Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Breno Coimbra

Members
  • Content count

    594
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Breno Coimbra

  1. Após o verdadeiro tédio que foi outubro depois da morte da icônica onda de calor (Que evitou o Rio na maior parte dela mas ainda assim era interessante acompanhar a desgraça alheia), com dias seguidos que não fazia calor, mas não fazia frio, não chovia mas também não fazia tanto sol, enfim reapareço já que novembro ja começou mais interessante. Após as chuvas volumosas da tarde e noite do dia 31 (único evento interessante da segunda quinzena do mês aqui), com volumes passando até de 100 mm aqui na zona sul, a noite de domingo é fria para essa época do ano. Após uma amena máxima de 22°C, tenho apenas 17°C agora aqui em Ipanema, na altura do posto 9. A mínima não deve mudar muito e a temperatura amanhã mesmo com um dia mais ensolarado que hoje também não deve subir muito, só espero uma elevação significativa a partir de sexta feira.
  2. Chove moderado com fortes trovoadas nesse momento em Ipanema, zona sul do Rio. Após máxima de 27°C, faz 23°C por aqui, um dia muito agradável e sem sensação de calor. O Frio de Janeiro indo na contra mão de quase todo o país.
  3. Enquanto isso no Rio agradabilíssimos 26°C com céu parcialmente nublado e vento moderado aqui em Ipanema, ontem chegamos aos 30°C, mas hoje nem isso. Há dias o Rio tem estado mais ameno que a cidade de São Paulo na maior parte dos dias, eu em 18 anos acompanhando a meteorologia nunca vi isso acontecendo com tanta frequência quanto nas últimas duas semanas.
  4. Esse foi o pôr do sol na praia de Ipanema hoje. No momento, 29°C.
  5. Previsão da Climatempo pra próxima sexta no Rio, parece ameno
  6. Ipanema também foi pior domingo. Hoje talvez um desconforto potencializado pela umidade, mas mal batemos 35°C aqui e 37,8°C no Jardim Botânico. Domingo deu 39°C por aqui com bafo de satanás soprado na cara, hoje tem até uma brisa (bem fraquinha, é verdade). Mas o subúrbio brilhou! Hoje também ficou bem esfumaçado/enevoado (já não sou mais capaz de distinguir) como podem ver na foto recém tirada, domingo era sol a pino.
  7. Já morei aí na região (no bairro da Abolição) e só Deus e quem morou sabe o quanto esquenta aí, é pra Bangu nenhum botar defeito.
  8. No Rio as estações da prefeitura já tem entre 35,4°C (Alto da Boa Vista) e 39,2°C (Guaratiba, tem superaquecido uma média de 1°C, mas logo abaixo a Barra tem 38,7°C). Até o fresco Jardim Botânico (mais próxima daqui de casa) já tem 36,1°C. Os 42°C da Climatempo parecem cada vez mais reais.
  9. Nas estações da prefeitura do Rio todas as temperaturas já são entre 33 e 36°C. Estou um pouco ocupado no trabalho hoje, mas acredito que nas demais também esteja assim. Bizarro aquecimento essa manhã aqui
  10. O amanhecer assusta no Rio. As temperaturas em toda a cidade já estão entre 29 e 31°C e o vento continental quente e seco já é regra desde o final da noite de ontem. Hoje, a chegada ou não do vento fresco do mar vai determinar se ameaçamos ou não algum recorde. O amanhecer está sendo promissor para tal. Agora 30°C em Ipanema.
  11. Aqui no Rio após uma primeira metade da manhã nublada e fresca, o sol apareceu com força e as temperaturas até conseguiram subir bastante, ainda que muito longe de ameaçar qualquer recorde. Nas automáticas do Inmet a máxima no município ficou em 39,7 °C em Marambaia, ao que tudo indica houve um aquecimento mais acentuado pontual ao extremo oeste da cidade já que pelas regiões mais próximas do oeste e na zona norte a maior parte dos bairros ficou entre 36 e 37°C. Aqui na zona sul, menos ainda, já que a brisa do mar foi quase ininterrupta o dia todo, não deixando passar de 32°C aqui em Ipanema onde faz agora confortáveis 28°C e céu claro, para quem não gosta de calorão a zona sul carioca é o lugar do Brasil para se estar hoje.
  12. Enquanto meio país passa dos 40°C, justamente na cidade que tem até música com essa temperatura mencionada, faz agora 27°C após uma civilizadissima máxima de 29°C, mesmo com muito sol o dia todo aqui em Ipanema. No subúrbio da cidade claro que esquentou mais, mas máximas ainda bem comportadas, na casa dos 34-35°C. Claro que como bom carioca, o Rio vai chegar um pouco atrasado na festa, e amanhã esquenta pra valer. O Inmet chega a prever 44°C na sexta, mas eu já acho que vai ser bem menos e o recorde vai passar longe.
  13. Um verdadeiro TEMPORAL de verão acaba de se abater sobre parte da zona sul carioca, e o que teve de forte, teve de rápido. Há vinte minutos atrás, fui acordado com os fortes trovões e clarões dos relâmpagos. Menos de cinco depois, um verdadeiro aguaceiro caiu aqui em Ipanema, com direito também a rajadas de vento forte. Em cerca de dez minutos a tempestade "lavou a alma"do bairro e já foi embora, restando agora chuva fraca e trovoadas distantes. Em Copacabana, bairro vizinho, há relatos até de brevíssima QUEDA DE GRANIZO (o que é raríssimo aqui na orla carioca). Vou voltar a dormir, mas taí um despertador que valeu a pena.
  14. Como bem dito pelo Wallace mas não visto pela maioria esmagadora de modelos e previsões, o dia de hoje está bem menos quente que ontem aqui no Rio. Além do vento mais fresco (ao contrário do bafo de satanás que soprava ontem), a nebulosidade aumentou muito com nuvens altas e brancas que não chegam a bloquear totalmente o sol mas o deixam bem mais calmo. Aqui em Ipanema, na zona sul, temperatura por volta dos 29°C no momento, não fosse o ambiente interno que aqueceu muito por causa de ontem e nem chamaria o dia de hoje de quente. Pela cidade termômetros entre 29 e 33°C na maioria dos bairros com chance zero da máxima sequer aproximar a de ontem, veremos como será o segundo round na quinta e sexta, se antes eu estava agora estou bem pouco confiante de irmos muito além dos 40°C de ontem.
  15. Jardim Botânico, na ZONA SUL do Rio acaba de bater 39,0°C! Mesmo no verão essa marca nessa estação está longe de ser trivial. Estou na praia de Ipanema e a sensação é de fornalha, poucas vezes senti a orla tão quente.
  16. Não sei se os amigos daqui concordam, mas a "estreia" do Rio hoje já está bem mais forte do que eu imaginava, as temperaturas na maior parte da cidade já estão entre 35 e 37 graus nesse início de tarde (eu tava esperando algo mais suava hoje, com essa intensificação rápida só amanhã) após dias em que viemos escapando desse calorão vindo do Brasil Central, eu diria que o cenário por aqui ainda está bastante incerto e vai depender sobretudo da ação ou não da maritimidade, no Rio essa época a entrada de ventos frescos do mar costuma impedir bem mais frequentemente grandes extremos (tanto que quase sempre, ao contrário do Centro Oeste ou mesmo dos nossos vizinhos de SP e BH, a máxima anual aqui costuma ser mesmo no verão astronômico), mas às vezes isso falha, tendo como exemplo mais emblemático o famoso setembro de 1997 (beiramos os 43°C, muito próximo do recorde absoluto). Se esse mecanismo falhar, não duvido do Rio atingir ou quiçá passar dos 42°C essa semana, mas acho mais provável que haja alguma moderação trazida pelo mar que segure o ápice da semana por volta dos 40°C, claro que muito quente mas longe de ameaçar qualquer recorde.
  17. A situação começa a se complicar um pouco nesse final de manhã aqui na zona sul do Rio. Embora sem temporal, uma chuva volumosa com intensidade moderada a pontualmente forte ocorre com poucas interrupções desde as oito da manhã. Com isso, diversos bolsões d'água já se acumulam aqui em Ipanema, onde faz 19°C. Na zona oeste, chove ainda mais forte a localmente muito forte e o acumulado já passa dos 100 mm em alguns pontos. Imagens agora daqui da janela, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, onde o trânsito é complicado.
  18. Manhã muito quente no Rio, contrastando com o calor ameno de ontem. Por toda a cidade os termômetros já marcam entre 32 e 35°C. Até mesmo aqui em Ipanema já faz 32°C com um vento fraco quente e seco do continente e muito sol, sem a névoa fraca dos últimos dias. Para hoje tudo vai depender do vento: se virar para sul, terá sido um dia quente mas em branco, se essa virada demorar, essa segunda feira periga ser até o dia mais quente do ano até agora. Por enquanto, verão total.
  19. Mais um dia de calor suave aqui no Rio, ainda escapando do maçarico do interior do país. Aqui em Ipanema, após ontem termos ficado nos 30°C (enquanto bairros dentro da cidade chegaram a casa dos 38°C), hoje foi ainda mais fresco com 28°C mas muito sol. Foi possível aproveitar o dia na praia. Cheguei a ir até a praia da Joatinga (uma pequena praia escondida entre São Conrado e a Barra da Tijuca, bem na confluência entre as zonas sul e oeste), mas não tive muita sorte já que a maré cobriu a pequena faixa de areia, acabei voltando pra Ipanema mas antes tirei algumas fotos do lugar, que é pouco conhecido entre turistas que vem ao Rio, quase como um segredo que os cariocas guardam
  20. Depois de dias e dias de tédio climático no Rio (nuvens, sol fraco, névoa, temperaturas amenas), hoje enfim vale a pena reaparecer: calorão nos subúrbios da cidade com temperaturas já na casa dos 37°C na zona oeste e 35°C na zona norte, aqui na zona sul bem menos com 29°C aqui em Ipanema mas também muito sol, coisa depressiva o lusco fusco dos últimos dias.
  21. Ontem e hoje sem grandes novidades no Rio, sol entre nuvens e temperatura entre 16 e 22°C nos dois dias aqui em Ipanema, a diferença é que ontem a nebulosidade foi maior e chegou a chover fraco durante a noite. Agora 20°C por aqui e amanhã serão os últimos respiros da MP por aqui já que na quinta o tempo começa a firmar e esquentar mais, no entanto não há previsão de calor intenso no horizonte
  22. Ficou nos 14°C a mínima por aqui (não tinha esperança que caísse mais), uma marca boa ainda mais com céu nublado, na maior parte da cidade ficou mesmo entre 14 e 15°C também, com destaque pro Alto da Boa Vista com 12°C. Como também era esperado, hoje as aberturas de sol vieram pra valer e já faz 20°C aqui em Ipanema com tendência de elevação, as próximas noites com menor nebulosidade podem trazer mínimas melhores na zona oeste e extremo norte da cidade (mas nada MUITO abaixo do que já teve hoje), aqui pela zona sul o clima já é de fim de festa mesmo, dada a tragédia do resto do inverno 2020 eu diria que foi uma festa até animada.
  23. Temperatura entre 14 e 15 aqui em Ipanema, ainda que não histórica mas uma ótima marca, ganhou como mp do ano. A máxima não passou de 17°C, muito bom para terras de Manoel Carlos.
  24. Não é comum no sentido de ocorrer várias vezes ao ano mas é comum no sentido de uma recorrência a cada dois ou três anos pelo menos, 16-17°C de tarde como eu disse é uma boa marca mas não é nada histórico, ainda mais com chuva contínua e nos bairros da zona sul(tradicionalmente com máximas mais comportadas que as zonas norte e oeste). Uma tarde como em julho de 2013, com 13-14°C aí sim dá pra chamar de algo histórico (tanto que nunca mais teve desde então).
  25. Foi eu terminar a última mensagem que a chuva voltou a apertar aqui em Ipanema, esse termômetro que fica aqui do lado costuma sempre marcar de 1 a 2°C abaixo do real, mas é legal de ver até.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.