Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Breno Coimbra

Members
  • Posts

    654
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Breno Coimbra

  1. Chove de forma praticamente ininterrupta aqui na zona sul do Rio desde o fim da noite de ontem. Na maior parte de fraca intensidade, mas alternando pra moderada em alguns momentos como agora, em que a rua que moro no Leblon já tem até bolsões d’água. A temperatura é agradabilíssima, 23, ainda mais baixa que ontem que não passamos de 25. Não cheguei a verificar mas espero que esse cenário de chuva fraca a moderada esteja limitado a região metropolitana, onde a chuva de sexta foi muito aquém do esperado, já que na Serra e no Norte do Estado qualquer 20 mm a mais poderiam ser desastrosos agora. Situação também muito complicada no sul do Espírito Santo, onde as previsões não apostavam em tanta chuva.

    • Like 5
    • Thanks 1
  2. A situação vai se deteriorando na Serra, em especial Petrópolis onde já há locais beirando os 250 mm e 3 mortes já foram confirmadas. Uma quarta morte foi registrada em Arraial do Cabo, na região dos Lagos. Aqui na capital chegou a chover forte brevemente durante o meio da tarde aqui no Leblon (e muito forte em pontos da zona norte como Ilha e Anchieta) mas a chuva em geral varia entre fraca e moderada sem ocorrências graves na cidade do Rio felizmente, tirando a região do Alto da Boa Vista onde já passou dos 100mm o resto da capital tem acumulados até o momento bem distantes do previsto.

    • Like 3
    • Thanks 2
    • Sad 3
  3. Redução brusca de última hora nos modelos e até agora nem uma gota no Rio, que vive uma sexta com cara de sábado tamanha a mobilização que se criou na população. Claro que ninguém torce pra tragedia, mas pelo flop que parece se encaminhar, isso abre um precedente perigoso para numa próxima vez a população não levar a sério e a m de fato acontecer. Agora 27 e nublado no Leblon 

    • Like 9
    • Thanks 2
  4. Durou um dia (1!!!) a trégua do frio no Rio. Ainda durante a tarde de ontem o tempo fechou e antes do anoitecer a chuva veio, se intensificando durante a madrugada e começo da manhã de hoje. Aqui em Ipanema faz apenas 18°C agora com céu totalmente nublado e a máxima ainda não passou de 19°C. Quando finalmente parecia que os ambientes internos iriam ficar mais agradáveis...

    • Like 15
    • Thanks 1
  5. Mais um dia de frio no Rio, hoje com direito a tempo nublado e chuva fraca pela manhã. Aqui em Ipanema a temperatura variou de 17 a 19°C, sendo a menor máxima do ano. Porém, desde sexta não faz mais que 21°C por aqui (no sábado apesar da máxima de 20°C durante a madrugada, não passou de 18°C durante o dia, sendo a tarde mais fria que hoje), e os ambientes estão gelados. Por mim particularmente já deu, mas o frio continua amanhã o dia todo e depois continua aparecendo pelo menos durante a noite (e volta de novo domingo com mais um tedioso dia chuvisquento).

    • Like 12
  6. Os últimos dias foram de friozinho no Rio. Aqui em Ipanema, na zona sul, ontem a máxima não passou de 20°C, a menor do ano até agora, e a mínima ficou em 17°C. Sexta não passamos de 22°C com chuva forte durante a noite. Hoje amanhecemos com apenas 16°C, e agora faz 21°C com céu parcialmente nublado (mas amanheceu limpo). Ao que parece, uma mini era glacial começa aqui a partir de sexta, com pelo menos uma semana de MÁXIMAS entre 18 e 20°C, algo incomum por aqui. Antes disso, esquenta a partir de terça mas a mínima amanhã ainda deve ser boa 

    • Like 8
    • Thanks 2
  7. Noite já de friozinho na zona sul do Rio com 19°C aqui em Ipanema, fez muito sol o dia todo com mínima de 17 e máxima de 23°C por aqui, temperatura muito confortável e sem vento ao contrário dos últimos dias que mesmo sem tanto frio no termômetro a sensação foi muito baixa. A semana deve ser de sol e elevação gradual da temperatura. O por do sol desse domingo foi especialmente bonito e avermelhado aqui no Posto 9.

    IMG_20220522_174410.jpg

    • Like 10
    • Thanks 5
  8. Aqui na cidade do Rio por enquanto nada que já não tenha sido visto em outros meses de maio recentes até, ainda assim foi um belo dia de sol e friozinho. Aqui em Ipanema, na zona sul, a máxima foi de 23°C e a mínima 17°C (menor desse ano até o momento), com o vento constante pareceu bem menos. Agora tenho 20°C com muito vento por aqui, nas áreas mais continentais os termômetros já estão na casa dos 16-17°C e as mínimas amanhã devem ser mais interessantes.

    • Like 15
    • Thanks 2
  9. Uma atípica tempestade de granizo atingiu o Centro do Rio de Janeiro ontem a tarde, bem como uma extensa área da zona norte que incluiu bairros como Tijuca, Vila Isabel, São Cristóvão e Méier, indo até pelo menos Cascadura, já na região de Madureira. No começo da noite, outros núcleos também provocaram queda de granizo, mais fraco, na região de Sulacap, Realengo e Vila Valqueire, na zona oeste. O fenômeno também foi registrado, e com força, na cidade de Niterói. Aqui na zona sul não choveu granizo, mas ocorreram duas pancadas de forte intensidade e curta duração. A temperatura já começa a cair devagar e temos nessa manhã 20°C em Ipanema, mas a queda maior começa na próxima noite. O dia de hoje ainda deve ser chuvoso.

    • Like 17
    • Thanks 3
  10. Em 30/04/2022 em 06:42, fsorf9rj disse:

    Muita chuva no fim da noite de sexta-feira e na madrugada de sábado, com previsão de mais chuva durante o dia.

     

    Alguns pontos da cidade do Rio acumulam mais de 160mm em 24 horas.

     

    O Centro de Operações colocou a cidade no nível de Alerta, o terceiro entre cinco.

     

    Consequentemente a temperatura teve um boa queda. Aqui onde estou em Jacarepaguá choveu demais a madrugada inteira e tenho 21° no momento.

     

    Screenshot_20220430-063751_Chrome.jpg

    Chocado com essa chuva nas zonas norte e oeste! Aqui na zona sul mal chuviscou!! Nem mesmo uma poça aqui em Ipanema

    • Like 6
    • Sad 1
  11. Em 01/04/2022 em 22:17, Wagner97 disse:

    Abril tem um histórico de "dilúvios" na cidade do Rio né? Só consigo lembrar daquela chuvarada de Abril de 2010 e mais recentemente, em 2019.

    Sim, 2011 também entra na lista, esse eu lembro bem por ter ficado 7 horas ilhado no centro da cidade em um ônibus voltando da faculdade, além de mais alguns eventos menores em outros anos, apesar da fama injusta de janeiro, março e abril são os meses verdadeiramente mais perigosos para chuvas extremas no Rio pelo menos nas últimas duas décadas. O episódio de quinta/ ontem teve potencial pluviométrico de causar uma verdadeira tragédia, mas aposto em dois fatores que ajudaram a diminuir muito o impacto: 1) o mês de março bastante seco até então, com acumulados baixíssimos de chuva nas últimas quatro semanas antes do evento e 2) a concentração muito maior em áreas de classe média e alta, os subúrbios mais pobres foram poupados.

    • Like 9
    • Thanks 1
  12. Em 01/04/2022 em 19:22, padilhageo disse:

    552mm em 24h na Vila do Abraão em Ilha Grande.

    Muito triste a situação na Ilha Grande, relatos apontam que está praticamente isolada. Situação muito caótica também na parte continental de Angra dos Reis e em Paraty, além da cidade do Rio de Janeiro. Transtornos menores em Niterói e Maricá. E não para de chover na zona oeste e Grande Tijuca.

    • Like 8
    • Thanks 2
    • Sad 1
  13. Novamente chuvas fortes atingem o Rio nessa tarde, ainda que menos que o verdadeiro dilúvio de ontem a noite (em que chegou a chover 125 mm em 1 hora em Guaratiba e diversas outras estações tiveram entre 60 e 80 mm nesse mesmo espaço de tempo. Vale ressaltar que esse valor de Guaratiba é simplesmente o maior volume de chuva em 1 hora registrado em TODA a rede do Alerta Rio DESDE O INÍCIO DAS OPERAÇÕES EM 1997). Novamente as regiões mais atingidas são a zona sul, centro, Grande Tijuca e o litoral da zona oeste (Barra da Tijuca, Recreio e Guaratiba). Nas últimas 4 horas, chegou a chover 94 mm na Grota Funda, 75 mm na Rocinha, 62 mm no Jardim Botânico, 48 mm na Barra e 45 mm na Tijuca. A Lagoa Rodrigo de Freitas simplesmente acabou de TRANSBORDAR segundo plantão da Rede Globo feito agora pouco, e a situação do trânsito é caótica em grande parte da zona Sul. Apesar de toda essa chuva, felizmente não houve grandes perdas materiais e nenhuma perda humana. Agora chove moderado aqui em Ipanema, após uma pancada muito forte mas rápida no meio da tarde. Para finalizar, seguem alguns acumulados das últimas 24 horas no município:

    Guaratiba 291 mm

    Grota Funda 217 mm

    Rocinha 189 mm

    Jardim Botânico 178 mm

    Tijuca 163 mm

    Alto da Boa Vista 157 mm

    Barra 130 mm

    Vidigal 124 mm

    Santa Teresa 113 mm

    Laranjeiras 108 mm

    Copacabana 107 mm

    Recreio 98 mm

    Urca 92 mm

    Saúde (Centro) 90 mm

    Sepetiba 89 mm

    São Cristóvão 84 mm

    Grajaú 81 mm

    • Like 22
  14. Um verdadeiro dilúvio atinge o Rio na noite dessa quinta feira. As áreas mais afetadas são a zona sul, Centro e parte mais litorânea da zona oeste (Barra, Recreio, Guaratiba). Diversos bairros já passam dos 70 mm em 1 hora, com o acumulado mais impressionante chegando a 125 mm no bairro de Guaratiba(onde em cerca de 2 horas já foram 201mm). Aqui em Ipanema também choveu muito forte e pela primeira vez em dois anos morando aqui, a minha rua alagou. Há cerca de 15 minutos a chuva passou para moderada, mas a água ainda não escoou. A situação pode ficar muito complicada nas próximas horas se a chuva continuar.

    • Like 6
    • Sad 1
  15. Mais um dia deprimente de tempo nublado e chuva fraca contínua no Rio, tal como foi praticamente todo o mês de outubro e como foram exatamente os últimos oito dias. Faz 19°C em Ipanema no momento com chuva e tempo muito escuro. O carioca já encontra-se carrancudo, desanimado e apático. Os ambientes estão extremamente úmidos e frios, hoje mesmo encontrei mofo nascendo no teto de um dos quartos do apartamento. Em 29 anos, não me lembro de um precedente comparável. Não há previsão de melhora significativa nas próximas duas semanas, pelo menos. Simplesmente horrível, se eu tivesse com a grana um pouco mais à vontade iria para o litoral do Nordeste até isso passar. Até para quem gosta de chuva ou frio, a situação já ficou insalubre.

    • Like 11
  16. Outubro vai chegando ao fim como o mês mais nublado que já vi na vida no Rio, não contei mais que três ou quatro dias que o sol tivesse predominado (e pelo menos metade não teve nem mesmo uma mínima aparição). A chuva apareceu em boa parte também,na maior das vezes como chuvisco ou de forma fraca, mas mesmo quando não veio ameaçou. Com isso, temperaturas também estão bem abaixo da média e hoje não foi diferente, com máxima de apenas 22°C aqui na zona sul de Londres de Janeiro. Agora faz 19°C e claro, nublado. Para os próximos (vários) dias não deve melhorar muito, não sei vocês mas eu não aguento mais morar num clipe da Adele.

    • Like 1
    • Haha 11
  17. Máxima de apenas 18°C hoje aqui em Ipanema, na zona sul do Rio, igualando o menor registro desse ano, e mínima de 14°C, a apenas um grau da menor do ano. Simplesmente um dia de alto inverno carioca na segunda quinzena de outubro! Memorável, sem dúvidas, ainda que o tempo nublado quase diariamente esse mês já esteja cansativo. Vale ressaltar que a máxima foi ironicamente registrada entre 17 e 18:30, pois até então não havia passado de 17°C, que inclusive é a temperatura do momento. Amanhã mais um dia nublado mas as aberturas de sol devem ser mais numerosas e por isso o frio diminui. Em 18 anos observando o tempo, esse foi de longe o dia mais frio já visto por mim em outubro nessa cidade, é a história sendo feita!

    • Like 10
    • Thanks 5
  18. Em 20/10/2021 em 13:06, fsorf9rj disse:

    Dia (invernal) impecável aqui no Rio. Breno já falou da força do frio e relato o que senti também.

    Acordei as 4 da manhã com um frio muito forte em Vila Isabel. Acordei pelo frio! Estava com uma manta leve pois não tava levando tanta fé. Verifiquei no termômetro e estava 15º. Ao levantar pra trabalhar as 6:30 ainda 15º, com um décimos a menos ainda. Chuvisco, tempo cinzento. Pra essa época é absolutamente fora do normal. 

    As 11 horas fui almoçar e o frio permanecia no Centro. Mesmo com o sol aparecendo muito rápido a temperatura estava em 17º. Agora faz 18º. Incrível. 

     

    Amanhã já começa a elevação da temperatura, indo até sábado e no domingo a chuva já retorna e teremos mais uma semana amena mas sem frio (provavelmente). Tem um Maio no meu Outubro.

     

    Um Julho, isso sim 😅

    • Like 3
    • Thanks 1
  19. Em 20/10/2021 em 19:33, Carlos Campos disse:

    Dia invernal até para o padrão de muitas áreas aki do Sul, principalmente as regiões oeste e noroeste do Paraná e cidades litorâneas de Santa Catarina/PR.

    O pessoal deve ter estranhado esse frio (fora do comum).

    Imagem do início da tarde mostrando o mesmo clima deprimente q já estou cansado de presenciar aki. 

    AirBrush_20211020191322.jpg.e6178f2b004f8bc7dc46d967885b628b.jpg

    Foi interessante por ser completamente fora do comum, mas realmente esse outubro nublado está deprimente. Simplesmente não é mais época.

    • Like 3
    • Thanks 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.