Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

renata16

Members
  • Content count

    154
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by renata16


  1. 12 minutos atrás, sjmolive disse:

    AINDA SOBRE A ANTÁRTIDA....

     

    Boa tarde, BAZianos,

     

    Depois das reportagens sobre a temperatura de 21 C na Antártida, fiquei curioso para entender a evolução do gelo sobre o mar naquele continente desde o início das medições, 1979.

     

    Em 15/2/20 a Antártida somava 2,84 milhões de km2 de gelo sobre os mares. Pelo teor das reportagens que saíram isso deveria ser o mínimo ou muito próximo do mínimo histórico já registrado no continente, por conta do aquecimento global.  

     

    Mas, como este valor se compara com os demais anos?

     

    Vejam a figura abaixo, coloquei no gráfico apenas os anos que, desde 1979,  possuíam leitura igual ou inferior ao observado em 15/2/20, com o histórico dos últimos 15 dias (que inclui o período das referidas  reportagens).

     

    Olhem a surpresa:

     

    1 - Desde 1979, praticamente metade dos anos tiveram leitura igual ou inferior a 2020 - o que mostra que estamos com situação muito próxima à MODAL dos últimos 43 anos.

     

    2 - Os últimos 5 anos tiveram valores iguais ou inferiores a 2020.

     

    3 - Nos últimos 15 anos, apenas 6 anos exibiram valores superiores a 2020, mostrando que este ano ESTÁ, EM MÉDIA, COM MAIS GELO,  que o período recente dos últimos 15 anos.

     

    4 - Se compararmos 2020 com os anos 80 veremos que até lá neste longíqua e fria década, em apenas 4 dos seus 10 anos houve mais gelo nos mares da Antártida nos idos de fevereiro que agora.  Ou seja, 2020 na década de 80 seria um ano da mais pura normalidade.

     

    Surpresos os os dados? Eu não. 

     

    O que me deixa sempre com uma pulga atrás da orelha com muitos (claro, não todos) dos defensores do aquecimento global é esta mania que eles têm de olhar apenas um lado dos fatos e tirarem conclusões, a meu ver, precipitadas.  Não é a primeira vez que há notícias como  estas na mídia "mainstream", mas quando se confrontam dados e fatos... E aí vai neste balaio universidades, INPE, Rede Globo e a cambada toda. E não o fazem por acaso. Mas isso é outra conversa, fora do escopo de nosso fórum.
     

    Temos que admitir que, ainda que houve recorde de temperatura registrada na Antártida (que o @Renan bem questionou - não se sabe o tamanho da série histórica), há uma situação próxima da normalidade quanto ao gelo presente nos oceanos deste continente. Creio que o honesto seria admitir que há sinais CONTRADITÓRIOS sobre o efeito do teórico aquecimento antropogênico na Antártida. E que pesquisas adicionais são necessárias para esclarecer os fatos.

     

    Mas isso, é claro, eles não dizem. Por isso desconfio deles.

     

    Eu fico com os dados, com os números, com os fatos.

     

    Ah, se tiverem alguma reportagem sobre o fim do mundo no Ártico postem aqui - preciso de um motivo para mostrar dados muito interessantes sobre o extremo norte do planeta rsrsrs.

     

    2099151651_CapturadeTela2020-02-16as16_39_19.thumb.png.b9e9f7940318f94d3a761f50cbbc2c1b.png

    👏👏👏👏 falou tudo o que eu queria dizer😑

    • Like 5

  2. Os modelos estão confusos para previsão deste agosto. O GFS que tem uma grade maior de previsão (384h) ora mostra mp boas ( 10/11 de agosto e outra dia 18) ora aquecimento bizarríssimo. Acredito que pela queda forte das regiões niño e AAO em terreno negativo ( e previsão é de continuar assim) saindo de um "el nino", isso deixa os cálculos bem confusos. Mas pelo Pacífico e AAO, acredito que será um bom agosto. Cfs prevê um bom setembro também. 🙌

    Capture+_2019-08-04-11-10-41.png

    Capture+_2019-08-04-11-17-18.png

    • Like 3

  3. 2 minutos atrás, Valmir Oliveira Jankowski disse:

    Foreca voltou a dar boas minimas pra cá semana que vem.
    Só acho que as máximas poderiam ser um pouco mais baixas, mas não vou reclamar muito não. Tendo-se em vista o outono e parte do inverno que tivemos, isso é muito bom.

    Previsão Foreca Socorro SP Julho 2019 P2.jpeg

    Tenho a impressão que o Foreca uso o modelo europeu, então, essa previsão irá melhorar, já que o europeu na rodada desta tarde veio melhor para essa próxima mp🙌

    • Like 3
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.