Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tulio

Members
  • Posts

    22
  • Joined

  • Last visited

Tulio's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Olha Túlio, infelizmente é a verdade. Se os paulistas discutem se a dinâmica deles mudou durante o inverno, aqui para MG eu tenho CERTEZA que mudou. Nós dependemos demais dos ciclones bem posicionados para o ar frio continental chegar por aqui, também precisamos de uma ondulação do jato mais ao norte, coisas que têm acontecido bem pouco ultimamente. Tivemos duas grandes nevadas e um excelente inverno na região Sul, mas isso não se refletiu em Minas pois a dinâmica do frio este ano nos desfavoreceu. Tivemos POUQUÍSSIMOS eventos de ASAS neste trimestre (Minas se dá bem com ASAS), consequentemente não houve muitos dias secos e com frio noturno. Com tudo isso em mente, fica fácil de entender o porquê deste inverno-2013 ter sido ruim aqui no estado. Em Juiz de Fora especificamente, não foi tão ruim assim, na realidade o grande destaque negativo foi a ridícula mínima absoluta de 08,3C, algo que eu não imaginava que fosse possível. abraços Exato Renan, a alta subtropical precisa estar próxima da costa do SE para "proteger" MG do calor, ou então com pressão elevada para a circulação dela atingir o estado como em agosto do ano passado, no caso deste ano o centro-sul do continente recebeu muitos anticiclones frios que empurraram a ASAS para perto da costa centro-sul-africana, repare que enquanto tivemos julho/agosto quente em Minas Gerais, o sudoeste/sul da África tiveram temperaturas mais baixas que o normal durante o período citado. Os tais anticiclones não atingiram MG, configurando o padrão quente neste ano. Já em junho todo o continente não teve frio, o ar frio ficou bloqueado no pacífico antártico. Entendo, normalmente você registra mínimas em torno de quantos graus aí em Juiz de Fora? ; em invernos frios?
  2. O inverno de 2013 só foi bom pra quem gosta de calor em MG, para os que preferem frio foi terrível, as temperaturas médias ficaram em torno de 1,0°C acima da média 1981-2010 em todo estado mineiro no trimestre JJA, também não tivemos nenhum frio forte esse ano, as mínimas mais baixas desse ano foram bem mais altas que as dos anos passados Em 2012 o mesmo trimestre teve desvio positivo de temperatura de 0,5°C em geral no estado, com médias dentro do normal no noroeste do mesmo, e agosto foi frio, principalmente no centro-norte. Já neste ano todos os meses invernais foram quentes em relação a normal climatológica 1981-2010. No ano passado uma forte massa de ar frio trouxe temperaturas muito baixas generalizadamente em Minas, isso já no final do mês de setembro. Nos meus cálculos esse inverno atual só não foi mais ruim que o de 2002 no estado mineiro.
  3. -3,6°C agora na estação meteorológica da parte alta do Parque de Itatiaia, vento SSE.
  4. Horrivel esse ano pra Mantiqueira , sem nenhuma MP fazendo efeito , o frio que tivemos até agora é por irradiaçao , todo mundo reclamando que nao viram geada forte ainda nos morros , ta um fiasco mesmo pra ca , eu nunca vi o INMET daqui nunca passar um ano sem negativar e esse ano nada ainda E o mais estranho a chuva ontem parecia chuva de verao , forte e mais isolada Inverno fraco em Minas esse ano, a cidade de Machado aqui perto registra mínimas entre 1°C e 4°C nos dias mais frios todo ano, em 2013 a menor mínima foi de 5,0°C. O último inverno relativamente frio no sul de MG foi em 2010.
  5. Mapas do INMET de desvios de temperatura média em junho e julho de 2013: Mapa NCEP/NCAR, o Mafili usa muito esses aqui no baz. Período de 01/06 até 25/08. 75% aproximadamente do Brasil está tendo um inverno quente. Principalmente o leste do Minas e ES.
  6. Desvios de temperatura média compensada neste inverno, em 2 cidades bastante próximas daqui de Três Corações, utilizando os dados de estações convencionais do INMET: Machado Junho | 17,3°C | desvio de +1,2 (para a normal 1961/1990) Julho | 16,3° | desvio de +0,7 (para a normal 1961/1990) Agosto* | 17,6°C | desvio de +0,1 (para a normal 1961/1990) Lavras Junho | 18,0°C | desvio de +1,7 (para a normal 1965/1990) Julho | 16,8° | desvio de +1,0 (para a normal 1965/1990) Agosto* | 18,6°C | desvio de +0,9 (para a normal 1965/1990) *Os dados de agosto para até hoje (27).
  7. Essa circulação de leste em agosto do ano passado proporcionou uma vasta área de desvio negativo de temperatura em GO, MG, ES, RJ, grande parte da região NE, agosto foi o mais frio desde 2004 em muitas dessas regiões, o mês foi marcado por nebulosidade e umidade acima da média, no ano de 2011 foi o oposto, agosto foi muito quente nestes mesmos estados, o mais quente desde 1995 provavelmente. No centro-sul da região S, agosto/12 foi quente, enquanto que agosto/11 foi gelado, uma vez foi comentado aqui no baz que haveria uma correlação negativa de temperaturas entre a região S e as outras regiões do país. Uma outra observação: A região N teve desvio positivo de temperatura tanto em ago/12 quanto em ago/11.
  8. Carlos Dias, o ar frio só irá influenciar as baixas altitudes da Mantiqueira, a cidade de Campos do Jordão pode ter uma temperatura máxima excelente amanhã, e muito provavelmente ficará mais fria que as montanhas de Itatiaia, se fosse pra arriscar alguma chance de neve até o fim desse mês por ali eu diria 0%, amanhã nós poderemos notar o incrível fenômeno da inversão do ar frio.
  9. Eu chutaria algo parecido para a máxima do ano, minha única preocupação é que o abrigo estando baixo e com muito mato ao redor (pela foto que vi) pode ficar exposto a um ar mais quente que o representativo do lugar em dias de pouco vento pois o sol ali é implacável, já as mínimas no alto do PNI ficam abaixo de 10ºC em quase todos os dias do ano, já estive no PNI algumas vezes no verão e geralmente as mínimas caem abaixo de 10ºC, uma vez até vi geada fraca no fundo dos vales em fevereiro após uma noite limpa e com pouco vento (não é comum mas acontece em alguns anos quando entra um pouco de ar seco no meio da temporada de chuva). A estação antiga (em outro ponto do parque) indica que o período mais provável para o registro da máxima do ano ali é entre setembro e outubro, o verão tinha máximas absolutas parecidas com as do inverno (resultado do excesso de nuvens do verão, creio eu). Sim, a radiação é muito forte, acredito que a média das mínimas deve ser inferior a 10°C mesmo no período do verão; Exatamente, as máximas anuais certamente ocorrem entre setembro e outubro, a umidade maior no verão dificulta que ocorra máximas altas. A curiosidade fica para um dia de neve naquelas montanhas, máximas abaixo de 0°C?! É uma grande dúvida, saberemos no dia que nevar por ali. :mosking:
  10. Vento noroeste soprando na estação do Parque Nacional do Itatiaia, quando mudar para direção sul a temperatura cairá bem. Acredito que nos dias mais quentes do ano a estação deverá registrar pouco mais de 20°C.
  11. Certamente tem tudo para uma nevar com muita acumulação e demorar muitos dias para derreter, as máximas negativas serão um recorde também. Um pequeno erro na sua mensagem Caio: "Rodada 18Z de 21/08/2013 - Quantos cm cairão na região? Campo de T500mb adcionado." Colocou Agosto ao invés de Julho. :mosking: Muita expectativa, as nevadas começarão amanhã. :clapping:
  12. Realmente impressionante esse temporal em Piracicaba, imagino que nessa região do estado de SP não são frequentes tempestades como essa, no oeste paulista geralmente são mais comuns eventos de tempo severo. Em Curitiba a maior chance de nevar será na madrugada do dia 23 de acordo com o GFS, acredito que muitos irão deixar de dormir no momento da neve e ficarão observando ela, principalmente aqueles que nunca presenciaram neve, dependendo da acumulação será fantástico, é claro que nem tudo são flores, problemas ocorrerão na cidade também, e certamente demorará muito tempo pra nevar de novo. Espero que da próxima vez neve também em Campos do Jordão como aconteceu em 1928. Frost, é verdade, esse site muito provavelmente faz previsões superficiais, o Moutain-Forecast (conheci aqui no baz), se baseia nas projeções do GFS, de acordo com ele a isoterma de 0°C terá um pico mínimo de 3650m com precipitação fraca na tarde do dia 24. A entrada do ar frio em camadas mais baixas da troposfera não deixará a temperatura exceder 5°C em Campos do Jordão nesse mesmo dia. Poderá ser umas das temperaturas máximas mais baixas registradas na cidade. Baseado no site Foreca, que eu também conheci no baz: http://www.foreca.com/Brazil/Campos_do_Jordao?details=20130724
  13. A julgar de acordo com a atualização 12UTC do GFS, acredito na possibilidade de nevar em Ponta Porã MS, a isoterma de congelamento ficará abaixo de 850 hpa com precipitação: Imagens geradas no site wxbrasil.net . Será magnífico caso ocorra mesmo. :drinks:
  14. Não duvido que essa potente massa de ar frio registre a menor temperatura oficial do país, parece que o recorde atual é de -14,0°C. Poucos aqui comentaram, mas é possível também nevar na região de Apiaí-SP.
  15. Fala, amigo de Minas! Perfeito, concordo contigo. Aqui em MG, muitas vezes, as ondas de frio muito continentais não conseguem patrolar o estado. Costumam pegar bem apenas o sul e triângulo. Os melhores anticiclones polares para nós, pelo que já vi, são aqueles que começam continentais e rumam para o oceano na altura do RS. Um exemplo clássico foi 2007, e tenho convicção de que o frio que teremos semana que vem não será mais forte que aquele de 2007. E não há SEQUER comparação com o frio de 1994. Enfim, trata-se de uma MP histórica esta de 2013, mas não para nosso estado. abraços Fala! :good2: É verdade, tanto que a massa de ar frio do final de Setembro do ano passado conseguiu baixar de 10°C na capital, fato que tem sido difícil nos últimos anos, no caso de 1975 por exemplo pode-se notar que o frio avançou de forma superficial, tanto que em Campos do Jordão no tópico que você postou, não fez muito frio lá. Também acredito que não teremos um resfriamento expressivo como foi em Julho/2007, na ocasião houve até formação de geadas isoladas aqui na cidade. Um dos melhores invernos para MG nos últimos anos foi o de 2004, menos o mês de Setembro que nos trouxe muito calor.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.