Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Daniel85

Advisors
  • Content count

    7301
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    11

Daniel85 last won the day on October 12

Daniel85 had the most liked content!

Community Reputation

10815 Excellent

5 Followers

About Daniel85

  • Birthday 02/16/1985

Location

  • Location
    São Paulo - SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Daniel85

    Resumos Climatológicos 2020

    Brasil - novembro de 2020 Chuvas Como já era esperado, chuvas acima da média grande parte do norte e principalmente nordeste do país. Já sudeste, centro oeste e sul do Brasil com desvios negativos. Pouquíssimo locais com acumulados acima da média Temperaturas Nas mínimas, sem tantos desvios significativos (seja positivo ou negativo). Já nas máximas, maiores desvios atingindo grande parte de SP, parte de MT e GO e todo o MS.
  2. São Paulo vem tendo nesta terça feira uma noite agradável. Temos um céu fechado por nuvens baixas vindas da infiltração marítima. Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 17 graus em Marsilac com umidade chegando aos 100% e 21 graus no centro com umidade na casa dos 90%. Radares da UNESP mostram nessa noite, chuvas no interior de SP.
  3. Felizmente daqui à 1 mês termina esse fatídico ano (não só no clima como em outras coisas). Mas sem mais delongas e para não ficar tanto no off, média das 12 últimas rodadas do CFS para dezembro mostra um cenário bem diferente do que foi observado em novembro no Brasil. Chuva bem abaixo da média em grande parte do sudeste, todo o centro oeste, norte e parte do norte brasileiro. A boa notícia é que o sul do Brasil poderá ter chuvas acima da média. Os maiores desvios positivos ocorrem justamente no estado que tem mais sofrido pela estiagem: SC. Já as temperaturas (tanto em 850 hpa quando em superfície) acima da média em grande parte do Brasil. Apenas o AM e RR poderão ter desvios negativos. Anomalias positivas de geopotencial em 500 hpa, o que sugere o predomínio de bloqueios (algo que já é bem óbvio ao observar os desvios positivos de chuva concentrados no sul do Brasil e oeste amazônico).
  4. Bela chuva que tivemos nessa tarde em São Paulo! Temos um céu nublado. Há a presença de nuvens baixas. As temperaturas nas estações do CGE estão entre 17 graus em Marsilac com umidade beirando os 100% e até 22/23 graus no centro com umidade em torno dos 90%. Radar de São Roque ainda mostra algumas áreas de chuva no interior de SP e sul de MG. Já na Grande SP, por enquanto praticamente tudo limpo.
  5. Noite abafada em grande parte de São Paulo, apesar das pancadas que caíram no final da tarde. Apenas no extremo sul em que as temperaturas estão agradáveis. 18 graus em Marsilac, 20 na Capela do Socorro e 21 em Parelheiros. Já no centro, chega a 24 graus. Radares mostram áreas de chuva no sul de SP e parte do norte do PR. São Roque UNESP
  6. Radares da UNESP mostram nesse final de noite um pouco de chuva apenas no leste de SP e leste de MS. Já aqui em São Paulo, temos uma noite com predomínio de nuvens médias e altas. As temperaturas estão variando bem. Enquanto em Marsilac faz apenas 16 graus com umidade em 100%, áreas mais ao norte da cidade registram 21/22 graus com umidade na casa dos 70%-80%. Imagem da câmera no Itaim Bibi (zona sul da cidade) mostra essas nuvens médias.
  7. Fim de tarde com temperaturas em queda em São Paulo, após um dia quente. Nas estações do CGE, temos no momento temperaturas entre 20 graus em Marsilac com umidade chegando a 100% e 24-26 graus no extremo norte com umidade em 60%-80%. Radar de São Roque mostra que temos núcleos de chuva em regiões vizinhas à Grande SP (Sorocaba, Campinas...).
  8. Noite agradável em São Paulo com o predomínio dos ventos marítimos. As nuvens baixas ora aumentam, ora diminuem. Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 16 graus em Marsilac com umidade em 100% e 21 graus no centro com umidade na casa dos 70%. Radares da UNESP mostram que ainda temos chuvas no interior de SP. Chove também em áreas do norte do PR. Imagem da câmera do Itaim Bibi (zona sul da cidade) mostra algumas nuvens baixas por lá.
  9. Noite agradável em São Paulo. O céu já deu uma boa limpada agora. Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 17 graus no extremo sul com umidade em 100% e 21/22 graus com umidade na casa dos 70% em áreas próximas do centro. Radar de São Roque ainda mostra algumas pancadas de chuva em sua área de cobertura. Elas atingem o interior de SP e sul Minas.
  10. Noite com grande amplitude nas temperaturas entre o extremo sul e grande parte de São Paulo. Enquanto o extremo sul registra algo entre 16 e 18 graus com umidade nos 100%, o restante da cidade está com temperaturas que chegam a 25 graus e umidade em torno dos 60%. Imagem do satélite desta noite mostra uma São Paulo praticamente limpa. Nada de MM em nenhum local da Grande SP.
  11. Noite com temperaturas mais altas em relação a ontem. A nebulosidade (baixas, vindas do mar) está variando. Ora aumenta, ora diminui. Pela manhã, cheguei a comentar que hoje completaria 1 semana que a Grande SP está sob atuação direta dos ventos marítimos, porém hoje no inicio da tarde eles sopraram um pouco do continente (voltando a soprar do mar á partir da segunda metade do período vespertino). Vendo o METAR do aero de Congonhas, houve registro de chuva fraca por lá entre 1:30 e 2 da manhã. Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 18 graus no extremo sul com umidade em 100% e 21 graus no centro com umidade na casa dos 80%. Imagem do satélite da noite (20:50) mostra uma situação parecida com os dias anteriores, ou seja, MM atuando em locais mais próximos do litoral.
  12. Hoje vai completar 1 semana que a grande SP está sob atuação dos ventos marítimos, com direção variando de leste a sul. Apesar desses ventos estarem atuando desde a terça feira da semana passada, foi à partir de quinta que a pós frontal se estabeleceu. Terça e quarta, ainda tivemos chuvas. Mesmo assim, estamos presenciando mais uma pós frontal duradoura. No momento, as temporadas nas estações do CGE estão em 20/21 graus com um ou outro lugar chegando a 22 graus. A umidade na maioria dos locais está na casa dos 70%.
  13. Noite bem fresca e com muitas nuvens em São Paulo. Assim como nos dias anteriores, essa nebulosidade vem da infiltração marítima. Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 16 graus em Marsilac com umidade nos 100% e 20 graus no centro com umidade ao redor dos 80%. Imagem do satélite das 21 horas mostra predomínio das nuvens baixas da infiltração marítima na Grande SP e no Vale do Paraíba.
  14. Imagem do satélite desta noite de domingo mostra que as instabilidades enfraqueceram em áreas do nordeste como por exemplo a Bahia e o Piauí. As instabilidades se concentram mais no norte do Brasil e também norte da região centro oeste e oeste do NE. Já no centro sul, praticamente tudo limpo.
  15. Noite com algumas nuvens em São Paulo. As temperaturas, embora não estejam tão baixas em relação aos dias anteriores, ainda estão agradáveis em boa parte da cidade. No extremo sul, temos 15/16 graus com umidade em 100%. Já em outros locais, chega a fazer 19 graus com umidade ao redor dos 80%. Estações - CGE Imagem do satélite das 20:50 mostra que temos alguma nebulosidade baixas em áreas mais próximas do litoral.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.