Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Aldo Santos

Advisors
  • Content count

    6555
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Aldo Santos last won the day on October 15 2019

Aldo Santos had the most liked content!

Community Reputation

4348 Excellent

3 Followers

About Aldo Santos

  • Birthday 07/30/1952

Location

  • Location
    São Paulo-SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Aldo Santos

    Terremotos

    Se não me engano, foi nesta mesma ilha (Sulawesi) que teve um terremoto que provocou um tsunami que atingiu a cidade de Palu (Ou coisa parecida (?)) há cerca de 2 anos.
  2. Aldo Santos

    Resumos Climatológicos 2020

    Eu acredito que os registros estejam sendo feitos normalmente. Já estive lá e vi o empenho do pessoal em manter a estação funcionando. Um ponto de honra para eles, segundo o professor que é responsável pela estação, é não ter um único dia de falha desde a abertura em 1933. Existe um professor aposentado que mora ao lado do parque onde fica a estação. Segundo me contaram, numa dessas enchentes comuns na cidade de São Paulo, ninguém conseguia chegar lá, nem observadores, nem o técnico responsável, nem professores. Aí, este professor aposentado realizou todas as leituras diárias pra garantir que não houvesse falhas. Mas os cortes de verbas devem estar presentes sim. Pararam de disponibilizar os boletins anuais (O último foi em 2017), que eram bem detalhados. Inclusive os resumos mensais não têm sido mais publicados no site. Outra coisa que me disseram quando estive lá e que deve estar tudo parado atualmente... Na época (2013), segundo me disseram, estava bem encaminhado o processo de obtenção de verbas para digitalizar todos os dados, desde a abertura da estação do Jardim da Luz em 1887 (Até 1895), da Praça da República (1895-1912) e da estação da av. Paulista (1912-1933).
  3. Aldo Santos

    Resumos Climatológicos 2020

    Sim, eu sei. Só que no twitter não divulgam as máximas e as mínimas. Na verdade, até é possível ver os dados no site... mas tem que ficar olhando na hora que eles saem, pois na hora seguinte já atualiza. Aí fica impraticável ter que ficar o tempo todo de olho. Com os gráficos acima, a gente podia coletar todos os dados 1 vez por dia, inclusive aqueles do dia anterior, caso não tivesse anotado.
  4. Aldo Santos

    Resumos Climatológicos 2020

    Não são esses. São uns que abriam na página principal do site. A curva dos registros horários de temperatura, máximas e mínimas. Tinha também as curvas de pressão atmosférica e intensidade e direção dos ventos. Além disso, para o cálculo da média compensada são necessárias, além da máxima e da mínima, as temperaturas de 0h UTC (21 h) e 12 h UTC (9h da manhã). Que eram disponibilizadas no gráfico abaixo. Eram esses aqui:
  5. Aldo Santos

    Resumos Climatológicos 2020

    Pessoal, com o descontinuamento (Nem sei se isto existe em português ) do aplicativo Adobe Flash Player, ficou impossível abrir os gráficos do site do IAG para obter as informações das temperaturas. Até agora, não sei de ninguém do BAZ aqui de SP que tenha encontrado uma solução. Os gráficos eram úteis porque, além de se ter as temperaturas exatas (Com décimos), pressão e ventos clicando neles, ainda se podia consultar os dados da véspera. Do jeito que está, a gente só tem acesso aos dados do momento e tem que acompanhar hora a hora, o que fica impraticável. Devido a isso, informo que não calcularei mais os valores mensais de média compensada de lá. O que é uma pena. Como o IAG também não tem mais disponibilizado os boletins anuais (O último foi o de 2017), trimestrais e mensais, ficaremos sem essas informações valiosas.
  6. Aí já entra também o fator continentalidade, como em Campo Grande-MS. No caso de Vladivostok e Gênova/Barcelona, a comparação é entre cidades litorâneas. A água tem um calor específico muito alto, em palavras simples ela demora muito mais do que a terra para aquecer e esfriar. Sem a ação moderadora do mar, os climas continentais são muito mais extremados, seja para frio ou calor. Basta ver Nova York, no litoral, e as áreas das planícies centrais dos EUA na mesma latitude. Quanto aos pontos de maior altitude: Vietnan: 3.143 m Laos: 2.820 m
  7. Hoje, o dia na cidade de São Paulo foi quase a repetição de ontem. Boa parte da manhã foi nublada com ventos marítimos que traziam uma aragem fresca. Depois, o sol saiu e abafou de novo, embora ontem e hoje a sensação térmica tenha sido menos desagradável do que nos dias anteriores. Choveu à tarde nas zonas norte, oeste e parte da zona leste lindeira com a cidade de Guarulhos. Nas estações do CGE o maior acumulado foi em Perus, com 27,4 mm. A automática do Mirante acumulou 8,2 mm. Mirante: 21,6°C / 28,0°C Interlagos: 20,6°C / 25,3°C IAG: 20,2°C / 27,3°C
  8. O porto de Vladivostok, maior cidade russa da costa do Pacífico, ponto final da ferrovia Transiberiana, na latitude de Gênova e Barcelona, normalmente fica fechado de meados de dezembro até abril. Fecha porque o mar congela. Em Gênova (Itália) e Barcelona, que ficam na mesma latitude, nem neva todos os anos.
  9. A Ásia é uma área continental absurda de grande, o que possibilita que o frio chegue em baixas latitudes. Diferente do hemisfério sul, que tem uma maior porcentagem de água que ajuda a dar um bom freio nos extremos de temperatura.
  10. Muito calor na cidade de São Paulo. As temperaturas máximas estão dentro da casinha mas a sensação de abafamento está "braba", devido à umidade. O que tenho ouvido de gente reclamando do calor... Arrisco a dizer que ontem e hoje tiveram sensação pior do que os dias de 37,x° no fim de setembro/começo de outubro últimos. Naqueles dias, a umidade estava baixíssima. Além disso, ontem e hoje tivemos mínimas muito altas. Hoje foi quase um "repeteco" de ontem: sol com algumas nuvens pela manhã e crescimento dos cumulus à tarde. Agora à tarde, chove/choveu na maior parte da cidade com acumulados maiores na zona sul, com máximo de 21,0 mm na estação CGE-Campo Limpo até o momento. Mirante: 22,2°C / 30,3°C Interlagos: 20,9°C / 32,5°C IAG: 21,8°C / 32,5°C
  11. Os níveis dos principais sistemas que abastecem de água a região metropolitana de São Paulo estavam assim até a manhã de hoje (Em ordem decrescente do volume normal de fornecimento): Cantareira: 37,0% Alto Tietê: 55,6% Guarapiranga: 60,8% Rio Grande: 81,6% São Lourenço: 59,6% Os volumes vem se recuperando... mas muito lentamente. O que mostra que essas chuvas convectivas isoladas que estamos tendo ajudam... mas... não resolvem. Precisamos de chuvas contínuas, prolongadas e abrangentes, que cobrem grandes áreas.
  12. Na cidade de São Paulo, hoje também foi o 1º dia do ano em que as estações oficiais chegaram e passaram dos 30°C. O dia foi de sol, sempre com nuvens mas em menor quantidade do que nos últimos dias e... abafado como sempre. Só à tarde, como de praxe no verão, houve aumento na nebulosidade com cumulus bem desenvolvidos. Precipitações mesmo só na zona sul, com a passagem de áreas de chuva que pegaram a cidade meio que de raspão. Os acumulados não foram grande coisa dentro do município de Sampa. O maior valor nas estações do CGE foi 11,5 mm em Barragem (Parelheiros). Mirante: 18,9°C / 30,6°C (Umidade relativa mín.: 38%) Interlagos: 18,9°C / 31,4°C (UR mín: 45%) IAG: 18,5°C / 31,8°C (UR mín: 47% [Horária]) Ao que tudo indica, pelo menos os próximos 3 dias ainda devem continuar quentes.
  13. Hoje foi mais um dia de sol, sempre com quantidade variável de nuvens na cidade de São Paulo. Como de praxe no verão, mais um dia abafado. Só com a chegada da brisa marítima, no meio da tarde, é que a sensação de calor diminuiu bastante, com o vento e a queda da temperatura. As temperaturas máximas seguiram uma "escada" ascendente de sul para norte. Mirante: 18,6°C / 29,7°C Interlagos: 17,3°C / 25,5°C IAG: 16,8°C / 27,4°C Aqui na zona norte, cumulus se desenvolveram, alguns escuros, e até esteve com jeitão de chuva à tarde. Mas... não aconteceu e os cumulus mais desenvolvidos já se dissiparam. No momento, só nuvens inofensivas por aqui.
  14. Hoje, a cidade de São Paulo teve um dia de sol e quantidade variável de nuvens. A brisa de SE a SSE se fez presente durante a tarde. À tarde, só choveu no extremo sul (Região de Marsilac e Parelheiros) e áreas da região metropolitana, como Guarulhos, e mais a leste, como Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. Em quase toda a área urbana de Sampa, o tempo fechou a partir do meio da tarde mas... nada de chuva até agora.
  15. Aldo Santos

    Resumos Climatológicos 2020

    Eu chutaria 19,x° "alto" (Tipo 19,7 ou 19,8...).
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.