Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Content count

    134
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

431 Excellent

Location

  • Location
    Rio de Janeiro/ Silva Jardim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Portugal terá um Carnaval quente e seco, totalmente atípico. Temperaturas previstas de até 26º no sul, com céu limpo na maior parte do país. Muito acima da média. Coimbra pode ir a 24º até domingo. Porto pode passar dos 20. Bem bizzara essa situação do inverno europeu. Muito fraco na maioria dos países. Nada comparado com Moscou, que pelos relatos vem tendo algo assustadoramente acima da média.
  2. Depois da forte chuva de ontem, dia hoje bem nublado aqui no Centro e na Zona norte do Rio. Alternando momentos com chuva fraca/moderada a sem chuva. Temperatura BEM comportada. Média de 22 graus pela cidade nesse começo de tarde. Muito agradável. Atentos a possibilidade de chuva mais forte mas com chance reduzida. Creio que o pior já passou. A previsão mostra dias mais frescos entre hoje e quinta, voltando a esquentar um pouco na sexta. É um alívio do calorão (normal) dos últimos dias. Falando sobre o verão como um todo, até aqui vejo a estação bem comportada. Sem extremos de temperatura por dias seguidos, assim como sem chuvas catastróficas, chuvas estas que nos últimos tempos ocorrem mais a partir de fevereiro, então portanto ainda podem ocorrer. Detalhe que me peguei pensando ontem a noite. SP, MG e ES já registraram chuvas torrenciais, acumulados significativos, histórico em muitos lugares. Por enquanto o RJ ainda não experimentou isso de forma tão ampla quanto os vizinhos. Será que ocorre algo por aqui também? É aguardar pra ver.
  3. Rio de Janeiro. Meia noite. Mais um dia de verão.
  4. Exato. Se setorizar facilita, algo já feito, o que não implica maiores dificuldades. Esse exemplo que você deu é perfeito. Dando uma olhada nos estágios eles utilizam condições de chuva e vento, além de mobilidade. O "estágio de Alerta é acionado quando há chuva acumulada acima de 25mm em 15 minutos e 60mm em uma hora, e ventos acima de 90 Km/h". Só não explica se é na média das estações ou em uma só. Enfim, meio bagunçado. Há possibilidade de chuva forte ainda nos próximos dias. Talvez em dez dias de fevereiro tenhamos uma acumulado ainda mais considerável. As condições são propícias pra novos temporais. Dificilmente como o de ontem mas podendo ser localmente forte também.
  5. Eu concordo contigo na questão do Alerta, apesar de entender do porquê ter sido declarado. Era momento de rush, como dito, e boa parte da cidade simplesmente parou. A prefeitura usa esses estágios não só para chuva mas para tudo que ocorre na cidade. Eles ultimamente tem colocado a cidade em mobilização (segundo na escala) até quando tem show ou jogo grande na cidade. Eu não acho isso correto. Misturar essa questão climatológica com questão de mobilidade, assim, puramente, não se justifica e acaba gerando estágios de alerta descabidos, como pode ter ocorrido hoje. Aqui somos um fórum de clima e usarmos uma média pra dizer se choveu muito pouco na cidade é o correto. Mas pro leigo, pra quem tá na rua não. Eu estava no olho do furacão, tive que descer do ônibus dois km antes da minha casa porque o trânsito simplesmente parou e fui caminhando na chuva, que era moderada. A grande Tijuca, área com grande contingente populacional ficou debaixo d'água. Choveu demais por aqui. Diversas sirenes foram acionadas nos morros da cidade. Muito por isso decretaram o estágio de alerta. E não foi só aqui. A chuca foi forte em muitos outros lugares, logicamente, bem menor que a região mais afetada. Eu já até mandei mensagem pro alerta rio questionando esses estágios de mobilização deles. A questão do aviso de chuva também. Ta banalizado. Qualquer nuvem no radar eles mandam SMS falando que vai chover de moderado a forte, quando sabemos que não vai. Isso muita vez deixa as pessoas esperando uma coisa que não vai acontecer. Aconteceu ontem. Antes de ontem. Hoje acertaram. Mas eu já sabia que essa chuca ia vir forte desde antes deles lançarem o sms. Enfim. Choveu acumulados enormes. É Fevereiro começando com tudo. Trazendo o que Janeiro não trouxe
  6. Choveu muito forte no Rio, em diversos locais. O colega já deu dados. Grajaú acumulou 71mm em um hora. São Cristóvão 77mm. O estádio do Vasco, onde a equipe tem jogo agendado nessa noite, está ilhado e com gramado encharcado. Eu moro aqui na região da grande Tijuca. Está um caos. Tijuca, Maracanã, Grajaú, Andaraí, são Cristóvão. Chuva ficou mais concentrada por aqui. Trânsito deu um nó, como não poderia deixar de ser. Como já dito a cidade entrou em estágio de alerta, o quarto, numa escala que vai até o quinto. Chove moderadamente agora, suficiente pra atrapalhar o escoamento das águas e com isso muitos locais estão debaixo d'água. A situação é preocupante pelo que acontece e pelo que pode acontecer nas próximas horas.
  7. Estação do IPMA no Porto (Massarelos) reportando 23.2º. Alvalade, na província de Setúbal com 24.2º. Região de Lisboa toda com 20º em média A maior parte das estações em Portugal Continental acima de 20º nesse momento. Mesmo pra um país dos menos quentes na Europa são temperaturas atípicas, ainda mais levando em conta a sequência de dias assim, com um bom tempo sem frio mais forte. Deve está fazendo diferença até na vegetação dos lugares essa anomalia. Até terras altas estão com temperaturas bem altas. Penhas Douradas, na porta da Serra da Estrela, geralmente uma das estações mais frias do país está nesse momento na faixa dos 15º.
  8. Calor no Marrocos! País está registrando hoje temperaturas bem fora da média. Agadir e Marraquexe, por exemplo estão entre 26 e 28º, quando a média da máxima é de 21 nessa época. Pelo visto não é só a Europa que está com temperaturas acima da média, mas magrebe ocidental também.
  9. Incrível esse valor em Debrecen, mais fria que Moscou. Continua o tempo mais quente que o normal em grande parte da Europa Ocidental. Lisboa, por exemplo, tem previsão de temperaturas entre 9 e 20 graus nos próximos dias, quando a cidade tem média de 9 (min) e 16(max) em fevereiro. Seriam 4 graus de diferença nas máximas. E isso não é só na capital portuguesa mas sim por todo país. A Espanha já tem dias quentes também. Bilbao está com 21 graus na tarde de hoje. Bem acima da média para o País Basco nesse período. Marselha, ao Sul da França, também tem um início de tarde com 21 graus. Ainda que seja uma das cidades grandes mais quentes da Europa, a temperatura está bem acima do normal para a época, que é de 12 graus de máxima, ou seja, 9 a mais. Suíça me assustou quando vi. Lucerna (15º), Zurique (13º) e berna (14º). Muito acima dos valores habituais. Da mesma forma República Tcheca, Eslováquia, Áustria. Todos esses países com temperaturas altas para o período. É o clima, se mostrando cada vez mais dinâmico.
  10. Sim, refrescou um pouco do lado de fora. Como você muito bem disse, internamente fica mais quente. Normal. Ainda mais depois de dias e dias de calor forte.
  11. Voltei hoje de Silva Jardim, com chuva fortíssima no caminho entre a cidade e Tanguá, pela BR-101, diminuindo em Itaboraí até parar em São Gonçalo. Choveu facilmente mais de 30mm, levando em consideração os registros da automática do Inmet e dos dados dos Rios Capivari e São João, que estão desatualizados. Chegando no Rio, com muita nebulosidade por volta das 16 horas, ainda sem chuva. As 19 horas a chuva chegou, bem forte por aqui. Alto da Boa vista reporta 81mm nas últimas 4 horas. Muitos pontos da cidade como Tijuca, Grajaú e Madureira registraram mais de 40 ou 50mm. Já há diversos relatos de problemas pela cidade, como alagamentos e deslizamentos. Aqui do lado o Rio Maracanã, que passa ao lado do estádio, transbordou. Nem pela chuva aqui mas sim pela chuva lá no alto da boa vista, de onde o Rio nasce. Agora aqui em casa, mesmo com esse tempo chuvoso, no momento que volta a cair uma pancada moderada, tenho 29,7º. Bem abafado. Previsão de chuva por toda a madrugada e todo dia de amanhã, intercalando entre fraca e moderada, podendo ser forte. Enfim chegou a chuva de forma mais generalizada na cidade do Rio, com bons acumulados diários. Só não foi no formato típico, de chuva de verão mas sim com um sistema que favorece o desenvolvimento de nuvens de chuva, ainda mais com o calor que diminui mas não cessa, mesmo com tempo chuvoso.
  12. Estou em Silva Jardim, cidade com estação automática do Inmet. Inclusive estou a 500 metros dela, de acordo com a posição apresentada na página do instituto. Dia hoje muito abafado. Mínima de 22.6 e máxima de 35.1 as 10 da manhã. Entre 13:40 e 15:00 caiu a chuva muito forte, com intensa atividade elétrica, que acumulou 26mm de acordo com a automática, apesar de passar a impressão de ter chovido mais que isso. Durante a chuva a temperatura caiu pra casa dos 24 graus. Agora a noite subiu um pouco e está na casa dos 26. Amanhã retorno ao Rio e de acordo com as previsões volto com chuva. E a chuva deve voltar com força na segunda, como já dito. Vi previsões de acúmulo de mais de 100mm na segunda-feira. A conferir.
  13. Como já dito por aqui, temperaturas estão acima da média na Europa e alguns lugares com temperaturas que chamam atenção. Espanha, por exemplo, tem previsão de calor para fevereiro. ♨️Simplesmente aberrante! 🌡️Fevereiro com temperaturas de #agosto em alguns locais da Península, quem o diz é a AEMET!😨😨😨 "El lunes, según las previsiones de la Agencia Estatal de Meteorología (Aemet), se rondarán los 25ºC en puntos del Cantábrico y Andalucía, unas máximas que, en algunos casos, serán propias de abril o mayo y en otros, incluso de agosto. "Las máximas estarán más cerca del récord de febrero que de lo normal para la época", destaca Rubén del Campo". Como vos disse nos últimos dias, o calor anormal seria notícia, artigo do El País: https://elpais.com/politica/2020/01/30/actualidad/1580389249_802340.html Texto do Meteo Trás Os Montes, excelente página climatológica portuguesa. A se confirmar, mesmo na quente Andaluzia, 25 graus em fevereiro é bem alta a temperatura. A propósito, Portugal também está sendo bem afetado por essa anomalia. Nesses últimos dias vários lugares tiveram mínimas acima de 20 graus (inclusive a capital Lisboa) e máximas beirando ou atingindo 20, o que não é raro mas por dias consecutivos não é comum. Inverno fraco na maior parte da Europa até aqui.
  14. Choveu forte aqui em Vila Isabel. Típica de verão. Ventos fortes, raios e relâmpagos, mas muitos mesmo. Destelhou casas aqui na vizinhança, falta luz já e há locais alagados pela cidade. Mas a chuva não é generalizada, mais pela zona norte, centro e zona sul. Mas o pior: muito abafado. Duro hoje.
  15. Chovendo no centro do Rio, com 30 graus (sensação de mais) e sol. Isso mesmo. Chuva e sol. Nuvens muito esparsas causando a chuva e o sol conseguindo penetrar entre elas e nos iluminar. Finalmente chovendo mas bem pouco. Talvez novos núcleos consigam se formar até o final do dia.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.