Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rodolfo Alves

Moderators
  • Content count

    5365
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    15

Rodolfo Alves last won the day on December 29 2018

Rodolfo Alves had the most liked content!

Community Reputation

759 Excellent

Location

  • Location
    São Paulo/SP (São Mateus)

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Por gentileza, peço que foquem as conversas no tema do tópico. Assuntos não relacionados ao tema, estarão sujeitas a remoção por parte da Administração do BAZ. Obrigado!
  2. Além do aumento de 10 para 15 nomes na listagem, e a confirmação de rotatividade da lista, com exclusão de nomes que remeterem a ciclones relevantes, outras mudanças significativas também foram implementadas na monitoração de ciclones pela Marinha. Na formação de um Ciclone Subtropical ou Tropical, se necessário o CHM irá entrar em contato com vários órgãos de meteorologia para troca de informações, incluindo o SNM (Serviço Meteorológico da Argentina), o WPC/NOAA e o NHC (National Hurricane Center de Miami), o que pode resultar em rodagem de modelos especiais do NHC para o Atlântico Sul, se necessário. Achei isso muito importante. Além do mais, o CHM (Centro Hidrográfico da Marinha), irá emitir alertas unificados com o CEMADEN/Defesa Civil/INMET, o que irá tornar oficial a sua classificação, e portanto sendo obrigatoriamente a ser seguida por todos os órgãos da meteorologia no Brasil. Todas essas mudanças publicadas pela Marinha, tornam o CHM, uma espécie de NHC do Atlântico Sul de vez. E aproveitando a deixa.... Atlântico Sul vai chegando na parte final de Janeiro extremamente quente. SST chega a 30ºC na costa de São Paulo. Fevereiro e Março podem gerar algo.... A acompanhar....
  3. Em São Paulo também estamos com um Janeiro extremamente quente. As anomalias estão em +3.1ºC no Mirante de Santana nas máximas. E assim como Juiz de Fora, estamos com o segundo Janeiro mais quente da história, isto é, desde 1945, só perdendo para o fatídico 2015. Os valores de média estão muito próximos do recorde de 2015 aqui em São Paulo.
  4. Dezembro terminando em São Paulo, com desvios positivos acima de 1,0ºC. Nas máximas o desvio está terminando em 2,1ºC, com 29,7ºC de máxima média. Este valor vai deixando Dezembro de 2018 como o 3º mais quente desde 1945 no Mirante de Santana, só perdendo para 2012 e 1997. No Ano, estamos fechando com temperaturas +0,6ºC acima da média 1981-2010, sendo +0,8ºC nas máximas. Em termos de chuvas, como já dito pelo Darley, acumulou 1178,1mm ao longo de todo o ano, o que representa apenas 72,9% da média anual. No geral, Dezembro foi quente e seco em todo o Estado de São Paulo.
  5. TÓPICO PARA MONITORAMENTO E PREVISÃO - BRASIL/AMÉRICA DO SUL - JANEIRO 2019 Um novo ano começa e que traga junto com ele, um inverno excelente pra todos na metade dele. Feliz Ano Novo...!!!
  6. Última Saída do CFS mostra que o Calor não vai dá tregua ao longo de todo o mês de Janeiro. Na média final pode ficar de 3 a 4ºC acima da média no RS. Destaque também para um forte deficit de chuvas sendo esperado para o Sudeste e cheias na região dos Pampas.
  7. SEM PALAVRAS......... GFS 0Z É ALGO QUE EU JAMAIS VI EM SAÍDAS DE MODELO..... É UM ENORME DE BLOQUEIO DE 597GPDM CENTRADO EM CIMA DO SUL DO PAÍS.... É ALGO SURREAL E BIZARRO SE CONFIRMAR NESTA CONFIGURAÇÃO, É UM EVENTO QUE TALVEZ SEJA SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA DA AMÉRICA DO SUL.....
  8. Saída desta tarde do Modelo Europeu continua convergindo para o bloqueio ganhando força no final da grade.
  9. E O GFS ENTROU NA BRINCADEIRA..... GFS na rodada de agora a tarde, definitivamente entrou na Brincadeira do Bloqueio e traz uma rodada similar ao que vem dando o Modelo Europeu, com o bloqueio indo até o final da grade sem quebra.
  10. Todo mundo seria afetado, principalmente o leste de SC, PR.
  11. SEVERO....!!! Saída mais recente do Modelo Europeu na versão estendida, coloca um cenário extremamente agressivo pró-Bloqueio para Janeiro O Bloqueio ganharia muita força sobre o Sul do país, e atingiria níveis e dimensões excepcionais, chegando a incríveis 5960 metros, só se comparando com os fortes bloqueios de 2014/2015.... Ainda é longe, mas não deixa de ser projeções assustadoras.... A acompanhar....
  12. EU JÁ VI ESSE FILMES ANTES? A última saída do Modelo Europeu na versão estendida (360h) está trazendo de volta para Janeiro um forte bloqueio atmosférico com 592GPDM, o que deixaria o começo de 2019 bastante quente no Centro-Sul..... A acompanhar a evolução disso nas próximas saídas. 🔥
  13. TEMPO SEVERO NO INTERIOR PAULISTA. Uma Super Célula atingiu esta tarde a região entre Itapetininga e Sorocaba. Valores de 65-70DBZ foram observados. Imagens do Radar de São Roque no campo de ventos doppler, indicavam até mesmo potencial de tornado, com forte rotação mesociclônica em torno da célula.
  14. Rodolfo Alves

    Análise de Performance de Modelos

    EPS X CFS - AGOSTO
×