Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Content count

    69
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

151 Excellent

Location

  • Location
    Rio de Janeiro/ Silva Jardim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Aqui no Rio Ar já deixou de ser luxo também. É necessidade. (INFELIZMENTE)
  2. Sou geógrafo e entusiasta do clima e por isso vira e mexe sou questionado sobre "Qual é a cidade mais quente do Brasil?". Costumo dizer que essa não tem uma só resposta. A mais quente na média ou nos picos? Claro, na média o Rio tá longe de ser a mais quente. Mas entre as capitais, o Rio tem um calor insano no Verão (principalmente janeiro) e acredito que seja das mais quentes entre as médias ou grandes cidades do Brasil, senão a mais. Não vejo nenhuma outra capital bater 40 graus todo ano, mais de uma vez até, como o Rio experimenta todo verão. Cuiabá? Palmas? Teresina? Confesso que nunca fiz essa comparação, talvez até vocês saibam dizer melhor. Mas vejo o Rio com temperaturas MUITO altas no verão. Difere até de cidades do próprio Estado, como Angra, Cabo Frio e Campos. Não tenho dúvidas que a grande urbanização da região metropolitana tem influência direta nisso. Pra quem vem de fora é sensível o contraste.
  3. Surpreendente essa máxima. Um dos locais planos mais frios da cidade, extremamente arborizado. E triste por ser no inverno, mesmo no fim. Não me conformo em ver essa temperaturas cada vez com mais frequência, ainda mais em períodos que deveriam ser mais amenas. Ontem (18/09) no Centro, na Avenida Presidente Vargas, experimentei o calor extremo. Como fica quente essa Avenida debaixo de sol, nesses eventos de calor! É insuportável. Aquele "bafo" quente. Vento quente. Lamentável. Aqui ocorre uma situação peculiar inclusive. A Avenida Presidente Vargas é longa, bem larga e recebe muita ensolação. Em dias quentes como ontem a temperatura e a sensação ficam altíssimas, muito fora da curva. Acredito ser pela urbanização na área. Engraçado é que ao virar na Avenida Rio Branco, que conta com o mesmo tipo de construção (prédios enormes, até maiores que na Pres. Vargas), a temperatura geralmente muda. Por ser bem mais estreita recebe pouco sol e consequentemente fica mais amena. Os prédios acabam fazendo o papel de tapar a avenida. Além disso, quase sempre corre uma brisa, que arrefece um pouco o ambiente. Contrastando, em dias frios, a Presidente Vargas costuma ser mais fria. Interessante. Agora 26º por aqui e tempo bem nublado mas sem previsão de chuva.
  4. Boa tarde. Aqui em Vila Isabel 28 graus neste início de tarde, de sol. Porém olhem que interessante, o maciço da Tijuca segurando as nuvens, que se deslocam lentamente. O dia deve se manter assim e a semana deve ser quente, aumentando o calor dia após dia.
  5. Boa noite. Noite extremamente agradável aqui no Rio. É incrível a mudança. Saímos de um calor infernal ontem o dia inteiro pra temperatura bem amena esta noite. Fui dormir com 27 graus ontem meia noite. Hoje a temperatura não passou dos 25 por aqui durante o dia. A mínima foi registrada na primeira leitura talvez. Aqui em casa tenho 24.8 na parte interna e 22 na externa. Amanhã já deve subir um pouco e assim prosseguir até beirar os 40 no final da próxima semana. Setembro e suas variações.
  6. Rio de Janeiro voltando a ferver. Temperatura já passou dos 40 na Zona Oeste da Cidade mas o restante da cidade variando entre 32 e 39 graus. Muito calor. Em pensar que há uma semana a temperatura máxima ficou na casa dos 21 graus. Acho esse clima muito quente extremamente desagradável. Tava adorando o clima ameno. Pena que nossa cidade seja tão quente e a cada ano mais quente. Faze calor em Setembro é normal, mês que a temperatura sobe mesmo. Mas 40 graus é demais. Estamos dentro do inverno ainda. Amanhã a temperatura vai cair pelo menos. Mas depois volta a subir com tudo. Meu clima ideal é um clima temperado, com todas as estações bem definidas. Carioca, já estou de saco cheio de calor ao contrário da vasta maioria dos meus conterrâneos que amam o verão e suas altas temperaturas rsrs Aqui no Rio classifico a cidade com duas estações: Alto verão (Indo da metade final de Setembro à Abril) e baixo verão (de Maio até o começo de Setembro). Isso em relação a temperatura. O regime de chuvas é bem definido e temos uma boa distribuição anual. Pelo menos isso. Tivemos uma metade/final de inverno até digna eu diria. Não tivemos eventos de mínimas consideráveis mas as máximas foram boas em geral, não subindo tanto. Não fiz a conta da média das máximas mas creio que deva ter ficado dentro do padrão. As mínimas que talvez tenham deixado a desejar. O início foi terrível. Já não temos um inverno decente, tendo só metade aceitável esse ano, pior ainda. Inverno tiro curto.
  7. Boa noite bazianos. Aqui em Silva Jardim enorme amplitude térmica no dia de hoje. No final da madrugada a temperatura chegou na casa dos 13, marcando 13,7º as 07:00 (10 UTC). Na parte da tarde, num dia muito bonito sem nuvens, a temperatura subiu muito e rapidamente alcançando 34,9º as 15 (18 UTC). Ou seja, amplitude de 20 graus. É muita coisa. Frio do final da noite até o início da manhã e depois muito calor. Grande experimento de temperaturas e um dia muito bonito de inverno, com temperaturas bacanas de noite mas bem acima da média durante o dia.
  8. Essa noite ainda promete pelo estado do RJ. Alguns locais vão ter bastante frio. Nova Friburgo já está na casa dos 8 antes da meia noite. Aqui na cidade do Rio muitas diferenças. Aqui em Vila Isabel nesse momento 18º mas no Alto da Boa Vista o Alerta Rio já marca 12,5. Vamos ver o potencial dessa noite.
  9. Frio foi bacana mesmo nessa manhã. Silva Jardim chegou próximo do recorde de 2016 (8,4). Em Vila Isabel acordei com 15. De tarde a temperatura já tinha subido pelo centro mas ainda batia um ventinho fresco. Agora com o sol indo embora essa brisa ainda se faz presente dando uma sensação bem agradável. O modelo europeu prevendo três ou quatro dias de máximas mais baixas (23) aqui pro Rio a partir de terça. Seria bom e já faria esse Agosto bem mais fresco que Junho e Julho, pelo menos na sensação.
  10. Vamos tendo um dia de frio aqui no Rio. A temperatura veio caindo durante a madrugada e a manhã. Agora estabilizou numa média de 17,5 graus. Não vai bater o frio do início do mês durante a tarde mas talvez possa fazer mais frio amanhã cedo. Aproveitar porque deve ser a última ou uma das últimas frentes frias com frio pra valer.
  11. Salvei até a tela. Cada vez se vê menos isso por aqui. Cidade inteira muito fria.
  12. Chuva ficou mais forte desde as 13 horas por aqui. Cidade do Rio tem sua tarde mais fria do ano, com folga. Todas as estações do alerta Rio sub 17 neste momento. Temperatura caiu em relação a parte da manhã. Aqui em Vila Isabel já faz 15 graus. Frio incomum pra gente e ainda chovendo bem. Modelos acertaram em cheio pra cá, GFS principalmente.
  13. Bom dia. Mais uma manhã gelada em terras cariocas. Esse manto de nuvens que está sobre SP também está sobre o centro sul do RJ. Com isso as temperaturas não se mexem praticamente. Cidade inteira com média de 18º de ontem. Em alguns lugares fazendo 15 ou 16. Como previsto o fim de semana foi (está sendo) com as menores máximas. Dois dias seguidos com tardes sub 20 é pra comemorar de pé. Hoje ainda pode ser sub 19. Quissá sub 18. Aqui em Vila Isabel 18º no externo e 21,4º interno.
  14. Boa tarde. Meio dia e todas as estações do Rio estão sub 20 nesse momento. E na maioria a temperatura continua caindo bem lentamente. A máxima aconteceu no começo da madrugada e a tendência até o começo de segunds é de queda devagar e estabilidade ao final. Aqui em Vila Isabel 19º, bem diferente dos últimos dias e principalmente ontem, que chegou a bater 35º. Por conta desse calor os ambientes internos ainda estão bem agradáveis. Aqui dentro de casa, por exemplo, tenho 23,4º. O ar frio está tomando conta lentamente. Final de semana será invernal por aqui, com máximas bem baixas pros cariocas porém sem nenhum destaque nas mínimas.
  15. Boa noite. Vento muitíssimo forte aqui em Vila Isabel, zona norte do Rio. Foi difícil até de andar na rua. Temperatura em declínio, 24º. Na espera do que pode ser a tarde mais fria do ano amanhã ou no domingo.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.