Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Artur Chiovitti

Members
  • Posts

    4236
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Artur Chiovitti

  1. Salve Rodolfo! Há de se notar que mais de 60% das estações do cge estão instaladas em locais não recomendados pela OMM. Há estações sob árvores, no teto de prédios, em areas concretadas, cimentadas e asfaltadas. Isso de certa forma é uma vergonha, depois vem gente ai dizer que estamos sob aquecimento.
  2. Vulcão Kambalny, no Kamchatka, Russia. Explosão depois de 250 anos de inatividade. Este vulcão tem 2156 metros de altitude. A nuvem no momento da explosão pode ter chegado a 8 km de altura. Agora a nuvem se movimenta a uma altura média de 5 km rumo ao sul. Obs as fotos são do momento da primeira erupção. A nuvem de 8 km ainda não obtive fotos.
  3. Interessante que ninguem comentou suas publicações. O visível é mais interessante que o oculto. O bicho é grande. E 140 milhões de anos adormecido não é muita coisa se comparado a idade suposta da Terra, de 5 bilhões de anos. Se acordar teremos um novo Havaí.
  4. Vulcão Etna, ativo desde 14 de Março, novamente produzindo imagens espetaculares de erupção. Tem até foto tirada do espaço,
  5. Resumo de Outubro de 2016 no Rio de Janeiro - Barra da Tijuca: O dia começa quente. As 10 da manhã a nebulosidade desce sobre a floresta da Tijuca As 11 começa a descer a temperatura E a noite, chove ou fraco ou até mesmo forte, e esfria. O vento a noite fica gelado. E dia seguinte começa o ciclo. Calor de verdade no Rio? Não sei o que é desde Abril, com apenas tres dias de excessão em Setembro. E eu achando que o Rio era só quente. Claro, o que relatei vale para o lado oceanico da floresta da Tijuca. O lado continental já começou a ter algum aquecimento.
  6. Monstro! Você e o Carlos Dias deveriam ser pagos pelo Inmet. Os verdadeiros desbravadores do clima brasileiro.
  7. Acho que não. Pois lá ocorre mais um nowcast e analise superficial.... Aqui é mais aprofundado e manter o histórico que é fundamental. Acho até bom isso melhora a qualidade aqui.... Isso mesmo! soh pra saber vinicius vc ja entrou no grupo do wats? Tem certeza q piora a qualidade? Nao eh o q vejo. Muitos como eu trabalham pesado e soh resta o celular. Isso nao quer dizer piora. Temos pessoas meteorologistas formados participando no wats. Aqui ainda tem o herói Coutinho.
  8. Do dia 1º até o dia 25 de maio, o PNI/Furnas está registrando: Média : 8,0 Méd Min : 2,7 Med Max : 13,6 Extremos : (-8,2 / 16,8) Fonte; @Carlos Dias https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IRIODEJA40 Muito gratificante ver e acompanhar vc rosamelo trazendo dados junto com o Carlos Dias.
  9. 0,5°C? Noss, diferença impressionante para uma cidade localizada à 28°S e quase mesma altitude da outra rs Mas é claro q já deu. Já dei por encerrado o assunto e me sinto satisfeito com o resultado q encontrei. Particularmente eu não esperava q Palmas fosse tão fria. Tenho q agradecer a vc, meu caro! :rofl: Cara não sei se é por me expressar mal, ou por você e outros aqui serem ruins e interpretação de texto. Não questionei que a cidade de Palmas é uma cidade fria. O que discordei é que em certo momento alguém sugeriu que a cidade de Palmas estava no mesmo Patamar de São Joaquim, Urupema, São José dos Ausentes... E não está...longe disso... São dados, não é achismo. Se pegamos a cidade de Bom Jesus sabemos que ter no minimo umas 9 cidades com media anual menor no Brasil, e Palmas ainda fica 0,5º atrás. E é obvio que a cidade deve ser mesmo destaque em minimas baixas afinal de contas está consideravelmente imune aos efeitos da maritimidade. Claro, ó rei da retórica e da civilidade. Realmente todos se expressaram mal aqui. Alias ha problemas de interpretaçao nossa desde o "episodio PNI", que alias rendeu e logo teremos um snack bar vendendo cacetinho, ao qual podera se deleitar tomando com leite sentindo 0 grau na cara. Esta convidado desde ja pra inauguraçao ao qual terei a satisfaçao pessoal de ser seu guia! Grande abraço!
  10. Apenas para comentar, está certa as marcas do ano passado? Foi -9,4 Furnas e -9,6 CB? Q me lembre era -9,6 uma e -9,8 outra
  11. Não entendi. Estão pedindo dinheiro pra uma nova vakinha??? Então queria entender melhor o porque deixaram a estação do PNI Furnas do dia 16 ao 24 fora do ar sem um unico contato do BAZ. Já que existe a carta pedindo para eu não ser mais o que faz a manutenção, o que aceitei. Sabia que ia dar nisso ai. Lamentável essa postura. Passar bem.
  12. Conclusão II: estamos indo para o perigoso desfecho que é não acreditar mais que houve aquecimento global, uma vez que se a prática foi essa, provavelmente existem dados que forçosamente entram na composição das análises aquecimentistas, somente para afirmar que antes era mais frio. Se brincar, nos ultimos 100 anos a temperatra global não variou nem 1 grau, quem sabe meio grau. Mas isso é polemico e prefiro não me aprofundar mais, sabe como são nas ditaduras...
  13. Eh eh aqui dormi bem, afinal pareceu que de madrugada deu uma entrada de ar maritimo pois ficou umido lá fora, apesar de sem neblina. Acho que o maior responsável pelo desaparecimento da neblina do centro pra frente na cidade de SP, é a ilha urbana e seus milhares de prédios, praticamente servindo de barreira pro ar umido maritimo atravessar a mncha urbana. Percebo que até Congonhas, zona sul, Vila Mariana, a neblina ainda dá as caras e algumas vezes vem forte, agora passar da barreira de prédios do centro, não consegue não. Não acho que seja só problema de ilha de calor, mas de barreira física artificial mesmo. Arthur, permita-me discordar. Mas tem (BEM) mais eventos de neblina no meu bairro - que tem quase 200 edifícios de apartamentos e escritórios - em São José dos Campos que aqui na Bela Vista/Paraíso em São Paulo. Sei que antes não era assim, mas é bem raro neblina por aqui agora. Em SJC, é quase todo dia entre maio e setembro (embora desde 2014 tenha notado menos também). Não entendi o ponto de discórdia, mas entendi que você mora em SJC e que lá tem bastante episódios de neblina...mas eu conheço só de passagem a região do vale do paraiba e sempre ao amanhecer nessa época é muita neblina mesmo. Os 40% de concentração que citei são baseados em um estudo publicado no site BAND.COM apenas tendo como base os municipios da grande SP. Bela vista é centro em SP e não vejo muita neblina mesmo...na verdade trabalho no centro e sempre é mais quente e seco que o ABC.
  14. Anos atrás a neblina avançava bem mais...pelo menos na época que eu morei no centro de Santo André e a cidade quase diariamente era invadida por uma neblina bem forte. Mesmo aqui na zona norte de Sampa, a neblina já foi bem mais frequente. A neblina da noite, que começava em torno de 20h30 / 21h, está praticamente extinta por aqui. Hoje, Mirante: 18,3°C / 34,0°C IAG: 14,3°C / 34,7°C Fora de casa as temperaturas estão praticamente iguais às de ontem neste horário. Dentro de casa, cada dia mais quente. :heat: Eh eh aqui dormi bem, afinal pareceu que de madrugada deu uma entrada de ar maritimo pois ficou umido lá fora, apesar de sem neblina. Acho que o maior responsável pelo desaparecimento da neblina do centro pra frente na cidade de SP, é a ilha urbana e seus milhares de prédios, praticamente servindo de barreira pro ar umido maritimo atravessar a mncha urbana. Percebo que até Congonhas, zona sul, Vila Mariana, a neblina ainda dá as caras e algumas vezes vem forte, agora passar da barreira de prédios do centro, não consegue não. Não acho que seja só problema de ilha de calor, mas de barreira física artificial mesmo.
  15. Para vocês verem o tamanho da influencia da maritimidade ao sul da grande SP, o sistema Anchieta - Imigrantes registra 40% de toda a neblina que atinge a grande SP durante o ano, isso considerando só São Bernardo do Campo! Pra piorar para as demais regiões da Grande SP, a neblina mal chega no km 18 da Anchieta, o que deixa São Bernardo com clima muito mais ameno que SP. E ainda para completar, temos a represa Billings, que serve de catalizadora e concentradora das nuvens da Serra. Clima totalmente curitibano ao sul da grande SP!
  16. Exatamente! Aqui em São Bernardo, um dos primeiros lugares a sentir a entrada de ventos maritimos na Grande SP, não teve nada até o momento hoje e segue bem calor para o horário.
  17. Sensacional Brasilia!!!! até que esse bloqueio não está saindo todo ruim. Pela minima de Furnas, provavelmente CB negativou.
  18. Flavio, brilhante o vídeo de comparação. Notei que na costa da América do Sul lado pacífico, a anomalia é menor que em 1997. Em compensação, na costa Pacífica dos Estados Unidos, está com anomalia muito acima do evento de 1997. Vejo que se tirarmos as 4 regiões Nino, o restante do Globo, a excessão da costa pacifica dos Estados Unidos, está com anmalias menores que em 1997. Resta saber se com a chegada do inverno no hemisfério norte, entremos numa queda brusca e quem sabe 2016/2017 com La Nina pra salvar nossos invernos. 2015 meio que deixou claro que o El Nino influencia sim na oscilação dos pulsos polares e gera fortes bloqueios na região tropical do globo.
  19. Apenas complementando minha lógica da mensagem anterior: Mirante é TOPO e IAG NÃO É. Logo comparar as duas seria o mesmo que peras com maçãs. A velha história de comparação, se pegamos MI e PNI VALE e comparamos, está errado. O mesmo vale para estações em topo x baixada.
  20. Penha: 35,7 Santana/ Tucuruvi: 35,4 Ipiranga: 35,1 Cidade Ademar: 36,3 Capela do Socorro: 36,3 Vila Prudente: 35,5 Vinicius a sorte do IAG é que tem várias estações espalhadas pela cidade. E pelos dados acima, que obtive do site do CGE, não é nada absurda a máxima de 36,0 do IAG. Diferente de uma estação como Caçador em que não haviam outras ao redor para comparação, o IAG tem meios de se mensurar se está de acordo ou não. E pelos dados do CGE, a marca de 36,0 não está errada. Aparentemente ao sul da grande SP, como Cidade Ademar, Capela do Socorro e Vila Prudente, todas figuraram entre as mais quentes da região. Nem sempre o sul da grande SP é beneficiado como muitos supõem. Agora se você acha que o IAG está errado, então devo supor que mais de 90% das estações brasileiras, que tem uma configuração inferior de software e instrumentos, deve estar errada também. Nem o PNI tiro da reta nessa conta. Sugiro dar uma lida na configuração da estação do IAG e me falar quantas estações no Brasil tem melhores instrumentos que o IAG: http://www.estacao.iag.usp.br/instrumentos.php Acho que te faltou dar uma olhada rápida na regão...questionar o IAG é valido? É sim e eu sempre serei um apoiador, mas acho que devemos sempre ter em mente que para questionarmos, temos de ver a dinamica microclimática do sul da Grande SP nos dias em que você questiona a confiabilidade da estação. Há dias em que aqui fica mais quente que em SP.
  21. O problema pode ser o abrigo. Estou supondo algumas situações aqui: 1) Por mais que o cara na época era novo e despreparado, acho que existia sim um abrigo para o termometro. 2) Acho que o problema pode estar no abrigo, e não no equipamento. Pelo que li e entendi do documento de Al Azizia escrito em italiano (dispenso tradutor ahahahahha) o abrigo era Italiano, ou seja, era importado, portanto tinha qualidade, mesmo assim não conseguia segurar o calor, por estar em cima de uma superficie asfáltica e pelo que li, necessitava de uma escada pra acessar o mesmo. Mesmo que seja 5 pés e pouco, não cinco metros, ao menos a pessoa teria de subir numa escada pra acessar o sensor. Creio eu que a decisão de deixar alto pode ser por causa de roubo (semelhanças com o Brasil?). Agora vamos supor que o abrigo de Caçador esteja ao nível do solo. Alguem que entrevistou esse senhor perguntou se o mesmo tinha que se agachar pra pegar a leitura do termometro? Não poderia estar elevado, devido as máximas baixas registradas. Então só poderia estar no nível do chão a caixa. Precisa ver se era prática da época usar a estação na altura padrão, ainda mais essas experimentais. Tal como a de Al Azizia. 3) Se Caçador tiver algum problema de altura da caixa ou posicionaVi que mento inadequado do sensor, ou se mesmo o abrigo era deixado à sombra de alguma árvore, então provavelmente os demais valores de -10, -11 registrados lá, teriam de ser invalidados. Neste caso teriamos de ver se Xanxerê seguia as orientações da OMM na mesma época, para validarmos ou não seu recorde. Vi que em distancia, Caçador e Xanxerê são perto, considerando a nível estadual. 4) Faz uma falta danada o usuário Carlos "confusão" Dias, como alguns desinformados o apelidaram. Bloquearam ele, o que aconteceu, realmente ele pediu a saída? Luiz, e as providencias sobre conseguir os tabelões pro BAZ? MEu, reativem o Carlos! Vamos agitar esse ambiente! 5) Voltando ao tema: Não creio, com base nos dados já divulgados aqui, numa diferença tão brutal de ar frio só sobre Caçador, na mesma data e nos dias vizinhos. Se o problema não é o anotador, se o problema não é o termometro, vou pela mesma linha de análise de Al Azizia, há ou houve algum problema, seja estrutural ou de posicionamento, no abrigo utilizado. Tudo leva a crer que estava ou colado ao chão ou com aberturas demais, o que poderia indicar a presença de vento para complicar a sensação térmica, deixando para o termometro sozinho a missão de medir os dados da época.
  22. Mau sinal...dessa vez não veio o refresco aqui. e pior sou um dos que mais mora perto da zona de influencia da maritimidade. Tá acima de 22 na minha casa. Normalmente, quando entra a maritimidade, aqui tem impacto antes de Mauá ainda. O nosso fator de potencialização da maritimidade é a represa Billings. Mauá já está meio afastada da represa.
  23. Falando da cidade de SP, vi apenas uma mensagem na rolagem da página inteira trazendo os extremos de várias regiões da grande SP. Aqui em São Bernardo, enquanto as 8 NO CENTRO DE SP estava 30, eu tinha 20! Com certeza as 8 haviam bairros de SP abaixo de 23 graus.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.