Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

EduardoFinatto

Members
  • Content count

    1396
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1153 Excellent

About EduardoFinatto

  • Birthday 02/03/1996

Location

  • Location
    Nova Prata/RS

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Muito calor nos últimos dias, e o refresco que está por vir é fraquíssimo e muito breve, praticamente insignificante. Nos dias seguintes, até perder de vista na previsão, todos os dias serão de temperatura acima da média, apesar de não fazer mais calor no nível deste fim de semana. Com que frequência ocorre isto do lado oposto, ou seja, anomalias negativas praticamente durante o mês inteiro? Em Abril eu posso responder: nunca. Já perdi as contas de quantos foram desastrosos e não consigo pensar em nenhum verdadeiramente bom.
  2. Bah, os mais frios dos últimos anos ainda tiveram uma anomalia de +0,7 kkkkkk A mudança climática fica escancarada até em nosso comportamento. Um mês 1⁰C abaixo da média antigamente seria algo interessante, mas nada tão fora da curva. Hoje ficaria entre os meses mais memoráveis da década. Um mês que fecha apenas dentro da média normal podemos dizer que foi frio mesmo, especialmente se for um Abril, Setembro ou Outubro. Dentro da média é o novo frio. Uma anomalia positiva comportadinha podemos até comemorar discretamente, afinal não foi +2 ou +3 e isso já é uma grande vitória. 🤭
  3. Que arrependimento, resolvi fazer os cálculos da última década em Setembro e a situação está crítica. Os meses de transição no RS estão sendo duramente deformados. Sempre foi comum fazer calor nesta época, é claro, mas também costumava haver vários dias mais frescos/frios em quantidade suficiente para equilibrar. Hoje estão se tornando cada vez mais raros, o calor é mais presente e duradouro. Ao menos o núcleo do inverno ainda está resistindo.
  4. Abril no RS é caso perdido. A normal 1981-2010 pode até ser recente, mas no caso de Abril já dá para considerar defasada. Analisem o caso de Porto Alegre. A normal 1981-2010 tem média de 20,3⁰C em Abril, o que já foi um aumento em comparação com a normal 1961-1990, quando a média de Abril era 19,9⁰C Vejam o que ocorreu nos anos seguintes: 2011: 20,4 2012: 19,9 2013: 20,3 2014: 21,1 2015: 21,0 2016: 22,3 2017: 20,4 2018: 23,4 2019: 22,0 2020: 20,4 Média da década: 21,1⁰C O Abril mais frio da década foi apenas 0,4⁰C abaixo da normal 1981-2010 e exatamente idêntico a 1961-1990. E mesmo este Abril já vai parecendo distante, foi lá em 2012. Nos últimos anos vemos Abrils com média acima de 21, de 22, até de 23, e em sequência. Nenhum sub-20 mais. Sub-21 já dá pra considerar frio. É um estrago o que aconteceu com este mês. Em 2021 tudo indica que esta tendência segue intacta.
  5. Nossa, foi ótimo. 13 máximas sub-15, 25 máximas sub-20. Só o dia 23 foi bem anômalo, de resto tem cara de um mês de inverno normal.
  6. Previsão por aqui não é das melhores, mas ainda mostra dias frescos o suficiente para distinguir a estação do verão. Mínimas de 15 ou abaixo, máximas de 25 com tempo seco, só no fim da semana esquenta mais que isso. Tem esta previsão de uma mínima de 7⁰C na próxima segunda, que seria a mais fria do ano até agora, mas não sei se as próximas rodadas irão manter...
  7. EduardoFinatto

    Resumos Climatológicos 2021

    Março fechou próximo da média em Caxias do Sul/RS A média máxima ficou em 24,9⁰C, o que é um pouco fresco mesmo para a cidade serrana, 0,4⁰C abaixo da normal 1981-2010. Já a média mínima foi de 17,2⁰C, sendo 0,8⁰C acima da normal. Os extremos históricos do mês de Março são 5,2⁰C e 33,2⁰C. Em 2021, a mínima absoluta foi de 13,4⁰C no último dia do mês e a máxima foi de 31,4⁰C no dia 17. A maior mínima foi de 22⁰C no dia 22 e a menor máxima foi de 19,6⁰C no dia 30. A chuva acumulada totalizou 128mm, um pouco acima da média de 111mm para o mês. (Comentário: achei os extremos de frio fraquíssimos considerando o potencial do mês, já os de calor foram bem consideráveis, apesar de que o mês como um todo acabou sendo comportado)
  8. Algumas temperaturas agora, 11h da manhã, na Serra. 10,5⁰C - Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja) 12,7⁰C - São Joaquim 13,1⁰C - São José dos Ausentes 14,1⁰C - Cambará do Sul 14,6⁰C - Lagoa Vermelha 14,7⁰C - Canela
  9. Caso a previsão se concretize, com uma sequência destas já dá pra decretar, enfim, o início do outono!
  10. Hoje esquentou bem, início de outono foi com jeito de verão. Em Caxias do Sul, mínima de 17,0 e máxima de 30,2. Com isso, a média de Março nos primeiros 20 dias do mês está em 17,1 (+0,7) e 25,7(+0,4). Pela previsão, não devemos ter mais dias tão quentes como foi hoje, e a partir do dia 27 está projetado um declínio considerável de temperatura que seguiria até Abril. Caso isto ocorra, Março deve fechar perto da média. ....... Sabem me informar se há algum monitoramento nesta área? Tentei marcar aproximadamente no mapa. É uma região bem remota, quase desabitada, mas tem algumas estradas rurais. A altitude chega aos 590 metros em alguns pontos. Neste patamar de altitude, beirando os 600m, imagino que seja o ponto mais setentrional do Brasil, o único além da latitude 30. Mas imagino que não deve apresentar nada muito diferente do que já vemos em Pinheiro Machado, que perde pouca coisa em altitude mas ganha em latitude.
  11. Não mentiu kkkk Na maior parte do BR, o outono no início é plenamente idêntico ao verão, e mais pro final se torna um verão com noites amenas, com possibilidade de alguma esfriada mais forte por dois ou três dias que não é todo ano que acontece. Regra geral é isso aí mesmo. Uma seleta parte do sul do país pode ter um esboço de um outono "clássico" com uma redução mais gradual e constante de temperaturas, em alguns anos, mas também não fica muito longe da primeira definição.
  12. Ainda incerto se vamos ter algum calor mais significativo ou não, mas parece certo que nos próximos dias teremos um bom refresco por aqui. Dias bem amenos por vir em Gramado. Na minha cidade até apareceu 10⁰C na previsão, apesar de não esfriar tanto nas máximas. Imagino que está considerando que aqui vai secar mais. Depois, rapidamente volta a esquentar.
  13. Se trouxer mais dinâmica, vindo alguma boa MP para março depois, então que esquente por estes dias. Mas que não seja como ano passado, quando passamos uma semana torrando com temperaturas de 5 a quase 10⁰C acima da média, depois refrescou por um dia e no outro dia já estava acima da média novamente.
  14. Esta sequência de mínimas em Curitibanos poderia ser registrada em um mês de julho em Florianópolis. A da Terra do Gelo poderia ocorrer em julho em Porto Alegre. Seria até um pouco abaixo da média. Se não estou enganado, já ocorreu por aqui um mês de junho bem xoxo, sem extremos de frio nem calor, parecido com o que se vê na tabela do Morro da Igreja. É realmente incrível, a serra catarinense já tem em fevereiro o clima que grande parte da população da própria região Sul só vai começar a sentir daqui dois ou três meses.
  15. No RS março até significa alguma coisinha, mas é muito variável. Regra geral, a média de temperatura é 1⁰C inferior a Fevereiro, exceção é Jaguarão no extremo sul onde Março já chega a ser 2⁰C mais frio que Fevereiro em média. Dependendo das anomalias de um mês e de outro, março tanto pode ser encarado como uma extensão do verão (ano passado foi mais quente que fevereiro), como também pode passar a sensação de início de outono. Vendo a previsão para os primeiros dias de Março por aqui, por enquanto está seguindo o mesmo padrão de Fevereiro, o que não é ruim pois foi um mês bem ameno.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.