Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Content count

    145
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

485 Excellent

Location

  • Location
    Rio de Janeiro/ Silva Jardim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Nevada abundante na Península Ibérica. A neve caiu e cai nessa manhã de terça-feira (31/03) desde Andorra, passando pelo centro-norte da Espanha até o Norte de Portugal. Chegou a nevar de forma fraca em Madrid no início da manhã porém nas zonas mais altas próximas a capital espanhola, nas cotas acima de 1.000 metros a neve foi forte e com boa acumulação chegando a 10cm. Em Portugal também houve boa acumulação, até mesmo em centros urbanos no norte do país como Vila Real, Bragança, Covilhã e Guarda, esta última com maior acumulação no sopé da Serra da Estrela, onde também nevou com força. As temperaturas seguem muito baixas nos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco. Destaque que observei é Moimenta da Beira, cidade pequena porém com um bom centro urbano que marca ainda 0 graus e já são quase meio dia. Início de dia bem frio por lá e com neve tardia, porém nada incomum.
  2. Como nosso colega Wallace vem relatando os dias aqui no Rio vêm sendo muito parecidos, com leve aumento de temperatura. Hoje o dia amanheceu diferente, bem nublado e um vento constante. Chuva pode retornar ainda hoje e teremos, como já exposto, mais um mês abaixo da média. Esse verão foi bem tranquilo, sem uma grande sequência de dias e mais dias de forte calor. Obviamente, como qualquer verão Carioca, houve dias de bastante calor. Esses últimos mesmo, passei madrugadas entre 26/28 graus. Tendência de queda daqui pra frente, finalizando a estação. 2020 começa interessante. Tomara que continuem as surpresas boas. Nesse momento aqui no Centro da cidade, 28 graus e tempo nublado.
  3. https://diariodorio.com/trasnbordamento-de-grande-piscina-natural-colaborou-com-estragos-em-realengo-e-taquara/ Sobre o que eu publiquei mais cedo.
  4. Estive ontem na Taquara, na estrada do principal acesso ao Parque da Pedra Branca pelo lado de Jacarepaguá, na Estrada do Pau da Fome. Toda a região da Taquara foi muito atingida mesmo. Locais que não costumam alagar, alagaram e os que alagam normalmente foram atingidos com mais força. No próprio Pau da Fome, muita lama, água descendo com força mesmo com a chuva tendo diminuído bastante. Eu não tenho informações de barragens no interior do Parque mas moradores antigo de lá me informaram que lá há uma barragem e que para os rios atingirem um nível tão alto deve ter ocorrido algum problema por lá. Realmente o volume de chuva, constante, foi excessivo. Mas o estrago foi além do normal. Eu vi rios que costumam ficar baixos, com grande volumes e caudalosos (Rio pequeno, Grande e Tindiba). Alguma coisa fora do comum ocorreu e não foi só a chuva.
  5. Segue chovendo moderado pra forte aqui no Rio. Sai de Vila Isabel na zona norte e vim aqui pra Taquara, na zona oeste, região mais afetada pela chuva. Cenário de caos! Lama, ruas alagadas e a chuva voltou a se intensificar. Situação não dá sinal de muita melhora. Já há duas mortes confirmadas, muitas perdas materiais e muita sujeira por aqui. Complicado. Domingo ameno, temperatura na casa dos 23 graus e bastante chuvoso e prometendo ser assim durante todo o dia.
  6. Conforme já relatado, chovendo de moderada a forte intensidade na cidade do Rio. Aqui em Vila Isabel a chuva se faz presente ininterruptamente desde as 21 horas, sendo que foi mais forte entre 22:30 e 00:00. Agora no início da madrugada a cidade do Rio entrou em estágio de Alerta, o quarto, numa escala que vai até 5. Muitas vias alagadas e interditadas e ainda o desfile das campeãs no sambódromo. Olhando agora o radar percebe-se que ainda há bastante instabilidades sobre a RMRJ e também outras áreas do ERJ. A madrugada pode ser de mais chuva. Há grande possibilidade. Amanhã de manhã teremos a exata noção dos estragos, que pelo tempo da chuva não devem ser poucos. Atualização: Bangu, na zona oeste, já acumula 137mm nas últimas 4 horas, de acordo com Alerta Rio. Outra estação que também passou dos 100mm foi a da Avenida Brasil, na estrada do Mendanha, também na Zona Oeste. Nesse momento segue chovendo moderado, em alguns momentos forte e a novidade de agora são os ventos que estão mais fortes. Madrugada tensa.
  7. Eu to assustado com Moscou. Negócio bizarro por lá.
  8. Ontem a noite, por volta das 21 horas, faziam 22º em Vila Isabel. Eu estava ao lado da janela e bateu um vento BEM gelado. Persistiu durante uns 2 minutos. Me permiti senti frio, em Vila Isabel, em Fevereiro. Muito atípico. Hoje, ao sair pra trabalhar, termômetros na rua marcando 20º, de Vila Isabel até o centro, as 07:30 da manhã. Várias pessoas de casaco. Sim, 20 graus pra carioca é suficiente pra sentir frio e colocar um casaco. Tem um Maio no meu Fevereiro. E não ouso reclamar.
  9. Não foi só em Londres que chegou o frio e trazendo um pouco de neve. Nevou também em regiões da grande Paris, no Vale do Reno na Alemanha, em Dusseldorf e Dortmund e no aeroporto de Schipol em Amsterdã dias 25 e 26. Uma cidade que tenho acompanhado e tem tido um inverno que acredito ser normal, com eventos de neve e temperaturas baixas constantes é Glasgow. Já registrou neve nesse mês em algumas oportunidades e tem previsão de mais no início de Março. Portugal continua com temperaturas acima da médias, mas mais baixas do que as que foram registradas no fim de semana. E Moscou hein? Continua na mesma....
  10. Tarde com temperatura comportada no Rio, média na casa dos 24 graus pelas estações do Alerta Rio. Pelas previsões que procurei, TODAS, dão máxima de 26º aqui para a cidade pelo menos até Segunda-feira. Nada mal. Ainda não tive a oportunidade de parar pra analisar mas creio que teremos anomalia negativa nas máximas na cidade do Rio em Fevereiro. As mínimas não, nenhuma surpresa, todas dentro do padrão. Mas dá um alívio um período grande assim, sem calor extremo, apesar de mesmo com temperaturas mais baixas o abafamento continua, de leve. Verão beeeeem tranquilo esse, principalmente levando em conta os últimos anos. Talvez comparando com verões antigos esteja até quente mas comparando aos últimos está até fresco. Tenho sentido falta de chuvas mais generalizadas também. Estamos tendo um fevereiro chuvoso mas sem aquelas verdadeiras tempestades de verão, que ocorrem duas ou três vezes ao ano, geralmente ao final da tarde, em dias de muito calor. A falta de calor extremo favorece isso também, creio eu.
  11. Boa noite. Dia muito chuvoso aqui em Silva Jardim. Não tenho os acumulados pois as estações do Inea e do Inmet por aqui estão desatualizadas. Mas choveu praticamente o dia inteiro, de forma contínua, na maior parte do tempo fraca, intercalando com períodos razoáveis de moderado a levemente forte. Temperatura em declínio desde a tarde. Agora temos temperatura na faixa de 22 graus com vento, o que aumenta a sensação de frio.
  12. Portugal terá um Carnaval quente e seco, totalmente atípico. Temperaturas previstas de até 26º no sul, com céu limpo na maior parte do país. Muito acima da média. Coimbra pode ir a 24º até domingo. Porto pode passar dos 20. Bem bizzara essa situação do inverno europeu. Muito fraco na maioria dos países. Nada comparado com Moscou, que pelos relatos vem tendo algo assustadoramente acima da média.
  13. Depois da forte chuva de ontem, dia hoje bem nublado aqui no Centro e na Zona norte do Rio. Alternando momentos com chuva fraca/moderada a sem chuva. Temperatura BEM comportada. Média de 22 graus pela cidade nesse começo de tarde. Muito agradável. Atentos a possibilidade de chuva mais forte mas com chance reduzida. Creio que o pior já passou. A previsão mostra dias mais frescos entre hoje e quinta, voltando a esquentar um pouco na sexta. É um alívio do calorão (normal) dos últimos dias. Falando sobre o verão como um todo, até aqui vejo a estação bem comportada. Sem extremos de temperatura por dias seguidos, assim como sem chuvas catastróficas, chuvas estas que nos últimos tempos ocorrem mais a partir de fevereiro, então portanto ainda podem ocorrer. Detalhe que me peguei pensando ontem a noite. SP, MG e ES já registraram chuvas torrenciais, acumulados significativos, histórico em muitos lugares. Por enquanto o RJ ainda não experimentou isso de forma tão ampla quanto os vizinhos. Será que ocorre algo por aqui também? É aguardar pra ver.
  14. Rio de Janeiro. Meia noite. Mais um dia de verão.
  15. Exato. Se setorizar facilita, algo já feito, o que não implica maiores dificuldades. Esse exemplo que você deu é perfeito. Dando uma olhada nos estágios eles utilizam condições de chuva e vento, além de mobilidade. O "estágio de Alerta é acionado quando há chuva acumulada acima de 25mm em 15 minutos e 60mm em uma hora, e ventos acima de 90 Km/h". Só não explica se é na média das estações ou em uma só. Enfim, meio bagunçado. Há possibilidade de chuva forte ainda nos próximos dias. Talvez em dez dias de fevereiro tenhamos uma acumulado ainda mais considerável. As condições são propícias pra novos temporais. Dificilmente como o de ontem mas podendo ser localmente forte também.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.