Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rodolfo Alves

Moderators
  • Content count

    6580
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    46

Rodolfo Alves last won the day on February 10

Rodolfo Alves had the most liked content!

Community Reputation

12920 Excellent

About Rodolfo Alves

  • Birthday 01/07/1992

Location

  • Location
    São Paulo/SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. ACUMULADOS ATÉ AS 9:00 DE HOJE MIRANTE DE SANTANA/AUT SESC INTERLAGOS ATÉ AS 9:00 HOJE ATÉ AS 7:00 HOJE EM ALGUMAS ESTAÇÕES DO CGE:
  2. NA SAÍDA DA MANHÃ DESTE DOMINGO DOS PRINCIPAIS MODELOS GLOBAIS DE PREVISÃO, APENAS O ICON CONTINUA DANDO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO DE UMA BAIXA PRESSÃO SIMÉTRICA, EVENTUALMENTE UMA TEMPESTADE SUBTROPICAL/TROPICAL NA COSTA DE SC. OS DEMAIS MODELOS PRINCIPAIS (ECMWF imagem, GFS, UKMET, CMC) SEGUEM NO CENÁRIO DA BAIXA NÃO CONSEGUINDO ADQUIRIR CIRCULAÇÃO FECHADA. POR QUE O ICON DESENVOLVE A BAIXA E OS DEMAIS MODELOS NÃO? A EXPLICAÇÃO ESTÁ EM MÉDIOS E ALTOS NÍVEIS, AONDE O MODELO ALEMÃO SEGUE SUGERINDO QUE O VÓRTICE CICLÔNICO QUE IRÁ SE FORMAR SOBRE A COSTA DE SC SERÁ MUITO MAIS ORGANIZADO DO QUE É SUGERIDO EM TODOS OS DEMAIS MODELOS. ABAIXO UM EXEMPLO COM O GFS. É NOTÁVEL COMO O VÓRTICE É MUITO MAIS SIMÉTRICO NO MODELO ALEMÃO (A DIREITA). COM UM VÓRTICE MAIS PROFUNDO E BEM ORGANIZADO COMO NO ICON (imagem esquerda), ELE CONSEGUE REDUZIR BASTANTE A QUANTIDADE DE CISILHAMENTO (SHEAR) EM TORNO DA BAIXA EM SUPERFÍCIE, PERMITINDO ASSIM O SEU DESENVOLVIMENTO. JÁ NO GFS (E DEMAIS MODELOS), POR CONTA DE UM VÓRTICE MAIS FRACO, O CISILHAMENTO É MAIOR, O QUE IMPEDE DA BAIXA GANHAR ORGANIZAÇÃO. ESSE É O PRINCIPAL MOTIVO DA BAIXA NÃO SE ORGANIZAR NOS DEMAIS MODELOS. VALE LEMBRAR QUE A TEMPERATURA DO OCEANO NA COSTA DE SC ESTÁ NA FAIXA DOS 25-26ºC, O QUE É MARGINAL PARA DAR SUPORTE A FORMAÇÃO DE CONVECÇÃO (DESDE QUE HAJA AMBIENTE CISILHAR FAVORÁVEL). EM RELAÇÃO A IMPACTOS, PREOCUPA MAIS A SITUAÇÃO DE CHUVA FORTE PONTUAL QUE PODERÁ OCORRER NO LESTE DO RS/SC NESTA SEMANA, EM ESPECIAL SE O CENÁRIO DA BAIXA NÃO SE FORMAR PREVALECER. NOS CENÁRIOS DOS MODELOS AONDE A BAIXA NÃO ADQUIRE CIRCULAÇÃO FECHADA, SÃO ESPERADOS EM MÉDIA DE 50-100mm EM 5 DIAS, COM PONTUALMENTE PODENDO IR DE 100-150mm EM ALGUNS MODELOS E LOCALIDADES. JÁ NO ICON QUE SUSTENTA O DESENVOLVIMENTO DA BAIXA, OS VOLUMES DE CHUVA TENDEM A SER BEM MENORES NA COSTA DO RS/SC NUMA EVENTUAL FORMAÇÃO DA TEMPESTADE SUBTROPICAL/TROPICAL, AS RAJADAS DE VENTO NÃO SERIAM GRANDE PROBLEMA NA COSTA GAÚCHA E CATARINENSE PELO O QUE SUGERE O ICON, COM O PICO DE VENTOS FICANDO APENAS EM ALTO-MAR.
  3. FORTE NÚCLEO DE CHUVA BROTOU NA REGIÃO DO JABAQUARA NUVENS NEGRAS NO CANTO DIREITO DA IMAGEM, É A VISÃO DA PAULISTA PARA A REGIÃO. PARA BOA PARTE DA CAPITAL, O RADAR NÃO MOSTRA NOVOS NÚCLEOS DE CHUVAS CHEGANDO POR ENQUANTO. NA ZONA SUL, CHUVAS ISOLADAS ESTÃO VINDO DE ITAPECERICA, JUQUITIBA E EMBU-GUAÇU
  4. MODELOS ESTÃO INDICANDO A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE UMA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO NA COSTA DE SC/RS NA PRÓXIMA SEMANA, ENTRE TERÇA E QUINTA-FEIRA. ESTA BAIXA, CASO SE FORME, TERÁ POTENCIAL DE EVOLUIR EM TEMPESTADE SUBTROPICAL OU ATÉ MESMO TROPICAL. POR ENQUANTO HÁ DIVERGÊNCIAS QUANTO A FORMAÇÃO OU NÃO DESTA BAIXA. O MODELO ICON 12Z É O MAIS AGRESSIVO E SUGERE O QUE SERIA CLARAMENTE UMA TEMPESTADE SUBTROPICAL/TROPICAL. UMA BAIXA SIMÉTRICA E DE NÚCLEO QUENTE. CMC 12Z TAMBÉM SEGUE COM A MESMA IDÉIA DO ICON E MOSTRA A FORMAÇÃO DA BAIXA DE FORMA SIMÉTRICA RENTE A COSTA DE SC. JÁ GFS E ECMWF INDICAM UMA CIRCULAÇÃO ROTATÓRIA EM TORNO DA COSTA DE SC, MAS NÃO PARECEM FORMAR EFETIVAMENTE UMA CIRCULAÇÃO FECHADA DA BAIXA. É INTERESSANTE NOTAR QUE UM SIGNIFICATIVO VÓRTICE CICLÔNICO IRÁ SE FORMAR SOBRE A COSTA DE SC. ESTE VÓRTICE, ASSOCIADO A SST ENTRE 25-26ºC, PODERÁ DAR SUPORTE PARA FORMAÇÃO DE ALGUM SISTEMA SIMÉTRICO COM CONVECÇÃO. NO CASO DA SOLUÇÃO DO ICON, É CLARAMENTE NOTÁVEL COMO O VÓRTICE CICLÔNICO, "EMPILHADO" A BAIXA PRESSÃO EM SUPERFÍCIE, TRAZ UM AMBIENTE FAVORÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA BAIXA, COM CISILHAMENTO MENOR QUE 25kt EM TORNO DA CIRCULAÇÃO. EM UM AMBIENTE DE BAIXO SHEAR E SST DE 26ºC, CRIARIA-SE UMA CONDIÇÃO FAVORÁVEL PARA FORMAÇÃO DE CONVECÇÃO EM TORNO DESTA BAIXA. POR ORA NENHUM DOS CENÁRIOS LEVA A BAIXA (CASO SE FORME) EM DIREÇÃO A COSTA, PORÉM, OS MODELOS SINALIZAM UM POTENCIAL DE FORTES CHUVAS PONTUAIS PARA O LESTE DO RS E SC. POR ENQUANTO A PREVISÃO É COMPLEXA, POIS ENVOLVE NA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO OU NÃO DA BAIXA, E DE COMO ELA EVOLUIRIA, NÃO SENDO POSSÍVEL CRAVAR UM CENÁRIO AINDA. NOS CENÁRIOS AONDE A BAIXA SE FORMA COMO ICON E CMC, OS MODELOS PARECEM CONCENTRAR OS MAIORES VOLUMES DE CHUVA NO LITORAL. JÁ NOS CENÁRIOS AONDE A BAIXA NÃO CONSEGUE FECHAR UMA CIRCULAÇÃOS, OS VALORES DE CHUVA ENTRE O LESTE DE SC/RS PODERÃO SER MAIORES. ENFIM, TEMOS UMA SITUAÇÃO A SER ACOMPANHADA NOS PRÓXIMOS DIAS.
  5. INTERESSANTE NOTAR QUE ESSE PEQUENO SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO ESTÁ SOBRE UMA ÁREA COM SHEAR RELATIVAMENTE BAIXO (CANTO INFERIOR ESQUERDO DA IMAGEM ABAIXO), O QUE TALVEZ FAVORECE A ESSE BELO VISUAL. APESAR DE BONITO, O SISTEMA É TOTALMENTE SECO, COM ZERO CONVECÇÃO E ENVOLVIDO 100% POR AR SECO.
  6. PELA ESTIMATIVA DE RADAR METEOROLÓGICO, OS MAIORES ACUMULADOS DE CHUVA FORAM AO NORTE DA RMSP ENTRE AS 7:00 DE ONTEM E HOJE.
  7. SÃO PAULO VAI TENDO PANCADAS DE CHUVA (NO GERAL FRACA) ISOLADAS NESTE SÁBADO. AS CHUVAS MAIS GENERALIZADAS ESTÃO NA BAIXADA SANTISTA TEMPERATURAS ESTÃO EM TORNO DOS 24 GRAUS AGORA PS: CORRIGINDO, A ESTAÇÃO DO MIRANTE DE SANTANA SEGUE OPERANDO NORMALMENTE, MESMO COM A BANDEIRA VERMELHA EM VIGOR NA CAPITAL PAULISTA (O QUE EU ACHEI QUE PODERIA INTERROMPER AS MEDIÇÕES). A ESTAÇÃO HAVIA VOLTADO A OPERAR NESTA SEMANA. ACUMULADO NA ESTAÇÃO CONVENCIONAL FOI DE 30,2mm NA MEDIÇÃO DESTA MANHÃ, ENTRETANTO, A LEITURA DE HOJE, NÃO FOI PARA O SISTEMA INTERNACIONAL (SYNOP) PORÉM É INTERESSANTE NOTAR QUE AS MÍNIMAS ESTÃO CERCA DE 2 GRAUS A MAIS QUE NA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA, O QUE SUGERE QUE O TERMÔMETRO DE MÍNIMA ESTEJA COM PROBLEMA. NÃO A TOA, A MÍNIMA FOI OCULTADA NO SITE DO INMET HOJE.
  8. RAJADAS DE VENTO EM SÃO PAULO HOJE: 57,0km/h - AEROPORTO DE CONGONHAS 54,0km/h - AEROPORTO DE CUMBICA 51,8km/h - MIRANTE DE SANTANA/AUT 46,8km/h - SESC INTERLAGOS/AUT 39,0km/h - AEROPORTO DO CAMPO DE MARTE 32,0km/h - ESTAÇÃO CONVENCIONAL DO IAG PWS E INMET:
  9. Rodolfo Alves

    Resumos Climatológicos 2021

    MAIORES VALORES DE PRECIPITAÇÃO (JAN/FEV) NAS ESTAÇÕES DO CGE/SAISP
  10. MARÇO CHEGOU.... ÚLTIMO MÊS DO VERÃO.... E O PRIMEIRO DO OUTONO.... O INVERNO VEM SE APROXIMANDO....
  11. CHUVA FORTE COM FORTES VENTOS ATINGIRAM SÃO PAULO HOJE A TARDE E SEGUE POR ENQUANTO. NO AEROPORTO DE GUARULHOS FORAM REGISTRADOS ESTRAGOS. A ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO AEROPORTO REGISTROU RAJADA DE 72km/h AS 15:00 (HORA CORRETA). NO AEROPORTO DE CONGONHAS A RAJADA CHEGOU A 74km/h UM POUCO MAIS CEDO NO MIRANTE DE SANTANA A RAJADA CHEGOU A 50km/h E A TEMPERATURA DESABOU PRA 19ºC, PORÉM A CHUVA POUCO ACUMULOU. NA REDE TELEMÉTRICA DO ALTO TIETÊ OS MAIORES ACUMULADOS ATÉ AS 18:20 ERAM: 76,6mm - SANTO AMARO/CGE 52,8mm - CÓRREGO ÁGUA ESPRAIADA 45,4mm - MERCADO MUNICIPAL 38,2mm - CÓRREGO PERUS 37,0mm - JABAQUARA/CGE 34,6mm - PERUS/CGE 31,6mm - MOOCA/CGE ÚLTIMA IMAGEM DO RADAR MOSTRA CHUVA DE FRACA A MODERADA INTENSIDADE EM TODA A CIDADE DE SÃO PAULO, COM PONTOS MAIS FORTES NA ZONA NORTE E NO EXTREMO SUL.
  12. NOVA YORK DIVIDIDA EM METADE NEVE E METADE CHUVA. CENTRAL PARK QUE VINHA TENDO NEVE, JÁ VIROU PRA CHUVA A 1 HORA.
  13. E LÁ VAMOS NÓS? MODELOS ESTÃO INDICANDO UMA POSSÍVEL FORMAÇÃO DE CICLONE SUBTROPICAL NOVAMENTE NO FINAL DESTA SEMANA. AS CORRIDAS POR ENQUANTO ESTÃO BASTANTE INSTÁVEIS, COM HORA APONTANDO A FORMAÇÃO DA BAIXA, E HORA NÃO. O MODELO EUROPEU ATÉ A 0Z DE HOJE VINHA APONTANDO A FORMAÇÃO DE UM CICLONE DE NÚCLEO QUENTE, PORÉM APARENTEMENTE ASSIMÉTRICO, ASSOCIADO AO SISTEMA FRONTAL E A UM CANAL DE UMIDADE SOBRE O SUDESTE DO BRASIL. NA SAÍDA 12Z, O ECMWF MUDOU DE IDÉIA E JÁ NÃO APONTAVA MAIS A BAIXA SE FORMANDO. QUEM NÃO VINHA APONTANDO, E RESOLVEU AGORA MOSTRAR BAIXA É O GFS, NA SAÍDA 18Z DESSE DOMINGO. O CICLONE APONTADO NA 18Z VIRIA COM NÚCLEO QUENTE COM POTENCIAL PARA SER UMA TEMPESTADE SUBTROPICAL. O GUINDANCE DE MODELO DO METOFFICE (REINO UNIDO) TAMBÉM APONTA PARA A FORMAÇÃO DE UMA BAIXA SIMÉTRICA NO FINAL DA SEMANA. O AVISO EMBORA SEJA DE "CICLONE TROPICAL" NÃO DEVE SER LEVADO AO PÉ DA LETRA, MAS INDICA O POTENCIAL PARA UMA BAIXA A SER ACOMPANHADA. MET OFFICE TROPICAL CYCLONE GUIDANCE FOR NORTH-EAST PACIFIC AND ATLANTIC GLOBAL MODEL DATA TIME 12UTC 21.02.2021 NEW TROPICAL STORM FORECAST TO DEVELOP AFTER 144 HOURS FORECAST POSITION AT T+144 : 26.4S 45.0W VERIFYING TIME POSITION STRENGTH TENDENCY -------------- -------- -------- -------- 12UTC 27.02.2021 26.4S 45.0W WEAK POR ENQUANTO SÃO APENAS SIMULAÇÕES COM GRANDE DIVERGÊNCIA. VEREMOS SE DE FATO A BAIXA IRÁ SE FORMAR E SE TERÁ POTENCIAL EM SE DESENVOLVER EM UM SISTEMA SIMÉTRICO PARA SER CLASSIFICADA. INDEPENDENTE DA FORMAÇÃO OU NÃO DA BAIXA, PARECE CONSENSO NOS MODELOS A FORMAÇÃO DE UM CONSIDERÁVEL CANAL DE UMIDADE SOBRE O SUDESTE NO FINAL DESTA SEMANA QUE DEVERÁ TRAZER FORTES CHUVAS ENTRE SP, RJ, MG E O CENTRO-OESTE. A FORMAÇÃO (OU NÃO) DESTA BAIXA SERÁ CRÍTICO PARA PREVER O EXATO DIRECIONAMENTO DESTE CANAL DE UMIDADE. A ACOMPANHAR....
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.