Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ducz

Members
  • Posts

    255
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by ducz

  1. Sim, espero que consigam resolver isso logo! Ah, a Profª Maria me passou mais uns dados hoje. Infelizmente ela não tem acesso às temperaturas mínimas e máximas diárias (pelo menos por enquanto), mas me passou as médias tmin e tmax mensais desde jan/18 para as estações de São Bernardo e Ribeirão Pires. Seguem os dados de jan/18 a jul/22 Fonte: VALVERDE, M.C.; COELHO, L. H. ; Cardoso A. O. ; PAIVA JUNIOR, H. ; BRAMBILA, R. ; BOIAN, C. ; MARTINELLI, P. ; VALDAMBRINI, N. M. . Urban climate assessment in the ABC Paulista Region of São Paulo, Brazil. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, v. 735, p. 139303, 2020.
  2. Ontem tivemos 20 minutos de sol tímido entre 15h15 e 15h35. De resto, mais do mesmo: Neblina forte pela manhã e início de tarde, neblina fraca depois das 17h00 e neblina fortíssima após as 19h. @Carlos Campos ia adorar, rs. Máxima de 19,8ºC no incoterm. 20/09:
  3. Amo esse clima! Rs. Coitado de você, haha. Deve estar sofrendo! Por aqui, mais do mesmo. Neblina e chuva fraca à tarde. Máxima de 14,1ºC no incoterm. Momento da "segunda onda" de neblina do dia, às 13h17: Resumo do dia: Setembro maravilhoso:
  4. @Wagner97, eu entrei em contato com a Professora responsável pelas estações da UFABC e ela me disse que ainda não existe um banco de dados online das EMAs que se encontram em SBC e RP. Mas ela afirmou que há conversas (há meses) com o setor de TI para tentar achar uma solução para isto. Segundo ela por enquanto o acesso é manual, faltando apenas fazer a conexão interna com o datalogger. As outras estações, de SA e SBC pertencentes ao projeto Solar já estão em fase de testes para acessar os dados online, mas ainda não está liberado para o público em geral.
  5. Bom dia a todos. Faz tempo que não posto nada, mas sempre acompanho as ótimas publicações dos colegas do fórum. Hoje a neblina paranapiacabense chegou forte depois das 11h. No momento faz 16,8ºC no incoterm. Comprei outra ecowitt. Só estou esperando chegar para poder instalar outra estação por aqui. Às 11h: 11h30:
  6. Hoje tivemos muito sol pela manhã. Máxima no incoterm foi 23,1ºC. Depois das 11h a neblina voltou e derrubou a temperatura para 18ºC. Hoje: A garoa de ontem acumulou 6mm. Por enquanto o acumulado do mês está em 200,4 mm. Chuva - novembro:
  7. Boa tarde a todos. Calor forte ontem na borda da serra. Dia bom pra lavar roupa, rs. Extremos de ontem no incoterm: 9,8ºC / 27ºC Hoje o dia está paranapiacabense. Neblina e garoa. No momento, 13h20, faz 17,5ºC no incoterm. Hoje: Próximos dias:
  8. A chuva e a neblina que chegaram na quinta ainda não foram embora. Ontem choveu de forma fraca/moderada o dia todo. Hoje tivemos um pouco de chuva fraca e muita garoa. A sensação é de frio o dia todo por causa do vento marítimo constante. Máximas no incoterm sempre abaixo de 18ºC nesses últimos dias. Agora ele marca 13,4ºC. Acumulação: 18/11: 12,2 mm 19/11: 74,5 mm 20/11: 12,5 mm Ontem: Hoje:
  9. Bom dia a todos. A neblina de ontem ainda não foi embora e a chuva fraca continua. Acumulou 50 mm até agora na estação Cemaden, menos do que eu esperava. Por enquanto o acumulado do mês está em 145,4 mm. Devemos ter mais uns dias de clima Silent Hill + chuvas orográficas até segunda. Ontem: Próximos dias:
  10. Lembro bem quando aconteceu aquilo com a sua estação. Uma tristeza... Eu estava me esforçando para não perder um minuto de monitoramento, conseguir deixar a estação online, mas agora aconteceu isso... Paciência. Aparentemente o sensor quebrou mesmo. Tentei de tudo. Sim! Não teve jeito... Já até encomendei outro sensor, mas deve demorar um pouco para chegar, infelizmente. Quando chegar eu o colocarei no mesmo local e dentro do mesmo abrigo que fiz seguindo o seu tutorial. 🙂 ---------------------------------------------------------------------------------- Quanto ao monitoramento: Dois dias muito ventosos. Ontem meu incoterm (que geralmente marca quase 1, 1,5ºC a mais que o sensor que ficava no abrigo) registrou máxima de 25 e hoje 26ºC. Hoje: Próximos dias: Vida e morte da estação Paranapiacaba:
  11. Minha estação Ecowitt falhou hoje... 😢 Começou a falhar pela manhã (como dá para ver pelos buracos no gráfico) e morreu às 11h34 quando fazia 20,3ºC. Vendo as máximas da PWS do Riacho Grande e da Estação Marsilac, deve ter feito uns 21, 22ºC, mais ou menos. R.I.P. (espero que ressuscite, rs) A tela fica assim, com a umidade relativa zerada e não mostra a temperatura. Alguém já teve esse problema?? Já troquei as pilhas e resetei mil vezes o gateway. O sensor externo WH32 volta a funcionar de vez em quando e depois fica assim, zerado e não transmite sinal pro gateway. Vou fazer mais uns testes e ver se volta a funcionar em breve. Oremos... O pior é que eu dei o meu sensor anterior pra um amigo, rs. Fiquei sem opções. ------------------------------------------------------------------------------------------- Quanto ao monitoramento: Houve neblina fraquinha hoje, mas apenas após as 17h30. Foi um dia de sol entre nuvens com muito vento marítimo. A mínima na ecowitt (antes de falhar) foi de 12,0ºC. Novembro até aqui (espero que o sensor volte a funcionar, pra tabela não ficar pela metade 😭😞
  12. Sábado tivemos algumas aberturas de sol à tarde e a sensação era de frio devido ao vento marítimo constante. Sábado: 10,8ºC / 17,7ºC No domingo os mesmos ventos estiveram presentes, mas o sol predominou na maior parte do dia. Domingo: 10,6ºC / 21,4ºC Foi um fim de semana muito agradável. Foram duas madrugadas sem neblina e com pouca ou nenhuma nebulosidade, o que possibilitou mais duas mínimas na casa dos 10,xºC. Dia 06/11 fez 10,3ºC.
  13. Avenida Caminho do Mar? Já passei muito frio por aí, rs. Saindo da faculdade e indo pro trabalho. A estação meteorológica da UFABC fica bem aí do lado. Seria bom ter o acesso diário aos dados deles. Vou mandar email para ver se é possível.
  14. Exatamente, não fica longe da capital! E o clima é totalmente diferente. Clima de borda de serra, como bem disse o @Aldo Santos. Lembro bem desse dia 28/07, pois foi o primeiro dia cheio que minha estação registrou. Instalei ela um ou dois dias antes daquela MP monstra. Temperaturas às 15h nos últimos dias gelados de julho em Paranapiacaba: 28/07 : 6,9ºC (6,9ºC / 14,6ºC) 29/07 : 8,8ºC (2,2ºC / 9,4ºC) 30/07 : 8,8ºC (1,3ºC / 10,6ºC) 31/07 : 11,4ºC (4,8ºC / 14,6ºC) Nesses últimos meses reparei que o mais comum é Paranapiacaba ter máximas menores que Parelheiros, Marsilac, Riacho Grande e Capela do Socorro, mas em contrapartida as mínimas ficam mais altas por conta da neblina incessante. Se a neblina cessa, muitas vezes a mínima fica menor que Marsilac e Capela. Agora, quando chegam as frentes frias reparei que realmente o mais comum é Parelheiros ter as menores máximas, seguido de Riacho, Marsilac e Paranapiacaba, que ficam com temperatura um pouco acima, como ontem e hoje. ------------------------------------- Quanto ao monitoramento: Hoje choveu sem parar até o fim de tarde. Acumulou uns 8 mm. Chuva fraca e garoa com neblina. E agora no fim da tarde um milagre aconteceu: O SOL APARECEU, rs. Manhã e tarde foram assim: 39deb5e6e77bc3b8_1636725301954.mp4 Fim de tarde: A máxima foi 15,9ºC. A mínima ocorrerá mais tarde. No momento faz 13,3ºC.
  15. Dia friozinho na borda da serra. Chuva muito fraca/garoa com neblina e vento frio o dia inteiro. Só acumulou uns 8,5 mm até agora. Extremos: 14,1ºC / 16,5ºC O destaque hoje foi para a estação Parelheiros-CGE, com máxima de 14,8ºC. Resumo do dia: 39deb5e6e77bc3b8_1636650711197.mp4
  16. Novembro continua bem agradável na borda da serra do mar paulista. Alguns dias frios, outros frescos. Sempre com ventos marítimos. Quase nada de sol. A surpresa boa foram algumas noites e madrugadas sem neblina, o que possibilitou uma maior queda da temperatura. A neblina de terça ficou mais fraca na quarta. Só voltando a "descer" pra minha casa depois das 22h. Foi um dia muito aproveitável, com pouca garoa. Neblina da noite/madrugada: 1/3 do mês por aqui: Próximos dias:
  17. Boa tarde a todos. Domingo tivemos bastante sol entre nuvens, sempre acompanhado de ventos marítimos constantes. Outro dia muito agradável. Estes mesmo ventos estiveram presentes ontem, porém o dia inteiro ficou nublado, sem neblina. Domingo: 12,6ºC / 21,4ºC Segunda: 11,9ºC / 22,0ºC A neblina voltou nessa madrugada, junto com a chuva fraca. Vão continuar por dias a fio. No momento, meio-dia, faz 16,7ºC, máxima do dia, por enquanto.
  18. Opa. Seguem os boletins desde janeiro: https://postimg.cc/gallery/5zJHDGn Os boletins de Santo André também são disponibilizados aqui nessa página: https://www3.santoandre.sp.gov.br/defesacivil/alertas-extremos-meteorologicos-adversos/ E aqui há planilhas diárias com os dados pluviométricos dos bairros e distritos de Santo André: https://www3.santoandre.sp.gov.br/defesacivil/indices-pluviometricos-cemaden/
  19. Boletins Climatológicos de outubro da região do ABC. O boletim completo está no site do Laboratório ISAU - UFABC no Facebook. Ribeirão Pires ficou com ótima média, @Wagner97. São Bernardo do Campo: Santo André: Ribeirão Pires:
  20. Boa noite. Ontem, a exemplo de quinta-feira, tivemos apenas um pequeno período de sol (entre 10h30 e 12h). No resto do dia o tempo variou entre nublado e neblina fraca acima do nível das palmeiras. Ontem: Já hoje fez muito sol até 14h30, com o tempo fechando após esse período, com um pouco de neblina. Um dia bem agradável, com ventos marítimos constantes. Por enquanto novembro está sendo uma repetição de outubro. Parece que esse padrão não mudará tão cedo:
  21. Boa tarde a todos. Depois de 13 dias o Sol voltou hoje, mas durou apenas meia hora. Tivemos sol com neblina entre 11h30 e 12h00. Foi o suficiente para passarmos dos 20ºC novamente. E depois voltamos à programação normal, com nevoeiro forte. No momento faz 18,6ºC. Extremos: 13,2ºC / 20,8ºC Hoje:
  22. Boa noite a todos. Sem novidades por enquanto em Paranapiacaba. Novembro está idêntico a outubro. Chuva fraca/garoa com neblina o dia todo. Nem um segundo de sol. Hoje: 01/11: 15,5ºC / 18,9ºC - 29,7 mm 02/11: 16,1ºC / 19,0ºC - 32,5 mm 03/11: 16,1ºC / 19,5ºC - 9 mm
  23. Faz um tempinho que acompanho esses dados da Criosfera, quando quero passar um frio imaginário, haha. Obrigado por tabelar! Ficou ótimo.
  24. Bom dia a todos. O mês virou, mas o tempo não mudou. Neblina forte e chuva fraca continuam. Estamos indo pro 5º dia de neblina forte sem parar. Até às 9h acumulou 19,8 mm. No momento faz 16,5ºC. Novembro, mas poderia ser outubro:
  25. Outubro foi um mês frio ou fresco em Paranapiacaba, dependendo do ponto de vista. Pra mim foi um mês perfeito, agradabilíssimo. Mas creio que para muitos seria difícil aguentar esse clima. Quase nada de sol. Neblina/garoa/chuva fraca praticamente todos os dias. Inúmeros dias seguidos de chuva fraca e/ou neblina (maior período de chuva sem parar: 5 dias / de neblina: 4 dias). Foram apenas 4 máximas acima de 23ºC. Resumo do mês: * 21 máximas sub-20 * M.mínimas: 13,84 / M.máximas: 19,56 / Média simples: 16,70 * Menor máxima: 13,4ºC * Maior máxima: 28,9ºC * 1 mínima sub-10 * Precipitação: 269,4 mm (Cemaden) - obs: pluviômetro não funcionou na primeira semana do mês. Foi uma semana muito chuvosa. * Acumulação no ano: 2171 mm
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.