Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

marinhonani

Members
  • Content count

    3707
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

marinhonani last won the day on November 19

marinhonani had the most liked content!

Community Reputation

464 Excellent

1 Follower

Recent Profile Visitors

600 profile views
  1. Renan, os modelos estão indicando temperaturas bem altas até o Natal e após, com isso as temperaturas do mês de dezembro devem ficar novamente acima da média e as chuvas bem abaixo numa ampla área do Sudeste. Aqui em Laje do Muriaé e no distrito de Raposo, choveu muito de 2 para 3 de dezembro, com isso por enquanto está pouco abaixo da média de chuva de dezembro.Mas em outras cidades choveu muito pouco nesse mês. O modelo Cosmo/Inmet indicando os dias mais quentes em nossa região, na sexta e sábado, máximas variando de 38 a 40ºC no Noroeste do Rio, parte da Zona da Mata e região Metropolitana do Rio, baixadas litorâneas(Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu)
  2. Renan, então foi um dos dezembros mais chuvosos de Juiz de Fora.
  3. Renan, em dezembro de 1982 o El-Niño estava bem ativo, outubro e novembro foram quentes e com pouca chuva. Essa média baixa em dezembro de 1982, foi devido a muitos dias com chuva e outros encobertos, esse tempo úmido avançou por janeiro de 1983, com muitos temporais por Minas Gerais,Sul do ES e Noroeste do Rio.
  4. Rafael, a mínima que você mediu de 8,8ºC e a mínima daquela estação que fica perto do centro de Friburgo que marcou 9,1ºC hoje, foram menores do que a mínima de dezembro da antiga convencional de Friburgo na série do Inmet de 1961 a 1990, que marcou 9,2 no dia 29/12/1977.
  5. Andoni, a mínima de hoje na convencional de Campos-RJ também não foi divulgada. A mínima de Cordeiro na série 1961 a 1990 em dezembro é de 12,1 no dia 3/12/1989, como você informou, 3 anos após a mínima foi batida com 11,8ºC. Aqui em Laje a mínima de dezembro de 1992 era a 2ª menor até ontem. Aqui em Laje do Muriaé medi a menor mínima para dezembro desde 1979. A mínima anterior foi medida no dia 30 dezembro de 1990.
  6. Gabriel Cardoso, deve ter geado no bairro do Charco. A mínima de 0,4ºC no Charco foi menor do que a mínima de Campos do Jordão da série 1961 a 1990, quando marcou 1,8ºC no dia 16/12/1975(a estação ficava num lugar bem mais frio do que as atuais convencionais e automática). A estação da Vila Inglesa/Campos do Jordão marcando 2,4ºC, ficou bem próximo do recorde da cidade de 43 anos atrás.
  7. Gabriel Cardoso, que estação é essa no PNI? Onde ela fica? Lá no vale do Campo Belo/PNI se tivesse estação, já teria registrado uma negativa em dezembro.
  8. Daniel85, tomara que a área cinza/azulada desça mais e atinja o Noroeste/Norte do Rio e Zona da Mata,são 6 janeiros seguidos(2013 a 2018) de pouca chuva ou irregulares.No centro/sul do Espírito Santo os últimos janeiros foram piores do que no Rio em termos de chuvas. Daniel85, tem como você postar a anomalia de chuvas para os 20 dias restantes de dezembro na região Sudeste?
  9. Aldo Santos, nesse período citado de temperaturas amenas, uma ZCAS deve ter formado entre Rio e SP.Grandes volumes de chuva ocorreram em boa parte do Rio e na região do Parque de Itatiaia/Mantiqueira.
  10. Renan, uma chuva dessa na minha rua, a enxurrada ia ficar com uns 2 palmos de altura nos lados esquerdo e direito da sarjeta, é muita água e vento. Uma pena, o pluviômetro automático de Simão Pereira deve ter sido danificado, não registrou nem 1mm de chuva , daria para saber quanto choveu em 10 minutos.
  11. Estação do Rancho Mescalero/Bom Jardim da Serra em 1º lugar nas estações BazCharlier nesse final de noite, marcando 5,8ºC ; Acho que ninguém comentou aqui, mas a estação automática do Morro da Igreja voltou a funcionar no dia 28/11,após meses fora do ar. Infelizmente a estação automática no Parque de Itatiaia está fora do ar desde o dia 30 de outubro, não mediu os altos valores de chuva de novembro e parece que dezembro também vai continuar fora do ar. Estragou rápido, foi instalada em 1ºde setembro de 2017.
  12. Renan, Choveu muito em Minas de ontem para hoje. O destaque em valores de chuvas foi Raposo-RJ, Laje do Muriaé-RJ e Patrocínio do Muriaé-MG. Todas ficam mais ou menos 15 km em linha reta uma da outra. 140 mm Raposo-RJ/Cemaden(choveu 102 mm de 17 h até 19 h),muita enxurrada na avenida principal do centro. 125 mm Laje do Muriaé-RJ/Cemaden 95 mm Patrocínio do Muriaé-MG Cemaden Quem acertou os valores de chuva nessas três cidades, foi o modelo numérico WRF do INPE na rodada de 12Z de ontem, mostrando valores acima de 100 mm até 150 mm.
  13. Coutinho, o modelo conservador para mínimas, o Cosmo do Inmet, indicando frio novamente no próximo fim de semana em RS e SC.
  14. Renan, tem estação do Cemaden em Juiz de Fora já contabilizando mais de 75 mm para dezembro
  15. HenriqueBH, vai ser ótimo para o rio São Francisco, muita chuva na divisa MG/GO, no norte de Minas, no Oeste da Bahia e também ao longo da bacia do rio São Francisco dentro do território baiano.
×