Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Content count

    343
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

2155 Excellent

1 Follower

About fsorf9rj

  • Birthday 06/11/1991

Location

  • Location
    Rio de Janeiro/ Silva Jardim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Bayern x PSG poderá ser sob alguma neve. Dia frio na Baviera. https://twitter.com/FCBayern/status/1379844047993458689?s=20
  2. Intensa atividade elétrica na região Metropolitana do Rio de Janeiro nesse início de terça-feira. Ainda não chove em quase nenhum lugar mas um show de luzes pelo céu, com trovoadas. Possibilidade de pancadas até por vezes fortes nas próximas horas. Núcleos vindo da região sul e da baixada vem em direção a capital, podendo causar um momento importante, depois de tanta simplicidade. Vamos ver o resultado disso. A cidade já está em estágio de mobilização. Edit: por volta das 20 hs descendo a autoestrada Grajaú Jacarepaguá vi a lindíssima lua cheia que nos presenteava naquele momento. Daquelas cenas de filme, linda demais. De lá pra cá tempo foi fechando até chegar no que estamos vivendo agora. No melhor estilo Chaves eu diria "Atormenta-se a vizinha" ou "A vizinha se atormenta". Resumindo: vai chuver.
  3. É isso, a monotonia impera. Sem grandes eventos no verão (pelo segundo ano consecutivo) e invernos xoxos. Água de salsicha danada.
  4. Bela classificação! Eu costumo dizer que temos alto e baixo verão. Aliás, 2020 e 2021 trouxeram um alto verão mais brando por terras cariocas. Mal se chegou aos 40 em algumas áreas da cidade e em pouquíssimos dias. Até aqui vem sendo tranquilo, sem extremos. Agradeço por isso. O problema, volto a bater nessa tecla, tem sido a falta de chuva, daqueles temporais de fim de tarde. Tá escasso. Hoje o tempo vai mudar. Abre-se uma janela pra chuva a partir da tarde de hoje até a próxima terça. A conferir se traz alguma surpresa mas pouco provável. Essa semana a temperatura subiu e hoje já atinge os 35º aqui no Centro pelo Aeroporto Santos Dumont, sendo essa a segunda maior temperatura do ano no local, perdendo só para os 35,6º do dia 04/02. Por ai dá pra ver como as temperaturas estão "sob controle". Essa talvez seja a máxima do alto verão. A tendência é ir diminuindo até o meio do ano, no baixo verão.
  5. Clima aqui no Rio tá bem sem graça. O calor normal pra época, sem grandes extremos de temperatura, sem grandes surpresas. A chuva que ainda tá instável. Caiu umas pancadas em alguns dias durante o mês mas sei lá, sinto o verão diferente. To tão acostumado com os extremos de temperatura dos últimos anos anteriores a 2020 que to achando essas temperaturas na média estranhas. Mas melhor assim, do que calor brabo. Tá dando pra dormir sem ar condicionado o mês quase inteiro. Isso já ajuda. Agora no Centro da cidade tenho 29% Temperatura no Aeroporto de Congonhas caiu de 29º na leitura das 13h pra 18º agora 14h com a tempestade. Queda brusca.
  6. Pra nós amantes do clima, principalmente do frio, ver e vivenciar eventos marcantes de frio é muito bom. Mas via de regra esses eventos extremos (seja de calor, de frio, de seca ou de chuva) trazem transtornos imediatamente após. Foi da mesma forma no início do ano na Espanha, com imensos estragos. Imagina você viver num lugar predominantemente quente, que no inverno faz um frio aceitável mas ai ocorre de a temperatura desabar pra dois dígitos negativos. Deve ser agonizante, principalmente pros mais vulneráveis. Eu sou do Rio. Nunca peguei temperatura abaixo de 12º graus aqui na cidade e mesmo assim pra isso acontecer demora muito. Imagina se um dia a temperatura voltar a ir a 5º (mínima histórica) ou então durante uma tarde a temperatura ficar em 10º? O RJ não tem capacidade de "sediar" esse evento. Traço um paralelo com o Texas. Por mais que seja comum fazer frio no inverno, é um estado quente. Temperaturas e quantidade de neve dessas matam pessoas. Imagina ficar sem calefação num frio desse e não ter uma residência adaptada para isso? Em outras cidades as pessoas, além de já estarem acostumadas com frio extremo, moram em locais mais adaptados e sofrem menos. Tudo vai do lugar que moramos e com a realidade que estamos acostumados. Mas problemas, transtornos, catástrofes ocorrem em todos os lugares, inclusive nos países desenvolvidos. É triste mas é a dinâmica climática, que ocorre de tempos em tempos. A gente tenta comparar locais com realidades parecidas, pela latitude, altitude e tudo mais mas é complicado. Cada lugar tem sua dinâmica. Sempre lembro de Lisboa e Nova Iorque. Ambas estão na mesma latitude, separadas por um oceano, mas tem climas completamente diferentes. Peculiaridades de cada parte do globo. Por isso nosso planeta é tão fascinante. Mas, de forma leiga, acredito que esses episódios de frio no inverno do hemisfério norte podem significar sim algum prenúncio do que pode ocorrer no nosso inverno. Ainda mais vendo os colegas dizendo que em anos que aconteceram esse episódio também houve algum episódio de frio mais forte por aqui. Não tem como prever mas vamos torcer.
  7. Início de tarde com tempo aberto mas com algumas nuvens no Centro do RJ. Agora 27º. Já bateu 30º. Tá bom, clima mais ameno do que o calor infernal costumeiro. Amém. Apesar que aqui na cidade do Rio é verão o ano todo. O inverno é o baixo verão. Ai na Serra que é menos pior né, tem um inverno bom, com boas mínimas ao menos.
  8. Neve na Arábia Saudita. Baku, no Azerbaijão também com neve hoje.
  9. Desse nível aí não que eu tenha conhecimento. Mas teve neve com alguns centímetros de acumulação em 1945 e 1954. Há relatos de neve em outros séculos mas aí sem maiores detalhes. Há monitoramento na cidade desde a sgeunda metade do século 19.
  10. Bela nevada na Grécia hein. Já vinha ocorrendo no Norte depois de o fim de semana e hoje pegou em cheio a quente capital grega. Belas imagens. Atenas rivaliza com Lisboa como a capital menos fria entre os países da Europa (desconsiderando as ilhas de Malta e do Chipre). Ambas tem uma temperatura média, nos meses mais frios, bem parecida mas Atenas é mais suscetível a eventos como esse. Em Lisboa só houve neve desse nível na década de 50, desde que há medições, apesar de haver registro de neve em outros tempos. Já Atenas tem neve de tempos em tempos e negativa com mais facilidade do que a capital portuguesa.
  11. Um pitaco sobre esse evento nos States. Entendo quem não admita que se use o termo histórico para eventos que não batam ou não cheguem perto de bater recorde. Mas acho válido em algumas oportunidades, como para esse evento. Por um simples motivo, já falado acima: por ser um evento geracional, aquele que vai ficar marcado pra vida, aquele que muita gente nunca viu e talvez não veja de novo. Por exemplo Omaha, maior cidade do Nebraska, com mais de 400 mil habitantes. Nesse momento faz -24º no aeroporto Eppley Airfield, depois de no início do dia e no dia 09 já ter batido -26º. Fiz uma rápida busca e vi que essa é menor temperatura do século para fevereiro no aeroporto. Ou seja, em 20 anos. A média das mínimas em fevereiro por lá é de -13,6º, com mínima absoluta de -32º em 1884. Essa é uma cidade fria, estão acostumados com frio então talvez essa diferença de alguns graus a menos não devem está fazendo tanta diferença quanto em cidades menos acostumadas com eventos extremos de frio, como as várias já citadas aqui. Ou seja, acho um evento desse histórico sim.
  12. Já peguei o frio normal de Paris e pra mim, que experimentei o inverno europeu "só" duas vezes , foi bem difícil. Visitei Versailles com 3º e vento gélido. É o frio cortante, que em alguns momentos nem o casaco resolve. Imagino como deve ser nesses dias mais frios como você citou. Só porque falei disso fui pesquisar a previsão e pimba! Os modelos convergem para previsão de neve em toda a Grécia, até mesmo em Atenas na segunda-feira. Grande parte da Itália também terá neve. Da mesma forma em todo os Balcãs. Bacana de ver um pouco dessa dinâmica. Tá cada vez mais difícil ver eventos extremos de frio assim. E como disse o Wallace acima, a Europa por ter um monitoramento contínuo há tanto tempo que conseguimos observar como a temperatura vem subindo e eventos assim vão rareando. Resta acompanhar. Espero um dia poder vivenciar isso.
  13. E hoje esfriou mais ainda em alguns lugares. Hoje talvez abaixe mais. Seguem algumas mínimas: HOLANDA: Rotterdam -10,2º Amstedam -9,7º Grogingen -11,7º Eindhoven -11º BÉLGICA: Brugge -7º Bruxelas -9,3º Antuérpia -10,1º Liege -7,7º FRANÇA: Strasbourg -13,3º Paris (Montsouris) -4,7º Lille -6,5º ALEMANHA: Dusseldorf -12,2º Saarbrücken -11,4º Stuttgart -13,8º Munique (Aeroporto) -13º Munique (Área central) -10,3º Dresden -13,4º Leipzig -12,4º (registro do final da noite de ontem) Hamburgo -10,7º Berlim (Aeroporto Tegel) -11,9º (no final da noite de ontem) AÚSTRIA: Viena -6,9º Salzburg -9,4º Linz -6,9º ESLOVÁQUIA: Bratislava - 7.7º Kosice -7,2º REP. TCHECA: Praga -9,4º Ostrava -9º Brno -7,8º Pilsen -11º Frio amplo e bem distribuído na Europa Central. Início do ano foi a Península Ibérica e agora a Europa Central e Leste. Tá faltando uma onda de frio que pegue em cheio o Mediterrâneo pra festa ficar completa 🙃
  14. Nesse dia (03/02/2012) a estação padrão de Paris (Paris Montsouris), no 14ª arrondisement, na margem esquerda do Sena, variou entre -8,5º e -0,9º. Essa foi, inclusive, a mínima daquele mês mas ainda distante do recorde mínimo de fevereiro na estação, que é de -14,7º.Não foi porém nem a menor máxima daquela onda de frio. Tiveram outras: -1,2º (02/02), -1,4º (04/02), -2,7º (05/02), -1,5º (07/02), -1,8º (08/02). Os primeiros 12 dias de fevereiro e os 3 últimos de janeiro foram bem abaixo da média. Ontem e hoje as máximas foram negativas na capital francesa, que pega parte dessa onda de frio que atinge boa parte da Europa. Me chama atenção as leituras no Benelux. Na Bélgica Bruxelas bateu -9º hoje, Liege -10º, Brugge, mais próximo do litoral -5º, Antuerpia -7º. em Luxemburgo a capital foi a -10º. Na Holanda Amsterdam foi a -6º, Roterdã -7º (ontem foi pior, -8º), Groningen -9,8º, Eindhoven -10º. Os outros países não me surpreendem (Alemanha, Polônia, Tchéquia, Eslováquia..). Mas os do Benelux não to tão acostumado a ver temperaturas tão baixas.
  15. Costumo consultar o infoclimat, que tem uma boa e confiável base de dados, mesmo com erros. Pelo que vejo é isso mesmo. Em 2012 o Aeroporto de Schipol registrou -18º, com os 12 primeiros dias de fevereiro ficando abaixo de zero.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.