Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ernani de Paula

Members
  • Posts

    390
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Ernani de Paula

  1. Renan, tem estação PWS nova nos arredores daqui. PWS/ Miraí, dentro da cidade. PWS/ Instituto Biasse/Itaocara, área rural, promete boas mínimas.
  2. No litoral, mais as cidades próximas ao litoral de Santa Catarina, choveu mais do que modelos indicavam.
  3. Moretão, esse acumulado de 304 mm em Palhoça/Passagem do Maciambú, será que a estação está calibrada, tem alguma outra estação bem perto dessa. Aqui em Laje do Muriaé, tivemos sol, no meio da tarde fechou, com previsão de chuva, mas não aconteceu. Não fez calor para o padrão daqui.
  4. Renan, estou curioso, quanto aos volumes de chuva na estação do Parque da Ibitipoca, de outubro a março e também as diferenças no volume em relação a estação sua na baixada do distrito.
  5. Marcos, que termômetro é esse que você, mostra nos vídeos! Aqui o calor está agradável, o que está faltando aqui no Noroeste do RJ nesse abril, é chuva.
  6. Renan, vi uma das previsões do Coutinho para período da La Niña, disse que as geadas vão aparecer no final de maio para interior SP, MS, Sul de Minas e de junho em diante geadas em Minas e outras regiões do Sudeste, mais parte do Centro-oeste sujeitas ao fenômeno.
  7. Rafael, influência do El-Niño, vai melhorar e muito em maio, nas previsões do Ronaldo Coutinho. Ele dizia há meses que a La-Niña ia, voltar no meio do ano, tudo indica que sim.
  8. Marcos, estão copiando dos prédios de Dubai(mas em miniatura) e também da Dubai brasileira( a famosa Balneário Camboriú. Ainda bem que estou livre de prédios altos em minha rua. Fizeram um puxado no 2 andar de uma casa em frente daqui, estragou minhas fotos do Morro da torre de televisão e telefonia, tudo inacabado com tijolo aparente(pior que o dono tem dinheiro, mas é um lambão e pão duro para obras).O puxadinho absorve o calor do sol de todas as direções.
  9. Front, problemas sérios na região Serrana, litoral sul, região metropolitana do RJ e cidade do Rio. A chuva vai intensificar de sexta para sábado e no sábado. Vi na previsão da Estael Sias/MetSul. Modelos Europeu, GFS e ICON,grandes acumulados no RJ.
  10. Wagner97, Aqui na região da bacia do rio Muriaé, bacia do rio Pomba, parte da Zona da Mata e Noroeste do RJ, chances de termos enchentes em dez 24 e jan 25. Ocorreu enchentes em dez 2008, dez 2010 e dez 2011 e jan 2012. dez 2008 maior enchente do rio Pomba jan 2011 maior enchente do rio Muriaé.
  11. Há anos que acompanho o radar do Pico do Couto, a primeiro município da região serrana a formar chuva nessa época, é Nova Friburgo, formam áreas de chuva bem cedo, a partir de 13 h. Depois áreas de chuva formam em Petrópolis e Teresópolis, mas aí, as chuvas caem mais intensas nessas duas.
  12. PWS MG-030 município de Nova Lima, já acumulou mais de 1000 mm nesse 2024. Somente em janeiro choveu 546 mm.
  13. Chuva muito forte e localizada sobre Laje do Muriaé, na noite de terça, de 19h até 21 h 10, medi 86 mm, sendo que o grosso da chuva,caiu entre 20h e 20 h40 com 60 mm, estiou por 15 minutos, aproveitei para medir. A chuva voltou fraca, mas continua pelo resto da noite e parte da madrugada, choveu mais 18 mm, total desse evento, 104,0mm. 104 mm Laje do Muriaé 75 mm Bom Jesus Itabapoana 73 mm Natividade(INEA-RJ) 44 mm Patrocínio do Muriaé-MG 22 mm Itaperuna/aeroporto 16 mm Muriaé/Gávea
  14. Darley, no jornal Hoje, a moça do tempo da Globo, informou que esse janeiro, foi o mais chuvoso desde 1964 em Belém.
  15. Janeiro dando os últimos suspiros para terminar. Amanhã ás 9 horas fecha a soma de chuvas do mês. Grandes acumulados de chuva, em cidades do litoral brasileiro ou bem próximas, desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro, estações com acumulados superiores a 500 mm, a 600 mm e no litoral de SP, valores maiores de 700 mm ou acima de 800 mm. No interior de Minas Gerais, passou de 500 mm em Brumadinho, em duas estações uma do Cemaden, outra PWS Casa Branca. Aqui em Laje do Muriaé, apesar das previsões de temporais com ventos e chuva forte, desde o dia 25, não confirmou, choveu bastante e de forma bem localizada no final da tarde do dia 23 a última chuva decente, o resto somente 2 mm, 4 mm.
  16. Rafael, li numa reportagem, falando dessas estações que o Friburgo Solidário está instalando no município, disseram que vai ter uma sexta estação, mas não informaram onde. Um ponto muito interessante, seria em Teodoro de Oliveira, tem uma estação pluviométrica da ANA, desde o final da década de 1960, a média anual de chuvas lá, está na faixa de 3500 mm anuais, deve registrar boas mínimas e máximas bem baixas devido a intensa nebulosidade. Madrugada de hoje de tempo encoberto e manhã de céu fechado, no final da manhã começou uma chuva fraquinha.
  17. RafaelBHZ, vou dar uma dica, as cidades de Conceição do Mato Dentro e Itamarandiba, ainda têm estação convencional e bem antigas. Aqui nesse instante 23 h 29, faz 25 graus na sala/copa aqui em casa, janelas pra rua e dos fundos abertas e porta da sala também. Alguns consideram 25 graus abafado, mas para mim está excelente, um ventinho atravessando a casa toda. Durante minhas aulas, coloco em 25 graus o ar condicionado da sala e fica confortável, com 28 alunos na sala mais cheia. Na torcida para voltar as chuvas de sábado até terça, para atingirmos a média de janeiro. Aqui pertinho na cidade de Patrocínio do Muriaé, 10,5 km em linha reta a noroeste, já choveu 380 mm nesse janeiro.
  18. RafaelBHZ, com a intensa urbanização e verticalização ao redor de BH, as tempestades localizadas, aumentaram e devem intensificar mais, com grandes enxurradas nas cidades da periferia. Um meteorologista/hidrologista aí de Minas, deu uma entrevista entre 1992 e 1994,para um jornal do Rio, foi para O Globo ou Jornal do Brasil, dizendo que com a intensa urbanização de BH e cidades ao redor, teriam problemas graves de alagamentos e enxurradas, pena que não guardei a reportagem.
  19. Aldo Santos, os totais de chuva em janeiro, no litoral paulista, estão altíssimos, muitas estações acima de 400 mm, no Cemaden. mais de 800 mm em Pereque-Mirim/Ubatuba mais de 700 mm escola estadual na Cota 200/Ubatuba mais de 500 mm Bertioga/Inmet Teve um alerta ontem no início da noite para o Litoral de SP e região de Parati e Angra, da MetSul, que a chuva ia intensificar na noite de quarta e quinta. Também muita chuva na sexta.
  20. Conceição do Mato Dentro-MG, choveu 215,6 mm de 19 h de terça até ás 9 h da manhã de hoje. No mês de janeiro, já passou de 500 mm.
  21. RafaelBHZ, vejo diariamente as previsões do Ronaldo Coutinho, no youtube, nos modelos que ele acompanha, está indicando chuvas acima da média nesses últimos dias de janeiro e começo de fevereiro da região de BH , espalhando por todo centro, leste, nordeste, norte e noroeste de Minas. As chuvas continuariam acima da média até o começo de março por grande parte de Minas. Região de Brumadinho, já tem estação acima de 400 mm em janeiro.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.