Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

EduardoFinatto

Members
  • Content count

    1371
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

898 Excellent

About EduardoFinatto

  • Birthday 02/03/1996

Location

  • Location
    Nova Prata/RS

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. EduardoFinatto

    Resumos Climatológicos 2020

    Muito interessante ficar vendo dados da região de Teutônia e do nordeste de SC. Nesta última, são mundos diferentes a uma pequena distância, em razão da altitude. O verão no Bradador é mais frio que o inverno na área urbana de Joinville. Fiquei atraído pelo clima na Lagoa da Harmonia e Morro das Antenas, muito agradáveis e com uma boa variação anual.
  2. As serras gaúcha e catarinense estão tendo dias um pouco invernais neste mês de janeiro, com máximas abaixo de 20⁰C em alguns pontos, inclusive em cidades como Lages e Vacaria, e em todas do cinturão do frio como São Joaquim, São José dos Ausentes e companhia, nestes casos até máximas sub-15 foram registradas. Em Caxias do Sul a máxima foi de 21,6 ontem, e a última vez que passou de 23,6⁰C foi domingo.
  3. EduardoFinatto

    Monitoramento e Previsão - Europa 2021

    Que beleza este frio na Europa. Ultimamente, fora do leste europeu e das maiores altitudes, parecia estar difícil até de negativar por lá.
  4. EduardoFinatto

    Médias Climatológicas 1991-2020

    Estava achando estranho como Chapecó esquentou muito da 1981-2010 pra 1991-2020, haha. Depois vi que era média simples. Tá explicado. Parece que a média compensada normalmente tende a ser menos que a média simples.
  5. EduardoFinatto

    Resumos Climatológicos 2020

    Caramba. Dos 8 anos que aparecem na tabela, 5 são pós-2010. São 4 dos 5 mais quentes. Estou bastante curioso para ver como ficou a normal 1991-2020.
  6. EduardoFinatto

    Resumos Climatológicos 2020

    Na metrópole da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, 2020 fechou com média máxima de 23,30 (+1,3), média compensada de 17,61 (+0,81) e média mínima de 13,48 (+0,38).
  7. Dia bastante frio para Dezembro hoje. Na estação do INMET em Canela, a máxima durante a tarde não passou de 13,7⁰C. É uma máxima abaixo da média de julho.
  8. Manhã bem gelada para padrões de Novembro no RS. Houve registro de geada fraca em alguns pontos de altitude média na metade norte, acredito que até na casa dos 600 metros. Este "invernico" vai até amanhã no início do dia, que deve começar frio e rapidamente esquentar, com grande amplitude térmica.
  9. EduardoFinatto

    Resumos Climatológicos 2020

    Outubro acabou não sendo tão ruim com uma ajudinha dos últimos dias do mês. Mesmo assim fechou acima da média. Em Bento Gonçalves, a média máxima foi de 24,5⁰C, média compensada de 18,1⁰C e média mínima de 13,6⁰C. A média máxima ficou 1,8⁰C acima da normal, mas a compensada apenas 0,6⁰C acima e a mínima também 0,6⁰C acima. Alguém sabe por que a média compensada não ficou mais alta nessa situação? Parece que a média máxima não influenciou em nada na compensada... Enfim, não foi um mês muito quente, com exceção de dois dias no início do mês e mais alguns dias no final quando passou de 30⁰C. O problema é que mês passado também foi acima da média, e isso vindo de um inverno que já foi meio fraquinho na metade norte do RS.
  10. Os últimos dias de Outubro e os primeiros de Novembro tem sido agradáveis aqui em Nova Prata. Bem ensolarados, com máximas em 22/23⁰C e mínimas de 9/10. Podemos considerar frio. Nesta época do ano já é típico alcançar 30⁰C ou quase em dias de sol, mas está bem fresquinho. Na previsão para quarta-feira dia 5 mostra mínima de 5⁰C e máxima de 20 com tempo ensolarado, seria uma mínima bem baixa para padrões de Novembro.
  11. Muito calor nos últimos dias na Serra Gaúcha. Na estação convencional de Caxias do Sul já está tudo acima da média de Outubro. Média máxima de 24,3⁰C, sendo um desvio de +2,4. Média compensada de 17,4⁰C, desvio de +0,7. Média mínima de 13,0, desvio de +0,3. O estrago segue no mínimo até segunda-feira, depois é possível que esfrie e Novembro comece com temperaturas baixas. Mas 4 ou 5 dias mais frescos no fim do mês não vão salvar a média, se é que vai fazer fazer este frio mesmo.
  12. EduardoFinatto

    Resumos Climatológicos 2020

    Setembro no RS Em Caxias do Sul foi um desastre. Média máxima de 22,1⁰C, compensada de 16,0⁰C e mínima de 12,2⁰C. Desvios de +2,5, +1,8 e +1,8 respectivamente. Porto Alegre foi apenas levemente mais quente, assim apresentando desvios muito menores. Média máxima de 22,2, compensada de 17,2, mínima de 13,6. Desvios de +0,1, +0,5 e +0,8.
  13. As pessoas de outras regiões quando vem pra cá às vezes ficam frustradas ao passar calor até no inverno, o que é perfeitamente comum, haha. E aqui é Serra Gaúcha, imagino no noroeste paranaense então... Mas é comum ter essas impressões distorcidas, principalmente quando somos crianças. Eu pensava que Londres e Nova York ficavam cobertas de neve o inverno inteiro kkkk Hoje a máxima quase encostou nos 30⁰C por aqui, chegou a 29,6, mas veio chuva e já refrescou bem. Os próximos dias serão amenos, até um pouco frios para a época. Sábado pode variar de 6 a 19⁰C.
  14. Outubro começou com dias de terror. Na estação mais próxima, em Serafina Corrêa, dia 1 teve mínima de 20,3 e máxima de 36,3. No dia seguinte, não abaixou de 21 durante a madrugada e depois só esquentou, disparou para 28,6⁰C ANTES de amanhecer, e alcançou máxima de 31,1⁰C de tarde, até que uma virada no tempo fez cair até 12,6⁰C hoje. No momento, faz 13,3⁰C com uma chuva fraca e tempo bem fechado. Para os próximos dias a previsão é boa, dias frescos.
  15. A variação de temperatura prevista pela última atualização no tempo.com para cá. Amanhã, após uma máxima de 19⁰C com sol hoje, a mínima deve chegar aos 7⁰C. Na quinta-feira, após dois dias, a mínima será de 20⁰C, o que seria considerado uma noite quente de verão, e a máxima de 33⁰C, mas com certeza poderá ser bem maior que isso em alguns pontos, acredito que vai passar de 35. Durante o dia seguinte, sexta-feira, a chegada de instabilidades faz a temperatura cair, sendo que no sábado a temperatura máxima seria de 11⁰C (aparentemente no início da madrugada), em um dia chuvoso e gelado. A mínima iria a 8⁰C. Nos dias seguintes, sem delongas, uma nova trajetória de aquecimento inicia e máximas acima de 30 logo retornariam. Estou ansioso para ver quanto disso irá se concretizar. No gráfico:
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.