Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Content count

    294
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1797 Excellent

1 Follower

About fsorf9rj

  • Birthday 06/11/1991

Location

  • Location
    Rio de Janeiro/ Silva Jardim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Aqui em Vila Isabel início de madrugada com 21º, depois de um dia extremamente ameno pra segunda quinzena de novembro. Na rua parecia um dia de inverno, com sensação (fraca) de frio. Já foi assim ontem e hoje se acentuou. Agora a noite caiu dias pancadas de chuva moderadas porém muito rápidas. Aproveitando essa anomalia porque, como disse o colega Wallace, em breve a chave muda e teremos novamente os dias de calor, voltando pro ritmo mais normal da época.
  2. Últimos dias tem sido de bastante abafamento no RJ mas sem grandes marcas nas temperaturas, com céu bem nublado. Estamos DE dentro a abaixo da média nas temperaturas mas na sensação já mudamos de padrão e o calor se instalou. Não tínhamos passado dos 30 na maior parte da cidade mas ontem e hoje já passaram também. Aqui no Centro do RJ já tenho 28º. Mas hoje de manhã já havia uma leve ventania, anunciando o que pode ser a chuva prevista para os próximos dias, que devem ser novamente de temperaturas frescas, com tempo nublado, na faixa dos 25. Novembro vem sendo bom pelas temperaturas, normal pela sensação mas decepcionante pelas chuvas, que apesar de previstas, tem vindo fraco ou nem ocorrido. A conferir se os bons volumes previstos pra essa semana se confirmam.
  3. Final de tarde extremamente agradável no Centro do RJ, com uma brisa meio fria, pós chuva. Mas o céu continua extremamente nublado, podendo chover a qualquer momento. Agora 20º. Esse início de Novembro tá mais fresco que Junho e Julho.... E não há, a curto prazo, previsão de muito calor, chegando em torno dos 30º no máximo nos próximos 15 dias e com chuva. Amenidades em pleno Novembro. Bela sequência, desde semana passada, com noites fazendo frio pros padrões cariocas. Tá ótimo.
  4. Choveu granizo agora pouco aqui na Avenida Presidente Vargas no Centro do Rio, depois de um grande estrondo. Era o anúncio rs. Infelizmente não consegui fotografar ou filmar. Pedras pequenas, com bastante vento e de curta duração. Anos que eu não via granizo no RJ. Havia previsão de chuva, até forte e ela tá vindo. Já choveu forte desde a manhã em alguns locais da cidade. Agora que começou pelo Centro. Temperatura de 22º.
  5. Como já dito pelos colegas e ilustrado com dados, a noite vem sendo fria no RJ. Tenho 18º aqui em Vila Isabel, o que é uma temperatura invernal. Aliás, o dia todo teve cara de inverno carioca, pelo menos aonde eu estava, na região de Jacarepaguá. Chuvisco, céu bem nublado, aquele vento gelado e temperatura na casa dos 21/22, muito abaixo da média mensal. Coloco esse primeiro dia do mês de novembro entre os melhores do ano no quesito frio na cidade, incluindo ainda o inverno. Me surpreendeu bastante apesar de as previsões preverem isso.
  6. Noite de chuva no RJ e temperatura variando entre 17 e 20 graus pela cidade. Bem agradável na sensação térmica mas a chuva já começa a trazer alguns problemas pela cidade, mesmo sem ser extrema.
  7. Início de tarde com céu bem nublado no Centro do RJ, chuva fraca e temperatura diminuindo, agora com 23º, bem fresco. É a virada de tempo anunciada. Desde de ontem a noite já havia, com uma chuva forte que caiu em alguns locais mas a temperatura não tinha caído muito. Agora sim, começou o declínio e a tendência é que fiquemos variando por aí 20/24º até pelo menos segunda, com chuva podendo ser forte. Inmet colocando todo o ERJ em alerta laranja para as chuvas.
  8. Dia começou bem abafado na região central do RJ. Agora quase 10 da manhã já temos locais com mais de 30º. Dia deve ser bem quente e desconfortável. Que bom que isso vai durar pouco e de quinta para sexta o tempo vira, com a temperatura caindo bastante, tendo previsão até de um frio bacana pra época, por dias consecutivos, com uma boa chuva. Temos consenso nos modelos mostrando isso. Será que terei que tirar algum casaco da hibernação que duraria até o meio do ano que vem? Há conferir.
  9. Tava pesquisando as temperaturas máximas absolutas já registradas na capitais brasileiras. É interessante como algumas das capitais nordestinas têm temperaturas máximas absolutas mais leves que as do Centro-Sul, mesmo as também litorâneas Rio e Vitória. Claro que o fato de ficar no litoral ameniza o calor no nordeste, como aqui no RJ, mas é curioso que as algumas máximas absolutas sejam parecidas com a capital mais fria do Brasil, Curitiba. Interessante também a máxima da sempre quente Belém, praticamente idêntica a de BH. A diferença óbvia é a média né. A média das temperaturas é muito mais alta no Norte-Nordeste mas as máximas extremas não. Nesse quesito o Nordeste só vai bem no interior mas mesmo assim perde pro Centro-Sul. Coisas do clima. Centro do RJ com tempo bem nublado, já choveu moderamente, parou e a temperatura está na casa dos 25º.
  10. Desde a noite de ontem áreas de instabilidades se aproximaram da RMRJ, trazendo chuva moderada como já informado pelos colegas, e boas trovoadas como não se ouvia há bastante tempo. Em Vila Isabel choveu bem, com ventania, trovoadas e muitos relâmpagos. Tempo parece que virou antes do previsto, permanecendo a chuva e o vento forte por toda a madrugada e manhã. Agora aqui no Centro a chuva já diminui quase parando mas o céu continua bastante nublado e deve permanecer assim durante todo o dia. Temperatura em 25º mas sem sensação de abafamento. Incrível como a cidade do RJ escapou dessa onda de calor histórica. Tivemos dois dias de calor bem forte mas longe de ser histórico. Fora isso dias quentes normais, sem grande destaques e alguns dias de frescor. Devemos ficar nessa janela 22/28º por pelo menos uns 10 dias, intercalando dias nublados, com chuvas e trovoadas com outros de céu mais limpo. Temperatura padrão pra Outubro, com o retorno gradual do período chuvoso.
  11. A propósito, nos comentários do tópico europeu do ano passado se falava que Paris tinha conseguindo ultrapassar a máxima absoluta de diversas capitais quentes do brasil e havia um comentário que teria passado até Cuiabá. A capital Matogrossense se vingou. E bem.
  12. Dia com temperatura comportada até aqui no RJ, ainda na faixa dos 15/26, bem nublado. Deveremos passar de leve pelos 30º. A cidade do RJ vem resistindo bravamente a essa onda de calor. Locais no próprio Estado do RJ estão sofrendo mas não tanto quanto SP, MG, GO, DF, MT, PR e MS, por exemplo. Estava dando uma olhada no tópico da Europa de 2019, referente a aquela onda de calor de Junho e Julho de 2019 por lá pra comparar com o que estamos passando no Brasil. Interessante observar que o Brasil realmente não é um país de extremos mas sim de calor contínuo. Mesmo com dias e dias e mais dias de calor absurdo ainda não quebramos nosso recorde oficial, recorde esse que é menor que o registrado na França ano passado, quando a temperatura foi até 45º, mesmo sendo um país predominantemente frio. Isso pra ficar num país frio como a França. Portugal e Grécia na própria Europa têm recordes bem maiores que o nosso. É engraçado isso porque falamos tanto de sermos um país tão quente (e somos) mas não em extremos e sim permanente, com médias relativamente altas na maior parte do país.
  13. fsorf9rj

    Fotografia e vídeo

    Não sei se esse vídeo já foi postado alguma vez aqui no fórum. Filmagem de 1897 na França. Colorido artificialmente.
  14. Olha, não sei o que deve ser pior, uma sequência de dias de calor assim ou dias de frio extremo. Claro que isso depende da adaptação de cada pessoa, de onde ela vem, de como foi habituada mas uma sequência de dias assim é assassina. Acostumado com o calor que sou (mesmo odiando) não sei se suportaria bem dias e dias com essas temperaturas. O ser humano é adaptável e isso é uma das nossas principais características mas dá medo só de ver esses números em sequência que parece sem fim. Falando aqui de terras cariocas, só colaborando um pouco mais com o que já foi dito sobre hoje, dia muito agradável. Máximas ficaram na faixa dos 25/26º nos bairros interiores e em 23º nos litorâneos. Alto da Boa Vista mal passou dos 20º. Choveu, na maior parte uma garoa, que por vezes foi forte. Um alívio da semana quente. Amanhã já começa a esquentar novamente, com um pico na terça-feira, quando devemos ter algo em torno dos 35º. Lá pro próximo final de semana há um consenso nos modelos, onde teríamos um período chuvoso, sem grandes acumulados, mas dias seguidos nublados e chuvosos, mantendo as máximas comportadas por um bom tempo, pelo menos até o meio da outra semana, nos livrando do calor previsto para outras áreas do país. Nós cariocas podemos agradecer por estarmos sofrendo pouco com o calor que outros estados do Centro-Sul vem enfrentando.
  15. Na minha postagem coloquei "a depender da relevância da estação" já esperando que você nos explicaria os números. Que bacana poder contar contigo aqui no fórum pra dar uma clareada na situação. Mas não deixa de mostrar como fez calor hoje. Não foi histórico como em outros locais, longe disso, mas foi um dia bem quente, o mais quente do ano, já que nosso alto verão foi bem tranquilo. Só espero que essas temperaturas não sejam um prenúncio de um período quente severo, em contraste com o que foi o início desse ano. Na torcida que esse calor fique por agora e só, que seja uma onda de calor fora de época, um ponto fora da curva.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.