Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Gian

Members
  • Posts

    75
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Gian

  1. Saiu no G1. China fecha estradas e aeroporto devido a pior onda de frio em décadas Em Pequim, temperatura chegou nesta sexta-feira a -10 ºC. Próximos dias devem registrar mínimas recordes em várias regiões.
  2. Estive acompanhando as temperaturas de Helsinki, essa máxima de quase -23ºC foi animal!!
  3. Aguardando ansiosamente a chuva prevista pro centro-oeste do país na semana que vem. Precisamos e muito! :clapping:
  4. Achei muito interessante como a AAO uns 2/3 dias atrás insistia em forte oscilação positiva a médio prazo, e agora já aponta uma queda acentuada antes mesmo do início de julho. Na torcida que fique assim pra melhor (no caso, menor!).
  5. Aqui infelizmente o frio mal durou! Refrescou legal ontem a noite, nublado e ventoso... hoje já teve muito sol. Esperando pela nova MP de quinta/sexta - de preferência com um pouquinho de chuva! :good: E galera, vejam essa imagem de uma notícia da Climatempo... quão correto está a localização do jato polar? :russian: IMAGEM
  6. Esperando a luz no fim do túnel para trazer um frio digno pro centro do país ainda este ano... Modelos apenas postergam e postergam. Só de pensar que pode chegar a 35/36ºC por aqui até lá, em pleno junho... ;(
  7. Hoje as temperaturas já se elevaram bem, mas ainda está agradável pros padrões. Amanhã pode voltar a chover. Agora 24,1 ºC. Alguém saberia me dizer onde posso ver o nível atual da represa de Paraibuna? Não encontrei em lugar algum.
  8. Boa noite, Bazianos. Muita chuva no sudoeste mato-grossense, houve pancadas fortes de manhã, à tarde e agora à noite também! Certamente passou dos 40/50 mm. Segunda promete ser amena pros padrões, e com vento sul. Amanhecer de terça deverá ser o de menor mínima do ano. E ACABEI DE DESCOBRIR QUE A AUTOMÁTICA/INMET DAQUI VOLTOU!!! Maravilha. Faz 22,4° C. :hang1:
  9. Finalmente o GFS concordando de forma um pouco mais consistente com a chegada de uma FF aqui! Mas ainda tem tempo pro evento... Melhor manter os ânimos calmos.
  10. O GFS tá tão bipolar ultimamente... Não acerta uma MP pra cá. Parece que o padrão deste ano vai ser como o do ano passado, pouco frio pra cá, mas chuvoso. Veremos.
  11. Vento sul conseguiu adentrar pela primeira vez de forma significativa aqui no sudoeste de MT. Suas influências serão mínimas, mas o amanhecer de manhã deve ser bem fresquinho, talvez com a menor mínima do ano. Tempo encoberto e ventoso.
  12. A automática estava com problemas desde o fim do ano passado, e acabaram retirando ela do ar em fevereiro, parece. Provavelmente choveu em torno de 40 a 50 mm esta noite, talvez um pouco mais.
  13. Oi, galera! Depois de um bom tempo sem conseguir entrar no BAZ, hoje consegui voltar. Estou observando aqui pela minha região que o regime de chuvas está bem diferente em relação ao ano passado, bem atípico desde fins de novembro. Analisando o nível do rio Paraguai na altura da cidade pode se perceber que choveu do fim de nov a dez/14 de forma constante, e elevou o rio a um valor bem acima da média quando o ano começou. Mas desde então tem chovido de forma muito irregular por aqui, e o nível só vem caindo, algo muito incomum pra essa época. Por outro lado, se olhar o nível em 2014, aconteceu quase a mesma coisa, com o nível aumentando rapidamente a partir da segunda quinzena de jan. Fico um pouco preocupado com isso, imagina quando chegar na estação seca se não chover agora? O melhor é esperar até março pra ver como ficará a situação... Essa crise de água já entrou pra história, e ainda não chegamos na pior parte.
  14. Cá estamos nós em novembro, a última MP que chegou com força aqui foi em agosto, e vejo a previsão de uma leve queda de temperatura pra semana que vem... Temperatura em 800 hPa baixando de 15° C pelo GFS. É aguardar pra ver, muitos dados a serem refinados... :prankster:
  15. A tão esperada volta das chuvas chegou... E com tudo! Ontem e hoje num período de oito horas choveu 95,8 mm de acordo com a automática do Inmet (que foi consertada a tempo, ainda bem!). Parte da cidade ficou alagada por algumas horas. Vamos ver o que o finde ainda guarda... PS: Tinha postado esta mensagem no tópico de Temas Gerais, peço que apaguem a mensagem.
  16. Por aqui foi batida novamente a maior mínima do ano, 25,9 °C nesta noite. Tempo levemente abafado agora, 34,8 graus, 44% de UR. :heat: Chuvas podem voltar quarta/quinta. Enquanto isso no PR as Cataratas do Iguaçu já estão com vazão 3 vezes maior que o normal...
  17. As temperaturas mínimas estão típicas pra esta época do ano, em torno de 25 graus pra cá. No dia 23 foi de 25,5°C, com 73% de UR. Pra mim esse período do ano é o pior em matéria de calor, porque ele transita entre os meses mais quentes do ano, J-A-S, e a volta das chuvas, que tem normalmente o mês de outubro como maior referência. Ou seja, calor + umidade = muito suor. :heat: :heat: Considero mínimas decentes a partir de 23 graus pra baixo. Por aqui chove desde quarta de madrugada, nesta quinta choveu de madrugada e no fim de tarde... Já deu uns 50 mm acumulados. Este ano em quesito de chuva está imbatível. O Sul vai enfrentar um período de alerta pra chuva nos próximos dias. Na próxima segunda o calor volta a aumentar aqui, a umidade alta continua, e o jeito é aguentar. :russian:
  18. Ansioso pra ver como o tempo se comportará sábado e domingo por aqui, com os modelos prevendo (muita) chuva. E já não era sem tempo. Hoje a máxima foi de 35,6°C, com abafamento por umidade um pouco acima do normal ao longo do dia.
  19. Primeira semana de setembro foi de bastante calor aqui, como de praxe, e um tempo de chuva doido de quarta pra quinta, quando fez máxima de 27,2°C. Máxima do ano por enquanto em 37,5 graus... Será que não bateremos os 40°, ou mesmo 38°? Ficaria feliz, mas a partir de terça voltam as temperaturas calientes. A MP dos dias 12/13 segue firme e forte. A AAO ficará, no geral, negativo durante a toda a primeira quinzena deste mês, de acordo com as previsões.
  20. Pela 3a vez fez a mínima absoluta deste mês na cidade, não conseguindo baixar de 15,1°C (coincidências?...). Segunda à noite ocorreu umas pancadas de chuva pela cidade. Em questão de chuva este ano está im-pres-sio-nan-te! Pela primeira vez em sei-lá-quanto-tempo teremos chuva em todos os meses em único ano por aqui. Mais fora da casinha será se não batermos os 40°C. Veremos... :good:
  21. Concordo plenamente que máximas baixas fazem a população recordarem muito mais as grandes MPs! A do ano passado deu máxima de 15°C aqui, com vento incessante, gerando uma sensação térmica bem baixa - ainda mais se considerarmos que a média pra época é o dobro, 30°C. A de 2010 também, quando deve ter feito ainda menos, inclusive com mínimas expressivas em torno de 6 graus (nunca senti tanto frio). Mudando de foco, este ano presencio um fato que pra mim até então seria absurdo: não alcançamos nem 10 graus de mínima absoluta! Por outro lado, o mais surpreendente foi a quantidade de precipitação este ano. O rio Paraguai atingiu a maior cheia em 5 anos aqui, como se pode ver aqui: Gráfico. E o mais inusitado, claro, as chuvas de julho pra cá. Mesmo com inverno insosso, 2014 teve certamente alguns fatos notáveis pelo Brasil.
  22. Essas duas MPs trouxeram um mês de julho muito atípico pra cá! Principalmente no que se refere à chuva... Todos os dias desde quinta têm ao menos garoado. Frio chuvoso é tão melhor que frio seco! Deveria ser sempre assim. :hang1: Fora, é claro, as máximas que não passaram dos 23 graus desde então, quando a média é quase 32 °C. Agora 18,5 graus, garoou há pouco. Só um fato curioso: desacredito que este ano faça menos de 10 graus por aqui... se não o fizer ficarei surpreso. :russian:
  23. Passou no jornal daqui (MTTV) a previsão de máxima pra uma cidade de MT: 324 °C!!! Eta pré-frontal braba. Culpa de um "3" largado ali. :sarcastic:
  24. Muita chuva no sudoeste de MT... Rajadas muito fortes de vento, de quase 40 km/h. Como a automática não contabilizou a chuva (uma pena), eu estimo que tenha chovido mais 25, 30 mm agora de manhã. É muito provável que o montante total de ontem e hoje supere os 50 mm. A média de julho é de 17,4 mm. :hi: Agora 14,1 °C, queda de 8 graus em 3 horas.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.