Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Bruno D

Members
  • Content count

    323
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

2202 Excellent

1 Follower

About Bruno D

  • Birthday 11/16/1991

Location

  • Location
    São Paulo - SP

Recent Profile Visitors

618 profile views
  1. Totalmente bizarro. E outra coisa surreal, até aqui na Zona Sul que chegou a pegar uma pancadinha rápida de chuva a pouco, a temperatura caiu com a chuva, mas já tá disparando assim que ela passou, isso em pleno o meio da madrugada! Não me lembro de ter visto isso antes na vida, em pancadas de chuvas no meio da madrugada. 🤤 A temperatura foi a 23,8°C durante a chuva, mas já disparou para 28°C com o fim dela 😪 Se isso virar moda, não vamos poder nem contar com as chuvas de verão noturnas para termos algum refresco 😂😂😂😂😂 E a advecção quente está brava mesmo, em pleno o horário que costuma ser uns dos mais frios do ciclo diário, em muitas estações a temperatura vem aumentando sobre ação dos ventos continentais. Capela do Socorro que chegou a 20°C entre 23h30 e 2h da manhã disparou para 26°C, agora está com 24,5°C Parelheiros que chegou a 22°C, já disparou para 26°C, e Marcilac que já chegou a 18°C agora está com 21°C e subindo. A situação só não está pior, com chances largas de registros de maiores mínimas da história, porque a pancada de chuva do começo da madrugada causou a queda da temperatura em algumas regiões, mas a temperatura já está aumentando na maior parte delas.
  2. Impressiona o valor do Pico do Jaraguá, a 1100m de altitude, praticamente 30°C nesse horário é totalmente surreal, e mostra a possível intensificação da advecção quente. Bastante ansioso pelo dia de amanhã. Tomara que esse calor todo se traduza em um recorde, já que estamos sofrendo, espero que esse sofrimento tenha a emoção de um recorde histórico, se for algo beirando os 39°C, ou 39,X melhor ainda 😛
  3. Acho que hj a capital Paulista não vai escapar de ter uma noite extremamente quente. Já são quase 19h, e temperaturas entre 31 e 33°C dominam grande parte da cidade. Sem uma noite e madrugada amena, como nos últimos dias, acho que as chances de recorde amanhã vão ser ainda maiores.
  4. Pelo GFS 00z saindo agora, o interior de São Paulo e o Norte do Paraná estão vivendo ainda o começo desta brincadeira cruel rs. Por ele São Paulo (capital) terá apenas uma trégua nesse final de semana, para então o calor voltar com tudo na semana que vem, com chances de novas temperaturas sob 37°C. Para o interior o cenário é totalmente abrasador, uma sequência de dias totalmente escaldantes nunca vista antes, se isso não for mais um surto comum ao modelo 😂, teremos quebra de recorde atrás de quebra de recorde nesses 10 primeiros dias de Outubro. Na torcida, e existem indicativos, que após estes 10 primeiros dias surreais do mês de Outubro, a estação chuvosa começará a ensaiar um início. Espero que tamanha energia térmica, aliada a La Nina sirva como motor para uma estação chuvosa a muito tempo não vista.
  5. Essa onda de Calor tá surpreendendo quem apenas via como surto as rodadas do GFS. Não imaginava 35°C hj ao meio dia no Mirante. Altas chances de máxima entorno dos 36,x°C.
  6. A questão do desmatamento local conta muito, mas ela não é única. Tem que vê no âmbito regional, e olhar na escala continental tbm, até mesmo o desmatamento de áreas como os do TO, PI, PA e a fronteira Oeste da Amazônia entra nessa conta para Cuiabá, pq vem ajudando na potencialização da massa quente e seca. Existe provavelmente, uma mudança de albedo em muitas áreas, assim como interferência nas dinâmicas hídricas, tanto pelo mal manejo do solo, como pela própria retirada da cobertura vegetal natural, o que vem aumentando o período de aridez, e potencializando o ganho térmico, e tudo isso fortalece a mTc que tem características sinóticas, que vão além da questão local, e responde toda uma lógica que vem sendo Global e reafirmada com ainda mais força no nacional (O próprio aquecimento). E ai, ainda tem as questões da estação, que está em um lugar muito ruim, com problemas locais de manutenção.
  7. Tou sentindo que a máxima amanhã em São Paulo (capital) pode ser mais baixa do que vem sendo previsto. Essas instabilidades toda, que nem foram projetadas podem deixar resquícios fortes de nebulosidade ou mesmo se perpetuarem ao longo desta segunda feira, impedindo o tempo ensolarado pleno e a consequente máxima alta (34/35°C). Espero que fatores como esses não frustam as chances de Máximas históricas na Quinta e na Sexta, pq se é pra gente sofrer com calor, que a gente sofra com toda a pompa, sobre recordes históricos e amagedônicos de calor. Quanto amanhã, pode ser uma boa um dia não tão quente, pra gente se preparar psicologicamente para o inferno que provavelmente vai se instaurar entre quarta e sexta.🔥😛😂
  8. Isso pode ser um dos indicadores, que oq vem puxando os sucessivos períodos quentes e recordes de calor, são razões muito mais regionais e ambientais daqui do Brasil e do Continente, do que uma participação mais forte de algo mais Global. É lógico que o mundo todo vem enfrentando aquecimento recorde, e tem sua parcela de participação nisso tudo, mas aqui no Brasil, o aquecimento está muito mais acentuado em todos os parâmetros, o que leva a crer, que existe outras coisas potencializando regionalmente, ainda mais o aquecimento que já está em curso em escala global
  9. Será que a Estação Sesc está bem calibrada? Estranho fazer mais calor na região mais ao Sul da cidade do que no Centro e na Zona Norte (Mirante). Se seguir a tendência do Sesc mais quente que o Mirante, acho fácil ele beliscar uns 39°C no auge desta Onda de Calor.
  10. Acho que apostei baixo nos valores para essa Onda de Calor, e estamos apenas no começo 😅 Tava até com uma espectativa extremista nas primeiras projeções, mas aí os modelos deram uma suavizada e aí achei que talvez não seria tão amagedônico, mas a onda de calor cada vez se desenha mais próximas as rodadas surtadas do GFS, do que as projeções mais conservadoras 😂😂😂 Então já que é pra lascar todos nós, na torcida pelos recordes históricos de calor. 43/45°C no MS, 38/39°C em São Paulo capital, (40°C acho que é sonhar demais 😂), 40-42°C no PR, 36-37°C em Curitiba. E acho que até para o Rio essa onda que antes se mostrava forte porém não histórica, será histórica para os padrões de Setembro-Outubro.
  11. Um sonho um dia vê uma variação como essa em São Paulo. Vcs estão cada vez mais próximos de viver, a versão brasileira daquela variação louca que partes de Colorado (USA), viveram no começo do mês. Na torcida pra se concretizar.
  12. Real, é isso que vem mais me espantando quanto a natureza da mTc esse ano, ela ganha espaço rapidamente, e está a todo momento no modo turbo. Normalmente, as ondas de calores históricas vão atingindo os seus picos ao longo dos dias de bloqueio seco, que em geral vai fortalecendo a Massa tropical gradualmente, até ela chegar ao seu ápice. Esse ano não, ela não precisa nem de alguns dias de tempo ensolarado e seco, pra ir ganhando corpo e chegar ao seu auge, mudanças drásticas de um dia para o outro estão sendo comuns.
  13. GFS mantém seu surto, e continua apostando em uma onda de calor sem precedentes para o Estado de São Paulo. Ele ainda mantém o cenário da tarde com mínimas equatoriais por todo o Estado. No dia 02/10 São Paulo capital teria uma madrugada absurdamente quente, com mínima entorno dos 26-27°C (nas 12z chegou a cogitar 28°C 🤤😪), no mesmo dia às Máximas seriam igualmente históricas com vastas áreas do Estado passando fácil dos +41°C. São Paulo capital teria 38°C, pondo em risco o recorde histórico de temperatura máxima. Mínima dia 02/10 Tarde do dia 02/10 O GFS sabidamente é surtado, e tende a superestimar os extremos de médio e longo prazo, mas o cenário começa a ficar cabuloso pq o Europeu das 00z tá saindo estendendo o pico quente da virada do mês/começo de Outubro para SP, e se aproximando do GFS, principalmente na projeção das Máximas extremas 😪 Começando a me preparar psicologicamente para ser cozinhado 😂😂😂😂😂
  14. GFS 12z surta de vez, por ele o Estado de São Paulo está prestes a ter a onda de calor mais colossal da história dos seus registros. Para começar ele joga temperaturas de +30°C em 850°hpa no Interior do Estado, e 29°C para São Paulo capital 😅🤤 Maximas históricas aconteceriam no dia 01 e dia 02/10, 45°C no interior, para São Paulo capital as temperaturas passariam dos 38°C 😪 Para completar o pacote, as maiores mínimas da história dos registros aconteceriam com certa folga na madrugada do dia 01/10 para 02/10. A capital paulista registraria algo entre 27 e 28°C de mínima, o que é algo surreal para a cidade, e que nunca foi registrada nem nas ondas de calores atipicamentes fortes de Fevereiro. 😪🔥☀️ Na torcida de ser apenas mais um surto do modelo rs. Mas a relativa proximidade do evento, e a certa concordância com os outros modelos em relação a uma virada do mês/começo de Outubro abrasivamente quente, assusta!
  15. Pena que a tendência por enquanto, não mostra ele se prolongando até o Outono Inverno de 2021. Mas na torcida que a La Nina no verão, traga um verão mais ameno e com chuvas bem distribuídas no Brasil Tropical.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.