Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

marinhonani

Members
  • Content count

    3600
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by marinhonani

  1. Renan, você não deve ter lido no monitoramento, fiz um comentário da perda histórica das estações de Barbacena, Viçosa e Triunfo-PE(que ficava a 1100 metros altitude). A convencional de Barbacena funcionou até abril, foi instalada em 1911. Não veremos mais mínimas de 1,0º a 2,0 oficiais em Barbacena,a automática fica num topo, perdendo em mínimas direto para São João del Rei. A de Viçosa saiu do mapa, mas o Inmet continua divulgando os dados no boletim climatológico. Quanto a de Triunfo-PE saiu do mapa e não tem mais dados a meses, nem automática colocaram no lugar dela. O Inmet já retirou outras estações do mapa em Minas Gerais. Hoje a mínima subiu 2,3 em relação a ontem, o tempo fechou perto de meia-noite, abrindo somente depois de 5 da madrugada. Mas pelo Europeu, a mínima de quarta aqui em Laje do Muriaé vai ser menor do que hoje.
  2. Bahia, gostei do mapa de chuvas do CMC, para minha região do Noroeste do Rio acumulados de 30 a 40 mm.Se chover nessa faixa, nos próximos dias vai demorar para termos queimadas nos pastos.
  3. Estãção do PNI/Inmet novamente perdeu na mínima para as estações da Mantiqueira e Sul de Minas. As temperaturas no PNI/Inmet ficaram altas na madrugada, mas no começo dessa noite registrou a mínima de segunda, com -1,1 ás 19 horas. Muito interessante a oscilação das temperaturas no Alto de Itatiaia. A partir de 17 horas foi um tal de despenca a temperatura e sobe novamente. 12,6 ás 17 h 2,0 ás 18 h -1,1 ás 19 h 10,5 ás 20 h.
  4. Estação no PNI/Morro Massena marcando 11,3ºC, umidade de 13% e Ponto de orvalho -16ºC, vento de 11km/h. Na baixada do Campo Belo deve estar registrando uma boa negativa. Na estação do bairro do Charco/Delfim Moreira a temperatura caminhando para mais uma negativa no fim da noite e pela madrugada. Hoje de manhã as menores mínima na Mantiqueira: -3,7ºC bairro do Charco/Delfim Moreira-MG -2,3ºC no Campo do Serrano/São Bento do Sapucaí-SP -1,4ºC na Vila Inglesa/Campos do Jordão-SP.
  5. Renan, na torcida para o Europeu acertar essa chuva na Zona da Mata e Noroeste do Rio, mantendo as máximas amenas Hoje medi a menor mínima do inverno climático(junho, julho e agosto) daqui, mas em relação a 2018 foi a 3ª menor mínima do ano, perdendo para os dias 21 e 22 de maio.
  6. Se o CFS estiver certo vamos presenciar o dezembro mais quente já registrado e com pouquíssimas chuvas.
  7. Estação automática de Monte Verde/camanducaia tá caminhando para uma negativa, 2,7 ás 23 h e umidade ainda de 88%, se não voltar os ventos moderados igual na madrugada de hoje, vai negativar.
  8. Estações da Mantiqueira e Sul de Minas ganharam da estação do PNI/Inmet nas mínimas, mas no horário de 19 h e 20 h de hoje a noite as negativas foram registradas no PNI/Inmet. Na baixada do Campo Belo deve estar com negativas até agora.
  9. Daniel85, pelo GFS 12Z boas chuvas na Mantiqueira e Sul de Minas.
  10. Renan, aqui no Noroeste do Rio, região de Muriaé,Carangola e Sul do ES as condições estão ideais para um ótimo resfriamento na noite e madrugada.Máximas menores do que ontem de 2 a 3,5ºC, umidade na tarde menor do que ontem. Aí em Juiz de Fora a máxima de hoje menor do que ontem. Se as MMs não aparecerem durante a noite e madrugada vamos registrar a menor mínima desse agosto.
  11. Você quer dizer, as 4 estações do ano num período de 10 horas.
  12. Rafael, a máxima hoje na automática de Friburgo/Salinas foi bem menor do que na cidade, apenas 17,6ºC, mas em compensação a mínima em Salinas foi maior do que no centro acima de 9,0ºC muito vento lá e acredito que ficou com nuvens. Se o vento enfraquecer bem a noite e madrugada na região de Salinas na faixa de 1,0 a 1,5 m/s a temperatura tem tudo para despencar lá. Aí no centro de Friburgo acredito que vai ter um bom resfriamento ao longo da noite e madrugada também.
  13. Gabriel Cardoso, achei que você ia caçar geadas no amanhecer de hoje no bairro do Charco, mas como não divulgou fotos não acordou para ver. Amanhã tem mais geada no Charco. Incrível como 40 metros de altitude consegue uma diferença de 3,6 nas mínimas do topo do Charco para a estação da baixada. Pela mínima na estação Charco/Topo de -0,1ºC teve geada ao redor da estação.
  14. HenriqueBH, o Rodrigo de Goiânia divulgou na quarta a noite o mapa de mínimas do modelo CMC/via MetSul, indicando muito frio em Minas, SP e Rio para hoje, domingo e segunda. Ficou bem próxima as mínimas de hoje em relação a prevista na quarta, teve lugar que a mínima foi menor, outros de 1 a 1,5 acima do previsto. Para amanhã seria o dia mais frio ao redor de BH, a oeste e a sul da capital.Para o Sul de Minas e Mantiqueira mais negativas com valores menores do que hoje. Alguém teria que atualizar a previsão de mínimas do CMC domingo e segunda para vermos se mantém essas mínimas baixas a frente.
  15. Renan, o modelo Cosmo/Inmet já indicava ontem mínima altas em parte do RJ,começou a ventar aqui ontem a noite e ficou totalmente encoberto. Na região metropolitana de BH diferenças enormes nas mínimas, enquanto Florestal marcou 5,2 no amanhecer, Sete Lagoas 8,3ºC,a estação do topão do Cercadinho marcava 18ºC. Em Viçosa a temperatura caiu bem no meio da madrugada marcou 10,0ºC de mínima, enquanto no topão de Muriaé/Inmet 18,2ºC. Outra boa diferença nas mínimas foi, São Sebastião do Paraíso-MG com 1,8ºC e na estação topo/Franca mínima de 7,6ºC.
  16. Renan, a temperatura despencou lá no sítio, 7,6ºC, no modelo Cosmo/Inmet de 12 Z de ontem indicava mínima de 10 a 12 em Juiz de Fora para hoje. É capaz da mínima de 2018 ser registrada amanhã, o Cosmo indica de 8 a 10 para Juiz de Fora. Mínimas bem baixas por Minas, SP hoje e na Mantiqueira mais negativas.
  17. Muito vento no Alto de Itatiaia desde a noite de ontem, estação do Morro Massena registrou rajada de 100 km ás 22 h 20 de quinta, na madrugada de hoje mais rajadas fortes, 97 km ás 01 h 30. Na estação PNI/Inmet registrou 94 km ontem ás 22 h e hoje no horário de 4 da madrugada 92 km, a ventania continuou forte na manhã e tarde de hoje com rajadas acima de 70 km.
  18. Gabriel Cardoso, está muito interessante de acompanhar as variações nas estações do bairro Charco, boa diferença nessa manhã entre topo e baixada. No horário de 00 h 04 de ontem a diferença topo e baixada foi de 3,5ºC, no topo tava 8,5ºC e na baixada do Charco 5,0ºC.
  19. Daniel 85, nas imagens de animação do satélite a tarde estava muito bonito o giro do ciclone na província de Buenos Aires Fico imaginando como foi a mudança no tempo no Sul, Sudeste no avanço da frente fria e massa polar e ciclone na costa, nos dias 23 e 24 de junho de 1918 e nos dias 8 e 9 de julho de 1918, deve ter sido incrível, pela força da super massa polar.
  20. Rodrigo, amei esses mapas,que saudade do frio seco, na torcida para o CMC manter essa previsão nas próximas rodadas e quem sabe intensificar um pouco o frio para o Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas. Modelo CMC é uma maravilha para previsão de mínimas a 2 metros.
  21. Paulo Henrique, a tarde de quinta e sexta vai ser gelada aí. A negativa já deve ocorrer no final da noite de quinta e madrugada/manhã de sexta. A estação do bairro Farroupilha/Soledade ainda tem Weatherlink? Não consigo mais acessar o WeatherLink da estação, mostra o último funcionamento no dia 23 de julho.
  22. A estação do Pousada Cantinho do Verde vai voltar a funcionar?
  23. O modelo Europeu 12Z de hoje indicando negativas na noite de quinta, manhã de sexta, sabado, domingo e segunda para São Joaquim. E máximas baixas no dia 9 e 10. Voltaria a ficar abaixo de zero nos dias 16 e 17. Se confirmar vai completar 9 dias seguidos com negativas no topo da serra de SC,dos dias 5 até 13 de agosto. Coutinho já comentou no site Climaterra dessa possibilidade de negativas seguidas até final da semana
  24. A defesa civil de Minas não sabe da existência do Radar de Três Marias, as imagens ficaram bem nítidas durante o evento. Agora para fazer alerta dessa granizada, a defesa civil teria que dar o alerte em cima da hora, as células das nuvens que formaram o granizo desenvolvem rapidamente e parece que intensificou ao aproximar de BH.
  25. A estação de Coronel Pacheco-MG(altitude 435 metros) está descalibrada desde 2017, registra direto máximas maiores do que a na estação automática de Cambuci-RJ(60 metros altitude), maiores do que na automática de Três Rios-RJ(305 metros altitude), maiores do que na automática de Muriaé-MG(280 metros altitude). Vou enviar um email para o Inmet, alertando do problema em Coronel Pacheco.
×