Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Eduardo RJ

Members
  • Posts

    472
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Eduardo RJ

  1. Eduardo, Sem problemas. Tente ler o 'paper' do link. Estou pensando um modo simples para explicar ( digamos assim, no verão a AAO é mais grosseira). Bom, tenho as referências no meu pc depois nos ajudamos. Abs 6. Properties of extratropical cyclones in the SH and AAO phases Weather in the subtropics and Polar Regions is systematically affected by propagating extratropical cyclones. For instance, the rainfall regime over southeastern South America during summer can be influenced by these systems as they modulate the SACZ activity over the subtropical Atlantic Ocean (Carvalho et al. 2004). In this regard, the previous discussion raised some important questions: can contrasting AAO phases during DJF modulate properties of extratropical cyclones in the SH? If so, what properties are most sensitive to these changes? To objectively address these issues we used an automated procedure developed by Murray and Simmonds (1991) (hereafter referred to as MS). A thorough discussion on the MS method can be found in Murray and Simmonds (1991). http://www.icess.ucsb.edu/gem/AAO_paper_vrevised.JCL4809.august2004vsent.pdf Entendi mais ou menos, rs. Mas obrigado, Mafili!
  2. Lembrando que AAO no inverno é uma coisa no verão é outra coisa....até o desvio padrão diferente. Apesar de mesma coisa apresentam algumas sutilezas diferentes. ATENÇÃO com o raciocínio. Desculpe a pergunta, mas quais seriam as diferenças, Mafili?
  3. Aqui na cidade do Rio tivemos mínima de 14º aqui na Vila Militar, pertinho de onde moro. Na região metropolitana tivemos 12º em Xerém. Segundo o G1 geou em Petrópolis e fez 3º. Agora faz muito sol e temperatura média de 27º na cidade.
  4. Mais um lindo dia de outono no Rio. Aqui na Vila Militar a mínima foi de 22º e agora faz 35º. Céu com cirrus e vento norte. Lindos dias de abril.
  5. Mais um lindo dia de outono no Rio. Aqui na Vila Militar a mínima foi de 22º e agora faz 35º. Céu com cirrus e vento norte. Lindos dias de abril.
  6. Janeiro vai terminando com boas anomalias positivas de chuva no Rio de Janeiro, Minas Gerais e grande parte do Nordeste!
  7. Manhã chuvosa e bem abaixo da média na cidade do Rio de Janeiro. Faz 22º e não temos perspectiva de subir muito.O maior acumulado da manhã é na Barra, com 31 mm, mas várias estações do Alerta Rio já se aproximam dos 15 mm em pouco tempo.
  8. Fortes chuvas no Rio de Janeiro. Desde a tarde de ontem choveu sem parar em quase todas as áreas, o que não poderiam resultar em outra coisa: muitos transtornos. Muitos rios transbordaram, bairros inteiros alagados, deslizamentos de terra. Foram grandes volumes de chuva em pouco tempo. Alguns volumes nas últimas 24h: Alerta Rio: Est. Grajaú/Jacarepaguá: 164,8 mm Alto da Boa Vista: 142,6 mm Madureira: 133 mm Ilha do Governador: 113,6 mm Urca: 108 mm Piedade: 102,4 mm Copacabana: 100,2 mm Cemaden: Nova Iguaçu: 201 mm Petrópolis: 166 mm Xerém(Duque de Caxias): 162 mm Paraíba do Sul: 152 mm Belford Roxo: 141 mm Seropédica: 141 mm Duque de Caxias: 136 mm Niterói: 134 mm Teresópolis: 127 mm Itaguai: 115 mm Itatiaia: 113 mm Sumidouro: 107 mm Nova Friburgo: 105 mm
  9. Grandes áreas de temporais atuam nesta tarde em quase todo o Estado do Rio de Janeiro. Já chove forte, inclusive na capital e região metropolitana. Irajá já tem 40,6 mm nas últimas horas, Ancheita com 41 mm. E a chuva hoje não tem hora pra parar...
  10. Muito bom essa ZCAS aqui no Sudeste. Estamos merecendo mais cinco até o fim do verão. E a Climatempo, que disse não haver chance de nenhum sistema desses nessa estação chuvosa... :mosking: ----------------------------------------- Dia muito abafado hoje aqui no Rio de Janeiro com várias pancadas de chuva. Temos grandes áreas de instabilidade no interior que estão causando vários temporais. Inmet publicou alerta para grande parte do Estado hoje, vamos acompanhar!
  11. Fortes tempestades com grande volume de chuva desde as 16h. Trovoadas e descargas elétricas fortíssimas. Com essas chuvas de hoje devemos ter diversos problemas pelo Grande Rio.
  12. Grandes volumes de chuva foram registrados pelo Rio de Janeiro nas últimas 24 horas. Na cidade do Rio choveu a noite e quase toda a madrugada, causando vários transtornos como ruas alagadas. Alguns volumes: Nova Iguaçu (Cemaden) 115 mm São João de Meriti (Ciep São João Bosco - Cemaden) 85 mm Est. Grajaú/Jacarepaguá ( Alerta Rio) 84,6 mm Belford Roxo (Cemdan) 77 mm Guadalupe (Cemaden) 72 mm Bangu (Alerta Rio) 67,8 mm Alto da Boa Vista (Alerta Rio) 64,8 mm Realengo ( Cemaden) 61mm Recreio dos Bandeirantes (Alerta Rio) 67 mm
  13. Chove forte nesta noite em parte da cidade do Rio de Janeiro. Áreas como Jacarepaguá e Grajaú tem grande volume de chuva, assim como o Alto da Boa Vista.
  14. Forte tempestade atinge o Rio de Janeiro e região metropolitana. Regiões do Grande Rio e da Capital receberam, e estão recebendo, volumes expressivos com mais de 50mm de chuva em menos de duas horas. Alguns acumulados pelas estações do CEMADEN:
  15. Fortes trovoadas atingem a região metropolitana do Rio de Janeiro. Já choveu forte na cidade do Rio, e em diversas localidades da Baixada. Uma forte linha de temporais está vindo do interior e teremos mais tempestades hoje ainda.
  16. Novas trovoadas localmente fortes devem atingir grande parte do Brasil hoje. O corredor de umidade, nitidamente já formado, seguirá ativo.
  17. Manhã de sol entre nuvens na cidade maravilhosa. As temperaturas se elevam rapidamente e já faz 35,9º em Santa Cruz, zona oeste da cidade. No aeroporto Santos Dumont, que fica bem perto do local da foto abaixo, faz 31º com 70% de umidade, o que dá uma sensação térmica de 38º. Devido a mudança na direção dos ventos e ao grande calor e umidade, o GFS passou a prever temporais isolados para o fim da tarde e principalmente a noite, chuva essa que costuma pegar mais a Baixada e regiões oeste e norte do Rio.
  18. GFS 18z segue indicando para os próximos 10 dias um possível corredor de umidade atingindo em cheio o Rio de Janeiro. Também seriam atingidos Minas, centro-sul do Espírito Santo e Goiás. A certeza vai se confirmando porque além de repetir essa tendência há várias rodadas, apenas variando pouco a posição do corredor, estamos bem próximos do evento. Que assim seja.
  19. E a senhora Josélia da Climatempo dizendo que ela está fraquinha e não se formaria...Tsc tsc tsc... ----------------------------------------------------------- Por aqui no Rio de Janeiro um dia lindo e com bastante calor. A máxima pelo sistema Alerta Rio foi de 38,9º em Irajá. No Inmet tivemos 36,9º na Vila Militar. Temos algumas trovoadas localmente fortes espalhadas pelo Estado do Rio que podem alcançar a capital e trazer chuva isolada ainda hoje, mas felizmente o calor deve continuar.
  20. Pancadas de chuva isoladas e fortes ocorrem nessa noite na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A chuva atinge parte de Duque de Caxias, na Baixada. No momento faz 27 graus aqui.
  21. O dia segue com muito sol no Grande Rio, mas já temos a formação de muita nebulosidade, fruto da mudança do fluxo de umidade na atmosfera. Na Capital os aeroportos marcam 35º no Galeão e 28º em Santa Cruz.
  22. Andoni, tenho observado essa previsão também há alguns dias, inclusive com uma boa sincronia entre a Alta da Bolivia e um VCAN na costa do Nordeste, o que pode ajudar uma formação de ZCAS. O Rio de Janeiro seria muito beneficiado. Vamos acompanhar!
  23. Precipitação acumulada no Estado do Rio nestes primeiros 7 dias do ano. Sul e Região Serrana com grandes acumulados.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.