Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Posts

    586
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by fsorf9rj

  1. Em 23/03/2024 em 11:28, Aldo Santos disse:

    Situação complicada no sul do Espírito Santo.

     

    Alguns acumulados nas últimas 24 h (CEMADEN):

    Bom Jesus do Norte-Vista Alegre: 304,4 mm

    Bom Jesus do Norte-Rio Itabapoana: 251,8 mm

    Muniz Freire: 196,4 mm

    Alegre (INMET): 193,6 mm

    Rio Novo do Sul: 152,0 mm

    Vargem Alta: 150,6 mm

    São José do Calçado: 130,6 mm

     

    A cidade de Bom Jesus do Norte-ES fica na divisa com o RJ, separada de Bom Jesus de Itabapoana-RJ pelo rio Itabapoana, que faz a 

    Que situação. Previsão estava mais pro Sul e Centro do RJ e foi forte bem na divisa. Impressionante. 

     

    Aqui no RJ a chuva chegou nem perto do previsto, mas a frente fria trouxe um refresco imenso.

    • Like 8
    • Sad 1
  2. Em 20/03/2024 em 10:08, klinsmannrdesouza disse:

    O Rio de Janeiro pode ter um repeteco de abril 2010, quando uma frente fria intensa avançou pelo Brasil colidindo com uma atmosfera extremamente aquecida, ainda com cara de verão.

    Lembro bem daquele dia. Eu estudava em Copacabana e morava em Vila Isabel, na zona norte. Estava na casa da minha namorada da época no Leme. Começou a chover por volta das 18 horas muito forte. Eu esperei passar, mas não passava. A chuva forte foi madrugada a dentro. Só consegui ir pra casa no outro dia pela manhã, andei pela orla de Copacabana inundada (nunca tinha visto aquilo). Consegui pegar um ônibus e o que vi pelo caminho nunca mais vi igual. Estragos pela cidade inteira. Foi um dia marcante pra cidade, na minha vida. A chuva passou dos 300mm num dia só. Pra repetir aquele dia tem que ser algo excepcional, mas pelas previsões pode acontecer.

    Até aqui estamos no pré-frontal, calor forte. 37º no Centro da cidade.

    • Like 5
    • Thanks 2
  3. Em 19/03/2024 em 00:19, RafaelBHZ disse:

     

    Petrópolis-RJ, com 145 mm apenas na sexta feira pela última saída. 

     

    Screenshot_20240319_001653_Chrome.thumb.jpg.f34262a96294d16f860891a4dda0d0e7.jpg

    Antigamente, na minha adolescência, na época da internet discada, com pouca informação, eu sempre olhava o tempo pelo empirismo. Quando passávamos por um período mais longo de calor, invariavelmente vinha uma tempestade de causa estragos na sequência. E dessa vez não parece ser diferente. Não sei se teremos todo esse acumulado, porque quando geralmente os modelos exageram e quando preveem menos é que as tempestades excepcionais acontecem. Mas temos tudo moldado para um cenário de caos. Atenção total a partir de sexta-feira. Umidade encontrando o calor. Sabemos o potencial disso.

    • Like 4
    • Thanks 1
    • Sad 5
  4. Em 17/03/2024 em 18:35, Enio Rezende disse:

    Parafraseando a mídia do RJ:

    "JUIZ DE FORA TEM SENSAÇÃO TÉRMICA DE QUASE 47 GRAUS!"

    Pessoas aleatórias comentando:

    "Vcs viram que hoje fez quase 50 graus em JF?"

     

    Em 17/03/2024 em 22:13, Tstorm disse:

    Essa estação do Alerta Rio de Guaratiba é completamente bugada. Como todos sabem, esses cálculos de sensação térmica (muito duvidosos por sinal), são baseados em temperatura e umidade, e essa estação não registra nenhum dos 2 corretamente.

     

    Primeiramente, sobre a temperatura. A estação de Guaratiba fica localizada exatamente no mesmo local do INMET de Marambaia, como é possível observar no mapa abaixo do site do INMET. Os pontinhos verdes são cada uma das estações. Hoje, por exemplo, o INMET registrou máxima de 38,5ºC. Ontem, o Alerta Rio registrou 40,0ºC, enquanto o INMET 38,0ºC. Ou seja, a estação do Alerta Rio está registrando máximas 2ºC acima da realidade.

     

    119048883_Capturadetela2024-03-17210307.png.ac43a772ace0e85178162357b99827a4.png

     

    Quanto a umidade, infelizmente o INMET/Marambaia não está registrando dados de UR. Porém, há uma estação particular a 5,8 km de ambas que pode ser utilizada para realizar essas comparações (marcada com um ponto vermelho no mapa). Essa PWS (WS-1400) registra tempeturas bem próximas ao INMET de Marambaia.

    Ontem (16), o Alerta Rio registrou UR mínima de 55%, na PWS foram 47%. Sexta (15), a diferença foi de 74% no Alerta Rio contra 56% na PWS. Na quinta, foram 83% do Alerta Rio e na 64% PWS. Ou seja, são em média 15% de diferença na umidade.

     

    O resultado desses erros são essas ínumeras matérias com sensações térmica estratoféricas que o próprio Alerta Rio divulga.

     

    70537918_Capturadetela2024-03-17215400.png.33968a792d2e7048e5d45dfc5e0a08db.png

     

    E por fim, mesmo utilizando dados reais de temperatura e umidade, eu acho bastante questionáveis esses cálculos de sensação térmica, sobretudo se tratando de calor. Como o próprio nome diz é uma sensação, algo biológico e pessoal, não vejo sentido em utilizar um número para isso. 

    To há um tempo afastado do forum pois estou tentando ficar off da vida virtual por motivos de saúde. Mas vim aqui pra falar com vocês exatamente sobre isso.

    Aqui no RJ só se fala de "ter feito 62º". O que a mídia vem fazendo é absurdo. Ao invés de mostrar o alarmismo climático de forma correta ficam com essas manchetes pra ganhar like. Obviamente tá um calor dos infernos, até pra quem já é acostumado com ele, como nós cariocas. Mas se fizer 60º aqui muitos morrerão. Pessoal não tem ideia do que está dizendo. E como muito bem disse o colega @Tstorm, a sensação é algo extremamente pessoal. Enfim, vamos a luta.

    Mais uma semana fervendo pela frente.

    • Like 9
    • Thanks 3
  5. Vídeo de Sarzedo, na região de Viseu, em Portugal, a 700 metros de altitude, com queda de neve na semana passada, quando muitos lugares do norte do país, assim como na vizinha Espanha, registraram evento significativo para Março. Em Sarzedo não houve acumulação, mas em outras áreas, como Montealegre e Serra da Estrela sim, com metros de neve.

     

    Locais que costumam nevar, mas geralmente mais no meio do inverno. Em março é mais difícil. 

    • Like 2
  6. Em 08/01/2024 em 22:28, Marcos disse:

    Acompanho este camarada no Twitter, e volta e meia ele posta vídeos no YouTube. Mora em Zvenigovo, na Rússia, na região de Kazan.

     

    Aqui ele faz um passei às 13h30. Reparem na altura do sol. Fazia -21,8° na hora que ele começou a gravar.

     

     

    Alguns adendos: realmente um frio retumbante; pra nós brasileiros o sol  nessa altura a 13:30 é coisa de outro mundo; o cachorro passeando todo serelepe como se NADA estivesse acontecendo. Impressionante. 

     

     

     

    Em 18/01/2024 em 18:58, Gerson Ibias disse:

     

    Paris é uma cidada lindíssima, impressionante. Já estive por lá duas vezes no inverno e não peguei neve, apesar de muitos dias nublados, frio constante e chuva com 4°. Ficava imaginando como seria aquele lugar com neve. Toda vez que vejo me lembro disso.

    • Like 4
    • Thanks 1
  7. Em 10/01/2024 em 09:20, fsorf9rj disse:

    Rio de Janeiro tem se destacado pela falta de chuvas. To impressionado. Temporais de verão sumiram, ao contrário do que ocorre em São Paulo. O calor do alto verão se faz presente, mas as chuvas estão rareando.

    Há alguns dias atrás escrevi isso e ontem ela retornou. Não estava no Rio, estava em Silva Jardim onde choveu muito também, com relâmpagos e trovões durante todo o dia. E com o retorno das chuvas, os estragos voltam também. 

     

    Hoje já de volta, muito calor na cidade do Rio. Em casa tenho 29°

    • Like 8
  8. Em 04/01/2024 em 17:57, diogoperetti disse:

    Estou perto de interlaken na Suíça a 850msl e faz -1c com céu limpo. Amanhã no fim da tarde chega a onde de frio trazendo nevadas durante o fim de semana para praticamente todo país.

    O clima ta realmente mudando. Nessa região, com essas condições, nesta época do ano, já era pra temperatura ta afundando, não?

     

    Frio na Escandinávia é realmente diferenciado. E como dito eles levam a vida normalmente. Estrutura e adaptação fazem toda diferença. 

    • Like 3
  9. Como previsto tempo virou durante a madrugada no estado do Rio. Depois de dias de sol a pino hoje o dia foi com poucas aparições do mesmo e com predomínio de uma grande camada de nuvens durante todo o dia. A CHUVA VOLTOU com belas pancadas espalhadas, gerando um bom acumulado. E agora o ar mais frio vai se chegando. Muito bem vindo. Teremos a virada de ano mais fresca em muitos anos, pelo que me lembro. Previsão de 21° pro RJ e de até 16° pra SP a meia noite. Nada mal né?

     

    Há ainda alerta de grandes acumulados de chuva aqui pra todo o estado. Eu sei que atrapalha a programação de muita gente. Mas essa chuva tinha que vir. Tava fazendo muita falta. Que se concretize.

    • Like 7
  10. Estou em Silva Jardim e como as previsões mostravam tivemos uma sexta-feira escaldante, um calor ensurdecedor como costumo brincar. A previsão era de 39°, mas acho que tenhamos superado

    Inmet ta fora do ar pra conferir. 

     

    Agora são 01:00 da manhã mas ainda está ABSURDAMENTE QUENTE. Com ventilador suando na cama.

     

    Espero que as previsões estejam certas e que a partir deste sábado as temperaturas tenham uma grande queda e que a chuva retorne. Ta difícil.

    • Like 5
    • Sad 4
  11. Mais um dia quente no Rio, nesse início de alto verão. Temperatura de 30º pra cima na maior parte da cidade. A falta de chuva tem sido notável por aqui.

    E queria fazer uma colocação. Nos últimos anos tenho notado a diminuição significativa de chuvas de fim de tarde na cidade do Rio. O que era muito comum, principalmente a partir de janeiro até março, hoje em dia ocorre com menos frequência. Talvez os números me desmintam, mas eu fico com a sensação de que o RJ tem visto uma diminuição do índice pluviométrico. Ainda recebemos tempestades, óbvio, que por vezes se apresentam de forma ainda mais pesada, trazendo muito estrago. Mas acho que temos menos temporais de verão. Isso pra mim tem sido bem marcante.

    • Like 6
    • Sad 1
  12. Dia começando mais uma vez quente aqui no RJ, porém nublado.

    Ontem a noite tava simplesmente insuportável. Eu estava sentado no sofá, com ventilado encima de mim e mesmo assim estava suando. Meu termômetro marcava 30º. Isso as 23:00 horas. Acho que foi o pré-frontal, já que hoje o tempo muda com a chegada de uma frente fria, com potencial de chuvas fortes e trovoadas. Vamos esperar. 

    • Like 6
    • Haha 1
    • Sad 2
  13. Em 01/12/2023 em 08:42, jrmartinisp disse:

    o calor incomoda mas não tem alguns absurdos que tem na primavera

    Não incomodava né rsrs 

     

    Pelo que tem rolado grande chance de algum absurdo acontecer por aí. Torço para que não.

     

    Aqui no RJ vamos tendo dias dentro dos padrões, longe do absurdos experimentados a duas semanas. O alto verão vai se consolidando.

    • Like 8
  14. Ontem 17 horas tive que andar mais de uma hora entre Tijuca e Vila Isabel e, olha, anos que não enfrentava um calor tão escaldante. Não foi o dia mais quente, como sábado passado, mas como eu estava na rua e andando senti muito mais. De noite o tempo começou a virar e teve chuva, com trovoadas, mas nada muito significativo em Vila Isabel.

    Hoje o dia já tá bem mais nublado, mas ainda muito abafado.

    A partir de amanhã e no fim de semana teremos dias mais amenos.

    • Like 8
    • Sad 2
  15. Em 17/11/2023 em 21:48, sjmolive disse:

    Com relação ao ar condicionado...

     

    Nos anos 70, enquanto criança, só via ar condicionado em banco - fui criado em G Valadares MG (19˚S, 200m). 

    Em casa, só ventilador, às vezes noites muito desconfortáveis com ar soprando quente que só eram interrompidas com vigorosas tempestades com raios e trovões.

     

    Na escola, nem ventilador. Mas me lembro de salas de aula com pé direito alto e janelas amplas. Era suportável.

     

    Nos anos 80 morei em Viçosa MG (21˚S, 600m). Ninguém lá tinha sequer ventilador em casa ou em estabelecimentos comerciais. Não havia pernilongo e dormia de cobertor quase todos os dias, manta mais leve, mas não lençol mesmo no verão. 

    Calor, só de dia, às vezes muito quente e úmido. Acho que nunca peguei mais que 33˚C nos 6 anos que vivi lá.

     

    Nos anos 90 morei na Grande São Paulo - também ninguém tinha ar condicionado, poucos com ventilador. Eu nunca precisei de um naquele tempo. Fato curioso foi que em 1994 foi a primeira vez que ouvi um pessoa comentando comigo que iria colocar ar condicionado no seu carro para aguentar o sol e os engarrafamentos. Achei um luxo desnecessário, na época. Mas na época eu andava era de moto. rsrs.

    No meu serviço não tinha ar nem ventilador. Alguns dias passava calor - trabalhava no Jabaquara SP.

     

    Nos anos 90 mudei para Porto Velho RO (9˚S, 100m) - Lá os estabelecimentos comerciais de médio padrão para cima e moradores de classe média já tinham ar condicionado. Hoje acredito que mais da metade das residências já tenham. É muito comum na cidade, até em igrejas. É uma cidade bem preparada para o calor.

     

    Nos anos 2000 morei em Piracicaba SP (23˚S, 500m). O povo lá dizia que era quente o ano inteirrrrro mas eu vivi lá só de ventilador por quatro anos. Era quente, sim, mas seco e suportável com madrugadas agradáveis na maior parte do ano.

     

    Moro aqui em Juiz de Fora MG desde 2015. Trabalho e atualmente vivo na parte alta da cidade (22˚S 900m). No meu serviço agora estão proliferando aparelhos de ar condicionado, mas na minha sala ainda não tem. Hoje à tarde, depois de registrarmos 33˚C internamente por volta de 15h, fomos dispensados do trabalho pela nossa chefe que se compadeceu da gente rsrsrs. Mas estamos com anomalias de temperatura de 6 a 7˚C, há de se considerar isso.

     

    Construí minha casa com placas fotovoltaicas e tenho ar condicionado até na sala. Mas pago taxa mínima de energia. Mas fiz tudo isso pensando primordialmente em me aquecer no inverno, já que tardes frias e nubladas que não são raras por aqui. 

     

    Mas neste segundo semestre de 2023 tenho usado ar é para esfriar mesmo. Ironia do destino. Pois desde que passei minha infância em Valadares sempre quis morar em locais mais frios, com noites confortáveis, o que não temos vivido aqui nos últimos dias. Prefiro o frio ao calor.

     

    Teu relato é ótimo. 

     

    Eu estava comentando com amigos que agora depois dos 30 estou vivendo uma transição geracional, em todos os aspectos. Pra exemplificar rapidamente: aqui no RJ ta um burburinho por conta dos shows da cantora Taylor Swift. Eu não fazia ideia de quem era. Sinal que minha geração já é outra.

     

    A mesma coisa sinto no clima. Na faculdade estudei em climatalogia que a gente define o clima de um lugar com dados dos últimos 35-40 anos. Sinto diferença aqui no RJ, mais quente, mas como sou entusiasta da climatologia acompanho muitos lugares e é NÍTIDO uma mudança de padrão (muito maior que no RJ) no Brasil (destacadamente a cidade de SP) e na Europa, com invernos cada vez menos frios. E daí veio mimha pergunta do ar. Porque, como você falou de Porto Velho ser uma cidade preparada pro frio, outras que sofrem com calor mais constante agora não estão. São Paulo é um exemplo, mas fora do Brasil dou o exemplo de Paris. Já estive lá duas vezes. A cidade é super preparada pro frio, mas pro calor não. E eles têm tido verões bem mais quentes. Estão sofrendo. 

     

    Sinais dos tempos. O clima não perdoa.

    • Like 12
  16. Em 16/11/2023 em 10:50, BrunoSaoPauloCapital disse:

    Aqui no estado de São Paulo, por ser o estado mais rico do Brasil, é mais comum encontrar ar-condicionado nas casas do que a média do Brasil. Porém, comparado aos Estados Unidos, estamos MUITO ATRÁS.

     

    Se fôssemos fazer uma escala de 0 a 100, com 100 sendo a situação de TODAS as casas tendo ar-condicionado, seria algo assim (na minha percepção):

     

    Brasil em geral: 3 / 100

    Estado de São Paulo : 15 / 100

    Estados Unidos: 90 / 100

     

    Ahh, e em relação a mim, eu NUNCA tive ar-condicionado em casa. Estou com a maioria da população paulista (e brasileira). Não nasci de classe média. 😢

    Em 16/11/2023 em 11:19, Subzero_2017 disse:

    Ar condicionado é caro. E a conta de luz depois fica muito alta. Infelizmente ficamos apenas com o ventilador jogando ar quente na cara...

    Um dos motivos da minha dúvida é isso. Sei que o ar condicionado é caro e além disso aumenta o a conta de luz. Mas aqui no RJ, por exemplo, é essencial. Por isso perguntei, porque em outros estados faz calor, mas acho que ventilador sustenta 99% dos dias do ano, com um ou outro dia fugindo do padrão, o que é compreensível. Mas com as mudanças nos últimos anos, SP por exemplo, tende a ter esses dias mais quentes e quem não tem ar vai sofrer. Aqui no RJ é muito comum, pobre ou rico ter, até mais de um.

    Em 17/11/2023 em 10:02, jrmartinisp disse:

    Então, vou falar  pelo que vejo ,não é, ou, pelo menos não era comum as pessoas terem Ac nas casas paulistas, pq não precisava, o calor até então era de 32,33° ali por fevereiro, alguns picos já aconteciam entre Setembro e Outubro, mas coisa de poucos dias, não 37° e por semanas. Então qqer ventilador dava conta.

    Até mesmo no interior não era comum, morei no interior por 6 anos nos anos 90 em uma casa quente, sem Ac, qdo fazia calor era perrengue, o quarto não ventilava, qdo a coisa apertava nestes sistemas de alta pressão já sabia que não ia chover mesmo, então eu pegava um colchonete e ia dormir na garagem a céu aberto, preferia enfrentar os pernilongos mas dormir um pouco melhor, há uns dois anos atrás passei por lá e vi que a pessoa que está morando colocou Ac, imagino que nos dias atuais qdo faz calor, aquilo ali fica insalubre e percebo que as cidades estão mudando, a realidade das pessoas tbm, muita gente de SP que mora em prédio, são prédios antigos que não foram projetados para ter estrutura de Ac, e estão mudando estatutos de condomínios para adaptar e colocar em padrão para não fazer um liberou geral e qqer um põe de qqer jeito.

    Eu nunca morei em casa com Ac, porém estou cotando colocar pq nos últimos 10 anos ventiladores normais ou de teto e climatizadores não resolvem mais

    Vai aumentar a conta?, sim, vai pesar no orçamento? Sim, já fiz os cálculos, mas é pagável e prefiro o conforto.

     

    Sobre outros lugares que conheço, conheço o litoral e o sertão nordestino.

    É muito mais comum ver Ac nas casas, mesmo nas populações de renda mais baixa, bairros comuns, quase todo mundo tem Ac, mesmo pq hoje não é igual a 20 ou 30 anos atrás, os aparelhos ficaram mais acessíveis  e evoluíram bastante, hj tem modelo inverter que consome menos energia, o valor de um Ac slipt de 9000 BTUs é o preço  de uma máquina de lavar comum , cerca de 1800 a 2500 e nestas regiões por ser algo comum, a mão de obra é mais barata.

    No caso do sertão o que observei é que tem muita casa com pé direito alto e jardim de inverno, como venta bastante isto faz diferença.

    Geralmente o Ac fica só nos quartos e são ligados para dormir o que de certa forma não onera tanto a conta de luz, além do mais há  sim dias mais frescos que dá para dispensar o uso do Ac

    Só o pessoal mais rico que põe Ac em todos os cômodos aí põe tipo cassete que é daqueles de teto.

    Além disso energia  solar está ficando acessível, tem muita gente colocando placa solar, o condomínio que moro é de 2009, quase ninguém tinha Ac no começo, nos últimos 5 anos acho que 90% das casas colocaram, agora estao começando a colocar energia solar, várias casas já colocaram, eu não sei quanto tempo isso da retorno, mas quem colocou disse que não se arrepende.

    Então acho que é como eu imaginava. O poder aquisitivo nem é o mais preponderante, mas sim o local. Quanto mais quente, mais fácil de encontrar aparelhos.

    • Like 11
  17. Em 14/11/2023 em 17:09, sjmolive disse:

    Meu local de trabalho hoje, aqui em Juiz de Fora.

    Não tem ar condicionado😪

     

    657629332_WhatsAppImage2023-11-14at17_08_10.thumb.jpeg.a3f629fd15f8e370f3309cbfba986395.jpeg

    Uma dúvida para os amigos de fora do Rio, principalmente do centro-sul: é comum as residências terem ar condicionado? Uma prima minha de São Bernardo do Campo tem uma casa ampla, mas só com ventiladores. Tá passando sufoco nessa onda de calor. Vocês têm ar condicionado?

    • Like 6
  18. Em 13/11/2023 em 11:27, Tavares disse:

    Tá repercutindo bastante na rede social, acho que divulgaram pra isso mesmo.
    Eu odeio do fundo da minha alma esse negócio de sensação térmica. O povo não têm muito dicernimento e esse tipo de informação tiraria o impacto de quando a temperatura bater 45ºC nalgum lugar do Brasil.

     

    Em 13/11/2023 em 12:41, Evandro O. disse:

    Se me permite, eu fico irado com o alarmismo mal intencionado, isso para mim é só para criar números e desespero. Por favor, veja bem que não estou negando aquecimentos e sim essa palhaçada de ultimamente SEMPRE se pautarem em "sensação térmica" dessa forma covarde para anunciar que "em lugar tal deu xx".

     

    Sobre isso que vocês falaram, gostaria de dar um exemplo e citar nomes (Se for fora das regrias do forum peço desculpas, desde já). A página "Sou eu na vida" do Instagram, que sigo, pois trás coisas engraçadas, postou esses dias um vídeo falando isso daí, de cariocas curtindo a praia por conta do calor de 36º a uma da manhã. Eu até comentei que no RJ NUNCA faz 36º de madrugada. De dia sim, com tranquilidade, mas de madrugada IMPOSSÍVEL, ainda mais de madrugada. Várias pessoas repercutindo uma fake news, pois acham que por estar muito calor isso seria verdade. Igual a questão da sensação térmica. As pessoas entendem como se fosse a temperatura de fato. Realmente não sabem a diferenciação e fazem um alarmismo danado. Igual aquele frio de sensação negativa que faz todo inverno em BH 🙃

     

    Ontem foi um dia mais leve por conta das nuvens e até caiu uma pancada de chuva rápida por volta das 11 da noite. Agora vamos tendo mais um dia de muito calor. 40º em alguns lugares da cidade do Rio.

    praia 36.jpg

    • Like 7
    • Thanks 2
    • Haha 2
  19. Em 08/11/2023 em 09:45, Davi Silva disse:

    Bom dia a todos

     

    Friozinho no Grande Rio ❄️

     

    Mínimas de hoje

     

    14,4°C Xerém/Duque de Caxias

    15,7°C Alto da Boa Vista/Rio de Janeiro

    16,0°C Vila Militar/Rio de Janeiro

    16,0°C UFRRJ/Seropédica

    16,1°C Jacarepaguá/Rio de Janeiro

    16,9°C Marambaia/Rio de Janeiro

    18,2°C Barreto/Niterói

    20,1°C Forte de Copacabana/Rio de Janeiro

     

    Alerta Rio, INMET

    Depois de dias frescos teremos a chegada pra valer do alto verão na próxima semana.

     

    Já diria Chaves: atormenta-se a vizinha; avizinha-se a tormenta. Salve-se quem puder.

    • Like 4
    • Sad 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.