Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Breno Coimbra

Members
  • Content count

    593
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

741 Excellent

1 Follower

About Breno Coimbra

  • Birthday August 19

Location

  • Location
    Rio de Janeiro

Recent Profile Visitors

863 profile views
  1. Chove moderado com fortes trovoadas nesse momento em Ipanema, zona sul do Rio. Após máxima de 27°C, faz 23°C por aqui, um dia muito agradável e sem sensação de calor. O Frio de Janeiro indo na contra mão de quase todo o país.
  2. Enquanto isso no Rio agradabilíssimos 26°C com céu parcialmente nublado e vento moderado aqui em Ipanema, ontem chegamos aos 30°C, mas hoje nem isso. Há dias o Rio tem estado mais ameno que a cidade de São Paulo na maior parte dos dias, eu em 18 anos acompanhando a meteorologia nunca vi isso acontecendo com tanta frequência quanto nas últimas duas semanas.
  3. Esse foi o pôr do sol na praia de Ipanema hoje. No momento, 29°C.
  4. Previsão da Climatempo pra próxima sexta no Rio, parece ameno
  5. Ipanema também foi pior domingo. Hoje talvez um desconforto potencializado pela umidade, mas mal batemos 35°C aqui e 37,8°C no Jardim Botânico. Domingo deu 39°C por aqui com bafo de satanás soprado na cara, hoje tem até uma brisa (bem fraquinha, é verdade). Mas o subúrbio brilhou! Hoje também ficou bem esfumaçado/enevoado (já não sou mais capaz de distinguir) como podem ver na foto recém tirada, domingo era sol a pino.
  6. Já morei aí na região (no bairro da Abolição) e só Deus e quem morou sabe o quanto esquenta aí, é pra Bangu nenhum botar defeito.
  7. No Rio as estações da prefeitura já tem entre 35,4°C (Alto da Boa Vista) e 39,2°C (Guaratiba, tem superaquecido uma média de 1°C, mas logo abaixo a Barra tem 38,7°C). Até o fresco Jardim Botânico (mais próxima daqui de casa) já tem 36,1°C. Os 42°C da Climatempo parecem cada vez mais reais.
  8. Nas estações da prefeitura do Rio todas as temperaturas já são entre 33 e 36°C. Estou um pouco ocupado no trabalho hoje, mas acredito que nas demais também esteja assim. Bizarro aquecimento essa manhã aqui
  9. O amanhecer assusta no Rio. As temperaturas em toda a cidade já estão entre 29 e 31°C e o vento continental quente e seco já é regra desde o final da noite de ontem. Hoje, a chegada ou não do vento fresco do mar vai determinar se ameaçamos ou não algum recorde. O amanhecer está sendo promissor para tal. Agora 30°C em Ipanema.
  10. Aqui no Rio após uma primeira metade da manhã nublada e fresca, o sol apareceu com força e as temperaturas até conseguiram subir bastante, ainda que muito longe de ameaçar qualquer recorde. Nas automáticas do Inmet a máxima no município ficou em 39,7 °C em Marambaia, ao que tudo indica houve um aquecimento mais acentuado pontual ao extremo oeste da cidade já que pelas regiões mais próximas do oeste e na zona norte a maior parte dos bairros ficou entre 36 e 37°C. Aqui na zona sul, menos ainda, já que a brisa do mar foi quase ininterrupta o dia todo, não deixando passar de 32°C aqui em Ipanema onde faz agora confortáveis 28°C e céu claro, para quem não gosta de calorão a zona sul carioca é o lugar do Brasil para se estar hoje.
  11. Enquanto meio país passa dos 40°C, justamente na cidade que tem até música com essa temperatura mencionada, faz agora 27°C após uma civilizadissima máxima de 29°C, mesmo com muito sol o dia todo aqui em Ipanema. No subúrbio da cidade claro que esquentou mais, mas máximas ainda bem comportadas, na casa dos 34-35°C. Claro que como bom carioca, o Rio vai chegar um pouco atrasado na festa, e amanhã esquenta pra valer. O Inmet chega a prever 44°C na sexta, mas eu já acho que vai ser bem menos e o recorde vai passar longe.
  12. Um verdadeiro TEMPORAL de verão acaba de se abater sobre parte da zona sul carioca, e o que teve de forte, teve de rápido. Há vinte minutos atrás, fui acordado com os fortes trovões e clarões dos relâmpagos. Menos de cinco depois, um verdadeiro aguaceiro caiu aqui em Ipanema, com direito também a rajadas de vento forte. Em cerca de dez minutos a tempestade "lavou a alma"do bairro e já foi embora, restando agora chuva fraca e trovoadas distantes. Em Copacabana, bairro vizinho, há relatos até de brevíssima QUEDA DE GRANIZO (o que é raríssimo aqui na orla carioca). Vou voltar a dormir, mas taí um despertador que valeu a pena.
  13. Como bem dito pelo Wallace mas não visto pela maioria esmagadora de modelos e previsões, o dia de hoje está bem menos quente que ontem aqui no Rio. Além do vento mais fresco (ao contrário do bafo de satanás que soprava ontem), a nebulosidade aumentou muito com nuvens altas e brancas que não chegam a bloquear totalmente o sol mas o deixam bem mais calmo. Aqui em Ipanema, na zona sul, temperatura por volta dos 29°C no momento, não fosse o ambiente interno que aqueceu muito por causa de ontem e nem chamaria o dia de hoje de quente. Pela cidade termômetros entre 29 e 33°C na maioria dos bairros com chance zero da máxima sequer aproximar a de ontem, veremos como será o segundo round na quinta e sexta, se antes eu estava agora estou bem pouco confiante de irmos muito além dos 40°C de ontem.
  14. Jardim Botânico, na ZONA SUL do Rio acaba de bater 39,0°C! Mesmo no verão essa marca nessa estação está longe de ser trivial. Estou na praia de Ipanema e a sensação é de fornalha, poucas vezes senti a orla tão quente.
  15. Não sei se os amigos daqui concordam, mas a "estreia" do Rio hoje já está bem mais forte do que eu imaginava, as temperaturas na maior parte da cidade já estão entre 35 e 37 graus nesse início de tarde (eu tava esperando algo mais suava hoje, com essa intensificação rápida só amanhã) após dias em que viemos escapando desse calorão vindo do Brasil Central, eu diria que o cenário por aqui ainda está bastante incerto e vai depender sobretudo da ação ou não da maritimidade, no Rio essa época a entrada de ventos frescos do mar costuma impedir bem mais frequentemente grandes extremos (tanto que quase sempre, ao contrário do Centro Oeste ou mesmo dos nossos vizinhos de SP e BH, a máxima anual aqui costuma ser mesmo no verão astronômico), mas às vezes isso falha, tendo como exemplo mais emblemático o famoso setembro de 1997 (beiramos os 43°C, muito próximo do recorde absoluto). Se esse mecanismo falhar, não duvido do Rio atingir ou quiçá passar dos 42°C essa semana, mas acho mais provável que haja alguma moderação trazida pelo mar que segure o ápice da semana por volta dos 40°C, claro que muito quente mas longe de ameaçar qualquer recorde.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.