Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tavares

Members
  • Content count

    1712
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Everything posted by Tavares

  1. SP registrou alagamentos (basicamente a água subindo lentamente durante a madrugada), trânsito intenso e interrupção de linhas de trêm. BH registrou inúmeros deslizamentos em áreas habitadas, correntezas fortes e mortes. Quanto ao plantão jornalístico das emissoras aqui de SP, as pessoas gostam de ver essas coisas, a audiência sobe, mais pessoas vendo TV mais pessoas vendo anúncios,. Prestação de serviço é meu ovo. Quem está fora da cidade tem a impressão de que a cidade está em situação calamitosa. Tá um dia complicado mas longe de ser caótico em SP. Não se pode ter tudo sempre. rs
  2. ⚠️É chegada a vez do Rio de Janeiro. Vários núcleos de chuva forte começando pipocar na região serrana e descendo sentido a Região Metropolitana.
  3. Por enquanto uma saída isolada do GFS. A Marinha tem nomeado coisa pior. rs
  4. Dei uma dramatizada. Não vi uma gota dessa chuva.
  5. Céu verde! Possivelmente granizo na região de SBC
  6. Chuva forte e localizada com ventos na região do ABC/ZL de São Paulo
  7. Tavares

    Astronomia e astrofotografia

    Inventaram mais um nome pra Lua Cheia https://edition.cnn.com/2020/02/05/weather/snow-moon-february-trnd/index.html
  8. Nevou em terras "baixas" (planas acima, >1000m e abaixo dos topos) do México entre ontem e hoje. É incrível como a fronteira entre EUA e México respeita o limite entre os fenômenos interessantes de tempo severo e precipitação infernal
  9. É uma coisa que eu não me conformo a reflectividade em amarelo ser mais forte que em laranja. Dá impressão de que não está chovendo tão forte na Capital
  10. Uma série de Avalanches de neve deixou pelo menos 39 mortos e dezenas de desaparecidos na região de Van, na Turquia. É o maior número de mortes por avalanches em quase 5 anos.
  11. Tavares

    Tempo Severo EUA - 2020

    Tá chegando aquela época gostosa do ano. rs
  12. Essa área próxima ao radar de São Roque. Ele nunca consegue captar a real intensidade da chuva a um raio próximo ou tem algum efeito geográfico que as chuvas não se intensificam nessa região?
  13. Céu tava muito escuro e baixo pros lados onde está localizado esse pontinho rosa em S. Bernardo do Campo -SP., Talvez até uma nuvem parede, sei lá E muito localizado. Pode ter chovido granizo e ventado forte na região.
  14. Prevejo transtornos pra capital paulista.
  15. Tavares

    Vulcões

    Opa!
  16. Tavares

    Vulcões

    Vôo de drone na cratera principal do Taal nas Filipinas
  17. Gente! Eu tava ocupado estudando os terremotos. Vi só agora o novo temporal em BH. Mano o solo ainda está muito saturado das chuvas da semana passada e dessa vez parece que índice de chuva por hora foi maior. Temo que novos escorregamentos de terra tenham ocorrido. Que horror!
  18. Tavares

    Terremotos

    Claramente pelos vídeos os movimentos são bem mais oscilatório que trepidatório característico de terremotos em falhas transformantes, e um perigo pra edificações pois o solo acelera, desacelera e acelera novamente. É o pior tipo de terremoto que mesmo com magnitudes baixas costumam causar grande devastação. Exemplos de tremores desse tipo são os do Haiti em 2010 (M7.0 e ≤ 100.000 mortos), da Guatemala em 1978 (M7.5 e ≥23.000 mortos) e da Sicília em 1908 (M7.1 e ≥75.000 mortos) onde quase todos os edifícios tombaram pro mesmo lado e simultaneamente. Felizmente o tremor de hj, embora mais intenso que os citados teve seus efeitos sobre o assoalho oceânico e por ter causado movimentos horizontais não causou tsunamis. O shakemap do USGS mostra toda a região que se deslocou hj na falha Oriente. No solo oceânico, onde deve haver alguma interferência da pressão da massa de água, a força do terremoto foi equivalente a IX ou X na escala de Mercalli.
  19. Tavares

    Terremotos

    Olha, toda essa área entre o terremoto principal (a NW da Jamaica) e as réplicas (SE das Ilhas Caimã) foi a porção da falha que se moveu. Um baita terremoto. A pressão agora foi liberada nessa faixa porém aumenta em ambos os limites da área que se deslocou hj. O que significa que um próximo grande terremoto na região dessa falha será ou ao sul de Cuba ou próximo à região das Ilhas Caimã, provavelmente nas Ilhas Caimã pois me lembro que século passado houve um terremoto de magnitude quase 8 ao sul de Cuba, o que no tempo geológico é tipo agora a pouco.
  20. Tavares

    Terremotos

    É uma falha transcorrente. Não acredito num tsunami muito grande e abrangente. Tem que ver o quanto a falha se deslocou e em que direção pra definir i risco de danos e vidas. Geralmente as réplicas indicam isso mas há alguns anos um terremoto de magnitude semelhante na mesma falha, próximo à costa da Nicarágua não teve réplica alguma.
  21. Convecção poderosa no Piauí e no maranhão agora. Credo!
  22. Interessante esse distúrbio na costa do Amapá.
  23. Além do que já choveu nos rios que alimentam o São Francisco, hoje também há bastantes chuvas na região do reservatório da hidrelétrica de Sobradinho. Nível do reservatório deve aumentar bem nos próximos dias.
  24. Se continuar nesse ritmo, Arani II virá lá por 2023/2024. Podiam fazer mais listas, cada uma pra um idioma indígena. Não custa nada.
  25. Tavares

    Terremotos

    Isso foi no meio da década passada
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.