Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

EduardoFinatto

Members
  • Content count

    1318
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

422 Excellent

About EduardoFinatto

  • Birthday 02/03/1996

Location

  • Location
    Nova Prata/RS

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Rodada após rodada, e nada, nada de bom aparece. No tempo.com já aparecem 10 dias seguidos de temperaturas bastante acima da média para a época. Já houve algum outro ano que teve não só um, mas dois períodos bem prolongados (em junho e julho) com uma aberração dessas no auge do inverno? Para os próximos dias, frio. Previsão de máxima de 10 amanhã, e mínima de -1 quarta. E é só, depois rapidamente esquenta e entraremos nesse desastre climático, até não sei quando.
  2. Previsão do euro é muito desanimadora, nem o frio previsto para os próximas dias anima muito considerando o que vem depois. Do dia 17 até o fim da grande, no dia 24, todas as máximas previstas são de 24⁰C ou mais, e todas as mínimas previstas são de 12⁰C ou mais. Uma semana inteira 5⁰C acima da média. É muito calor por muito tempo, uma verdadeira repetição do que ocorreu em junho. Vai arrebentar com a boa anomalia negativa que estava havendo até agora.
  3. Mínimas baixas na Serra Gaúcha, mas não muito, geada mais isolada. E dá pra sentir que esquenta rápido. Aqui a previsão é para máxima de 20⁰C. Frio mais forte nas mínimas deve ocorrer dias 14 e 15, as últimas rodadas do ECMWF já estão mais estáveis sempre dando mínima de -1⁰C nesses dias. Posteriormente, vem uma sequência com mínimas e máximas mais altas, podendo passar de 15⁰C e 25⁰C respectivamente, mas ainda está pouco definida a duração. Pela última rodada, vendo até o fim de grade, seriam 4 dias nesse veranico e depois esfriaria novamente. Em outras rodadas o calor é mais duradouro.
  4. Dia de transtornos no RS por causa da chuva, com forte elevação no nível dos rios. Hoje a chuva já reduziu bem, mas os rios continuaram subindo, muitas famílias saíram de suas casas e tiveram prejuízos, algumas estradas precisaram ser bloqueadas. Para os próximos dias, nenhum volume muito alto de chuva previsto. Em termos de temperatura, no site tempo.com, baseado no modelo ECMWF, a sequência de máximas baixas vai acabar, já passando de 20⁰C em alguns dias. Há alguns dias a previsão indicava uma bomba no fim da grade, chegou a prever uma mínima de -5. Depois sumiu com todo o frio e, pelo contrário, indicou uma grande sequência de mínimas e máximas altas igual ao que ocorreu em junho. Hoje, novamente, mostra frio na semana que vem, podendo ser a menor mínima do ano. Com tanta indecisão do modelo, não faço ideia do que esperar.
  5. Depois desse frio, nos próximos dias haverá um certo alívio. Agora já dá pra chamar máxima acima de 15⁰C de alívio, haha. Talvez até passe um pouco de 20 em alguns dias. No fim da grade, no entanto, aparece um novo pulso de ar frio, ainda distante.
  6. EduardoFinatto

    Resumos Climatológicos 2020

    Em Caxias do Sul/RS o mês foi uma montanha-russa, mas pendendo para o calor. A primeira quinzena do mês teve vários dias mais friozinhos, mas mesmo assim ficou levemente acima da média, estando até o dia 15 com média mínima de 10,5⁰C (+1,0) e média máxima de 17,6⁰C (+0,3). Posteriormente, uma longa sequência histórica de dias muito quentes para a época destruiu com a média do mês, foram 10 dias de agonia. No dia 25 de junho, a média mínima estava em 12,8⁰C (+3,3) e a média máxima em 20,1⁰C (+2,8). Mas depois até o fim do mês, o tempo virou drasticamente, e, apesar de não ter feito um frio muito extremo, foi uma mudança de padrão que perdura até agora com temperaturas abaixo da média. Infelizmente, houve pouco tempo para amenizar o enorme desvio. No fim, a média mínima ficou em 11,7⁰C (+2,2) e a média máxima em 18,7⁰C (+1,4). Outros dados: Menores mínimas 2,2⁰C em 14/06 2,4⁰C em 03/06 3,7⁰C em 27/06 Maiores mínimas 19,2⁰C em 12/06 e 20/06 18,6⁰C em 25/06 17,6⁰C em 11/06 Menores máximas 8,4⁰C em 27/06 9,4⁰C em 26/06 11,0⁰C em 01/06 Maiores máximas 26,0⁰C em 21/06 25,8⁰C em 13/06 25,2⁰C em 23 e 24/06
  7. Por aqui o que ocorreu hoje é que foi na verdade mais frio do que estava sendo previsto. O erro foi feio. Lembro que nos últimos dias, por repetidas vezes, a previsão para hoje era de máxima de 17⁰C. Ontem a previsão baixou para máxima de 15⁰C. Chega o dia, e mal passou de 12⁰C hoje, com chuva e vento gelado.
  8. Mais uma tarde fria por aqui, com o sol houve um certo aquecimento, mas sem passar de 15⁰C, qualquer ventinho leve faz sentir o ar gelado. Apesar de tudo, o mês deverá encerrar bem acima da média, perto de 2⁰C. Não houve jeito de reverter o estrago daqueles dias quentes, estes últimos apenas salvaram de ser o junho mais quente da história.
  9. Mais uma tarde gelada, hoje máxima de 10,1. Quanto à previsão, realmente pode ser um pouco frustrante. Aqui não vislumbro nada de mínimas extremamente baixas, abaixo de 0, e nem mesmo máximas, que devem se manter no patamar de 10 a 12⁰C nas tardes mais frias. De bom, apenas a constância do frio. Pela última rodada do ECMWF, nos próximos dias esquenta ligeiramente, podendo fazer máxima de 16⁰C, o que ainda é abaixo da média. Depois devemos ficar por 6 dias seguidos, entre 1 e 6 de julho, com máximas não abaixo de 11 e não acima de 13, e a menor mínima prevista é de 1⁰C. E é isso. Frio que chama a atenção mais pela constância do que pela intensidade. Em questão de intensidade, espero que tenhamos algo mais forte ainda em julho ou em agosto, mesmo que seja "tiro curto".
  10. E começa enfim a mudança no tempo. Aqui já chove. ECMWF deu uma afrouxada no frio pela previsão. Mesmo assim, em todo território gaúcho serão 10 dias seguidos sem chegar aos 20⁰C, mesmo nas cidades mais quentes como Campo Bom ou São Luiz Gonzaga. Não tem pra onde correr, hehe. Em boa parte, mal deve passar dos 15⁰C neste período.
  11. Que bela sequência de dias frios, máximas baixas com sol, nesta previsão já aparecem 8 dias seguidos sem passar dos 20⁰C. Serão dias de clima serrano em Altônia, imagino que bem abaixo da média. Qual é a média máxima em julho aí? 24, 25?
  12. Último dia de calor no RS hoje. Se a previsão se concretizar, muita gente vai sentir faltar destes últimos dias quentinhos, hahaha. Em questão de extremos, não está aparecendo nada de realmente muito frio, acredito que Julho de 2019 teve dias mais frios. O que chama mais atenção é a sequência. No período de 12 dias, desde 26 de junho até o fim da grade em 07 de julho, NENHUMA máxima acima de 15⁰C. Em 2019 lembro que não chegava nem a uma semana inteira sem passar dos 20⁰C, fazia frio forte em alguns dias mas durava pouco...
  13. Seguem os dias de calor atípico, e além disso em uma sequência atípica para esta época do ano, pois fazer calor quase de verão por um ou dois dias em junho é uma coisa, por mais de uma semana ininterrupta é bem diferente. Completa bizarrice, mas já deveríamos estar acostumados, o que não falta nos últimos anos são bizarrices. Pela previsão do tempo, quem sabe depois do dia 25 será possível experimentar uma revanche por parte do frio, com uma boa sequência de dias abaixo da média, especialmente nas máximas.
  14. Dos 20 junhos, só 5 abaixo da média. 8 deles estão mais de 1⁰C acima da média, e apenas 2 com mais de 1⁰C abaixo da média. Essa normal climatológica está ficando velha, junho com média na casa dos 14 em PoA já dá pra considerar gelado
  15. Por aqui também vai chegar a 25, o que deve ser uns 7⁰ ou 8⁰ acima da media da segunda quinzena de junho. Sem nenhum alívio também na mínima, que pode ir à 16⁰C, muitíssimo acima da média. Ao menos ali parece que será mais passageiro, a segunda maior máxima da previsão é 21. Por aqui, pode chegar a 24 ou 25 desde o dia 18 e essa sequência de terror só acaba (talvez) no dia 23, e as mínimas todas em 15, 16⁰C. 6 dias inteiros nessas condições!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.