honestamente ? Uma MP tão rápida, com tão pouco intervalo de temperaturas favoráveis ao fenômeno, com o grosso do frio bloqueado e sem ciclone extratropical em local favorável, com o vórtice do cavado passando meio longe da serra catarinense...qual seria a real chance de neve sob essas circunstâncias ? Poderia o forte bloqueio ao norte favorecer a retenção de umidade até a passagem do ar mais gelado em altura, que deve ocorrer na madrugada de Sábado ? Mas mesmo assim me parece haver falta de suporte em altura, principalmente acima dos 1500m. Sabe qual lugar chama a atenção para possibilidade de neve ou precipitação invernal ? Na minha opinião, mais uma vez, a serra do sudeste do RS ! O vórtice passa bem em cima da região pelo Europeu, tem muita instabilidade com ar gélido em altura (bem negativo em 850hpa e abaixo dos -10C em 700!). Podemos desprezar a chance de precipitação invernal em PM ?
  4. @Tassio Amaral, ECMWF 12Z indicando a erupção de uma moderada a forte MP marítima a partir do dia 25. Vai ao encontro de outros modelos. @Caco Pacheco, olho nessa tendência !
  5. A verdade é uma só. Vivemos um forte jejum de MP's como essas, falando de Minas Gerais. Os adolescentes simplesmente desconhecem o verdadeiro potencial de frio em nossas cidades. Outro dia contei pra minha irmã de 17 anos que já houve geada algumas vezes em Juiz de Fora, e ela riu de mim, dizendo ser impossível. Deve ser a mesma reação de um adolescente ou jovem adulto em São Joaquim, ao falarem que a cidade está passível de ser atingida por uma nevasca de mais de metro, causando transtornos catastróficos. Com a diferença de que uma nevasca dessas proporções é ainda muito mais raro do que a ocorrência de geada aqui, ou então ERA, vai saber.
  6. Que saudades de um acumulado de chuva dessa grandeza. Mas só posso sonhar com isso a partir de Outubro, início da estação chuvosa do regime tropical de chuvas. Por isso fiquei tão feliz com o evento da semana passada, com chuva e 10 graus na minha cidade, tudo ao mesmo tempo, durante a madrugada. Fato raro por aqui.
  7. Acho o clima de Pinheiro Machado maravilhoso, talvez um dos melhores do país. Está na lista de cidades que preciso conhecer. Aliás, vocês que já estão habituados com PM, podem me dizer qual é a estrutura da cidade para turistas ? Tem hospedagem ?
  8. Em Quatis-RJ (556m), a mínima foi de 09,2C hoje cedo. Bela média das mínimas em Quatis neste Julho, com 11ºC. São os dados da Davis Pro 2 da estação de nossa ferrovia, fora de qualquer área urbana. Fica aqui:
  9. Já tem bastante tempo dessa histórica MP, heim Nani. Naquela ocasião, Juiz de Fora teve no dia 18/07 a temperatura de 07,5ºC à tarde (às 15h), na medição do INMET. E a mínima no dia seguinte acabou sendo de 05,2ºC. Parece que por aqui o grande destaque foi a temperatura baixíssima à tarde no dia 18/07, Nani.
  10. E vamos para mais uma sub-10: 09,4ºC. A média das mínimas realmente está muito boa. Em Bom Jardim de Minas, tivemos 06,3ºC hoje cedo.
  11. Foi uma massa polar muito poderosa aquela. Faltaram detalhes mínimos para dar uma nevasca bruta na serra. Tivemos uma tempestade de chuva congelada, onde carros chegaram a ficar presos na estrada, segundo me lembro do Coutinho contando. Mas essa MP meio que me lembrou aquela de Julho de 2010. Bastante continental e bloqueada no Sudeste. Mas teve efeitos importantes no centro-oeste e Norte.
  12. Isso me gerou a curiosidade de traçar um comparativo entre as ditas localidades acima dos 1200m aqui no Sudeste e PM, no período DJF. O último verão de PM foi com anomalia negativa de temperatura, não ?
  13. Acho que seu pessimismo foi tão grande com esse inverno, mas tão grande, que Deus sentiu pena e resolveu trazer um inverno bacaninha para o RS, rsrsrs. Continua me lembrando de 2002 por enquanto. O Ronaldo tinha falado em um inverno cheio de extremos de calor e de frio para SC, e está acertando. Como já foi falado várias vezes, péssimo inverno para o Sudeste de uma maneira geral, salvo alguns poucos dias. Desta vez o bloqueio não está ajudando, sua posição direciona o ar seco e quente do BR central diretamente para o Sudeste, e intensifica o jato subtropical que bloqueia as MP's, ficando as mesmas retidas por aí. Esse tem sido o padrão geral, ainda que não seja uma regra. Estivesse o bloqueio mais ao sul, e a situação já seria muito melhor (e muito pior por aí, pois o jato estaria passando no Uruguai).
  14. Acho arriscado essa aposta, visto que temos uma vasta quantidades de cidades e áreas povoadas acima dos 1200m de altitude no Sudeste que podem ter um verão mais ameno que o de PM. Faltam dados, e a série de PM ainda é pequena demais para maiores comparações (lembrando que o verão passado no RS foi até ameno em relação à média). De qualquer forma, a altitude da serra do sudeste é exceção nos pampas gaúchos, tendo a grande parte de suas terras abaixo dos 200m. Sendo assim, esse é o principal motivo, além dos que o @Caco Pacheco e o @klinsmannrdesouza já citaram, do verão dos pampas ser tão quente.
  15. Além do já conhecido "maravilhoso mundo do fim da grade", vamos ter que criar também o "maravilhoso mundo do pampa gaúcho", pois faz frio intenso por lá nesta tarde enquanto todo o restante do país está com sol e temperaturas bem elevadas. Esse é o nosso pampa brasileiro, que vive numa bolha separada do país durante o inverno mas, no verão, ele torra igualzinho a todos nós, rsrs.
×