Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Posts

    585
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by fsorf9rj

  1. Que situação. Previsão estava mais pro Sul e Centro do RJ e foi forte bem na divisa. Impressionante. Aqui no RJ a chuva chegou nem perto do previsto, mas a frente fria trouxe um refresco imenso.
  2. Lembro bem daquele dia. Eu estudava em Copacabana e morava em Vila Isabel, na zona norte. Estava na casa da minha namorada da época no Leme. Começou a chover por volta das 18 horas muito forte. Eu esperei passar, mas não passava. A chuva forte foi madrugada a dentro. Só consegui ir pra casa no outro dia pela manhã, andei pela orla de Copacabana inundada (nunca tinha visto aquilo). Consegui pegar um ônibus e o que vi pelo caminho nunca mais vi igual. Estragos pela cidade inteira. Foi um dia marcante pra cidade, na minha vida. A chuva passou dos 300mm num dia só. Pra repetir aquele dia tem que ser algo excepcional, mas pelas previsões pode acontecer. Até aqui estamos no pré-frontal, calor forte. 37º no Centro da cidade.
  3. Antigamente, na minha adolescência, na época da internet discada, com pouca informação, eu sempre olhava o tempo pelo empirismo. Quando passávamos por um período mais longo de calor, invariavelmente vinha uma tempestade de causa estragos na sequência. E dessa vez não parece ser diferente. Não sei se teremos todo esse acumulado, porque quando geralmente os modelos exageram e quando preveem menos é que as tempestades excepcionais acontecem. Mas temos tudo moldado para um cenário de caos. Atenção total a partir de sexta-feira. Umidade encontrando o calor. Sabemos o potencial disso.
  4. To há um tempo afastado do forum pois estou tentando ficar off da vida virtual por motivos de saúde. Mas vim aqui pra falar com vocês exatamente sobre isso. Aqui no RJ só se fala de "ter feito 62º". O que a mídia vem fazendo é absurdo. Ao invés de mostrar o alarmismo climático de forma correta ficam com essas manchetes pra ganhar like. Obviamente tá um calor dos infernos, até pra quem já é acostumado com ele, como nós cariocas. Mas se fizer 60º aqui muitos morrerão. Pessoal não tem ideia do que está dizendo. E como muito bem disse o colega @Tstorm, a sensação é algo extremamente pessoal. Enfim, vamos a luta. Mais uma semana fervendo pela frente.
  5. Vídeo de Sarzedo, na região de Viseu, em Portugal, a 700 metros de altitude, com queda de neve na semana passada, quando muitos lugares do norte do país, assim como na vizinha Espanha, registraram evento significativo para Março. Em Sarzedo não houve acumulação, mas em outras áreas, como Montealegre e Serra da Estrela sim, com metros de neve. Locais que costumam nevar, mas geralmente mais no meio do inverno. Em março é mais difícil. No-video-title-fdown_net.mp4
  6. Colírio para meus olhos. Friozinho úmido, com muita chuva. Tarde de verão maravilhosa (sou carioca do contra).
  7. Alguns adendos: realmente um frio retumbante; pra nós brasileiros o sol nessa altura a 13:30 é coisa de outro mundo; o cachorro passeando todo serelepe como se NADA estivesse acontecendo. Impressionante. Paris é uma cidada lindíssima, impressionante. Já estive por lá duas vezes no inverno e não peguei neve, apesar de muitos dias nublados, frio constante e chuva com 4°. Ficava imaginando como seria aquele lugar com neve. Toda vez que vejo me lembro disso.
  8. Há alguns dias atrás escrevi isso e ontem ela retornou. Não estava no Rio, estava em Silva Jardim onde choveu muito também, com relâmpagos e trovões durante todo o dia. E com o retorno das chuvas, os estragos voltam também. Hoje já de volta, muito calor na cidade do Rio. Em casa tenho 29°
  9. Rio de Janeiro tem se destacado pela falta de chuvas. To impressionado. Temporais de verão sumiram, ao contrário do que ocorre em São Paulo. O calor do alto verão se faz presente, mas as chuvas estão rareando.
  10. O clima ta realmente mudando. Nessa região, com essas condições, nesta época do ano, já era pra temperatura ta afundando, não? Frio na Escandinávia é realmente diferenciado. E como dito eles levam a vida normalmente. Estrutura e adaptação fazem toda diferença.
  11. Como previsto tempo virou durante a madrugada no estado do Rio. Depois de dias de sol a pino hoje o dia foi com poucas aparições do mesmo e com predomínio de uma grande camada de nuvens durante todo o dia. A CHUVA VOLTOU com belas pancadas espalhadas, gerando um bom acumulado. E agora o ar mais frio vai se chegando. Muito bem vindo. Teremos a virada de ano mais fresca em muitos anos, pelo que me lembro. Previsão de 21° pro RJ e de até 16° pra SP a meia noite. Nada mal né? Há ainda alerta de grandes acumulados de chuva aqui pra todo o estado. Eu sei que atrapalha a programação de muita gente. Mas essa chuva tinha que vir. Tava fazendo muita falta. Que se concretize.
  12. Estou em Silva Jardim e como as previsões mostravam tivemos uma sexta-feira escaldante, um calor ensurdecedor como costumo brincar. A previsão era de 39°, mas acho que tenhamos superado Inmet ta fora do ar pra conferir. Agora são 01:00 da manhã mas ainda está ABSURDAMENTE QUENTE. Com ventilador suando na cama. Espero que as previsões estejam certas e que a partir deste sábado as temperaturas tenham uma grande queda e que a chuva retorne. Ta difícil.
  13. Mais um dia quente no Rio, nesse início de alto verão. Temperatura de 30º pra cima na maior parte da cidade. A falta de chuva tem sido notável por aqui. E queria fazer uma colocação. Nos últimos anos tenho notado a diminuição significativa de chuvas de fim de tarde na cidade do Rio. O que era muito comum, principalmente a partir de janeiro até março, hoje em dia ocorre com menos frequência. Talvez os números me desmintam, mas eu fico com a sensação de que o RJ tem visto uma diminuição do índice pluviométrico. Ainda recebemos tempestades, óbvio, que por vezes se apresentam de forma ainda mais pesada, trazendo muito estrago. Mas acho que temos menos temporais de verão. Isso pra mim tem sido bem marcante.
  14. Dia começando mais uma vez quente aqui no RJ, porém nublado. Ontem a noite tava simplesmente insuportável. Eu estava sentado no sofá, com ventilado encima de mim e mesmo assim estava suando. Meu termômetro marcava 30º. Isso as 23:00 horas. Acho que foi o pré-frontal, já que hoje o tempo muda com a chegada de uma frente fria, com potencial de chuvas fortes e trovoadas. Vamos esperar.
  15. Não incomodava né rsrs Pelo que tem rolado grande chance de algum absurdo acontecer por aí. Torço para que não. Aqui no RJ vamos tendo dias dentro dos padrões, longe do absurdos experimentados a duas semanas. O alto verão vai se consolidando.
  16. Ontem 17 horas tive que andar mais de uma hora entre Tijuca e Vila Isabel e, olha, anos que não enfrentava um calor tão escaldante. Não foi o dia mais quente, como sábado passado, mas como eu estava na rua e andando senti muito mais. De noite o tempo começou a virar e teve chuva, com trovoadas, mas nada muito significativo em Vila Isabel. Hoje o dia já tá bem mais nublado, mas ainda muito abafado. A partir de amanhã e no fim de semana teremos dias mais amenos.
  17. Teu relato é ótimo. Eu estava comentando com amigos que agora depois dos 30 estou vivendo uma transição geracional, em todos os aspectos. Pra exemplificar rapidamente: aqui no RJ ta um burburinho por conta dos shows da cantora Taylor Swift. Eu não fazia ideia de quem era. Sinal que minha geração já é outra. A mesma coisa sinto no clima. Na faculdade estudei em climatalogia que a gente define o clima de um lugar com dados dos últimos 35-40 anos. Sinto diferença aqui no RJ, mais quente, mas como sou entusiasta da climatologia acompanho muitos lugares e é NÍTIDO uma mudança de padrão (muito maior que no RJ) no Brasil (destacadamente a cidade de SP) e na Europa, com invernos cada vez menos frios. E daí veio mimha pergunta do ar. Porque, como você falou de Porto Velho ser uma cidade preparada pro frio, outras que sofrem com calor mais constante agora não estão. São Paulo é um exemplo, mas fora do Brasil dou o exemplo de Paris. Já estive lá duas vezes. A cidade é super preparada pro frio, mas pro calor não. E eles têm tido verões bem mais quentes. Estão sofrendo. Sinais dos tempos. O clima não perdoa.
  18. 32° às 20:30 na estação mais próxima. É pra ter medo mesmo. Não tenho lembrança de tal temperatura num horário desses. Sinistro.
  19. Um dos motivos da minha dúvida é isso. Sei que o ar condicionado é caro e além disso aumenta o a conta de luz. Mas aqui no RJ, por exemplo, é essencial. Por isso perguntei, porque em outros estados faz calor, mas acho que ventilador sustenta 99% dos dias do ano, com um ou outro dia fugindo do padrão, o que é compreensível. Mas com as mudanças nos últimos anos, SP por exemplo, tende a ter esses dias mais quentes e quem não tem ar vai sofrer. Aqui no RJ é muito comum, pobre ou rico ter, até mais de um. Então acho que é como eu imaginava. O poder aquisitivo nem é o mais preponderante, mas sim o local. Quanto mais quente, mais fácil de encontrar aparelhos.
  20. Uma dúvida para os amigos de fora do Rio, principalmente do centro-sul: é comum as residências terem ar condicionado? Uma prima minha de São Bernardo do Campo tem uma casa ampla, mas só com ventiladores. Tá passando sufoco nessa onda de calor. Vocês têm ar condicionado?
  21. Sobre isso que vocês falaram, gostaria de dar um exemplo e citar nomes (Se for fora das regrias do forum peço desculpas, desde já). A página "Sou eu na vida" do Instagram, que sigo, pois trás coisas engraçadas, postou esses dias um vídeo falando isso daí, de cariocas curtindo a praia por conta do calor de 36º a uma da manhã. Eu até comentei que no RJ NUNCA faz 36º de madrugada. De dia sim, com tranquilidade, mas de madrugada IMPOSSÍVEL, ainda mais de madrugada. Várias pessoas repercutindo uma fake news, pois acham que por estar muito calor isso seria verdade. Igual a questão da sensação térmica. As pessoas entendem como se fosse a temperatura de fato. Realmente não sabem a diferenciação e fazem um alarmismo danado. Igual aquele frio de sensação negativa que faz todo inverno em BH 🙃 Ontem foi um dia mais leve por conta das nuvens e até caiu uma pancada de chuva rápida por volta das 11 da noite. Agora vamos tendo mais um dia de muito calor. 40º em alguns lugares da cidade do Rio.
  22. Ontem, conforme já dito, o Rio bateu os 40º na estação Vila Militar. Agora, 9 da manhã, a estação já tem 33º. Ontem tinha menos. Potencial de hoje fazer mais calor ainda. Aqui no Centro o Santos Dumont já tem 29º. Muito quente. Insalubre, eu diria.
  23. Depois de dias frescos teremos a chegada pra valer do alto verão na próxima semana. Já diria Chaves: atormenta-se a vizinha; avizinha-se a tormenta. Salve-se quem puder.
  24. Rio de Janeiro vem tendo dias bem abafados. Agora 28º no Centro. Tempo vai virar amanhã e deve chover, até com bons acumulados.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.