Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Advisors
  • Content count

    19591
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    109

Renan last won the day on February 25

Renan had the most liked content!

Community Reputation

9306 Excellent

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Notável como o ar polar chegou rasgando na serra catarinense. São Joaquim já tem 10,4°C e o Morro da Igreja tem 07,8°C !
  2. Boa tarde, Miguel. O verão tem chuvas muito intensas no Brasil devido ao maior aquecimento da superfície + transporte de umidade vinda da amazônia, de uma forma bem generalizada é por causa disso. Não faça essa associação de "se tem sol, é calor" e "se tem chuva, esfriou". Na verdade o povo confunde mesmo isso, mas na realidade pode ser muito diferente disso, o tempo seco e com sol o dia todo muitas vezes está diretamente relacionado com uma forte massa de ar frio, trazendo acentuada queda de temperatura principalmente à noite.
  3. 11,5°C em Blumenau em FEVEREIRO, isso pelo dado bruto do modelo. Vai destroçar todo e qualquer recorde do passado deste mês se isso ocorrer, correto ?
  4. Sim, nesse momento do planeta as chances diminuíram, mas realmente acredito no poder de recuperação da natureza. É o que me resta acreditar, porque não sei os acordos do clima vão ser respeitados. Espero que haja uma forma do planeta reverter isso, pois ele já sobreviveu a outras hecatombes do passado. Mas temos que ter consciência e fazer nossa parte. Enfim, estou bem surpreso com 2020 até agora, apesar do que no mundo como um todo a coisa anda ruinzinha demais.
  5. Incrível a sequência de dias frios ou amenos aqui no Sudeste a partir de Quinta-feira em diante. Serão outros muitos dias agradáveis para acelerar ainda mais o fim definitivo do verão. E assim essa estação de 2020 vai ficando marcada na história recente, superando (pelo menos na minha cidade) outros verões que foram frescos, como em 2011, 2012 e 2013. Enquanto o novo refresco não vem, tivemos um dia mais típico de Fevereiro hoje, com sol entre nuvens, calor de tarde e trovoadas com chuva forte. Máxima de 26°C no INMET e 29,3°C no sítio, boa diferença entre os 220m de altitude entre uma e outra. E ainda lembrando que o Inmet fica num topo totalmente exposto aos ventos, e a minha estação fica numa baixada fechada por matas ao redor.
  6. Não tenho os dados de POA, mas tenho os mapas de anomalias no mundo, dá pra ter uma boa ideia do que foi aquele inverno. Repare como uma grande parte do território brasileiro ficou tomada por anomalias negativas no auge do inverno. Deve ter sido algo surreal realmente.
  7. Já o meu ano que fez despertar a paixão baziana foi em 2000 mesmo, mais precisamente o saudoso Julho. Minha memória meteorológica é relativamente longa, mas queria ter vivido os anos 70 e 80 para testemunhar diversos invernos gelados e MPs históricas daquela época. 2016 foi bom mesmo, principalmente Junho. Mas se tem um inverno que eu gostaria de ver acontecer novamente, este é o de 1988. O mais inesquecível da história climática de várias cidades brasileiras, principalmente pelo frio mais constante.
  8. Tuiutinga fica a exatos 97Km de distância daí de Laje, não é longe, te devo essa visita algum dia. Gostei dos detalhes mencionados, obrigado. Muriaé é uma boa cidade, a localização é privilegiada, pena que a altitude seja tão baixa.
  9. Então vai fechar com anomalias negativas mesmo, visto que somente hoje vai fazer calor e de amanhã em diante volta a esfriar. Realmente me chamou a atenção essa forte subida na média das mínimas. Curitiba vai desencantar !!! Sai, jejum !
  10. Para quem usa o Weatherlink, tenho uma dúvida, se puderem me ajudar. Minha estação até hoje está no horário de verão, como faço para alterar pro horário correto ? O console já está na hora certa, mas na internet continua errado...como faço ?
  11. Eu confio mais na previsão dos modelos do que em qualquer outra previsão. E aqui vemos uma clara tendência a La Nina ainda nesse ano, talvez.
  12. Respeito o professor Molion, mas na minha opinião ele está equivocado nesse caso (ou então a reportagem está equivocada). Há indícios sim da formação da La Nina nesse ano, e o melhor indicativo disso está justamente no que os modelos de clima mostram: Forte resfriamento no pacífico equatorial a partir da segunda metade do ano, é esse o consenso atual, então há claros indícios sim. Outro ponto que eu discordo é sobre as chuvas no Sudeste. Foi feita uma associação da chuva com o oceano Atlântico mais quente que o normal, porém o oceano está na verdade mais frio que o normal sobre o litoral da região. Outro ponto que convém mencionar: Foi ele também que já previu algumas vezes La Nina em anos recentes, e o resultado real foram El Ninos intensos, então devemos ter todos os pés atrás com essas previsões.
  13. E mal vai dar tempo de esquentar, e já vem outra MP nessa semana. Estou curioso para ver como ficarão as médias mensais no final. Ver o mapa de anomalias no Brasil.
  14. O auge da MP em Juiz de Fora está sendo hoje. O INMET registrou mais uma máxima sub-20 nesse verão: 19,7°C ! Na minha Davis, máxima de 22,4°C. Já tivemos algumas pancadas de chuvas leves. O tempo esteve nublado o tempo inteiro. Perfeição de mês !
  15. Mas essa mínima foi a de hoje, no dia 22 (Sábado passado) chegou a fazer 14,0°C por lá. Encontrei na internet que o recorde de Fevereiro é 12,4C, não sei se tá certo. Então foi uma MP forte sim, pois se aproximou do recorde.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.