Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

marinhonani

Members
  • Content count

    3667
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by marinhonani

  1. Renan, em Além Paraíba ia registrar máximas bem altas, em relação a outras estações, por causa do efeito sotavento, o ar desce de Teresópolis e Sumidouro em direção ao vale do rio Paraíba do Sul na cidade de Além Paraíba aquecendo rapidamente, mais a distância que a cidade fica do mar, protegida dos ventos do oceano pela serra do Mar. Parece que a cidade de Santos Dumont estava na lista de automáticas do ano passado, junto com Cataguases, Itaperuna.
  2. Aldo Santos, vão vender para alguma cigana ou vidente como bola de cristal.
  3. Darley, eu nem sabia que iam instalar as estações de Carmo e Madalena-RJ, por acaso vi no mapa de estações, uso sempre o mapa com Zoom maior, por isso vi as duas. Já funcionam estações convencionais nessas cidades e nas outras que citei também, o futuro delas é serem fechadas com a aposentadoria dos observadores.Por isso o Inmet está colocando automáticas, de preferência em lugares não urbanizados e com segurança.
  4. Renan, amanhã vai entrar em funcionamento a automática de Santa Maria Madalena-RJ, numa altitude de 517 metros e localizada no Horto Florestal do Estado. A convencional de Madalena fica a 620 metros e funciona desde 1924, é capaz de ser fechada. A estação automática de Carmo-RJ fica numa área plana fora da área urbana, numa altitude de 50 metros menor do que a convencional(localizada no centro da cidade).Vai registrar mínimas menores do que a convencional. Agora falta o Inmet instalar automáticas em Pádua, Itaperuna, Cordeiro,Avelar, Rio Bonito, Maricá.
  5. Renan, poderia ficar bem abaixo da média, mas que chovesse acima de 100 mm do dia 19 até o término do mês.
  6. Na estação automática de Manhuaçu choveu 106 mm em poucas horas.
  7. Renan, aqui choveu 9,5 mm de 19 h 40 de ontem até o início da madrugada, mas molhou um pouco a terra. A partir de domingo a noite pode chover novamente, e na próxima semana as chances de chuva generalizadas pela região são maiores.
  8. Renan, choveu muito em São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí e Glória/Cataguases 132 mm São Sebastião Vargem Alegre/IGAM/ANA(choveu a partir de 20 h até meia-noite). 117 mm distrito de Glória/Cataguases/Cemaden 68 mm em Miraí/Cemaden.
  9. Renan, choveu muito em Miraí e no distrito de Glória/Cataguases a partir de 18 horas, até 21 h 30 choveu 91 mm estação Glória/Cemaden/Cataguases em Miraí/Cemaden caiu 58 mm. O Inmet instalou mais uma automática, agora em Carmo-RJ, começou a funcionar hoje, vai registrar máximas bem altas em ondas de calor longas.Fica fora da cidade. O Radar do Couto mostrou as áreas de chuvas que atingiu Miraí e arredores, no começo da noite, mas já está fora do ar.
  10. Que a segunda quinzena bem fria em SC, empurre bastante nuvens de chuva para minha região do paralelo 21º e longitude 42º. Pelas previsões de hoje, muito calor no sábado e domingo na região Noroeste do Rio, Zona da Mata e sul do ES.Próxima semana bem instável, com chuvas.
  11. Renan, foi a maior furada a previsão de chuva de ontem para hoje, esfriou e não choveu nem 0,1 mm. O GFS está bem otimista para chuvas na Zona da Mata, Noroeste do Rio até dia 18.
  12. Renan, o Pico do Couto funcionou,mostrou imagens de chuvas? quando acessei perto de 14 horas não mostrava as imagens de chuvas e trovoadas que ocorriam em parte do Rio. Continua do mesmo jeito, está no ar, mas não mostra imagens das instabilidades, continua o defeito(falta de dinheiro para as peças).
  13. Renan, no Inpe/Cptec teve alerta para hoje de raios, ventania, granizo e chuva intensa pegando a região de Juiz de Fora, parte do Rio/divisa com Minas
  14. Renan, o modelo Europeu de 12Z de hoje aumentou e bem as chuvas para Juiz de Fora e arredores no acumulado até 12 de outubro. Valores bem acima de 100 mm. Que calorão hoje em Juiz de Fora, passou de 32ºC na sua estação.
  15. Daniel Alves, gostei da previsão de chuvas para 10 dias do modelo Europeu, parte da minha região e parte da Zona da Mata com valores de 50 mm até 80 mm.Tomara que aumente as chuvas nas próximas rodadas.
  16. Renan, nuvem típica de dezembro e janeiro aqui em Laje do Muriaé.
  17. Renan, aqui em Laje do Muriaé a chuva chegou a partir de 1h 50 da madrugada, alguns trovões e pancada forte com muita enxurrada ás 2 h 15 na minha rua,durou poucos minutos, medi 13 mm, na estação do Cemaden ídem.A soma da chuva da sexta e nessa madrugada deu 21 mm. Foi ótimo o Cemaden ter instalado estações no Noroeste do Rio, a maior chuva em 24 horas foi numa estação de Santo Antônio de Pádua 72 mm. Os maiores volumes foram: 72 mm Glória/Pádua Cemaden 60 mm bairro Dezessete/Pádua 36 mm Cambuci 33 mm Miracema 29 mm Aperibé Região de Muriaé, Miraí praticamente não choveu, mas até a manhã de quarta os modelos indicam mais chuvas.
  18. Rafael, na noite de sexta e sábado a queda da temperatura estava bem consistente no centro de Friburgo,parecendo que ia bater a mínima do dia 6(foi 8,7ºC), mas antes,no meio da madrugada de ontem e hoje algo fez a temperatura estancar e subiu o resto da madrugada, acho que encheu de nuvens. Na estação de Salinas/Friburgo marcou 1,7ºC ontem, uma diferença de 8,6 a menos do que a estação do Centro(fez 9,3ºC). Teve todas as condições de ter formado geada ontem no pátio da escola estadual, no distrito de São Lourenço e outros pontos frios da região.
  19. Renan, não estou botando muita fé nas previsões de chuva do Europeu, foram três eventos previstos e praticamente não choveu aqui e parte da Zona da Mata(a exceção foi a chuva do dia 19 que em Muriaé caiu até 17 mm), nas outras cidades da região e no Noroeste foi nula a chuva. Foi na rodada de 00Z de hoje que o ECMWF passou a indicar volumes razoáveis no Noroeste, Zona da Mata(região de Muriaé),choveria a partir do domingo até terça(dias 16 a 18), mas vai esquentar muito no próximo fim de semana.
  20. Tassio Amaral, o modelo CMC acertando mais uma vez as mínimas a 2 metros do solo.
  21. Na estação do PNI/Alto de Itatiaia/Inmet a mínima de hoje superou a de agosto pela 2ª vez, hoje com -5,4ºC ás 6 horas.
  22. Estação Nova Friburgo/Salinas-RJ, registrou hoje a menor mínima do ano, com 1,7ºC ás 6 horas. Ontem a máxima foi de 22,4ºC, teve um queda de 20,7ºC até o amanhecer. As menores dos meses frios foram: 2,4ºC dia 21 de maio 4,5ºC dia 25 de junho 3,3ºC dia 7 de julho 4,7ºC dia 20 de agosto 1,7ºC dia 08 de setembro
  23. Estação PNI/Morro Massena registrando 10,6ºC, a umidade em 7% com P.orvalho de -23,9ºC e vento de 13 km/h. Nas baixadas do Alto de Itatiaia a temperatura deve estar bem negativa desde ás 21 horas. Na estação PNI/Alto de Itatiaia/Inmet negativou ás 21 horas, a menor até meia-noite foi de -3,8 ás 23 horas, já garantiu uma negativa para o dia 8.
  24. Estação PNI/Alto de Itatiaia/Inmet, registrou no amanhecer do dia da independência a menor temperatura desde a instalação em 1º/09/2017. -6,2ºC ás 7 horas. As outras menores mínimas do inverno de 2018 foram: -5,7ºC dia 16 julho -5,2ºC dia 29 agosto. Na estação PNI/Morro Massena a umidade ficou baixíssima toda a madrugada, recorde foi 5% ás 5 h 42 com P.orvalho de -28,3ºC. No bairro do Charco/Delfim Moreira-MG registrou um ótima mínima -3,3ºC na madrugada.
×