Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Aldo Santos

Advisors
  • Content count

    6036
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Aldo Santos last won the day on January 16

Aldo Santos had the most liked content!

Community Reputation

451 Excellent

2 Followers

Location

  • Location
    São Paulo-SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Sim, mas todo o litoral, desde o Paraná até o sul fluminense é sujeito a grandes índices pluviométricos devido ao efeito orográfico da serra do Mar. E existe histórico de ocorrências de grandes episódios de chuva em abril nessas áreas. Documentos históricos registram a ocorrência de um "maremoto" em Santos no tempo de Martim Afonso de Souza, ainda nos anos 1500. Como não há registro de coisa do tipo em outras localidades sul americanas naquela época, hoje os estudiosos acreditam que tenha sido um grande volume de chuva que coincidiu com maré alta.
  2. Em Caraguatatuba, em março de 1967, havia um pluviômetro do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) próximo da região mais afetada. Infelizmente, ele foi carregado pela avalanche de lama, árvores, pedras, etc, que desceu a serra. O pluviômetro foi substituído depois mas nunca se soube exatamente quanto choveu naquela área naquele fatídico 18 de março.
  3. O Carlos Alberto do blog http://meteorologiaeclima1.blogspot.com é outro. Ele é de Ribeirão Preto e, na época, participávamos do interativo da Climatempo, junto com alguns outros colegas aqui do BAZ. Ele tinha outra página com informações interessantes: http://albertojk3.zip.net --------------------------------- Como já foi comentado, tivemos um dia chuvoso em Sampa. Hoje foi dia de máxima invertida. A máxima foi registrada no início do dia meteorológico, por volta de 0h UTC (21h de ontem). A mínima de hoje está sendo registrada agora. INMET-Mirante de Santana (Aut): 18,9°C / 23,5°C A máxima na estação convencional foi 23,8°C.
  4. Normalmente, trovoadas na cidade de São Paulo de abril a setembro podem ocorrer na chegada de frentes frias com maior atividade. Aliás, há alguns anos atrás, houve um dia em que Sampa registrou trovoadas com 12°C, coisa muito rara por aqui. Não sei se algum paulistano daqui se lembra disso; foi por volta da hora do almoço.
  5. Choveu bastante em áreas do litoral paulista entre ontem e hoje. Nesse período (Automáticas INMET), Iguape: 155,0 mm São Sebastião: 113,6 mm --------------------------- Em Sampa, dia com predomínio de céu nublado e alguma chuva à tarde nas zonas sul, sudeste e pontos isolados da zona leste. Na zona norte, houve algumas aberturas de sol no final da manhã e também à tarde. As temperaturas mínimas continuam altas para a época e acima da média para março (1981-2010). INMET-Mirante de Santana (Aut): 19,5°C / 25,7°C INMET-SESC/Interlagos: 18,4°C / 22,0°C IAG: 18,1°C / 24,2°C
  6. Na cidade de São Paulo, mais um dia de bastante sol e contraste térmico entre as zonas norte e sul (Esta última mais próxima do mar). A nebulosidade aumentou muito na 2ª metade da tarde e o dia termina nublado. INMET-Mirante de Santana (Aut): 19,3°C / 29,6°C INMET-SESC/Interlagos: 18,9°C / 26,4°C No IAG, que fica numa localização mais ou menos intermediária entre as 2 estações do INMET: 18,3°C / 29,0°C
  7. Apenas uma curiosidade. Eu sabia da existência do Cariri no Ceará, região de Juazeiro do Norte, Crato, etc, no sul do estado. Região localmente mais chuvosa, que muitos consideram um "oásis" no sertão cearense. Não sabia que tinha uma região com o mesmo nome na Paraíba.
  8. Nestes 18 dias de março, pra variar, as temperaturas estão acima da média na cidade de São Paulo. Temperaturas na estação do INMET-Mirante de Santana até hoje: (Anomalias em relação à normal 1981-2010. Mínimas invertidas e temperaturas faltantes corrigidas com dados da estação automática). Média das máximas: 29,1°C (+1,1°C) Média das mínimas: 19,9°C (+1,1°C) Maior temperatura: 33,5°C (09/03) Menor temperatura: 18,4°C (10/03)
  9. Em outros pontos da cidade de São Paulo fez mais calor hoje, INMET-Mirante de Santana (Conv): 19,5°C / 30,7°C IAG: 19,0°C / 30,0°C Em Barueri, oeste da região metropolitana: 19,1°C / 30,5°C
  10. Renan, eu tenho uma lista com umas 300 estações desativadas do INMET. Que andei garimpando no site antigo do CPTEC e em outras fontes há um bom tempo atrás. Eu ia postar aqui no BAZ mas... me deu preguiça. Mas um dia ainda vou abrir um tópico com isso. Eu posso te mandar a lista por MP ou então você posta a estação aqui no monitoramento que e eu informo o código. Do jeito que você (E mais alguém) preferir. Aqui tem a lista das estações do INMET desativadas no estado de São Paulo:
  11. Aldo Santos

    Comportamento dos animais e previsão

    Em Sampa, os cupins alados, conhecidos por aqui popularmente como siriris ou aleluias, costumam aparecer mais cedo, geralmente em setembro. Em novembro normalmente já desapareceram.
  12. Aldo Santos

    Comportamento dos animais e previsão

    Aqui em casa, na cidade de São Paulo, outra presença típica de verão são as formigas. Basta começar a esquentar o tempo no final da primavera pra elas aparecerem. Ainda não observei detidamente pra tentar fazer alguma correlação com o tempo/clima, mas tem alguns anos (Não todos) em que aparecem 4 tipos de formigas: - Maiores, tipo saúvas, com cerca de 8 mm a 1 cm; - Médias, com uns 5 mm. - Pequenas, com uns 3 mm - Micros, pequeníssimas, com menos de 2 mm.
  13. Na chuva de 06/03/1966 houve enchentes generalizadas em toda região metropolitana de Sampa. Se não me engano, aquelas chuvas foram devidas à entrada de uma frente fria muito ativa, impulsionada por uma massa polar forte para a época.
  14. Renan, a maioria das desativadas não aparece. Mas tem um "macete". Entra numa estação qualquer que aparece no BDMEP. Depois, lá em cima, no link, você substitui o nº OMM pelo da estação que você quer e pressiona o "Enter". Por exemplo, entra em Juiz de Fora: http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/gera_serie_txt.php?&mRelEstacao=83692&btnProcesso=serie&mRelDtInicio=01/01/1975&mRelDtFim=31/12/1980&mAtributos=,,1,1,,,,,,,1,,,,,, Aí, você substitui o 83692 por 83641 e dá "Enter". Vão aparecer os dados de Ouro Preto para o mesmo período.
  15. Ouro Preto teve estação do INMET. O nº OMM era 83641. Ficava a 1.147,7 m de altitude. Foi aberta em 08/09/1913 e tem dados no BDMEP (Banco de dados do INMET) de 1961 até 1984.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.