Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Murilo

Members
  • Content count

    420
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

15 Good
  1. Campanha neste momento: 6,7°C - Santana do Livramento 6,9°C - São Sepé (Pedras Brancas) 6,9°C - Vila Nova do Sul (Laranjeira) 8,0°C - Pinheiro Machado (Parque Charrua) 8,9°C - Pelotas (Zona Norte) 9,3°C - Aceguá 10,2°C - Canguçu (Cerro dos Marcos)
  2. Gurizada, para quem quiser acompanhar a cada minuto a temperatura na estação: https://www.weatherlink.com/vilanovadosul/regular
  3. Mês de fevereiro em Vila Nova do Sul-RS : Média mínima : 18,03ºC Média máxima : 31,15ºC Média simples mensal : 24,59ºC Máxima absoluta : 35,2ºC Mínima absoluta : 10,2ºC
  4. Fevereiro dentro da média em Vila Nova do Sul (comparando com a normal de São Gabriel). Um mês sem muitos extremos e com pouca chuva, 23m até agora.
  5. Modelos divergem para o cenário da próxima segunda-feira no sul do Brasil. Os ajustes nas próximas rodadas são essenciais para os acumulados de chuva e a possibilidade algum registro de tempo severo. Por hora a Campanha Gaúcha, que precisa de chuva, seria a menos agraciada.
  6. No ano passado instalei uma Davis Vantage Vue no interior do município de Vila Nova do Sul-RS, na localidade de Laranjeira. A estação está localizada em uma área de baixada que fica logo ao norte da borda noroeste da Serra do Sudeste, cuja altitude chega a 500m no sul do município vilanovense. Já no passado pude registrar lá a mínima de -3.6ºC durante a onda de frio do ano passado, com temperatura de -2.3°C e rajadas de vento no dia seguinte a mínima citada. Porém até o final deste mês de janeiro não havia internet para coloca-la online. No entanto desde o dia 1° de fevereiro os dados podem ser acessados pelos links: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVILANOV41#history https://www.weatherlink.com/map/50c306ad-02a2-4dca-b40a-e0e32f6ca2d0 Abaixo algumas imagens do local:
  7. GFS está colocando a frente avançando muito devagar sobre o Uruguai, seguindo um padrão quase estacionário no começo da outra semana. Vai ser interessante acompanhar, se o GFS acertar o RS pode ter alguns acumulados interessantes na fronteira e campanha.
  8. Baixada em Vila Nova do Sul-RS teve mínima de -3,6°C. Instalei minha Davis por lá no final de semana e o resultado foi este, uma das menores temperaturas do RS hoje.
  9. Olá pessoal, a quanto tempo! Dia de muita chuva aqui em São Gabriel e região. Enquanto aqui foram 71mm desde a madrugada, cidades vizinhas registraram até 130mm com transbordamento de córregos e de rios menores. A formação dessa ZCOU vai diminuir o aporte de umidade para a Argentina, se não fosse este sistema sobre o centro-sul do Brasil a situação poderia ficar bem complicada no centro-sul Argentino. Ambiente lá com um aporte de umidade maior será altamente severo, agora fica mais reduzido a eventos bastante isolados.
  10. Vila Nova do Sul-RS surpreendendo no quesito frio. Mínima de -2°C neste domingo com registro de geada (sem foto pois acabei acordando tarde kkk) Na semana passada , pude fazer um registro incrível. No domingo (12) a temperatura chegou a -6°C, com geada severa e congelamento de açudes, ao estilo baixada de Soledade.
  11. Tem mais informações de cidades gaúchas neste evento de 1918, marinhonani ? Existe algum registro de São Gabriel-RS ?
  12. E confirmou-se. Houve queda de granizo grande nas províncias de Entre Rios e Buenos Aires neste final de semana :
  13. O calor continua por este pagos, com mínima de 20,2°C na cidade e temperatura atual de 25,7°C aqui em casa. A grande diferença hoje é a presença de nuvens e de células convectivas próximas a fronteira com o Uruguai. Se o calor tem chamado a atenção o tempo severo preocupa. Ontem, nas províncias argentinas de Entre Ríos e Buenos Aires, tivemos a formação de fortes tempestades, incluindo algumas prováveis supercélulas. Houve registro de granizo grande e chuva intensa. Fonte : Gustfront No entanto ainda não acabou, amanhã quando o ar quente se intensificar ainda mais sobre o Rio Grande do Sul ( + de 20°C sobre o estado em 850hPa), o centro da Argentina e o oeste do Uruguai podem enfrentar mais tempo severo. Granizo, chuva intensa e possível formação de mais supercélulas. Para o começo da segunda aumenta bastante a chance chuva no estado,o ponto de colo estará sobre a região e a pressão cairá bastante, além disso temos um cavado cruzando os Andes em 500hPa. O escoamento de norte em baixos níveis estará presente e ainda teremos CAPE, logo podemos ter até chuva forte e alguns temporais.
  14. Elevação rápida de temperatura em São Gabriel na última hora, com vento norte e diminuição da neublosidade.
  15. Parabéns a gurizada pelo monitoramento ! WRF é um modelo e tem um nível de acerto consideravelmente bom. Bem legal, Allef. Espero começar a trabalhar com ele até o próximo ano. A provável ocorrência de um tornado em Francisco Beltrão, foto abaixo da tempestade, mostra que o Setor Quente é muito mais perigoso que a frente fria. A frente apenas ''varre'' enquanto as células discretas e supercélulas (caso de hoje) ficam na frente de tudo com as condições necessárias para formação e manutenção de mesociclones. Por sinal, aquele primeiro alinhamento no oeste gaúcho ainda não estava associado a frente fria, mas sim a um cavado invertido que se estendia desde o Paraguai.
×