Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ernani de Paula

Members
  • Content count

    172
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Ernani de Paula

  1. Ernani de Paula

    Semi normais climatológicas

    Aldo Santos, no dia 14/07/1933 a antiga convencional de Palmas-PR, registrou -10,x e também teve negativa nesse mesmo dia no Sul de Minas.
  2. Felipe F, choveu muito forte no fim da tarde na cidade de Miraí, fica a 40 km de Muriaé, caiu 48 mm em 20 minutos, em 10 minutos 31 mm. Residências e comércio alagado. Tem vídeos no site Silvan Alves e da Folha de Miraí.
  3. Enio Rezende, na automática de Sete Lagoas tinha acumulado 524 mm até a manhã de sexta. na estação Jardim Canad/Nova Lima, também tinha somado mais de 500 mm até a manhã de sexta. Em Caeté tem uma estação acima de 400 mm
  4. FelipeF, no local em que estava o show de raios, deve ter chovido muito, teve muitos trovões, então raios nuvem /solo, fechando o circuito de negativo /positivo, em função das gotículas de chuva caindo.
  5. Wallace Rezende, área de chuva que atingiu Natividade-RJ, avançou aqui para Laje do Muriaé, vindo de nordeste, choveu forte aqui, as primeiras pancadas começaram ás 14 h 40, mas ficou forte de 15 h 03 até 15 h 30, foi chovendo fraco até 16 h 50, medi 54,4 mm ás 17 h 20, mas voltou a chover ás 20 h, caindo mais 16 mm. No total 69,4mm a segunda maior chuva do verão. Se chover mais 60 mm até amanhã do dia 28, o mês de fevereiro vai ultrapassar os meses de novembro, dezembro e janeiro, isso é raro aqui.
  6. FelipeF, bem perto de Orizânia, tem um pluviômetro da PCH/Carangola /Montante(mas fica em Divino) onde choveu 145 mm a partir de meia-noite. Pela imagem da cidade, a chuva superou os 150 mm, o rio lá ainda é um ribeirão. No município de Orizânia nasce o rio Carangola, que provocou um cheia histórica em janeiro de 2020 na cidade de Porciúncula-RJ
  7. Renan, na rodada de 18Z do GFS, concordando com o modelo Europeu de volumes bem altos na Zona da Mata, boa parte do RJ. Em fevereiro de 2020, teve grandes acumulados na região de Muriaé, duas estações passaram de 500 mm, superando até mesmo o fevereiro mais chuvoso de Muriaé, ocorrido em 1926(481 mm).
  8. Enio Rezende, na estaçao Jardim Canad/Nova Lima, já acumulou 366 mm em fevereiro, lugar em que mais choveu em MG nesse mês,isso por enquanto.
  9. Renan, acredito que as chuvas caiam nas regiões citadas por você em maior volume, devido ao intenso calor da região. Onde está difícil de chover acima de 100 mm em 24 h, é na cidade de Miraí, lá tem um histórico de chuvas acima de 100 mm desde a década de 20 do séc. XX, acompanho a estação do IGAM desde 2016 e a do Cemaden em 2017, a maior chuva foi de 93 mm. Em Muriaé de 2016 até o ano passado já registrou algumas vezes chuva acima de 100 mm, tanto no Inmet, quanto nas do Cemaden
  10. Enio Rezende, tem uma grande área com acumulados acima de 100 mm, desde ás 22 h 20 de ontem até hoje, começa em Brumadinho vai avançando para nordeste, passa por Nova Lima, BH, Raposos, Santa Luzia, terminando em Itabira. Outra área com grandes acumulados em Minas no mesmo horário, vai da região do Caparaó, passa por Manhuaçu, subindo para norte até Caratinga, bem acima de 100 mm, o maior acumulado está em Manhuaçu 171 mm e na pequena Alto Jequitibá com 170 mm,
  11. RafaelBHZ, a estação convencional no Santo Agostinho, fica em qual região dessas citadas por você acima!
  12. Grandes acumulados de chuva na região Noroeste do Rio e parte da Zona da Mata de Minas. Em algumas cidades começou a chuva no início da tarde, dando uma trégua de horas. Mas no fim da tarde a chuva veio muito forte em 4 cidades. chuva acumulada até 22 h 50 163 mm Santo Antônio de Pádua/Cemaden, recorde absoluto em 24 h, o antigo recorde pertencia a dezembro com 149 mm. 139 mm Cambuci/Cemaden 123 mm Aperibé/Cemaden 110 mm Itaocara/Cemaden 85 mm Miracema/Cemaden 91 mm Dico Leite/Cataguases/Cemaden 81 mm Astolfo Dutra/Cemaden No alerta do Inmet na tarde, previram chuvas de 40 a 60 mm por hora ou acima de 100 mm em 24 h, isso para a região Noroeste do Rio e Zona da Mata.
  13. Minas Gerais recebeu ótimos acumulados de chuva em várias regiões de ontem até 9 h da manhã, mas na Zona da Mata choveu pouquíssimo até essa manhã.Vamos ver se os alertas confirmam e a chuva caia volumosa até a manhã de domingo. Onde mais choveu até 9 h, foi na estação Caratinga/Centro/Cemaden, com 130 mm, em outro estação ao sul da cidade somou 100mm. Na estação do Inmet, choveu 75 mm, mas ela fica uns km da cidade. No RJ teve volumes acima de 100 mm em várias estações de Angra dos Reis, mas onde mais choveu, foi no distrito de Lídice/Rio Claro/Cemaden com 160 mm até de manhã,fica ao norte do município de Angra.
  14. Matheus b Santos, pela previsão desses mapas, os modelos GFS e Europeu nas rodadas de ontem e hoje, vão errar feio para o centro-sul de Minas e todo RJ. Eles indicam acumulados acima de 150mm até 300 mm do dia 5 até o dia 12
  15. rafael_rigoni, acompanhei duas estações do Cemaden em Garuva, na estaçao Garuva/Estrada do Quiriri, acumulou 676 mm até a manhã de 31 e na estação Garuva/Centro choveu 613 mm até a manhã de 31.
  16. Carlos Campos, que céu negro é esse no mar, parece nuvens de um furacao aproximando, mas sem ventania. Uma pena que o Inmet desativou a automática da Ilha do Mel, registrava altos volumes de chuva.
  17. Maicon, que facilidade para a formação de nuvens negras. Ficou uns dias com pouca chuva, juntou muito aerossóis(poeira, poluição) na atmosfera, mais ilha de calor, + ventos úmidos do mar carregado de alguma salinidade, condições perfeitas para temporais.
  18. No horário de 18 UTC do site OGIMET, mostrava 73 estações da Sibéria variando de -50,0 a -58,0.Desde o ano de 2013, quando começei acompanhar as 100 mais frias, + quentes e 100 maiores chuvas de 24 h, não tinha visto tantas estações marcando -50. Acho que esta onda de frio na Sibéria/Rússia, nesse janeiro, é a mais forte em muitos anos.
  19. Felipe, é você que mora perto de um pequeno rio em Blumenau, que ficou bem seco ano passado! se sim, como está o volume dele!
  20. chuva concentrada em Santa Catarina por muitos dias, é o oposto para o leste de Minas, Centro-sul do ES e centro-norte do RJ, vamos continuar ´por longos dias sem um mm sequer, já vi isso em outros janeiros e fevereiros.
  21. Darley, e Manaus, não atingiu a média
  22. LeoP, ano passado, tivemos aqui em Laje do Muriaé, um dia de São Sebastião com ótimas chuvas, prenunciando que grandes volumes de chuvas viriam a frente, aí aconteceu as inundações relâmpagos e destruidoras em cidades da Zona da Mata e região da bacia do rio Itapemirim no ES.
  23. Eclipse, nem parece que estamos com La Niña, muita chuva no PR/SC e sul de SP, muito parecido com El-Niño fraco. Bem que informaram mês passado, vai ser uma La-Niña diferente no Sul, com bastante chuva no mês de janeiro, em SC/PR e sul de Mato Grosso do Sul
  24. luizfbonfim, pena que a estação Centro/Peruibe/Cemaden,parou de funcionar ás 2 h 40 UTC, acredito que a chuva aproximou de 300 mm durante a madrugada+manhã.
  25. Renan, qual a estação do Cemaden, mais próxima da sua estação.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.