Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Content count

    217
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1060 Excellent

1 Follower

About fsorf9rj

  • Birthday 06/11/1991

Location

  • Location
    Rio de Janeiro/ Silva Jardim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. O baixo verão segue em grande fase aqui no RJ. Aqui no Centro 25º, com céu bem nublado. Outros pontos da cidade estão na faixa dos 30º. Previsões continuem amedrontadoras, com tanta falta de resfriamento. Nem sinal.... Eu tentei acreditar que teríamos um inverno razoavelmente decente, tendo em vista os 5 primeiros meses do ano. Mas não. Não dá mais. Jogo a toalha. Todo e qualquer evento daqui pra frente que possa acontecer não vai apagar a tristeza do Junho bizarro e do Julho, que apesar de estar só no começo, deve ser acima da média. Devo confessar que não está nível 2019, que foi extremo. Mas até 2019 teve dias mais amenos, pontualmente, do que estamos tendo agora. Agosto costuma trazer bons eventos ainda, ano passado inclusive foi o mês que teve o dia com frio diurno mais forte por aqui. Mas ao mesmo tempo as temperaturas já começam a subir. Estamos no miolo do período mais frio menos quente do ano no Rio e temos temperaturas de primavera. Fui dar uma pesquisa e é impressionante como as temperaturas por aqui estão maiores desde de 2014. Melhor dizendo, os episódios de frio estão diminuindo. A temperatura nem está tão fora da média assim. Até ali o RJ registrava ao menos 2, 3 dias de dias com temperaturas sub20 ou na casa dos 20, em estações ao nível do mar (o que pra cá é evento anual mesmo). De 2000 à 2014 quase todos os anos tiveram ao menos um dia do ano sub20. A partir de 2014 nem todos os anos têm. Além das máximas, é sensível o aumento nas mínimas. Já se vão anos e anos que o Rio não desce dos 10º. Nem o Alto da Boa Vista consegue mais descer.
  2. Como alguns colegas já disseram aqui o europeu tá meio desregulado mesmo, pelo menos aqui pro RJ. Mais cedo vi na previsão pelo tempo.com que dias 16 e 17/07 tinham previsão de máxima de 19 e mínima de 16º. Dando uma olhada agora atualizaram para 31º de máxima no dia 16, com mínima de 20 e pro dia 17/07 variando de 23º a 20. Mudança brusca. Sei que é o famoso fim de grade mas que mudança. Se eles estiverem certos Julho caminha pra ser horroroso, com calor diurno, praticamente sem chuva e fraco resfriamento a noite em alguns dias e em outros nem isso. Minha teoria do Alto verão e do baixo verão pros cariocas cada ano ganha mais força. Tá brabo... Agora tenho 22º em Vila Isabel, depois de um dia de calor, onde registrei 30º por aqui.
  3. Noite bem fresca aqui na zona norte do RJ. Tenho 21º e vento moderado, bem frio, o que diminui bem a sensação térmica. Madrugada não deve ser muito diferente disso. Exatamente inverso do que ocorria pela manhã e pela tarde, com calor e vento quente. O baixo verão bombando, sem mínimas de destaque e com máximas numa verdadeira gangorra, entre o calorão dos 30º e o frescor dos 23º. Esperando um grande de evento de frio pra cá pelo menos, que até aqui não dá nem sinal de que possa ocorrer.
  4. Boa tarde amigos. Enquanto o Sul do Brasil, especialmente RS e SC experimentam temperaturas frias, com vento e chuva, o Rio de Janeiro tem uma tarde extremamente abafada. Praticamente toda a cidade beirando os 30 graus mas com um vento quente bizarro. Sensação de abafamento que há bastante tempo não sentia por aqui, mesmo já tendo pego temperaturas bem maiores. De noite isso muda, a temperatura vai cair lá pros 22 graus, o que deve ser a máxima dos próximos três dias, na maior parte da cidade. Pelo menos é o que todas as previsões mostram (menos o Climatempo). Teremos uma sequência de dias frios pros cariocas, que já dirão "tá mó frio!" ou "faz tempo que não sinto tanto frio" rsrs O Brasil é incrível. É um verdadeiro continente. Nesse momento amplitude imensa pelo país: - Imperatriz/MA 33º - Manaus 29º - Boa Vista 29º - Belém 30º - Rio Branco 30º - Teresina 33º - Cuiabá 26º - Campo Grande 19º - Brasília 26º - Rio de Janeiro 29º - São Paulo 19º - Porto Alegre 15º - São Joaquim/SC 6º
  5. Incrível o que ocorreu no Sul. Primeiramente deixo meus sentimentos a todas as vítimas dos eventos extremos, com vítimas fatais e todo o transtorno material causado. É o lado triste do nosso hobby. Fica aquele sabor agridoce de poder ver um evento raro como esse mas também ver tanto estrago e vidas perdidas. Força e breve recuperação a todos atingidos. Aqui no RJ já sentimos algum leve efeito. Foram registradas rajadas de vento de mais de 50km/h na cidade, no forte de Copacabana e na Base aérea de Santa Cruz. Aqui em Vila Isabel tudo calmo por enquanto, com início de madrugada com sensação bem mais abafada que ontem. Agora tenho 22 graus, com céu encoberto. Ao que parece Julho vai ser devagar por aqui também. Nenhum evento de resfriamento mais intenso pra primeira quinzena previsto por enquanto, somente uma refrescada a partir de quinta até sábado e depois lá no dia 14, no fim da grade, mas sem destaques. Pelo menos não tem feito aquele calor do ano passado. A que ponto chegamos, comemorar menos calor no inverno. Negócio de doido. Enfim, vamos a luta.
  6. Boa tarde. Tive mínima de 17º hoje pela manhã em casa, em Vila Isabel, zona norte do RJ. Agora já vai esquentando, mesmo com céu encoberto. Já vamos com 25 graus nesse início de tarde. Interessante os eventos no Rio Grande do Sul. Frio e tempestade. Que combinação. Dinâmica interessantíssima.
  7. Céu limpando em Vila Isabel, ainda com algum gelado, o que, a continuar assim, pode favorecer a queda mais acentuada de temperatura. Nesse momento 20 graus.
  8. Dia começou com chuva e frio em Vila Isabel. Por volta das 06:40 caiu uma chuva moderada e a temperatura estava na faixa de 19 graus. Agora no centro da cidade tempo vai abrindo aos poucos, sem chuva e 20º. Por essas áreas centrais não deve ir muito além disso, o que deve deixar o dia bem agradável. Modelos pra semana mostram que hoje e manhã serão dias frescos, com máximas na faixa dos 25, esfriando um pouco a noite. Na quarta deve haver uma boa subida nas temperaturas, no que deve ser o dia mais quente da semana, com as temperaturas caindo novamente na quinta. Na sexta chega uma nova frente fria, trazendo chuva e frio, como o que aconteceu nesse fim de semana. A princípio a temperatura não cai muito. O destaque ficaria pela amplitude térmica pequena mas com temperaturas baixas, na faixa dos 20. Vamos acompanhando.
  9. Como já falado pelos amigos do Rio, registro a mesma coisa aqui em Silva Jardim. Temperatura bem mais alta do que a prevista. Agora 25 graus, com uma brisa leve. Céu variando entre encoberto e aberto, sem chuva. Vamos ver se pelo menos a noite a temperatura caia mais do que o previsto também né. Pra esse domingo os modelos erraram feio. Mas acertaram ontem na mudança brusca de tempo, do calor pro leve frio. A quantidade de chuva também variava nas previsões. Então 50% de aproveitamento.
  10. Enquanto os colegas do Sul vão experimentando um excelente resfriamento nós aqui na costa leste do Sudeste ainda vemos isso de longe. Estou em Silva Jardim. Agora quentes 21 graus e não devem descer muito disso até o amanhacer. Na capital fluminense também, temperatura nessa faixa beirando os 20. Uma fraca frente fria está passando pelo mar e trazendo possibilidade de chuva, que pode vir até a ser moderada acompanhada de raios, com períodos de sol. No domingo a temperatura máxima cai bastante e teremos uma amplitude mínima, tanto aqui em Silva Jardim quanto no Rio. Amanhã vou tentar visitar a estação do Inmet aqui da cidade, fica do outro lado da linha do trem, uns 500 metros. Se conseguir tiro fotos e mostro aos colegas.
  11. O início de manhã foi frio na cidade do Rio de Janeiro mas não muito. Registrei 18 graus em Vila Isabel e agora já vamos com 24 aqui pelo centro da cidade. Registro também que o INMET SILVA JARDIM registrou 10,1° nessa manhã, sendo a menor temperatura de Junho e a segunda menor do ano, perdendo só para os 9,8º de 27/05. Previsão para o Sul do Brasil, principalmente RS, está linda de se ver. Padrão Hemisfério Norte. Os modelos até indicam alguma sobra desse ar frio chegando aqui depois do dia 04/07 mas até agora eles mostram isso de forma fraca. Pode mudar e até acredito que mude mesmo.
  12. Após um início de manhã fresco, com 20º graus em Vila Isabel, tenho 23º aqui no centro, com nuvens finas cobrindo o céu, o que ajuda na subida lenta da temperatura. Mês de Junho vai ficando marcado pelo forte calor, com temperaturas de verão. Semana passada estava pior. Sábado registrei 31º dentro de casa durante o dia, o que não é muito comum nessa época, mesmo em períodos de aquecimento. Em geral não passo dos 28º. Essa semana já começou mais devagar. Menos calor mas com mínimas fracas. Há previsão de um resfriamento no domingo e que se estenderá pela segunda-feira, com leve aumento de temperatura. Já na terça deve voltar a esquentar como agora mas logo haverá nova queda, que deve se manter. O evento que vai atingir o Sul do Brasil e a Argentina já começa a aparecer na grade do tempo.com, que usa o europeu. Estão prevendo 3 dias seguidos com máxima de 21º a partir do dia 04 de julho. Logicamente isso vai mudar, tá muito longe, mas é quase certo que haja um forte resfriamento e por um bom período, ainda mais se compararmos com o período atual que vivemos. É aguardar pra ver o que chega pra cá.
  13. Não tinha visto. Que cale minha boca e venha mesmo, não fique só na projeção A propósito, você é o bastião do otimismo, sempre trazendo as boas. Muito obrigado kkk
  14. Olhando as previsões aqui pro Rio, tá triste pra quem tem a expectativa de frio. Costumo consultar o Europeu, que tem um bom acerto por aqui e a coisa tá feia. Na dança dos números para depois do dia 25 agora estamos nos maus dias. Péssima previsão. Não teríamos temperaturas abaixo dos 17º até o fim da grande e ainda experimentaríamos um novo pico de calor no dia 29, podendo bater 30º. Ontem olhei a previsão do Climatempo, não sei como calculam. Previam um friozinho pro fim de semana do dia 27. Hoje tudo mudou. Estão mostrando mínimas na faixa dos 22º e máximas de até 31º, seguidas. Parece até verão. Até o GFS jogou a toalha. A não ser que tenha uma reviravolta o mês realmente estará perdido. Na percepção não está pior que 2019 mas tá péssimo (dois anos seguidos é trágico). Nos números não analisei ainda. Aqui no Centro do Rio 25º, céu aberto, com poucas nuvens.
  15. Bom dia. Dia começando com um leve frio no Rio de Janeiro. Registrei mínima de 19º em Vila Isabel, tempo muito fechado, chuviscando em alguns momentos. Agora tenho 20 no Centro da cidade. Me chama atenção a sequência que está por vir, parecida com a que vivemos. Fechamos um ótimo Maio, com temperaturas padrão, ai no início de Junho deu uma esquentada, batendo 36 graus (recorde pra Junho em Santa Cruz). Sábado chega a frente fria, domingo a temperatura desaba 10 graus (o que não significa frio pra valer ainda), ficamos por aí e depois há dias seguidos de aquecimento, até chegarmos nos 30 novamente igualzinho ocorreu nesse mês. Me parece quase certo que teremos algum evento lá pro dia 25,26. Já vi projeções, principalmente do GFS, mostrando boas mínimas e baixas máximas pra cá. Mas é aquilo, fim de grande. Do jeito que os modelos estão sambando, não dá pra ter certeza do potencial de frio que estar por vir. Mas creio ser certo que teremos outra MP e que pode trazer coisas boas, principalmente aqui pro Sudeste. Seria bom algo que trouxesse dias frios consecutivos, o que anda bem difícil. Só temos eventos pouco relevantes de um ou dois dias. Mas antes disso vai esquentar de novo. São Paulo também deve experimentar outros dias quentes. Mas me parece que os próximo dias não serão tão quentes quanto os da semana passada. Tomara que essa gangorra não fique eternamente, até porque a quentura tá vencendo de goleada a friagem. 36 graus em pleno Junho é de doer... Mas como já falei aqui, ainda não chegamos no inverno. Estamos quase lá, mas ainda não chegamos.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.