Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Content count

    45
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

76 Excellent

Location

  • Location
    Rio de Janeiro/ Silva Jardim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Verdade. Centro tem um clima; zona sul outro (mais ameno e menor amplitude pois fica entre o mar e grandes encostas). Zona oeste tem amplitude enorme, vide que lá são registradas as menores temperaturas absolutas em quase todo ano e as máximas absolutas também. Zona norte tem uma característica mais quente de uma forma geral. Sem contar a nossa região "florestal" e o Alto da Boa Vista, nossa "região serrana". Obs: fui morador do Morro do Vidigal durante anos até início dos anos 2000. Faltam dados em favelas no Rio. No alto do Vidigal, em invernos a temperatura chega tranquilamente a 13 graus, com certa facilidade, por conta da altitude e da grande presença de árvores. Se lá que é a beira mar é assim, imagina em favelas da zona norte que são tão altas quanto, como vila Cruzeiro por exemplo. E mais um detalhe: a estação pluviométrica Vidigal do Alerta Rio fica no bairro do Vidigal mas não na favela e sim no terraço do hotel Sheraton na Avenida Niemeyer, que tem um clima bem peculiar inclusive, bem ameno e bastante úmido. Pouca gente sabe disso.
  2. Essa questão da sincronização eu desconhecia. Então faz sentido. Agora a tarde se repete. To atravessando a Presidente Vargas e os termômetros variam: 21 ou 24º. Já peguei 13 graus no centro em 2013, com chuva e vento. Abaixo de 10 realmente deve ser uma vez a cada sei lá quantos anos.
  3. Bom dia. Sexta-feira começou bem gelada aqui no Rio, principalmente na capital e em Niterói. Alguns dados interessantes até o momento: Vila Militar/INMET: 10,4º Alto da Boa Vista/ALERTA RIO: 10,8º Estrada do Pau da Fome/PWS COND. PASSAREDO: 13º Niterói/INMET: 13,4º São Cristovão/ALERTA RIO: 15,8º Vila Isabel (meu termômetro): 16º Vindo da zona norte para o centro vi vários termômetros de rua descalibrados. Alguns marcando 13º e na outra esquina marcando 16º ou 17º rsrs Assim fica difícil confiar. O aqui da Presidente Vargas mesmo em frente a Candelária marcava 13º até meia hora atrás. Não estava 13 graus. Passa uma falsa impressão. Enfim. Temperatura já em elevação. Deveremos ter máximas na casa dos 25º em alguns locais hoje. No momento maior parte da cidade em 19º. Vamos tendo um Julho descente, finalmente! Vamos ver até quando......
  4. Noite bem fria no Rio, depois do dia com a sensação de frio mais duradouro. Agora, debaixo de edredom, acompanho o meu mengão contra o furacão. Estação mais próxima do Maracanã marcava 16,8 às 22 hs. Bem gelado pra nós. Alto da Boa Vista já na casa dos 12, pws na Estrada do Pau da Fome/pqe do Mendanha já com 14. Essa noite pode surpreender, apesar de ainda haver algumas nuvens no céu.
  5. Bom dia bazianos. Cidade do Rio amanheceu fria, pros padrões cariocas. Nublada e com vento ainda forte, fazendo a sensação de frio ser bem maior. Nesse momento todas as estações do Alerta Rio estão abaixo dos 20 graus, com exceção de Santa Cruz, que mais cedo era a estação mais fria, até abaixo do Alto da Boa Vista. Interessante. Céu continua bem nublado, muito cinza, bem aquela cara de dia invernal e com temperaturas baixas. As pessoas já estão reclamando do frio pois o período de calor entre a última frente fria e a de agora foi pequeno e como diria a música, cariocas não gostam de dias nublados (não é meu caso).
  6. Boa tarde. Cidade do Rio com média de 20 graus nesse momento. Esfriou bem, até mais rápido do que da última frente fria. Com o vento a sensação fica menor ainda.
  7. Estado do RJ com temperaturas bem baixas ainda nessa manhã. Até esse momento nas automáticas do INMET: Três Rios: 7,6 Saquarema - Sampaio Correa: 11,2 Teresópolis (Parque Nacional): 6,5 Silva Jardim: 9,4 (quarto dia seguido sub-10) Santa Maria Madalena: 7,5 Rio de Janeiro - Vila Militar: 11,4 Rio de Janeiro - Jacarepaguá: 11 Rio Claro (Passa Três); 7,3 Resende: 6,7 Nova Friburgo (Salinas): 1 Macaé: 11,9 Duque de Caxias - Xerém: 10,8 Carmo: 7,1 Cambuci: 8,7 Destaques novamente para Silva Jardim e Salinas.
  8. Boa noite. Temperatura hoje variou entre 11 e 28 aqui na capital fluminense. Esse clima mais ameno durante o dia (em comparação com os 30 ou mais que fazia antes do ar frio) com o friozinho do amanhecer e do fim de noite também é bem interessante. Gosto muito, padrão mineiro rsrs aquecimento diurno e resfriamento noturno, com grande amplitude. Show de bola. Agora tenho 22 na parte interna e 20 na externa aqui em Vila Isabel. Deveremos ter um bom frio novamente durante a madrugada e começo da manhã. No aguardo de uma próxima mp. Essa frente da próxima semana não vai conseguir derrubar muito as temperaturas por aqui pelo visto.
  9. To impressionado com o frio na região central do Brasil. BH e Brasília fazendo a festa e ainda durando. Muito bacana. Essa MP foi realmente bem potente. Atingiu o Sul em cheio e ainda ecoa pelo Sudeste e Centro-Oeste. A Automática de Silva Jardim registrou sub-10 pelo terceiro dia consecutivo hoje. Bateu 9,8. Ontem (10/07) deu 9,2 e anteontem (09/07) bateu 9 cravados. A queda de temperatura por lá tá sendo bem forte e as madrugadas bem claras provavelmente. Teremos outra onda de frio na semana que vem ou só uma frente fria de leve que vai derrubar as máximas? Dia 17 é logo ali rs
  10. Bom dia. Mais uma madrugada e manhã frias na cidade do Rio. A temperatura em Vila Isabel pela manhã estava na casa dos 16 graus. Agora a temperatura, já em rápida elevação, está na casa dos 20 graus em média por toda a cidade. Ontem já tivemos um dia levemente abafado. Hoje deve fazer mais calor mas ainda nada como antes. Devemos continuar nesse ritmo até o fim de semana, com gradual aumento da temperatura tanto de dia quanto a noite mas melhor que antes da MP, que fazia calor até de madrugada. Os institutos não preevem nada de muito diferente pros próximos dias, só climatempo prevendo máximas baixas, com chuva para o meio da próxima semana. Espero que eles errem a previsão feita de que não deveremos outra onda de frio tão forte. Precisamos de frio e de calor.
  11. Renan, parabéns pelo registro e pela busca do registro! Hahaha Amo Juiz de Fora. É uma cidade incrível. Já fiquei duas vezes no Sesc aí, que é bem arborizado. As duas vezes foram no verão mas mesmo assim as noites eram bem agradáveis. Clima de montanha, literalmente hahaha De dia aquele sol maroto pra uma boa piscina e de noite rola até um casaquinho pra proteger do frio (carioca sabe como é né?). Juiz de Fora é uma das minhas cidades preferidas, das que conheço no Brasil. Minas em geral é espetacular. Juiz de Fora, São Lourenço, Ouro Preto. O clima é fantástico. Claro, na parte sul, sei que a parte norte se diferencia e BH marca bem essa diferença, na minha opinião. Mas o clima mineiro é ótimo. Sem aquele calorão permanente que nós cariocas sentimos o ano todo. Como costumo dizer, aqui na cidade do Rio não existe inverno e sim alto verão e baixo verão. Atualmente estamos no baixo verão rs
  12. Sobre as temperaturas no Estado do Rio, confesso que essa madrugada me surpreendeu. Ontem no início da noite a queda tava devagar, pelo menos no Centro e em Vila Isabel. Mas ao longo da madrugada ela caiu bastante. Acordei hoje às 06:00 horas e estava 15 graus. Bela queda. 11,8 no Alto da Boa Vista, 11,3 na Vila Militar. Fora da capital, 1,3 em Salinas, surpreendente. 9 em Silva Jardim. Ainda não bateu os 8,5 de 2016 mas uma bela marca e registrada as 07 horas (10 UTC), hora que as pessoas já estão acordadas, o frio é mais sentido.
  13. Esse é o problema. Sábado em Teresópolis o termômetro de rua marcava 7 graus. Meu termômetro pessoal marcava 9.1, numa janela, mais abrigado portanto do que o da rua. Estava BEM frio, ainda mais com um vento médio. As pessoas que estavam comigo já correram para tirar foto com os 7 graus. Aí eu alertei que não estava exatamente 7 graus, o que não diminui absolutamente o frio que cada um sente pois nossos organismos são totalmente diferentes. Eu, como bom carioca, sinto frio com qualquer 20 graus rsrs Mas é isso. A temperatura é uma referência (de extrema importância) mas cada um sabe o frio que sente e quando olha um termômetro errado vai tá sendo levando a crer que enfrentou uma temperatura que não é aquela.
  14. Boa noite. Aqui em Vila Isabel noite estrelada. 20 graus na área externa e 22 na interna. Hoje já não caiu tanto. Pela manhã deve tá frio mas nada demais. Deveremos ainda ter noites frescas mas a partir de quarta já volta a esquentar por aqui mas longe do forno que estava antes, o que já é um alívio na minha opinião. Quanto a essa questão do termômetro de rua é uma boa hein. Aqui no Rio de Janeiro acho os termômetros bem confiáveis, mesmo debaixo de sol ou de chuva, óbvio, com algumas exceções. Tem alguns que já conheço e sei que são mais frios ou mais quentes. Mas diria que dá pra confiar em 80% dos termômetros que conheço nas zonas norte, sul, centro e oeste da cidade. O que não se aplica a Teresópolis, por exemplo. Acabei de voltar de um fim de semana de lá. Os termômetros estão descalibrados (como sempre mas não ouso dizer se intencionalmente ou não). Sempre mostram uma temperatura mais baixa.
  15. Bom dia bazianos. Final de manhã bem bonito no centro do Rio. Sol entre nuvens. Temperatura na cidade variando de 18 no alto da boa vista à 22 em várias estações do Alerta Rio. Não devemos ir muito além disso, mesmo com sol. A massar de ar polar ainda tem força por aqui. Aqui no centro os relógios da Avenida Presidente Vargas estão entre 19 e 20. Mas a sensação na rua é de mais frio. Fazia tempo que não sentia isso.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.