Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Bruno D

Members
  • Posts

    1090
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8

Everything posted by Bruno D

  1. Acho bizarro como é comum flopar chuvas frontais de retaguarda de frente em São Paulo, mesmo com todo o cenário favorável, as vezes frentes passam rasgando no sul, morrem em São Paulo (no planalto e interior) e se reanimam no Rio.
  2. Inclusive se um dia fazer 63°C com critérios mais certos e próximos das teorias de índice de calor mais modernas, e com base a uma estação meteorológica calibrada e em boas condições operacionais, já seria uma mortificina, mesmo com critérios não cartesiano como sensação térmica, mas se juntar calor de 40°C mais muita umidade, o cenário não ia ser bom. Mas a realidade foi um calor de 37/38°C com umidade não muito alta.
  3. Não sei se é sensação empírica, mas achei os verões de 2014 e 2015 piores. Aquela sequência entre janeiro e fevereiro de 2014 é inigualável
  4. E com direito as emoções de um verão raiz com muita tempestade de raios no próximo sábado e segunda 😛
  5. Parece que vai chover em boa parte do dia. Vai ser o primeiro dia chuvoso raiz, neste verão, chuva no melhor estilo ZCAS/Frente Fria bloqueada.
  6. Tem pluviômetros do CGE com problemas, um deles é o do campo limpo, chove copiosamente na região a horas e ele só tem 0,2mm acumulados depois do zeramento na manhã de hj.
  7. Esses 95,9mm está nos Top de dezembro menos chovosos da história, não? Pra mim é totalmente bizarro dezembro terminar abaixo de 150mm. Esse mês vem decepcionando em termos de chuva nos últimos anos, mas sempre acontece 1 ou 2 episódios de chuvas torrenciais e generalizadas que faz o mês fechar no mínimo próximo da média, neste mês nem isso teve.
  8. São Paulo (capital), imagino que esteja ainda pior. Já vi dezembro ruim pra chuva, mas como esse atual, jamais! Só teve dois episódios de chuvas fortes na cidade, durante o mês inteiro (e olha que esses dois episódios não pegaram com força a cidade inteira). O mês deve terminar com um acumulado abaixo dos 130mm pelo jeito. E janeiro não parece que vai ser muito promissor.
  9. Dezembro totalmente irreconhecível no leste de São Paulo, já é dia 22 e os acumulados médios segue abaixo dos 60mm. Cenário começa a ficar preocupante, ainda mais com a perspectiva de um janeiro ainda abaixo da média em chuvas, com um quadro de eterna pós frontal (com a chuva concentrada em MG). Acho a situação ainda tranquila para o cantareira, por ser um reservatório grande, que pode se beneficiar de uma chuva um pouco mais consistente no sul de Minas, mas para reservatórios mais urbanos como o Guarapiranga, a previsão não é muito animadora.
  10. E novamente a previsão de chuvas flopa ferozmente. A chuva ontem a noite foi excessão, e pelo andar da carruagem capaz de ser o único evento de chuva minimamente significativo da primeira quinzena, e depois o prognóstico não é dos melhores....
  11. Também estou com esse pensamento em relação a São Paulo. 8 dias passados de Dezembro, e os acumulados beirando a 00mm na RMSP. E não tivemos aquele cenário de eterna pós frontal duradoura, e nem um bloqueio muito forte. Mas mesmo com o calor, a atmosfera tá tão preguiçosa, que até mesmo pancadas isoladas, formadas pela termodinâmica não vem ocorrendo.
  12. Hipérboles do dia a dia rsrs. A previsão era de aumento de nebulosidade depois dos Meio dia em São Paulo. Mas olhando as imagens de satélite, isso não parece muito sugestivo, acho que a máxima hj pode surpreender, se a nebulosidade demorar a chegar, ou se desenvolver na região.
  13. Bom dia Pessoal, 9h30 da manhã, e as temperaturas já em 30/31°C na cidade de São Paulo (tinha previsão pra tanto calor?). Sem falar na mínima equatorial de 23/24°C
  14. Parece que tá virando clássico isso de Dezembro começar com a atmosfera preguiçosa em São Paulo. Geralmente com esses bloqueios mixurucas, que causa calor, porém nada extraordinário, mas são capazes de inibir as chuvas generalizadas. Agora já passou a primeira semana inteira do mês, e eu não vi uma pancada de chuva na cidade, nem aquelas localizadas, que cai apenas em uma região. Parece que Dezembros, com um número alto de dias chuvosos, tem ficado raro na cidade, oq acontece, é de um ou outro dia de chuva torrecial garantir que o mês feche na média, ou um pouco acima.
  15. Deve dar uma sensação de manho morno, chuva nessas temperaturas. Lembro que ontem vc falou de chuva forte, com a temperatura não baixando dos 27°C, algo até então impensável pra São Paulo (capital), mas não duvido de mais nada para o clima futuro rs.
  16. Também senti isso pela primeira vez em São Paulo. Seja em termos ambientalista e cientista, ou em termos religiosos (daquele tipo que os últimos dias estão chegando...), de qualquer forma, parece que agora ficou nítido para o cidadão médio, que as coisas no clima não estão normais, e que as prometidas mudanças climáticas e o aquecimento global, não é algo futuro, e sim do presente.
  17. Em compensação aqui em São Paulo, acho que hoje não vai ser o dia mais quente da onda de calor como o previsto, o temporal de ontem a noite, arrefeceu um pouco o ar cálido, e ainda deixa uma parcela considerável de nuvens no céu. Acho difícil bater os 38°C hj. No momento faz entre 28 e 29°C na maioria das estações CGE.
  18. Temperatura subindo de forma bem mais tímida hoje em São Paulo, em relação aos dias anteriores: Ontem no mesmo horário, a maioria das estações estavam com mais de 34°C
  19. Brisa Marítima entrando mais cedo no extremo sul da capital. Depois de bater nos 34/35°C as estações já estão caindo para 30°C. Sinal que hoje o Mirante pode marcar mais que o Sesc Interlagos. Em casa depois de bater em 35,5°C, as temperaturas já ensaiam uma queda:
  20. Em casa (Jardim Ângela) ZS São Paulo, o mais absurdo por hora, é a mínima de 24,9°C, a máxima por enquanto ficou em 36,9°C.
  21. Se seguir nesse ritmo o recorde de outubro de 2014 está severamente ameaçado de ser ultrapassado hj.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.